rede ex aequo

Olá Visitante08.mar.2021, 15:26:35

Sondagem

Bissexualidade para ti é sinónimo de?

Promiscuidade.
Indecisão.
Apenas mais um rótulo.
Porque haveria de me fazer confusão?
Confesso q ñ entendo c/ se pode amar 2 sexos.
Hm? Discriminação? Onde?

Autor Tópico: Bissexualidade? Discriminação na comunidade = Paradoxo !!  (Lida 49325 vezes)

Bissexualidade? Discriminação na comunidade = Paradoxo !!

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
  • Membro Elite
  • Género: Feminino
  • "Nobody sits in my chair."
    • SNAFU
Bem... eu não queria ter de chegar a este ponto, mas aqui vai:

---

"Bifobia é um termo usado para descrever o medo de, aversão à, ou discriminação contra bissexualidade ou pessoa LGBT que é bissexual ou percebe ser bissexual. Também pode significar o ódio, a hostilidade, desaprovação de, ou preconceito contra a pessoa LGBT, comportamento sexual, ou culturas. Bifóbico é a forma adjetiva deste termo usado para descrever as qualidades dessas características enquanto o menos comum biofóbo é a forma de substantivo dada como um título para indivíduos com características "bifóbicas". Não precisa incluir ou excluir a homofobia, heterofobia, ou lesbofobia, porque há estereótipos que são específicos à bissexuais."

(...)

"Estereótipos bissexuais:

Os estereótipos bissexuais incluem, mas não são limitados à: promiscuidade, poligamia, viver trocando de parceiros, ou ser "confuso" ou "ganancioso" ou "pervertido". Em alguns casos, os bissexuais são acusados de trazer doenças sexualmente transmissíveis à comunidade heterossexual ou na comunidade LGBT. Um estereótipo relacionado é aquele no qual se supõe que uma pessoa bissexual está disposta a fazer o sexo com qualquer um. Este estereótipo leva à atenção não desejada de uma natureza sexual dirigida às mulheres bissexuais, muitas vezes estereotipando homens bissexuais com andarem com riscos de AIDS.

De modo inverso, há uma escola de pensamento que diz que "todo mundo é bissexual." Um motivo comum de atitudes negativas em direção a bissexualidade pode ser medo dos heteros masculinos e heteros femininos que seus maridos/namorados e as esposas/namoradas possam divorciar deles ou romper com eles por membros do mesmo sexo. Os mesmos medos existem entre a pessoa gay também. Para as lésbicas ele pode ser o medo que uma mulher bissexual abandone uma mulher por um homem; e vice-versa com os homens gays que temem que eles sejam trocados para uma mulher. O homem heterosexual é visto como ter uma vantagem sistêmica injusta tanto devido ao sexismo como devido a homofobia. As pessoas bissexuais também podem ser o objetivo da homofobia daqueles que consideram só a heterossexualidade apropriada."

---

Ora do que reli atrás de alguns utilizadores... penso que não preciso de dizer mais nada. Apenas gostaria que os argumentos tivessem vindo desse lado ao invés da Wikipédia. Afinal de contas, é disto que se trata, certo?
    "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

Offline T-Rex

• Associad@
    • Membro Ultra
    • Género: Masculino
    • Hakuna Batata!
      • Um gajo trans a falar de cenas
    Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Voltando ao tópico inicial... eu não consigo deixar de achar que é realmente um paradoxo existirem opiniões claramente bifóbicas dentro da comunidade LGBT (e não me refiro apenas ao que tenho visto neste tópico, mas também em outros locais, on e offline). Nós deviamos estar a lutar contra a intolerância baseada na orientação sexual - qualquer orientação sexual.

V24

• Visitante
    Se decompusermos a palavra bifóbico ficas com bi (dois) e fóbico (medo). Ora eu não temo os bissexuais apenas não pretendo ter relações sexuais/emocionais com um indivíduo com tal orientação. Logo acho insultuoso chamar as pessoas "fóbicas" . Basicamente estás a desvalorizar a minha opinião dando-me um nome e colando-me uma etiqueta.
    Pois, eu respeito a tua opinião. Lamento muito que não faças o mesmo com a minha.

