a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Projecto Educação LGBTI

Descobre mais sobre o Projecto Educação LGBTI

  1. home
  2. Educação LGBTI
  3. Relatório do Projeto Educação LGBTI

Relatório do Projeto Educação LGBTI

Conscientes da ocorrência de muitas situações de homofobia, bifobia e transfobia nas escolas portuguesas e que, por esse motivo, a escola ainda não é um espaço seguro para a juventude lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo, ou percecionada como tal, a rede ex aequo decidiu lançar o Projeto Educação LGBTI em 2005.

Através de formulários disponibilizados em papel ou em suporte informático a estudantes e docentes que acolhem as sessões do Projeto Educação, a associação recolhe dados sobre o ambiente escolar e a aceitação e abertura a temas LGBTI, tanto na matéria lecionada em sala de aula, como nas interações entre pares. Os formulários visam também recolher testemunhos de situações de discriminação que tenham acontecido à própria pessoa ou a terceiros, quer no espaço escolar ou fora deste. Permitem, ainda, retirar conclusões sobre a capacidade que docentes têm para abordar estes temas, e a sua competência em agir em situações discriminatórias relacionadas com orientação sexual, identidade e expressão de género.

A importância do relatório deriva da capacidade de quantificar episódios de discriminação ocorridos em ambiente escolar em Portugal, sendo por isso uma ferramenta única e muito útil para que se tomem medidas inclusivas e preventivas de más condutas, promovendo um futuro cheio de jovens, jovens-adultos e adultos possuidores de valores de igualdade, cidadania e respeito pela diversidade e pelos outros.

De destacar que a participação no preenchimento de cada formulário é realizada única e exclusivamente por vontade própria de cada pessoa. A rede ex aequo apenas permite um registo detalhado e anónimo por cada ocorrência. 

 

Relatórios do Projeto Educação LGBTI 

Relatório do Projeto Educação LGBTI 2019
Novembro 2020

Relatório do Projeto Educação LGBTI 2016-2018
Julho 2019