rede ex aequo

Olá Visitante16.jan.2021, 08:44:40

Autor Tópico: Bares e locais Gay: Guetos num submundo ou Liberdade?  (Lida 18879 vezes)

Bares e locais Gay: Guetos num submundo ou Liberdade?

Rogue

• Visitante
"Que horas serão", pensei enaquanto aquele rapaz não parava de olhar para mim de cima a baixo, tiha-se virado para mim e já me punha as mãos nos joelhos...subtilmente cruzo a perna debaixo da outra e ele tira as mãos... nunca gostei de ser tocado por desconhecidos... A conversa era absurda, mas foi ele que fez questão de querer falar comigo "Estou farto da noite gay" dizia ele "Porque?" perguntei, "preciso de estabilizar, de encontrar alguem a sério, estou farto de aventuras". Por detras dele estav o meu "amigo, que tinha pedido para ficar na conversas com o tal rapaz, quando olhei por cima do ombro dele estava o meu amigo a ser "devorado" por um quase desconhecido!

"Não queres que o ... (tal rapazinho que me pos as maus nos joelhos) te leve a casa? e que eu tenho que o levar a ele..." disse-me esse "amigo"... Bem, teve que ser, ele levou o amigo acasa, e eu fiquei naquele bar sozinho com aquele rapaz que pouco dizia... Horas antes eu dei um toque ao "amigo para me vir buscar, a conversa com o tal rapaz tinha-se tornado absurda e de todo ele queria muito mais que conversar... Ele chegou com os vidros do carro completamente enbaciadoa e despetenado, com o rapaz a atirar-se para o colo dele, a beija-lo...

Enquanto iamos para casa eu perguntei-lhe " e então", ao que ele respondeu algo do genero "foi só sexo, ele não tem qualquer tipo de significado para mim".

Eu pensei... não sabia se ficava assustado ou compreendia... não era assim com o Tommy e o Mário no primeiro romance que li sobre homossexualidade "Salto mortal", não era o que eu ouvia nas músicas dos smashing pumpkins, das hole, t.a.t.u., eu não conhecia aquele comportamento...

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
    • Género: Feminino
    • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
      • My Way
    Comisto queria saber se é possivel dizer que existe um submundo para LGBTs, uma mundo fora da sociedade comum, onde à mais liberdade. Não me estou a referir somente a espaços fisicos...

Rogue,

fiquei com algumas dúvidas relativamente ao objectivo do tópico. Podes confirmar-me se é semelhante ao deste?  :)

http://www.ex-aequo.web.pt/forum/index.php?topic=9807.0
      ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Rogue

• Visitante
      Este já e a segunda tentativa de abordar o tema e ninguem diz nada...

Offline gumby

• Associad@
        • Membro Elite
        • It is possible to see a rainbow in the dark.
        Como disse a Scorpio_Angel, o objectivo do teu tópico não é exactamente claro, se calhar é por isso que não tens respostas.

Pessoalmente devo dizer que também não percebi.

clandestino

• Visitante
          Tenho curiosidade em saber como é um, mas ao mesmo tempo receio de não saber o q me espera. :/

Doop!

• Visitante
            Ambos?

Offline Ibearico

• Membro Ultra
              • Género: Masculino
              Ontem fui pela primeira vez a um bar gay e claro esta foi fantastico! O grupo com que estava era incrivel (membros gay do youtube). Marie's Crisis na downtown village em Manhattan e' um piano gay bar onde se tocam e cantam unicamente musicas de shows da broadway! LINDO!

Peco desculpa pelos acentos e cedilha, este teclado americano enerva-me
                Life is not measured by the number of breaths we take, but by the moments that take our breath away!

Kiko20

• Visitante
                Os locais gay são importantes tendo em conta a sociedade que temos, mas ainda sonho que daqui a alguns séculos estes locais sejam desnecessários porque não vai haver descriminação.

