a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceu-se da senha?

rede ex aequo

Há mais de 10 anos a incentivar a visibilidade da juventude LGBTI em Portugal

  1. home
  2. a rede ex aequo
  3. Quem somos

Quem somos

A rede ex aequo é uma rede de apoio, quebra de isolamento e ativismo para jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes entre os 16 e os 30 anos. É uma associação de âmbito nacional e está sediada no Centro LGBT (Rua dos Fanqueiros 38, 3ºesq 1100-231 Lisboa), espaço este cedido pela Associação ILGA Portugal.

Objetivos

Os objetivos que a associação se propõe a alcançar são:

  1. Reivindicar a não discriminação e a integração na sociedade das jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), assim como o reconhecimento das suas necessidades, particularidades e especificidades;
  2. Desenvolver e implementar estratégias e ações de intervenção a nível científico, social, cultural e/ou político referentes à juventude e à educação no âmbito da temática LGBTI;
  3. Criar e fomentar o desenvolvimento de grupos locais de convívio, de apoio e de trabalho para jovens LGBTI e apoiantes.

Fundação

A rede ex aequo foi fundada como associação de jovens a 5 de abril de 2003, legalizada a 15 de setembro do mesmo ano e com os seus estatutos mais recentes publicados na Série III do Diário da República a 25 de maio de 2004. No entanto, a rede ex aequo começou as suas atividades informalmente em janeiro de 2002.

Criada através do Projeto Descentrar da Associação ILGA Portugal, projeto financiado pelo Instituto Português da Juventude, que teve como objetivo ajudar a criar grupos de jovens para lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes em Portugal e que terminou em dezembro de 2003, a rede ex aequo recebeu o seu legado e irá continuar o trabalho do mesmo, juntamente com a prossecução dos outros objetivos que constam nos seus estatutos.

Relações Inter-associativas

A rede ex aequo é uma associação inscrita no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) e recebe apoio regular do Instituto Português do Desporto e Juventude. Faz parte do Conselho Nacional de Juventude, do Fórum dos Direitos das Crianças e dos Jovens e da IGLYO - International Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer Youth and Student Organisation.