rede ex aequo

Olá Visitante23.jan.2023, 05:04:56

Sondagem

Auto-mutilação

já pensei nisso mas nunca fiz.
219 (32%)
pensei e cheguei a fazer / ainda faço
233 (34%)
nunca pensei nisso
233 (34%)

Votos totais: 467

Autor Tópico: Ideações suicidas e auto-mutilação  (Lida 244129 vezes)

 
Ideações suicidas e auto-mutilação
#0

Offline QueerCore

  • **
  • Membro Júnior
  • Género: Masculino
  • Vers une déconstruction de la norme
    • O meu cantinho secreto de raios de sol azul
Olá :)
soube a meio da semana que hoje deveria sair na revista do DN um artigo sobre auto-mutilação e, de facto, saiu. Ainda não tive oportunidade de o ler, mas estava ali a pensar e levantei algumas hipóteses.
Os jovens LGBT's têm uma maior predisposição para o suicídio ou pelo menos para ideações suicidas do que os jovens heterossexuais. Em muitos casos essas ideações têm a ver com a aceitação da sua orientação, etc, etc.. por vezes, em determinados momentos dessas ideações suicidas, há um grande rejeitar do corpo; não se entenda aqui uma tentativa de relacionar o sexo biológico com a orientação sexual propriamente, mas sim um rejeitar por se achar diferente d@s demais, por se sentir um.. ET..
É apenas uma ideia minha, mas a auto-mutilação ou o fantasiar desta não será também elevada em jovens LGBTS?
Votem e opinem.
E já agora, o que fazer nesses casos? Como ajudar alguém que passa por isso?
    (...) nous sommes éduqués non seulement à l'homophobie, mais encore à l'hétérophilie, souvent l'héterémanie, parfois l'hétérolâtrie. - Jacques Fortin

    Ideações suicidas e auto-mutilação
    #1

    Offline chiloane

    • ***
    • Membro Total
    • Género: Feminino
     :(
    A auto-mutilação, penso que (a maior) parte das vezes n tem a ver com ideações suicidas...
    Eu encaro a auto-mutilação como uma tentativa de encobrir uma dor com outra dor "maior" ou mais prioritária,como a dor física.  Ideações suicidas tem a ver com a vontade/desejo de morte...
     Infelizmente, penso que os homossexuais, devido ao sofrimento inerente à marginalização que sofrem da sociedade, estarão mais "expostos" a este tipo de situações.
      "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
      (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

      Ideações suicidas e auto-mutilação
      #2

      universia

      • Visitante
      Ideação suicida, mas onde é que eu já ouvi isto???? ??? ???
      Ah!!!Já me lembro foi durante o estágio que fiz em psiquiatria.
      sim, é verdade existem estudos que a taxa de suicidio entre jovens gays e lesbicos é muito elevada e que a causa disso é fruto da dificuldade de aceitação da sua orientação sexual.
      No que diz respeito a auto-mutilação, não me recordo de ser associadà à orientação sexual.
      No entanto durante o meu estagio no departamento de psiquiatria, todas as pessoas que tinham tentado suicidio ou que tinha ideação suicida não tinham nada a ver com a orientação sexual.

        Ideações suicidas e auto-mutilação
        #3

        magnanima

        • Visitante
        tb nao sei se tem ligaçao com a orientaçao sexual mas talvez o facto de se sentirem marginalizados ou diferentes favoreça o isolamento  com ele a infelicidade que mais tarde se pode revelar no suicidio.
        aproveito a dica para fazer publicidade o hospital Santa Maria no 4º piso atende jovens dos 10 aos 21 anos que ja tenham pensado no suicidio e um gabinete especial de apoio ao jovem com tendencias suicidas qualquer jovem entre essa ideia que esteja a passar por esse problema pode passar por la nao me recordo e do horario de atendimento:(
        Soubre auto-mutilaçoes no outro dia vi um decumentario mt interessante no odisseia  e realmente algumas das jovens da reportagem era lesbicas mas acho que nao era ai que residia o problema acho que o problema vinha de traumas causados que nao conseguiam superar atao maguavam-se a elas proprias  por acaso tava mt bem feita a reportagem e era interessante

          Ideações suicidas e auto-mutilação
          #4

          Offline chiloane

          • ***
          • Membro Total
          • Género: Feminino
          Lembras-te do nome da reportagem? adorava ver!
            "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós"
            (Antoine de Saint-Exuperry) :):*

            Ideações suicidas e auto-mutilação
            #5

            Ange

            • Visitante
            Se calhar não venho acrescentar muito ao que foi dito até então, mas o tema interessa-me, tinha que me manifestar  ::) Por detrás de um suicidio ou de uma tentativa de suicidio encontramos uma depressão, depressão essa que pode estar ligada a vários factores, desde problemas familiares, droga, problemas alimentares, por aí fora. Li algures que uma orientação sexual não normativizada pela sociedade poderá funcionar como factor propicio à depressão e daí às ideias/práticas suicididas. Não sei a veracidade dos factos, não averiguei dados, porém, vendo pela optica de exclusão que a sociedade exerce sobre aqueles que detenham um comportamento que é reprovado, poderá não ser descabido que jovens(só jovens?) homossexuais possam apresentar esta propensão.