Entretanto, tentei fazer uma listagem dos tipos de locais gay que ja conheci ou ouvi falar em Portugal:

- Chats de internet
                - Chats da teletexto
                - Sites de Perfis
                - Canais do mIRC
                - Bares e Discotecas
                - Praias
                - Saunas
                - Parques de Estacionamento e Estradas (acho que se chama sítios de drive-in mas não tenho a certeza)

Entretanto estou esta semana toda em Quarteira de ferias e fiz uma listagem dos locais frequentados pelos gays aqui da zona através da internet, digam-me a vossa opinião ou se conhecem:

- Praia do Cavalo Preto, em Quarteira
                - Zona Poente da Praia da Ilha de Faro/ Zoa Nascente da Praia da Quinta do Lago
                - Zona poente da Praia do Barril
                - Zona Poente da Praia da Manta Rota

Offline Atma

• **
                  • Membro Júnior
                  • Oiiiiii!!!!! Sou brasileira, mas moro na Hungria..
                  Para mim, os bares GL sao sinonimos de liberdade e principalmente, de evitar mal entendidos ao conhecer uma mulher por quem me interesso ou que me é simpática. Como bissexual, nunca conheci nenhuma mulher que se interessasse por mim em ambientes exclusivamente heteros(isso existe?), por isso, quando quero olhar as mulheres e exibir-me um pouco a elas, gostava de ir aos bares Gl, com a certeza de que meu "público alvo" estaria lá... Um abraco!
                    Atma Felho-Hungria.

Offline Filhó

• Membro Ultra
                    • Banido
                    Sem duvida guetos num submundo..num aspecto os ambients nesses sitios são mt pesados e não há liberdade porque e como as aldeias, hás tantas ja toda a gente se conhece perde.se o respeito e mesmo que n conheçam e como se conhececem existe falatória degradação ha qual não me indentifico... mts futilidade acho uma ambiente depressivo e frustrante conheço a noite gay mas não la meto os pés n me indentifico ;)

Offline Allen

• Membro Ultra
                      1-bares gay são simplesmente escapes, como todos os bares..

2- suponho q nestes "locais gays" também se incluiam os sítios onde decorrem as reuniões dos grupos locais da rede, right? ou este mesmo fórum! qual é a diferença?, digam-me. o q vale para uns vale para os outros! também os consideram guetos q alimentam a homofobia? :inq
                      Estes sítios são espaços de socialização, partilha de experiências e ideias, convívio informal, dezenas de outras coisas perfeitamente saudáveis e recomendáves. A Europa não se fez nos cafés de elite? nestes não entrava qqer pessoa, pois n? Ora aí está, de certa forma o q se faz nestes "locais gay" é precisamente.. história. Alteram-se modos de vida e concepções do mundo e da sociedade, ponto.
                      agora venham-me dizer que isso é mau..
                      « Última modificação: 12 de Outubro de 2008 por Allen »

Offline Filhó

• Membro Ultra
                        • Banido

2- suponho q nestes "locais gays" também se incluiam os sítios onde decorrem as reuniões dos grupos locais da rede, right? ou este mesmo fórum! qual é a diferença?, digam-me. o q vale para uns vale para os outros! também os consideram guetos q alimentam a homofobia? :inq
                        Estes sítios são espaços de socialização, partilha de experiências e ideias, convívio informal, dezenas de outras coisas perfeitamente saudáveis e recomendáves. A Europa não se fez nos cafés de elite? nestes não entrava qqer pessoa, pois n? Ora aí está, de certa forma o q se faz nestes "locais gay" é precisamente.. história. Alteram-se modos de vida e concepções do mundo e da sociedade, ponto.
                        Não ponhas tudo no mesmo saco é ridicula e descabid tal comparação, uma coisa a diversão nocturna gay outra são sitios de debate, convivio e as tais trocas de esperiencia, que são chamadas reunioes e associaçoes onde isso se faz..n tem nada haver uma coisa com a outra ;) foi uma saida mt pouco feliz ,pensada e inteligente devias reflectir melhor essas comparaçoes ;)

Offline Allen

• Membro Ultra

Estes sítios são espaços de socialização, partilha de experiências e ideias, convívio informal, dezenas de outras coisas perfeitamente saudáveis e recomendáveis. A Europa não se fez nos cafés de elite? nestes não entrava qqer pessoa, pois n? Ora aí está, de certa forma o q se faz nestes "locais gay" é precisamente.. história. Alteram-se modos de vida e concepções do mundo e da sociedade, ponto.
                          Não ponhas tudo no mesmo saco é ridicula e descabid tal comparação, uma coisa a diversão nocturna gay outra são sitios de debate, convivio e as tais trocas de esperiencia, que são chamadas reunioes e associaçoes onde isso se faz..n tem nada haver uma coisa com a outra ;) foi uma saida mt pouco feliz ,pensada e inteligente devias reflectir melhor essas comparaçoes ;)

Inclui-o, naturalmente, a diversão nocturna nos bares gays, como é óbvio. São actividades lúdicas que não fazem parte do quotidiano da população. Não os misturo com os sítios de convívio gay. Quanto a estes, não retiro um ponto ao que disse.
                          Já agora, eu não tenho "saídas". Tenho opiniões, reflectidas e ponderadas, fundamentadas em princípios sólidos e absolutos, que definem a visão política que tenho do mundo e da sociedade. Ok mate?