As palavras evoluem. Hoje em dia "bifobia" não significa "ter medo de bisexuais"... da mesma forma que "homofobia" não significa ter medo de homosexuais. Significa ter atitudes e/ou opiniões que de alguma forma discriminem os homo/bisexuais, apenas por serem homo/bisexuais.

"Eu nao tenho medo de gays, portanto nao sou homofóbico. Eu simplesmente discrimino gays/acho-os diferentes/nao quero estar perto ou ter uma relaçao com um... mas nao tenho medo, nao é uma fobia!" - este tipo de argumento é usado por pessoal homofóbico para tentarem disfarçar o facto de serem homofóbicos. Nunca o tinha visto por alguém a tentar evadir o rótulo de bifóbico antes...

Eu não estou a desvalorizar a tua opinião, estou a chamar-lhe pelo seu nome - uma opinião bifóbica. Eu acho bem mais insultuoso ter de ouvir pessoas a dizer-me "nunca vou ter uma relação contigo simplesmente porque és bisexual" e depois ainda dizerem que isso não é bifobia. O que é que é, então? Estás a descartar logo as pessoas bisexuais tendo como base exclusiva a sua orientação sexual bisexual. Ainda por cima depois de teres dito "não sou obrigada a gostar ou a tolerar determinada coisa só porque alguém o quer" (num contexto em que é claro que "determinada coisa" se refere à bisexualidade) estás basicamente a dizer que és intolerante em relação a bisexuais. Isso encaixa na definição de bifobia.

E, já que falaste em rotular pessoas e a desvaloriza-las com base nesses rótulos, não será essa atitude exatamente a mesma coisa? Estás a rotular as pessoas bisexuais logo como "pessoas com quem nunca me vou relacionar" - estás a desvalorizar a pessoa a favor desse rótulo de bisexual. Ignoras todas as outras facetas da personalidade da pessoa a favor do rótulo "bisexual"...

Oh por favor e já agora as pessoas que não namoram com magros, gordos, baixos, louros, morenos etc. São fóbicas em relação a determinada característica? Estão proibidas de terem a sua preferência de só se relacionarem com quem querem? Se assim é já levei com muita fobia em cima na minha vida só porque não me enquadro no que os outros querem. Ou seja, todas as pessoas que não se quiseram relacionar comigo são V24-fóbicas? ;D
    E lá estás outra vez: agora chamas-me intolerante. Eu tolero a existência de bissexuais simplesmente não me vou relacionar com uma pessoa assim.

E li mais abaixo " que há quem esteja mais interessado no contra-debate" Isso existe? Que eu saiba um debate é feito com várias opiniões diferentes e não por um grupo de pessoas que concordam em tudo.

Já fui a reuniões e "calei-me para não me chatear" visto que ao que parece só a versão oficial do manual LGBT é que é permitida. Antes de LGBT sou uma pessoa. Não me juntei a nenhum clube. Tenho a minha personalidade e opinião e não vou ser silenciada só porque o que digo vos incomoda.

Bom dia a todos

EllieDurden

• Visitante
       V24, "contra-debate" é um vanguadismo linguístico.

Quando entras num debate não podes dizer "ai e tal eu acho x y z" sem justificares as razões da tua linha de pensamento. Se não querias ter de te justificar não vinhas aqui mandar rabos de pescada, e ainda por cima controversos (que já devias saber que o que ias dizer era controverso) e não querer explicar as tuas motivações começando a desconversar e a injectar faits divers. E qualquer pessoa adulta entende que não tem minimamente a ver com concordar ou discordar, tem a ver com a sustentação de argumentos. Daí eu ter usado o termo "contra-debate".
      A-N-Y-W-A-Y-S...passando à frente

Tu estás com uma postura completamente defensiva e arrogante quando as pessoas que discriminas estão a ter a paciência cabal de tentar perceber a tua postura, e eu acho que isto é de louvar e merece todo o respeito (sim, porque por muito que tu digas que não, acaba por ser descriminação até que consigas provar o contrário, coisa que ainda não fizeste decentemente).
      Só sabes dizer que não te respeitam quando quem está a ter uma postura altiva és tu.

E depois tu e as pessoas que contigo concordam, falam como se pudessem fazer uma selecção criteriosa das pessoas por quem se apaixonam "epah, eu gosto de tudo em ti, mas enfim...és bissexual e não vai dar."

