rede ex aequo

Olá Visitante21.ago.2019, 16:43:49

Sondagem

Criação de grupos temáticos contituidos por LGBTS: forma de auto-segregação?

Sim
10 (20.4%)
Não
27 (55.1%)
Não tenho opinião
9 (18.4%)
Outro
3 (6.1%)

Votos totais: 36

Autor Tópico: Criação de grupos temáticos contituidos por LGBTS: forma de auto-segregação?  (Lida 17220 vezes)

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
  • Género: Masculino

Não andarem na rua a vangloriarem-se da sua sexualidade e não permitirem serem tratados como aves raras seja qual for o sucesso que isso granjeie. Também parte de cada um de nós.

Que avaliação condescendente do Pride - se é ao Pride em particular que te referes.

Responder
Acima de tudo atitudes que nos permitam, a cada um de nós, colocar um tijolo na construção desse caminho para a igualdade. Atitudes que mostrem que somos iguais. Pequenos nadas que fazem com que a sociedade nos veja de outro modo.

Acho que a questão é um bocado que pequenos nada contra grandes muitos não equilibra particularmente a situação a favor da igualdade.

Não era ao Pride que me referia. Estava a enumerar alguns caminhos que não o Pride para se lutar contra a discriminação.

Eu acho que pequenos nada com força podem fazer muito... São sempre pequenos nadas e pequenas minorias que fazem as revoluções culturais e sociais...

Doop!

• Visitante

Não andarem na rua a vangloriarem-se da sua sexualidade e não permitirem serem tratados como aves raras seja qual for o sucesso que isso granjeie. Também parte de cada um de nós.

Que avaliação condescendente do Pride - se é ao Pride em particular que te referes.

Responder
    Acima de tudo atitudes que nos permitam, a cada um de nós, colocar um tijolo na construção desse caminho para a igualdade. Atitudes que mostrem que somos iguais. Pequenos nadas que fazem com que a sociedade nos veja de outro modo.

Acho que a questão é um bocado que pequenos nada contra grandes muitos não equilibra particularmente a situação a favor da igualdade.
    Não era ao Pride que me referia. Estava a enumerar alguns caminhos que não o Pride para se lutar contra a discriminação.

Eu sei que estavas. E no processo criticaste uma atitude - eu estava a perguntar se a atribuias ao Pride ou se estavas a falar só em termos gerais.

Responder
    Eu acho que pequenos nada com força podem fazer muito... São sempre pequenos nadas e pequenas minorias que fazem as revoluções culturais e sociais...

Hum. "Pequenos nadas com muita força" já parece esquisitice pura nos termos escolhidos, lol.

Offline Aizen

• Membro Sénior
        • http://courtofpuresouls.hi5.com

Nesse aspecto tens razão, a maioria das grandes revoluções que aconteceram foram causadas por minorias, as ditas elites, que trataram de "mover" essa revolução para o público em geral. A questão do pride ser denominado de pride é pelo facto de esse nome causar impacto, de ser algo que chama a atenção. As pessoas podem ter orgulho em ser várias coisas, em ser um bom aluno, um trabalhador exemplar assim como ter orgullho em ser gay. Isso não invalida o resto, não invalida o facto de continuarmos a ter orgulho em nós próprios e em termos orgulho em sermos aquilo que somos.
      Tudo bem que orgulho parece ser uma palavra forte, mas é a forma que temos de dizer ao mundo que existimos, que não há problema em sermos assim e que quem não gosta que se habitue porque nós estamos para ficar ("we're here we're queer,get used to it").
      E sim o pride só por si não é suficiente para mudarmos a mentalidade nem para gerarmos uma mudança cultural, mas é um veiculo que simboliza a força que temos. Outro dos veiculos são as associações que tratam da pressão sobre a parte politica, mas que precisam da pressão social para que as leis se mudem. Ou seja, os representantes de uma associação não podem fazer força para que haja mais igualdade entre homos, heteros, bis e trans,  sem que lá foram haja um grande grupo de pessoas que demonstra que queira que essa igualdade exista.
        Like the Fenix i've raised from the ashes. Let the fire that once burned me make me move forward

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
        Hum. "Pequenos nadas com muita força" já parece esquisitice pura nos termos escolhidos, lol.

Então porquê? São sempre as pequeninas coisas que dão a reviravolta!