O princípio é o mesmo: seja um café gay, uma loja gay, uma associação, um fórum, uma equipa desportiva, uma banda de música, enfim, um qualquer encontro de vontades independentemente da forma que tenha, ligado e direccionado a pessoas lgbt, considero-as saudáveis e necessárias porque promovem a organização do grupo pelo reconhecimento que este faz dos seus direitos naturais, incentiva o intervencionismo político e, numa visão mais global, possibilita o progresso social.
                          Reafirmo o que disse: a mudança social e o progresso de um povo têm por base estes encontros espontâneos de vontade, que defendo que devem ser livres e deixados à consideração da consciência de cada um.

Offline Filhó

• Membro Ultra
                          • Banido

Estes sítios são espaços de socialização, partilha de experiências e ideias, convívio informal, dezenas de outras coisas perfeitamente saudáveis e recomendáveis. A Europa não se fez nos cafés de elite? nestes não entrava qqer pessoa, pois n? Ora aí está, de certa forma o q se faz nestes "locais gay" é precisamente.. história. Alteram-se modos de vida e concepções do mundo e da sociedade, ponto.

Inclui-o, naturalmente, a diversão nocturna nos bares gays, como é óbvio. São actividades lúdicas que não fazem parte do quotidiano da população. Não os misturo com os sítios de convívio gay. Quanto a estes, não retiro um ponto ao que disse.
                          Já agora, eu não tenho "saídas". Tenho opiniões, reflectidas e ponderadas, fundamentadas em princípios sólidos e absolutos, que definem a visão política que tenho do mundo e da sociedade. Ok mate?

O princípio é o mesmo: seja um café gay, uma loja gay, uma associação, um fórum, uma equipa desportiva, uma banda de música, enfim, um qualquer encontro de vontades independentemente da forma que tenha, ligado e direccionado a pessoas lgbt, considero-as saudáveis e necessárias porque promovem a organização do grupo pelo reconhecimento que este faz dos seus direitos naturais, incentiva o intervencionismo político e, numa visão mais global, possibilita o progresso social.
                          Reafirmo o que disse: a mudança social e o progresso de um povo têm por base estes encontros espontâneos de vontade, que defendo que devem ser livres e deixados à consideração da consciência de cada um.
                          ola ora bem principios solidos e absolutos??? :book eu cá pensava que não havia  disso  :P porque existem varias variantes  e diferentes pontos de vista a que levam a reflecçoes diversas com intensidades diferentes logo não é algo dogmatico..enfim mas portanto tanto escreves.te que me dás razão ;) soubes.te por tudo nos devidos lugares, uma coisa e a diversão nocturna gay outra são os inventos, associaçoes (produtivos que alimentam o desenvolvimento de maturidade individual e colectiva sobre sistemas, ideologias, tematicas de todoa quadrante social  e etc) cafés e etc que pormovem o convivo, o debate de ideias mts outras coisas que leva há intervenção social ;)

Offline Allen

• Membro Ultra
                            ola ora bem principios solidos e absolutos??? :book eu cá pensava que não havia  disso  :P porque existem varias variantes  e diferentes pontos de vista a que levam a reflecçoes diversas com intensidades diferentes logo não é algo dogmatico..

agora quem está a ser precipitado naquilo que diz?
                            tudo isso que dizes é verdade.. mas não tem nada a ver com o que eu disse. Eu defendo os meus princípios, porque na análise subjectiva que faço da sociedade, considero-os os mais justos e adequados à sua boa organização. O que tu dizes nem se põe em causa porque um dos princípios (sólidos porque estão na base de tudo o que digo, penso e faço; absolutos porque válidos para todas as situações com iguais características) que defendo com unhas e dentes é precisamente o da liberdade de opinião. tenho pena que não tenhas conseguido chegar lá ;)

..enfim mas portanto tanto escreves.te que me dás razão ;) soubes.te por tudo nos devidos lugares, uma coisa e a diversão nocturna gay outra são os inventos, associaçoes (produtivos que alimentam o desenvolvimento de maturidade individual e colectiva sobre sistemas, ideologias, tematicas de todoa quadrante social  e etc) cafés e etc que pormovem o convivo, o debate de ideias mts outras coisas que leva há intervenção social ;)

mas.. isso é exactamente o que eu escrevi na primeira resposta, que tu obviamente interpretaste de forma errada e, mais uma vez, precipitada. ;)
                            já agora, o que são "inventos" gays? :P não me estou a lembrar de nenhum.... as carteiras para homem, talvez?