            A auto-mutilação é um dos traços que indicam ideias suicididas, e estudos na área da psicologia referem que certos doentes, não conseguindo atacar a fonte dos seus problemas(por exemplo, após uma discussão com a mãe) "vingam-se" mutilando-se. Mutilação poderá ainda funcionar como um "chamar" a atenção de quem rodeia... como "eu não me aguento mais...". Sobre isto podem ver o site http://www.suicide-helplines.org. Aqui podem ver quais os comportamentos tipicos de uma pessoa com estas ideias, como agir perante isso etc...

            Sobre o Hospital Sta.Maria (aproveitando a deixa da magnanima), existe um Núcleo de Estudos do Suicidio a funcionar pelo 3 e 4 piso (também c unidades d internamento)... Para mais informações (horario, acessos) deixo o site do hospital http://www.hsm.min-saude.pt/#

              Ideações suicidas e auto-mutilação
              #6

              Offline QueerCore

              • **
              • Membro Júnior
              • Género: Masculino
              • Vers une déconstruction de la norme
                • O meu cantinho secreto de raios de sol azul
              Ange..
              penso que nem sempre que há ideações suicidas há uma depressão..
              e a auto-mutilação não é necessariamente um sinal de ideação suicida, esta até é frequente sobretudo em pessoas com distúrbios alimentares..

              Já li o artigo que referi e embora não o ache muito bom parece-me interessante. E a auto-mutilação raramente é um acto de "vingança" para com outrém.

              Quanto ao NES (núcleo de estudos do suicídio) é no 4º piso. :)
                (...) nous sommes éduqués non seulement à l'homophobie, mais encore à l'hétérophilie, souvent l'héterémanie, parfois l'hétérolâtrie. - Jacques Fortin

                Ideações suicidas e auto-mutilação
                #7

                Offline Hain

                • *****
                • Membro Elite
                • Género: Masculino
                • God help the outcasts
                 Todos nós já tivémos ideações suicidas. Isso é normal no desenvolvimento humano. Contudo, essas ideias tornam-se problemáticas quando preenchem a maior parte da nossa vida, impedindo-nos de ver o que de mais maravilhoso a vida tem para nos dar: a vida, ela própria.
                  A life without passion would be a life barely worth living.

                  Ideações suicidas e auto-mutilação
                  #8

                  daLua

                  • Visitante
                  Já tive 3 para-suicídios. Entre os 16 e os 20 anos. Não é que eu quisesse ir fazer tijolo, era mais pra provar a mim mesmo que conseguia ter controlo absoluto sobre a minha vida. Vivia se quisesse, matava-me se quisesse. aiai! As coisinhas maradas que se passam nas cabecinhas dos adolescentes...
                  Da 3a vez quase que conseguia. Na hora H fez-se-me luz e percebi que aquilo não era brincadeira nenhuma... estava a um Flash de falar com Deus. E percebi tb k não tenho pressa nenhuma de o ver. Se ele quiser tar comigo que me chame. ::)
                  Ando mais ocupado a tentar arranjar maneira de viver a minha vidinha do que em acabar com ela.
                  Mas penso que as ideações suicidas são parte integrante do desenvolvimento psico-moral dos Homens. E as tentativas são extraordinariamente pedagógicas. Mas há quem queira viver e há quem já não tenha forças p se aguentar á jarda. Porque esta vida é mesmo uma grande jarda...
                  Cada um é livre de fazer o k quiser do seu corpo, mas cuidado, há impulsos que são fatais. O meu conselho é se um dia acharem k estão melhores 3 metros debaixo da terra, pá, respirem fundo e vão dar uma voltinha ao cemitério. Pode ser que mudem de ideias...

