a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceu-se da senha?

Projetos da rede ex aequo

Descobre os projetos da rede ex aequo

  1. home
  2. projetos
  3. Projeto Educação LGBTI

Projeto Educação LGBTI

O Projeto Educação LGBTI é um projeto da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes, que foi apoiado financeiramente pela Fundação Europeia da Juventude do Conselho da Europa, entre janeiro a setembro de 2005, como projeto-piloto. Este é um projeto contínuo da associação que visa uma intervenção educacional através da disseminação de informação sobre os temas da homossexualidade, bissexualidade, identidade e expressão de género, e, biologia sexual entre professores e alunos do 7º ao 12º ano, formadores de professores, professores estagiários e alunos do Ensino Superior.

Com este fim em mente, o projeto propõe-se a fazer debates em Escolas Básicas ou Secundárias em Portugal, assim como a distribuir em Escolas Básicas ou Secundárias e em estabelecimentos do Ensino Superior uma brochura de 32 páginas A5 para professores e uma brochura de 8 páginas A5 para alunos, com o objetivo de educar contra a discriminação a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans ou intersexo (LGBTI). Procura-se, através destas estratégias, promover uma educação para a cidadania e para os direitos humanos, em específico na área da orientação sexual e da identidade do género.

Este projeto está a ser desenvolvido para fazer frente à desinformação e discriminação ainda vigente no campo da Educação em Portugal em relação a este tema, que resultam na transmissão de informação incorreta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia a dia dos jovens LGBTI ou com dúvidas, quer em casa ou na rua, mas especialmente no espaço escolar. O impacto deste tipo de contexto é, em muitos destes jovens, a depressão ou a ideação e tentativa de suicídio, entre outras situações negativas tais como agressões verbais ou até mesmo físicas e perseguições da parte de elementos da comunidade educativa. Estas situações só podem ser contrariadas através da criação de ambientes positivos, abertos e tolerantes em relação às pessoas LGBTI e de uma educação para a cidadania e os direitos humanos no campo da orientação sexual e identidade e expressão de género.

Pretende-se tanto com os debates, como com os materiais fornecidos a professores e alunos criar espaços onde os estudantes possam falar livremente sobre questões da orientação sexual e identidade de género sem preconceitos, criar espaços de comunicação entre a juventude LGBTI e a juventude não-LGBTI e diminuir a discriminação contra a juventude LGBTI, quer da parte dos seus colegas, quer da parte de funcionários e professores. No caso dos professores e professores estagiários pretende-se através da brochura dirigida aos mesmos facultar-lhes informações e ferramentas para uma intervenção educativa correta com os seus alunos que promova o respeito ao próximo e à sua diferença, quer seja de orientação sexual ou de identidade de género.

A rede ex aequo abre anualmente candidaturas para jovens oradores nos debates escolares contemplados no projeto. Procuramos jovens dos 18 aos 30 anos de todo o país interessados não só em dar o seu testemunho, mas dispostos a receber formação para serem oradores sobre a temática LGBTI. A próxima formação ocorrerá de em Outubro, numa data e local ainda por confirmar. Preenche já a tua candidatura!

Os pedidos de voluntariado para ajudar em projetos e iniciativas da rede ex aequo como, por exemplo, as formações do Projeto Educação LGBTI, são divulgados através da nossa mailing list na qual te convidamos a inscrever.

Para saber como apadrinhar este projeto é só clicar aqui.

Material para Alunos e Professores

Perguntas e Respostas Sobre 
Orientação Sexual e 
Identidade de Género,

dezembro de 2011, 
16.000 exemplares.
capa de brochura educar para a diversidade: um guia para professores sobre a orientação sexual e identidade de géneroEducar para a Diversidade: 
Um Guia para Professores 
sobre Orientação Sexual e 
Identidade de Género

dezembro de 2009, 
10.000 exemplares.

 

Mapa das Sessões de Esclarecimento levadas a cabo pela rede ex aequo:

Panorama Nacional:
Ano Letivo 2012 / 2013

Panorama Nacional:
Ano Letivo 2011 / 2012

Panorama Distrital: Ano Letivo 2010 / 2011Panorama Nacional e Distrital:
Ano Letivo 2010 / 2011

 

 

 

Podes ver as sessões que já ocorreram este ano letivo aqui. Iremos manter esta página sempre atualizada.
Se tiveres questões ou dúvidas, por favor contata-nos por email ou através do número 910 273 728.