E estás a misturar imensos conceitos quando dizes coisas como estas "Oh por favor e já agora as pessoas que não namoram com magros, gordos, baixos, louros, morenos etc. São fóbicas em relação a determinada característica? Estão proibidas de terem a sua preferência de só se relacionarem com quem querem? Se assim é já levei com muita fobia em cima na minha vida só porque não me enquadro no que os outros querem. Ou seja, todas as pessoas que não se quiseram relacionar comigo são V24-fóbicas?"
      ...a um nível tal que nem sei mesmo por onde começar a dizer o quão errado tudo isto está....

E mais uma vez, não...não existe nenhum manual LGBT neste caso, mas sim noções gerais de como não ser preconceituoso.

Aqui aplica-se a piada "sorry you think it's intolerant of me to not tolerate your intolerance."

E a falta de abertura dá nisto, em debates encravados.
      « Última modificação: 17 de Março de 2014 por EllieDurden »

S from Small

• Visitante
        O engraçado é que a minha pergunta inicial foi completamente ignorada! Será por falta de argumentos? lol Pena! Continuo confusa...e, por incrível que pareça a alguns, não estou confusa por ser bi ;)
        Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Bom, vá concordo com a parte de isto estar a descambar...enfim...

Conclusão disto tudo, a meu ver...é um paradoxo. Acho que ficou muito bem comprovado não só pelas opiniões aqui demonstradas como as que tenho ouvido na rua, etc... Teremos de viver com este paradoxo por enquanto ::)

Uma boa continuação do dia é o que vos desejo ;D :-*

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
          • Membro Elite
          • "Nobody sits in my chair."
            • SNAFU
          Não te vais relacionar com "uma pessoa assim"?

Mas o que queres dizer com "uma pessoa assim?" Credo... parece que estamos a falar de meia dúzia de bichos.

Quando falas em pessoas magras, gordas, baixas, loiras, etc, estás a falar de características que saltam ao olho. Aspectos físicos, carnais, o que queiras chamar. Aí obviamente que tu VÊS as características de uma pessoa com os teus olhos e segundo os teus padrões podes sentir-te atraída por essa pessoa ou não.

Aqui estamos a tentar discutir uma orientação sexual. Ora uma orientação sexual não define a beleza de uma pessoa, muito menos a sua personalidade. Não faz dela uma boa ou uma má pessoa, não faz dela uma pessoa bonita ou feia. Ou seja se conheceres alguém que aches extremamente atraente até podes ir falar com essa pessoa mas se descobrires que a pessoa é bissexual vais ficar de pé atrás. Pela milionésima vez... porquê?

E não percebo o que quiseste dizer com as partes finais do teu post. A questão não se trata aqui de concordar ou não em tudo. Trata-se de tentar combater uma clara discriminação contra pessoas bissexuais. Mas já que tens essa opinião diferente, por favor explica-me em que é que se baseia. Já pedi várias vezes que os argumentos sejam postos em cima da mesa e eles continuam sem chegar.
            "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

dre_o

• Visitante
            Não existem argumentos capazes de suportar: "Eu nunca namoraria com uma pessoa bissexual", sem estes serem bifóbicos e discriminatórios.

É o mesmo que tentar suportar o argumento: "Não tenho nada contra homossexuais mas nunca estaria perto de um."

Offline Juh'

• Membro Elite
              • Potterhead.
                • FB
              acho que o debate está a ser mt agressivo. apesar de discordar da opinião da V24, só porque foi ela das únicas a vir demonstrar a opinião "contra" dela, estão a cair-lhe todos em cima. acho que não é a melhor maneira de debater um assunto, com indirectas e bocas.. e quanto mais uma pessoa se sente 'atacada', pior os argumentos vão ser e não vamos sair daqui nem em 2020.

com calma é que as coisas se fazem! e atenção, não estou a defender ninguém. já demonstrei aqui a minha opinião relativamente a este tema. inclusive, posso dizer que a minha ex-namorada era lésbica e ela não entendia o que era ser bissexual. não entendia pq eu o era, mas respeitava e não foi por isso que deixou de namorar comigo. depois deu-me com os pés, mas isso foi outro assunto lol

mas lá está, um argumento que os homossexuais utilizam bastante para sustentarem o facto de não namorarem com bissexuais é porque eles traiem mais, ou então apaixonam-se mais facilmente por outra pessoa. comigo aconteceu contrário! ela é que me largou pq ainda gostava de outra.

hoje namoro com  uma rapariga bissexual, e temos as duas a mesma perspectiva, logo não há lugar para esse debate. mas lá está, nunca consegui ouvir um argumento que eu considerasse válido, por parte de um homossexual, para 'discriminar' um bissexual. nem vou falar dos argumentos que os heterossexuais utilizam, porque esses nem valem a pena.

porém, não vejo razão para esta agressividade toda. acalmem-se gente :)

tenham um bom dia!  :-*

After all this time?
                Always...