                    Ideações suicidas e auto-mutilação
                    #9

                    Offline QueerCore

                    • **
                    • Membro Júnior
                    • Género: Masculino
                    • Vers une déconstruction de la norme
                      • O meu cantinho secreto de raios de sol azul
                    Hain e DaLua,
                    falaram bem, de facto :)
                    não deixo de achar curioso o facto de este tópico estar a ir mais para as ideações suicidas do que para a auto-mutilação.. a morte assusta, mas a mutilação assusta ainda mais pelos vistos.
                    DaLua, just a tip, nunca digas a alguém com ideações suicidas para ir a um cemitério e pensar duas vezes.. "passear" por cemitérios é uma prática corrente em muitos suicidas..
                      (...) nous sommes éduqués non seulement à l'homophobie, mais encore à l'hétérophilie, souvent l'héterémanie, parfois l'hétérolâtrie. - Jacques Fortin

                      Ideações suicidas e auto-mutilação
                      #10

                      Offline indigo

                      • *****
                      • Membro Elite
                      • Género: Feminino
                        • indigo prateado
                      Espreitem este site

                      www.tu-importas.org
                        "Our suffering is peeling off and revealing a brand new skin, a new power.
                        Love heals all wounds and not just time alone. " (Jeff Buckley)

                        Ideações suicidas e auto-mutilação
                        #11

                        Offline graven

                        • ***
                        • Membro Total
                        • Género: Masculino
                        • LiveRockDie
                        Hummm.. pensava que já tinha postado aqui. Erro no servidor ou algo do género. Anyway...

                        Bom, não sei se se pode considerar auto-mutiliação mas quando era mais novito tinha a mania de espetar agulhas por debaixo da pele das mãos... uma espécie de jogo, ver quão fundo conseguia ir sem derramar sangue. Como é óbvio, acabava por derramar sangue... mas isso não me impedia de continuar. Claro que isto está looonge do que a personagem do filme "thirteen" fazia, um exemplo da utilização da auto-mutilição como escape à realidade.

                        Suícido? Não. Já pensei nisso numa vertente de curiosidade em relação à "vida" depois da morte, mas nunca cheguei a planear a minha morte.
                          Graven

                          Ideações suicidas e auto-mutilação
                          #12

                          Offline cacao

                          • *****
                          • Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                          • Género: Feminino
                          • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                            • Mais sobre mim...
                          A auto-mutilação e o suicídio estão correlacionados na medida em que são agressões ao próprio realizadas por ele mesmo.

                          O suicídio é considerado como a agressão máxima e irreversível - acto consumado. A tentativa de suicídio é em muitos casos reversível, mas algumas vezes com sequelas irreversíveis na vida do sujeito auto-lesado.

                          A auto-mutilação é uma practica recorrente de muitos adolescentes, e consiste desde perturbações alimentares como já foi referido anteriormente, nomeadamente a anorexia e búlimia, mas também outros comportamentos de risco, entre eles, o [ab]uso de facas de papel - xis-actos - ou outros objectos afiados e o corte nos braços ou outra parte do corpo menos visível.

                          A auto-mutilação não é tão fora do comum como muitos julgam acreditar e é considerada uma perturbação da vida mental do sujeito uma vez que põe em risco a própria vida.

                          As pessoas que recorrem a comportamentos de risco desta natureza devem ser capazes de reconhecer que precisam ajuda e não devem temer em pedi-la!

                          Os comportamentos para-suicídas são considerados aqueles comportamentos que não têm um desejo explícito de morrer, mas que se entretanto acontecer, aconteceu. Por exemplo, atravessar uma estrada movimentada de olhos fechados é considerado um comportamento para-suicida.

                          Muitas vezes, estes comportamentos não têm uma depressão por detrás, mas mascaram uma psicose mais ou menos manifesta ou latente e que deve ser tratada com a maior brevidade possível.

                          A orientação sexual muitas vezes não está na raiz destes problemas, mas sim outras vicissitudes do nosso dia-a-dia e que nos podem atingem a todos.

                            Another one will bite the dust...

                            "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

                            "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

                            Ideações suicidas e auto-mutilação
                            #13

                            Offline cacao

                            • *****
                            • Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                            • Género: Feminino
                            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                              • Mais sobre mim...
                            A auto-mutilação é uma practica recorrente de muitos adolescentes e não só!
                              Another one will bite the dust...

