a carregar...

rede ex aequo - associação de jovens lgbti e apoiantes

Esqueceste-te da password?

Eventos da rede ex aequo

Mantém-te a par dos eventos da rede ex aequo

  1. home
  2. eventos
  3. 13.º Ciclo de Cinema LGBTI no Porto

13.º Ciclo de Cinema LGBTI no Porto

Escolhe as tuas sessões!


Mais um ano significa mais uma edição do Ciclo de Cinema LGBTI da rede ex aequo, que conta já com a sua 13ª edição! Esta é a tua oportunidade para assistires a filmes de temática LGBTI de forma gratuita, seguidos de um pequeno debate sobre o assunto específico do filme apresentado. Para esta parte, contamos, também, com a presença de convidades especiais!

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, cabe à Invicta abraçar a 7ª arte e explorar questões como HIV, bullying homofóbico, transexualidade, ativismo, crimes de ódio, discriminação, entre outras. Se tens interesse nestes temas, gostarias de saber um pouco mais sobre eles e discuti-los com outros jovens, vem ter connosco à Casa das Associações nos horários de cada sessão!

Programação

Os filmes de idioma estrangeiro são exibidos com legendas em português. 

quinta 4, 19h00

Todas as Terças-feiras (2013)

imbd | trailer
Todas as Terças-feiras

género Drama  temática Trans

debate com Luís Romano

52 Tuesdays / Austrália / Sophie Hyde / 114 min / Idioma: Inglês

O relutante percurso a caminho da independência de Billie, com 16 anos, é acelerado quando a sua mãe revela que planeia submeter-se à cirurgia de reatribuição sexual. O tempo que passam juntas passa a restringir-se a terças-feiras à tarde.

 

sexta 5, 18h30

Freeheld - Amor e Justiça (2015)

imbd | trailer
Freeheld - Amor e Justiça

género Drama, Romance, Biografia  temática Lésbica, Direitos LGBTI

debate com Andi Pereira | formado em história, filosofia e psicanálise, é colaborador do It Gets Better Project e faz parte da organização da Marcha do Orgulho do Porto

Freeheld / EUA / Peter Sollett / 103 min / Idioma: Inglês

Baseado na história verídica de Laurel Hester, este drama conta a história da agente da polícia de New Jersey que, quando diagnosticada com cancro nos pulmões em estado avançado, decide deixar como herança à sua companheira, Stacie Andree, a casa onde ambas vivem e os benefícios de viuvez. Porém, a relação não é reconhecida aos olhos da lei para efeitos de herança, o que fará com que Laurel embarque numa luta pela defesa dos direitos LGBTI.

 

sexta 5, 22h00

Aligarh (2015)

imbd | trailer
Aligarh

género Drama, Biografia  temática Homofobia, Direitos LGBTI

debate com António Serzedelo | Opus Gay

Aligarh / Índia / Hansal Mehta / 114 min / Idioma: Hindi

Um filme que conta a história verídica de ​Shrinivas Ramchandra Siras, professor de Marathi e director da Faculdade Clássica Moderna de Línguas Indianas. Com Shrinivas a ser suspenso devido à sua orientação sexual, o filme entenderá num contexto cultural diferente como se aplicará a homofobia e a luta pelos direitos humanos.

 

sábado 6, 15h00

Matt Shepard é Meu Amigo (2014)

imbd | trailer
Matt Shepard é meu amigo

género Drama, Romance, Biografia  temática Lésbica, Direitos LGBTI

Matt Shepard is a Friend of Mine / EUA / Michele Josue / 89 min / Idioma: Inglês

Um filme sobre Matt Shepard por detrás dos tablóides. Um retrato honesto e íntimo de Matt, tal como é lembrado por quem o conheceu. Uma história de perda, amor e luto que não tem fim. Como tal, o filme promove um meio de aproximação que permitirá a uma grande variedade de pessoas e comunidades conseguirem sentir na pele a devastação da intolerância, o poder do amor e a beleza da compaixão.

 

sábado 6, 17h30

Um Coração Normal (2014)

imbd | trailer
Um Coração Normal

género Drama, Biografia  temática VIH

debate com Nuno Fernandes | associação Abraço

The Normal Heart / EUA / Ryan Murphy / 132 min / Idioma: Inglês

Nova Iorque, início dos anos 80, altura em que a sida se começava a fazer sentir – apelidada como “o cancro gay” –, após perder um amigo para a doença que lançou o pânico na comunidade LGBTI, o ativista Ned Weeks luta para chamar à atenção da sociedade para este flagelo, muito desacreditado pela população, juntamente com vários aliados.

 

Facebook | Site Ciclo de Cinema LGBTI