Bem, passados 3 anos e meio desde a minha mudança para Leiria, está na altura de formar uma opinião mais fundamentada
O melhorGosto da vida da cidade durante os fins de semana, o movimento na baixa mesmo com abertura do shopping, os passeios de Verão, adoro a via pedonal à beira do Lis e a vista para o Castelo.
É uma cidade que apesar de não ser muito grande, possui bastante industria à volta, o que faz com que seja uma zona bastante movimentada do ponto de vista económico, sendo por isso uma das regiões do pais com menor taxa de desemprego.
Comparando com outras cidades onde já vivi, confesso que acho Leiria uma cidade segura. Não existem muitas ondas de assalto, não se assiste a criminalidade nas ruas, praticamente posso andar descansado na rua à noite. É uma cidade pacifica

Mais para quem compra, do que para quem aluga, o preço das habitações não é excessivo. Considero mesmo um dos pontos fortes tendo em conta que se trata de um cidade, capital de distrito. Conseguem-se negócios bastante interessantes, quer no centro da cidade, quer nos arredores.
O Pior:Acho que Leiria é uma cidade algo desorganizada. Desde que cá estou parece que o trânsito piora a cada dia que passa, especialmente agora, com as obras um pouco por toda a cidade que causam praticamente o caos em hora de ponta. Tenho esperança que fique mais calmo com o final das obras no IC2 e com a ligação A1- A8 que vai tirar muito transito das vias circundantes à cidade.
Apesar de Leiria ter zonas muito bonitas, também tem outras paisagens que não são assim tão agradáveis. Com a quantidade de prédios degradados e matagais praticamente no centro da cidade, às vezes quase custa a acreditar que seja uma capital de Distrito.
Apesar de não ser um utilizador dos transportes públicos da cidade, sou forçado a assumir que não são uma alternativa para mim. Após a análise do planeamento do Mobilis, fiquei chocado com os trajectos de algumas linhas. No meu caso, iria demorar mais de 30 minutos para conseguir chegar à ESTG ( em condições ideais, sem trânsito!), porque o autocarro iria dar quase a volta à cidade. Bom para o turismo, mas não é assim que se tiram os automóveis de circulação

A vida nocturna, especialmente nas noites académicas podia ser um pouco mais prolongada. Quando a quase totalidade dos estabelecimentos fecha às 2AM, penso que toda a comunidade académica iria ganhar se estes conseguissem licença para ficar abertos mais uma ou duas horinhas, ficando então as discotecas a funcionar após esse periodo.
É uma cidade com um custo de vida algo elevado para uma cidade da sua dimensão. Por vezes torna-se complicado conseguir encontrar o "meio termo" para o comum classe média. Existem vários espaços/comércio de topo, existem alguns espaços mais baratos, mas faz falta algo algures no meio termo.
Em traços gerais é o que me vem à cabeça por agora