Offline Petit_Prince

• Membro Elite

Nesse aspecto tens razão, a maioria das grandes revoluções que aconteceram foram causadas por minorias, as ditas elites, que trataram de "mover" essa revolução para o público em geral. A questão do pride ser denominado de pride é pelo facto de esse nome causar impacto, de ser algo que chama a atenção. As pessoas podem ter orgulho em ser várias coisas, em ser um bom aluno, um trabalhador exemplar assim como ter orgullho em ser gay. Isso não invalida o resto, não invalida o facto de continuarmos a ter orgulho em nós próprios e em termos orgulho em sermos aquilo que somos.
          Tudo bem que orgulho parece ser uma palavra forte, mas é a forma que temos de dizer ao mundo que existimos, que não há problema em sermos assim e que quem não gosta que se habitue porque nós estamos para ficar ("we're here we're queer,get used to it").

Mas orgulho em ser-se homossexual quando se luta contra a homofobia não me parece que faça sentido! Porque quem tem orgulho em si é "vaidoso". Sente que a sua, neste caso sexualidade, é melhor, é ideal!
          É por isso que acho que é uma grande contradição!

Até se pode ter todo o orgulho. Mas numa manifestação anti-homofobia parece andar de marcha atrás... ;)

Offline HLuso

• Membro Elite
            • Nós somos as palavras que escrevemos....
            Desaprovar qualquer tipo de comportamento discriminatorio dentro da comunidade homossexual perante si mesma ou outras minorias. Isto com atitudes pessoais, formas d estar.

100% de acordo!

Mostrar que não somos uma comunidade sexualmente promíscua mantendo sempre a cabecinha no sítio fazendo com que os níveis de doenças sexualmente transmissiveis desçam. Isto também parte de cada um.

100% de acordo!

Esta não entendi nada!Vangloriar-se da sua sexualidade??????????????????????????Aves Raras???

Atitudes que mostrem que somos iguais a quem????Aos heteros???Os heteros são tão diversos, ha tanta diversidade nos heteros...iguais a quem???
              Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Doop!

• Visitante

Então porquê? São sempre as pequeninas coisas que dão a reviravolta!

Estava a brincar com os termos. No final de contas parecia fazer mais sentido simplesmente dizer "grandes coisas". Isso pouco tem a haver com a discussão. :)

Pá, de resto, eu pelo menos não sei que mais te diga.
              Tu dizes "Mas porque é que os homo se hão-de comportar como superiores, como implica esse 'orgulho'?"
              Dizemos que "Não é questão de sermos melhores; é questão de compensar o quanto nos dizem sermos piores marcando presença clara".
              E tu repetes o ponto inicial.

Se o teu problema é só e apenas um de terminologia, sim, okay, até percebo, embora não ache importante. De resto...

Offline Petit_Prince

• Membro Elite

Esta não entendi nada!Vangloriar-se da sua sexualidade??????????????????????????Aves Raras???

Yaaaa! ja tinha tido a impressão que nao me exprimira direito!

o que eu quis dizer é não andarem por aí a usar a sua sexualidade como uma peça de roupa! Não usarem a sua homossexualidade como um acessório de moda. Explicarem o absurdo de frases como "eu sempre quis um amigo gay" porque são discriminatórias e fazem de nós "aves raras".

Era mais por aí que eu queria ir! De facto não me exprimi muito bem...  ;)

Atitudes que mostrem que somos iguais a quem????Aos heteros???Os heteros são tão diversos, ha tanta diversidade nos heteros...iguais a quem???

Que somos seres humanos como os outros na sua essência base!!!  :)

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                  Tu dizes "Mas porque é que os homo se hão-de comportar como superiores, como implica esse 'orgulho'?"
                  Dizemos que "Não é questão de sermos melhores; é questão de compensar o quanto nos dizem sermos piores marcando presença clara".

Eu só acho que Orgulho implica superioridade. Eu acho que queremos igualdade... Por isso é que a palavra orgulho choca com a minha concepção de igualdade. Igualdade Gay era um nome muito mais bem aplicado!

:)

Doop!

• Visitante

Eu só acho que Orgulho implica superioridade. Eu acho que queremos igualdade... Por isso é que a palavra orgulho choca com a minha concepção de igualdade. Igualdade Gay era um nome muito mais bem aplicado!

Choca mais ainda com a concepção de desigualdade de outrém, e isso é o que importa. :) De resto, compreendo. Na altura adequada lá se muda o nome, com sorte.