Offline Filhó

• Membro Ultra
                            • Banido
                            ola ora bem principios solidos e absolutos??? :book eu cá pensava que não havia  disso  :P porque existem varias variantes  e diferentes pontos de vista a que levam a reflecçoes diversas com intensidades diferentes logo não é algo dogmatico..

agora quem está a ser precipitado naquilo que diz?
                            tudo isso que dizes é verdade.. mas não tem nada a ver com o que eu disse. Eu defendo os meus princípios, porque na análise subjectiva que faço da sociedade, considero-os os mais justos e adequados à sua boa organização. O que tu dizes nem se põe em causa porque um dos princípios (sólidos porque estão na base de tudo o que digo, penso e faço; absolutos porque válidos para todas as situações com iguais características) que defendo com unhas e dentes é precisamente o da liberdade de opinião. tenho pena que não tenhas conseguido chegar lá ;)

..enfim mas portanto tanto escreves.te que me dás razão ;) soubes.te por tudo nos devidos lugares, uma coisa e a diversão nocturna gay outra são os inventos, associaçoes (produtivos que alimentam o desenvolvimento de maturidade individual e colectiva sobre sistemas, ideologias, tematicas de todoa quadrante social  e etc) cafés e etc que pormovem o convivo, o debate de ideias mts outras coisas que leva há intervenção social ;)

mas.. isso é exactamente o que eu escrevi na primeira resposta, que tu obviamente interpretaste de forma errada e, mais uma vez, precipitada. ;)
                            já agora, o que são "inventos" gays? :P não me estou a lembrar de nenhum.... as carteiras para homem, talvez?
                            Olá não me percepitei apenas intepretei o que escreves.te logo a falha e tua  :-X não te explicas.te bem porque se o fizesses como a segunda vez ja tinha percebido  :-\ ...disses.te principios absolutos e não seguis.te com a tua explicação e raciocinio, e levaste-me assim a uma interpertação de acordo com o que escreves.te e não com que pensas em relação ao que escreves, porque por vezes o pensamento não e reflectido com o que se escreve o que leva a varias interpretaçoes....   :P quando escrevo "inventos" refiro.me ao encontros gay e lesbicos de lisboa e outras festarolas que a imprensa conhece mas n tem enteresse em passar para publico em geral, mts desses "inventos" aos quais so sei da sua existencia pela boca do cronista Carlos Castro  :) e as sua cronicas numa revista "cor de rosa"onde por la se passeiam mts figuras publicas a que voçês chama pro-gay  8-)  ;)

Offline Allen

• Membro Ultra
                              Olá não me percepitei apenas intepretei o que escreves.te logo a falha e tua  :-X não te explicas.te bem porque se o fizesses como a segunda vez ja tinha percebido  :-\ ...disses.te principios absolutos e não seguis.te com a tua explicação e raciocinio, e levaste-me assim a uma interpertação de acordo com o que escreves.te e não com que pensas em relação ao que escreves, porque por vezes o pensamento não e reflectido com o que se escreve o que leva a varias interpretaçoes....

não vale a pena, pois não?... quem tiver mais tempo (e paciência) do que eu, faça o favor de continuar.

quando escrevo "inventos" refiro.me ao encontros gay e lesbicos de lisboa e outras festarolas que a imprensa conhece mas n tem enteresse em passar para publico em geral, mts desses "inventos" aos quais so sei da sua existencia pela boca do cronista Carlos Castro  :) e as sua cronicas numa revista "cor de rosa"onde por la se passeiam mts figuras publicas a que voçês chama pro-gay  8-)  ;)

portanto "inventos" = eventos (nunca teria chegado lá... :P)
                              desconheço a crónica desse senhor, nem sei que figuras são essas, e suspeito que esse "vocês" venha embrulhado em bastante desprezo e abjecção. (o porquê, transcende-me) [smiley=desconfortavel.gif]
                              ...

de volta ao in-toppic

site do bairro gay de Amesterdão, o Reguliers. Muito interessante, sobretudo se virmos o esforço conjunto entre os bares, hotéis, discotecas, etc, em organizar actividades (agora sim) "pro-gay". Já lá estive, é em pleno centro da cidade, passam milhares de pessoas por lá todos os dias, é uma rua limpa e arejada, normal como todas as outras e, por isso, a última coisa que lembra é um gueto. Os Amesterdamers têm muito orgulho no bairro e é perfeitamente normal gente hetero combinar um café ou ir sair a este sítio.