S from Small

• Visitante
                acho que o debate está a ser mt agressivo. apesar de discordar da opinião da V24, só porque foi ela das únicas a vir demonstrar a opinião "contra" dela, estão a cair-lhe todos em cima. acho que não é a melhor maneira de debater um assunto, com indirectas e bocas.. e quanto mais uma pessoa se sente 'atacada', pior os argumentos vão ser e não vamos sair daqui nem em 2020.

com calma é que as coisas se fazem! e atenção, não estou a defender ninguém. já demonstrei aqui a minha opinião relativamente a este tema. inclusive, posso dizer que a minha ex-namorada era lésbica e ela não entendia o que era ser bissexual. não entendia pq eu o era, mas respeitava e não foi por isso que deixou de namorar comigo. depois deu-me com os pés, mas isso foi outro assunto lol

mas lá está, um argumento que os homossexuais utilizam bastante para sustentarem o facto de não namorarem com bissexuais é porque eles traiem mais, ou então apaixonam-se mais facilmente por outra pessoa. comigo aconteceu contrário! ela é que me largou pq ainda gostava de outra.

hoje namoro com  uma rapariga bissexual, e temos as duas a mesma perspectiva, logo não há lugar para esse debate. mas lá está, nunca consegui ouvir um argumento que eu considerasse válido, por parte de um homossexual, para 'discriminar' um bissexual. nem vou falar dos argumentos que os heterossexuais utilizam, porque esses nem valem a pena.

porém, não vejo razão para esta agressividade toda. acalmem-se gente :)

tenham um bom dia!  :-*

O meu orgulho :-* [smiley=enamorado.gif]

Vá tu sabes que eu sou uma pessoa de bocas mor :-[ se bem que aqui eu só pedi para responderem à única pergunta que fiz (no meu caso, que nunca estive com homens, mas sendo bi, se me "aceitam" ou não?) Não obtive resposta, mas já nem me interessa :)

Mas sim concordo que já está tudo muito exaltado e que devemos acalmar um bocado e tentar compreender ambas as partes.

Quanto ao teu antigo namoro lol não comento porque até foi bom para mim ela ter-te dado com os pés :up

Quanto à parte de dizerem que os bissexuais traem mais...por experiência própria acho que é igual ao litro. Isso vai no pensamento e na maneira de ser de cada um. Eu por exemplo nunca traí ninguém e nem tenciono fazê-lo. Já disse até à Juh' que preferia acabar o namoro se tivesse confusa, por causa de outra pessoa, do que andar a "comer por fora" e a mentir-lhe.

Quanto à parte de ser opinião ou discriminação...acho que já deixei bem claro que aceito opiniões contrárias com argumentos válidos (que não tem vindo a ser o caso), mas não aceito que haja discriminação seja ela qual for. Sim, é esta a minha opinião :P

Agora concordo, mais uma vez, com a parte do "acalmem-se" :)

EllieDurden

• Visitante
                  Eu acho que tenho o direito de me exaltar um bocadinho quando me mostro aberta a um debate em que a oposição tem uma postura fóbica ou discriminatória e tento entender essas pessoas com toda a paciência mas acabo por receber bitaites do quão limitada sou ao manual LGBT e do quanto tenho que crescer e maturar para conviver com o preconceito quando todo este discurso fica muito melhor aplicado no lado inverso.

Eu estou muito disposta a debater e a tentar perceber opiniões que para mim até podem ser absurdas desde que não me tentem diminuir entretanto. Quem tenha assistido ao debate vai com certeza entender o que estou a dizer.