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                      • Ecce Somnium!
                        • Bravis esse laboro, obscuro fio
                      É um termo exagerado, mas creio que se entende bem!
                        Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

_corredor_

• Visitante
                        O ideal era haverem grupos temáticos em que a a condição LGBT...e H porque não, não colocaria nenhum problema. Mas a realidade não é essa. Os heteros de facto, na sua maioria, têm um problema com os LGBT. Não acho que seja uma forma de auto-segregação a criação de grupos LGBT, mas também não acho que seja a solução ideal. Pessoalmente não entendo a dificuldade das pessoas entenderem os LGBT. Se eu entendo os H's porque é que os H's não me entendem o G que hà em mim?  ::) Não compreendo. Por algum motivo até nos países em que a homosexualide já está normalizada a nível legislativo, ainda se fazem gay Games, gay Olimpiadas, gay isto gay aquilo etc etc etc. Mas não acho de todo que isso cause alguma forma de autosegregação. A bem dizer, nos países em que a homosexualdade já está normalizada a nível da legislação, o que se passa  é quase a guerra dos sexos que sempre existiu e existe em qualquer animal inclusivé o Homem. Ainda existe a liga desportiva feminina, a liga desporiva masculina e agora, como os gays já estão integrados, começam a haver as ligas desportivas homosexuais masculinas, as ligas desportivas homosexuais femininas etc etc... Enfim... no geral a sociedade é uma treta.

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                          O ideal era haverem grupos temáticos em que a a condição LGBT...e H porque não, não colocaria nenhum problema. Mas a realidade não é essa. Os heteros de facto, na sua maioria, têm um problema com os LGBT.

E os LGBT com os heteros...  :P ;)

Doop!

• Visitante
                            O ideal era haverem grupos temáticos em que a a condição LGBT...e H porque não, não colocaria nenhum problema. Mas a realidade não é essa. Os heteros de facto, na sua maioria, têm um problema com os LGBT.

E os LGBT com os heteros...  :P ;)

Espero que não aches honestamente que um se compara ao outro sequer?

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                              Espero que não aches honestamente que um se compara ao outro sequer?

Eh... Não será tão grande mas existe...  :)

alis volat

• Visitante

Se formos encabeçar a questão do ponto de vista meramente semântico:

Orgulho

do Germ. ûrgoli
                                s. m.,

sentimento elevado da sua dignidade pessoal;

Não considero que a expressão "marcha do orgulho gay" vincule obrigatoriamente uma mensagem relativa ao orgulho por uma condição que sabemos ser intrínseca à condição humana, como se hereditariamente fossemos limados para a superioridade. A marcha parece-me sim a reacção, a expressão da condição de dignidade que nos subjaz a todos, face a uma pseudo-supremacia moral heterossexual. É a força obstinada do nosso inconformismo em baixar a cabeça. Longe de apontar para o orgulho de ser gay por herança genética fala-nos de um grupo de pessoas que não deixam de o ser contra os espartilhos sociais. Eu voto que o orgulho permaneça :P.
                                « Última modificação: 13 de Agosto de 2006 por alis volat »

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                                  Se formos encabeçar a questão do ponto de vista meramente semântico:

Orgulho

do Germ. ûrgoli
                                  s. m.,

sentimento elevado da sua dignidade pessoal;

Mas não só:

Orgulho

do Germ. ûrgoli

s. m., exagerado conceito que alguém faz de si próprio;
                                  (...)
                                  empáfia.

Mas não é anáise semantica que e relevante! E a interpretação que e feita da palavra orgulho!!

Não considero que a expressão "marcha do orgulho gay" vincule obrigatoriamente uma mensagem relativa ao orgulho por uma condição que sabemos ser intrínseca à condição humana, como se hereditariamente fossemos limados para a superioridade. A marcha parece-me sim a reacção, a expressão da condição de dignidade que nos subjaz a todos, face a uma pseudo-supremacia moral heterossexual. É a força obstinada do nosso inconformismo em baixar a cabeça. Longe de apontar para o orgulho de ser gay por herança genética fala-nos de um grupo de pessoas que não deixam de o ser contra os espartilhos sociais. Eu voto que o orgulho permaneça :P.

Pois mas eu não creio que a palavra orgulho seja interpretada dessa forma pelo público alvo! (Nem por mim...)
                                  Alias basta ver-se as entrevistas que fazem aos homossexuais da marcha gay que vemos que muitos deles estão lá porque sentem uma condição de superioridade!
                                  Se o objectivo é acabar com a homofobia vamos lutar pela igualdade e não pela superioridade... E enquanto há muita gente que vê em orgulho isso mesmo, eu acho que não aponta para aí... E como eu a maioria dos heterossexuais... (Porque é uma questão de senso-comum!!! Nenhum homofobico vai fazer um ensaio sobre a possibilidade etimologica da palavra para compreender o Gay Pride...  :P)

Offline Aizen

• Membro Sénior
                                      • http://courtofpuresouls.hi5.com
                                    Alias basta ver-se as entrevistas que fazem aos homossexuais da marcha gay que vemos que muitos deles estão lá porque sentem uma condição de superioridade!