                              "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

                              "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

                              Ideações suicidas e auto-mutilação
                              #14

                              Offline patricia

                              • ****
                              • Membro Sénior
                              • Género: Feminino
                              • tudo é possivel...
                              oi

                              qd li k as ideias suicidas estao relacionadas mto com a homossexuailidade, desculpem mas nao concordo, isto nao ker dizer k nao possa haver uma percentagem. eu neste momento vivo no alentejo num dos destritos com mais taxa de suicidio, e nada tem a ver com a homosexualidade.
                              em relaçao a aoto mutilaçao nao a vejam so como actos do proprio ao proprio, pois ha kem se mutile de diferças formas no trabalho, pk precisa e permite k ponham e desponham, num relacionamento etc...
                                Patt

                                Ideações suicidas e auto-mutilação
                                #15

                                Offline patricia

                                • ****
                                • Membro Sénior
                                • Género: Feminino
                                • tudo é possivel...
                                ola cacau
                                qd dizes que os seres k praticam algo do genero, k os mm deviam ter a capacidade de saber k necessitam de ajuda inflismente nao é assim, dai haver casos irreversiveis de doenças psiquicas e de casos de morte, apos mtos actos de auto mutilaçao.

                                eu ja sofri de uma grande depresao com um esgotamento, pois para mim era impossivel ter uma depresao e qd a assumi ja era tarde, e sei k qd tinha ataques de panico cheguei a praticar mutilaçao nas pernas, para ter a certeza k estava viva e k aquilo k sentia era da minha cabeça, mas ja estava num estado k os cortes nao os sentia etc, logo achava k era um sonho...
                                eu so mm no fim dos fins é k assumi a mim mm k tinha k ser tratada, pois é mto dificil, assumir algo deste genero qd somos pessoas super animadas k estamos sempre bem dispostas k conseguimos vencer td e tds, etc. dai ser-m dificil assumir k tinha um problema do foro psicologico. e deu no k deu.
                                logo me era impossivel pedir ajuda pois ajava k era passageiro.
                                  Patt

                                  Ideações suicidas e auto-mutilação
                                  #16

                                  Offline cacao

                                  • *****
                                  • Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                  • Género: Feminino
                                  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                                    • Mais sobre mim...
                                  A isso chama-se PSICOSE!... e por isso disse:

                                  Responder
                                  Muitas vezes, estes comportamentos não têm uma depressão por detrás, mas mascaram uma psicose mais ou menos manifesta ou latente e que deve ser tratada com a maior brevidade possível.
                                    Another one will bite the dust...

                                    "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

                                    "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

                                    Ideações suicidas e auto-mutilação
                                    #17

                                    Offline cacao

                                    • *****
                                    • Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                    • Género: Feminino
                                    • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                                      • Mais sobre mim...
                                    ... cheguei a praticar mutilaçao nas pernas, para ter a certeza k estava viva e k aquilo k sentia era da minha cabeça, mas ja estava num estado k os cortes nao os sentia etc, logo achava k era um sonho...
                                    eu so mm no fim dos fins é k assumi a mim mm k tinha k ser tratada, pois é mto dificil, assumir algo deste genero qd somos pessoas super animadas k estamos sempre bem dispostas k conseguimos vencer td e tds, etc. dai ser-m dificil assumir k tinha um problema do foro psicologico. e deu no k deu.
                                    logo me era impossivel pedir ajuda pois ajava k era passageiro.

                                    Tens dois indícios de psicose:

                                    - quando te referes que parecia um sonho, perdeste contacto com a realidade;

                                    - quando não reconheceste que precisavas de ajuda, outro sinal psicótico.

                                    Espero que já tenhas ultrapassado isso e que te encontres melhor! :)
                                      Another one will bite the dust...

                                      "Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

                                      "A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

                                      Ideações suicidas e auto-mutilação
                                      #18

                                      Offline patricia

                                      • ****
                                      • Membro Sénior
                                      • Género: Feminino
                                      • tudo é possivel...
                                      cacau nao te chateis. :-[
                                      nao tinha reparado que o teu comentario tinha vindo de uma citaçao ou comentario de um tecnico
                                      desde ja peço desculpa
                                      em relaçao a tratamento, sim tem k ser feito, mas mtas das vezes sao terceiros k os incutem, ou seja a familia, as pessoa k estam perto e k s vao apercebendo.
                                        Patt

                                        Ideações suicidas e auto-mutilação
                                        #19

                                        Offline bluejazz

                                        • *****
                                        • Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                        • Género: Feminino
                                          • Homofobia
                                        Patricia, a cacao tem formação académica em psicologia e por isso sabe do que fala... ;)
                                          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

                                           

                                          Tópicos relacionados

                                            Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          594 Respostas
                                          116941 Visualizações
                                          Última mensagem 28 de Dezembro de 2013
                                          por Yahiza
                                          3 Respostas
                                          6363 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Dezembro de 2005
                                          por bluejazz
                                          104 Respostas
                                          29671 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Fevereiro de 2018
                                          por Atomic
                                          225 Respostas
                                          65001 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Fevereiro de 2014
                                          por Odra
                                          2 Respostas
                                          2728 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Dezembro de 2010
                                          por MRPEC