E como não pretendo alimentar este tipo de disforia discursiva, vou mesmo retirar-me porque não me parece que isto vá dar em algo minimamente estruturado ou coerente.
                  « Última modificação: 17 de Março de 2014 por EllieDurden »

S from Small

• Visitante
                    Eu acho que tenho o direito de me exaltar um bocadinho quando me mostro aberta a um debate em que a oposição tem uma postura fóbica ou discriminatória e tento entender essa pessoas com toda a paciência mas acabo por receber bitaites do quão limitada sou ao manual LGBT e do quanto tenho que crescer e maturar para conviver com o preconceito quando todo este discurso fica muito melhor aplicado no lado inverso.

Eu estou muito disposta a debater e a tentar perceber opiniões que para mim até podem ser absurdas desde que não me tentem diminuir entretanto. Quem tenha assistido ao debate vai com certeza entender o que estou a dizer.

E como não pretendo alimentar este tipo de disforia discursiva, vou mesmo retirar-me porque não me parece que isto vá dar em algo minimamente estruturado ou coerente.

Sim eu percebo a tua parte, até porque tbm acabei por perder um bocadinho a paciência com tudo o que foi dito. Mas tbm acho que não devemos descer de nível neste debate, que era o que iria acabar por acontecer.

Se bem que ainda esperava um esclarecimentozito (com argumentos válidos) por parte da "oposição", mas cansei de insistir e peço desculpa por bater na mesma tecla, mas trata-se da minha orientação sexual e de tantos outros, a qual peço que se respeite e que não se julgue assim.

E retiro-me por agora. Vou ser feliz ;)

Offline JT1992

• Membro Total
                      • Descalço Sempre/Barefoot Always. ;)
                      Bem, quem quiser vir à reunião de Lisboa em que o tema vai ser mesmo bissexualidade em si, que venha, acho que vem mesmo a calhar, tendo em conta esta discussão toda aqui no fórum por causa do tema.
                        Sou um rapaz como qualquer um, apenas gosto de andar e correr descalço por aí. ;)

Offline Juh'

• Membro Elite
                        • Potterhead.
                          • FB
                        Bem, quem quiser vir à reunião de Lisboa em que o tema vai ser mesmo bissexualidade em si, que venha, acho que vem mesmo a calhar, tendo em conta esta discussão toda aqui no fórum por causa do tema.

concordo! ;) la estarei! não só a defender a minha parte mas vou tb pronta a ouvir opiniões contrárias.  [smiley=sim.gif]
                          After all this time?
                          Always...

V24

• Visitante
                          A minha posição não se baseia na ideia de que os bissexuais são confusos ou promíscuos ou qualquer outro preconceito do género.
                          Simplesmente, não quero estar com ninguém que tenha estado com alguém do sexo oposto (e isto inclui outras lésbicas).
                          Não me apetece sujeitar-me a apanhar alguma DST como HPV, que como é sabido, são contraídas maioritariamente em relações hetero.
                          Fui racional e científica que chegue agora? É mesmo este o meu principal motivo.

E atenção: não estou a dizer isto como um insulto. Estou simplesmente a ser honesta.
                          Se fui demasiado agressiva anteriormente peço desculpa, mas acho que não fui a única (darem a entender que sou ignorante também foi preconceituoso e desnecessário)

Offline muntyak

• *
                            • Novo Membro
                            Eu aceito e reconheço a existência da bissexualidade. É mais que lógico e natural que hajam pessoas a sentirem-se atraídas por ambos os sexos, e talvez seja até mais comum do que a homossexualidade. Não discrimino com base na bissexualidade mas há uma coisa que me faz confusão nos bissexuais e que é a questão de: sentir-se-ão os bissexuais satisfeitos tendo como parceiro uma pessoa do mesmo sexo por exemplo? Não sentirão necessidade de preencher a lacuna que sobra (da atracção pelo sexo oposto)?
                              Love, light, liberty

Offline Juh'

• Membro Elite
                              • Potterhead.
                                • FB
                              Eu aceito e reconheço a existência da bissexualidade. É mais que lógico e natural que hajam pessoas a sentirem-se atraídas por ambos os sexos, e talvez seja até mais comum do que a homossexualidade. Não discrimino com base na bissexualidade mas há uma coisa que me faz confusão nos bissexuais e que é a questão de: sentir-se-ão os bissexuais satisfeitos tendo como parceiro uma pessoa do mesmo sexo por exemplo? Não sentirão necessidade de preencher a lacuna que sobra (da atracção pelo sexo oposto)?

não sinto nada essa necessidade, muntyak.
                              se tenho uma relação estável e que me preenche por completo, não sinto falta de nada. atracção é uma coisa, necessidade de estar com alg do sexo oposto é outra. eu continuo a sentir atracção por rapazes e por raparigas, mesmo estando numa relação. porém, agora só quero estar com a minha namorada e não me imagino com mais ninguém.
                                After all this time?
                                Always...

