a carregar...

rede ex aequo - a

Esqueceu-se da senha?

Projetos da rede ex aequo

Descobre os projetos da rede ex aequo

  1. home
  2. projetos
  3. Projeto Inclusão

Projeto Inclusão

O Projeto Inclusão, à semelhança do Projeto Educação, é um projeto da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros (LGBT) e simpatizantes, e apoiado financeiramente pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) via Programa EEA Grants, entre 2009 e 2011. Este projeto surgiu da preocupação face ao que tem sido indicado em estudos científicos e observado no nosso trabalho de terreno: dentro da população jovem, a juventude lésbica, gay, bissexual e transgénera tem taxas particularmente elevadas de risco de depressão, baixa autoestima, abuso de substâncias, auto-mutilação, ideação e tentativa de suicídio, em grande medida devido à discriminação e ao preconceito com que é confrontada no quotidiano. Nomeadamente, nas nossas escolas.

Esta iniciativa pretende fazer frente à pouca informação e discriminação ainda vigentes no campo da Educação em Portugal em relação a estes temas, e que resultam na transmissão de informação incorreta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia a dia dos jovens LGBT.

Entre outros objetivos, o Projeto Inclusão realizou uma campanha de cartazes contra o bullying homofóbico que arrancou em 2010 nas escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Ensino Universitário em Portugal.

À semelhança da campanha de cartazes contra o bullying homofóbico, foi também lançada uma campanha de sensibilização através da PostalFree, com 100 mil postais distribuídos pelos circuitos de ensino, cinema e lazer.

O Projeto Inclusão previu ainda o planeamento e realização de formações para profissionais que trabalhem com jovens. Sabe mais aqui.
 

Materiais do Projeto Inclusão

   

 

Cartaz Raparigas 1 Cartaz Raparigas 2 Postal Raparigas
Cartaz Rapazes 1 Cartaz Rapazes 2 Postal Rapazes

 

Para mais informações sobre o projeto, contacta-nos por email (inclusao@rea.pt ou geral@rea.pt) ou telefone ((+351) 96 878 18 41).