Não creio que isso seja verdade, as pessoas estão na marcha porque não têm problemas em se mostrar, porque é uma ocasião que têm de fazer-se representar e demonstrar que nós existimos, e não porque se acham superiores aos outros.  Em nenhuma nas duas ultimas marchas em que participei notei que houvesse pessoas que se sentissem em condição de superioriadade, tratava-se de uma manifestação como tantas outras, com a excepcção é claro de ter um cariz LGBT.
                                    Lá porque saem á rua com trajes dignos de se usar num cabaret, com vestidos de gala ou outra coisa parecida, e não têm problemas em se mostrar para as camaras, não significa que se sintam superiores, apenas se sentem á vontade com aquilo que são...

Se o objectivo é acabar com a homofobia vamos lutar pela igualdade e não pela superioridade... E enquanto há muita gente que vê em orgulho isso mesmo, eu acho que não aponta para aí... E como eu a maioria dos heterossexuais... (Porque é uma questão de senso-comum!!! Nenhum homofobico vai fazer um ensaio sobre a possibilidade etimologica da palavra para compreender o Gay Pride...  :P)

Mas é isso que trata o pride, a luta pela igualdade. Se não formos nós a dizer que gostamos de nós próprios assim como somos, se não há outra forma mais simples de definir esse sentimento de que somos tão bons quanto o resto das pessoas, que merecemos ter direitos iguais, de que outra maneira podemos manifestar esse sentimento?
                                      Like the Fenix i've raised from the ashes. Let the fire that once burned me make me move forward

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                      • Género: Feminino
                                        • Homofobia
                                      Se houver uma atitude hostil perante o mundo heterossexual (como há na maioria das cabecinhas glbt) então sim.

Creio que esta afirmação é abusiva. Há pessoas hostis aos heterossexuais por causa da discriminação que sofrem, mas não são necessariamente a maioria. :)

O Nome "Orgulho Gay" pode não ter sido bem escolhido, podia ter sido "Gay Power" ou "Gay Freedom" ou outra coisa qualquer, mas naquele tempo, depois de tantos séculos a não poderem ter o minimo orgulho, por serem e viverem aquilo que eram, os gays dessa época, escolheram assim...

O termo "orgulho" é a tradução literal de "pride", que provavelmente funciona melhor em Inglês. No PrideFest em Coimbra, este ano, organizado pela não te prives e pela rede ex aequo, falámos desta questão no debate. Do termo "orgulho" ser um problema, de ser desadequado na cultura e língua portuguesas... e tentou-se descobrir alternativas... emancipação LGT, afirmação LGBT... penso que houve mais sugestões que me estão a falhar na memória (se alguém que esteve presente puder dar uma ajudinha!...).

Pessoalmente agrada-me o nome "Marcha contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia", ou algo desta natureza, tal como temos marchas contra a pobreza, contra o racismo, contra a guerra... o sentido "contra" pode ser negativo, mas parece-me eficaz. Isto não quer dizer que ache que "Marcha do Orgulho" seja desadequado, mas que não é o nome preferível, na minha opinião.
                                        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                                        Não creio que isso seja verdade, as pessoas estão na marcha porque não têm problemas em se mostrar, porque é uma ocasião que têm de fazer-se representar e demonstrar que nós existimos, e não porque se acham superiores aos outros.  Em nenhuma nas duas ultimas marchas em que participei notei que houvesse pessoas que se sentissem em condição de superioriadade, tratava-se de uma manifestação como tantas outras, com a excepcção é claro de ter um cariz LGBT.
                                        Lá porque saem á rua com trajes dignos de se usar num cabaret, com vestidos de gala ou outra coisa parecida, e não têm problemas em se mostrar para as camaras, não significa que se sintam superiores, apenas se sentem á vontade com aquilo que são...

Pois mas não é essa a imagem com que fico... Muito menos quando dizem "têm de respeitar as "escolhas" dos outros...". Dá-me vontade de partir a TV!  >:(

Mas é isso que trata o pride, a luta pela igualdade. Se não formos nós a dizer que gostamos de nós próprios assim como somos, se não há outra forma mais simples de definir esse sentimento de que somos tão bons quanto o resto das pessoas, que merecemos ter direitos iguais, de que outra maneira podemos manifestar esse sentimento?

Pois! Mas como disse a conotação de superioridade arrasa logo com qualquer intuito de "luta pela igualdade". Eu só acho uma má escolha o termo "orgulho" por tudo aquilo que já denunciei e expus e também  a figurinha que muitos manifestantes fazem nas entrevistas...  ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          3 Respostas
                                          5023 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Dezembro de 2005
                                          por bluejazz
                                          58 Respostas
                                          8670 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Fevereiro de 2012
                                          por kustom
                                          3 Respostas
                                          1070 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Outubro de 2013
                                          por tangled-up-girl
                                          5 Respostas
                                          1604 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Julho de 2014
                                          por nevertoolatetobehappy
                                          3 Respostas
                                          1370 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Maio de 2016