Offline T-Rex

• Associad@
                                • Membro Ultra
                                • Hakuna Batata!
                                  • Um gajo trans a falar de cenas
                                Não me apetece sujeitar-me a apanhar alguma DST como HPV, que como é sabido, são contraídas maioritariamente em relações hetero.
                                Fui racional e científica que chegue agora? É mesmo este o meu principal motivo.

Não, ISTs são contraídas principalmente em relações não protegidas. Sejam relações hetero ou homosexuais.

É complicado não considerar os teus argumentos bifóbicos quando são tão parecidas com os argumentos homofóbicos... "acho que os gays não devem dar sangue porque o HIV se espalha mais facilmente em relações entre 2 homens" é também um argumento usado pelo pessoal homofóbico para discriminar homosexuais. E é um argumento que está completamente errado e é preconceituoso.

Os bisexuais não têm uma maior probabilidade de contrair ISTs. Não existem "grupos de risco", mas sim "comportamentos de risco" (sendo que o comportamento é ter relações sexuais desprotegidas). Por essa lógica eu podia pegar neste tópico (onde 12.6% das lésbicas responderam que não praticavam sexo seguro, em contraste com apenas 2.3% das bisexuais que não praticam sexo seguro) e dizer que me recusava a ter relações sexuais com lésbicas porque estas têm tendencia a não usar proteção e que, portanto, as lésbicas têm mais probabilidade de ter ISTs. Estaria a ser preconceituoso se o fizesse (ou não, visto que tenho uma estatística a apoiar a minha opinião... se bem que não considero esse tópico uma fonte fiável de informação, lol)

Offline João Santos

• Membro Total
                                A minha posição não se baseia na ideia de que os bissexuais são confusos ou promíscuos ou qualquer outro preconceito do género.
                                Simplesmente, não quero estar com ninguém que tenha estado com alguém do sexo oposto (e isto inclui outras lésbicas).

E atenção: não estou a dizer isto como um insulto. Estou simplesmente a ser honesta.
                                Se fui demasiado agressiva anteriormente peço desculpa, mas acho que não fui a única (darem a entender que sou ignorante também foi preconceituoso e desnecessário)
                                Vens à reunião no próximo sábado? É que acho que devias ir. Podes vir a aprender muito com as nossas opiniões.

Offline ze94

• *
                                  • Novo Membro
                                  É pah, deixem-se de rótulos... O importante é que se sintam bem com vocês próprios, com quem estão, e sejam felizes! Não é por se relacionarem com um bissexual que vão ser mais ou menos felizes, ou que devem estar mais ou menos desconfiados da fidelidade de com quem estão. Isso depende da qualidade da relação, não da orientação sexual da pessoa! Quem está numa relação com um bissexual, está numa relação com uma pessoa caramba!

Tenho uma pergunta para quem quiser responder, ou se sinta na necessidade de o fazer:
                                  Com certeza que alguma vez nas vossas vidas disseram, ou concordaram com alguém que disse, “eu sou mais do que a minha orientação sexual” ou “Não é o facto de ser homossexual que me define”… então porque não estão a aceitar o mesmo para caso dos bi?
                                  “Ah, quem é bi é assim e assado, e por isso não quero nada com eles."

V24

• Visitante

Vens à reunião no próximo sábado? É que acho que devias ir. Podes vir a aprender muito com as nossas opiniões.

Não posso. Mas já fui a reuniões que envolviam o tema bissexualidade. Não era o principal mas foi abordado.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      31 Respostas
                                      12006 Visualizações
                                      Última mensagem 10 de Janeiro de 2010
                                      por Fetch!
                                      75 Respostas
                                      23578 Visualizações
                                      Última mensagem 27 de Junho de 2009
                                      por Xana069
                                      50 Respostas
                                      8126 Visualizações
                                      Última mensagem 8 de Abril de 2018
                                      por elcask