Fetch!

• Visitante
                              Uma conquista pela liberdade em alguns sítios. :up

Chinese government backs first official gay bar
                              By Adam Lake • December 21, 2009 - 10:01

China's first official gay bar has opened after a three-week delay sparked by intense media attention. Opening on Saturday evening, the bar is situated in the tourist town of Dali in the southwestern province of Yunnan. It is the first venue of its kind to receive government backing. The project, which was due to be opened on World AIDS day on December 1st, aims to provide help and support for the LGBT community as well as provide information on HIV/AIDS  prevention.

Last year China's Ministry of Health implemented its first ever national programme to curb the spread of HIV/AIDS among gay men. The programme marked a subtle new phase in the one-party-state's attitudes towards homosexuality since sodomy was decriminalised in 1997: No approval, no disapproval and no promotion.

The bar, which was founded by Dali HIV/AIDS charity worker Zhang Jianbo, was given 120,000 yuan (£10,000) of financial support from the government. China's health ministry warned earlier this month that homosexual transmission of HIV/AIDS was gaining pace. Gay sex accounted for just 0.4 percent of new infections in 2005, but that figure had risen to 3.3 per cent by 2007. Of the estimated 700,000 Chinese people living with HIV or AIDS, 11 per cent contracted the virus through gay sex, according to Ministry of Health figures. Zhang, a doctor at a hospital in Dali, said in an earlier interview that raising awareness of the disease among the gay community was "extremely important".

The official China Daily newspaper said in 2005 that the number of gays in China came to around 30 million, although it conceded few were willing to acknowledge their sexuality. While homosexuality is still officially classified as a "mouldering life style of capitalism" in the officially communist state, there are no laws against gay sex or lifestyles. Neither are there any laws protecting Chinese gays from discrimination.

http://www.pinknews.co.uk/2009/12/21/chinese-governement-backs-first-official-gay-bar/

monalisa

• Visitante
                                No outro dia um amigo meu perguntou-me porque é que eu ia a bares gay, quando estava no Porto, porque é que não podia ir a bares não lgbt.
                                Logo na minha cabeça a resposta foi simples: porque lá encontro o pessoal que conheci através da rea e sinto-me melhor no meio do pessoal lgbt, do que noutros bares e discos.

Para estar no meio de heteros, ja estou o tempo todo; há heteros em todo o lado, são a maioria. (Não sou heterofóbica, tá?) Mas o facto de estar num local com pessoal lgbt como eu, e de poder estar à vontade e de falarmos destes temas (coisa que não faço muito com heteros); o facto de estar lá e ver e sentir que o pessoal à minha volta é como eu; o sentir que pertenço a algum lado, este sentimento de pertença a uma comunidade, faz com que eu me sinta muito bem, melhor do que noutros locais não lgbt nem friendly.

O mesmo se passa com a comunidade surda, por exemplo, que eu conheço tão bem. Normalmente é apelidada de “fechada”, porque os surdos gostam e preferem os momentos de convívio entre eles dentro dos espaços das próprias associações de surdos. Mas eles sentem-se livres, mesmo quando dentro de uma associação de surdos. Sentem-se livres porque aí podem encontrar outras pessoas também surdas como eles e que utilizam a mesma língua. Rodeados de ouvintes já eles estão o tempo todo. Mesmo em casa, sentem-se “estrangeiros dentro da própria casa” porque, na maioria dos casos são filhos de pais ouvintes e muitas vezes a família não se interessa por aprender lingua gestual para comunicar com eles. E numa associação de surdos podem comunicar, conversar, conviver com outros surdos, sem a barreira da lingua e da comunicação.

E com a população lgbt penso que se passa algo semelhante. O sentimento de pertença a um grupo, de liberdade, era algo que me fazia frequentar bares e outros locais lgbt. Agora que vivo em Ponta Delgada, uma das coisas que sinto mais falta é precisamente da existência desses locais lgbt onde encontrava pessoal da rea e sentia-me muito bem. Sentia-me livre.
                                « Última modificação: 4 de Janeiro de 2010 por monalisa »

Offline choice

• Membro Ultra
                                  Para mim, liberdade sem dúvida!! guettos parece-me um bocado frio pq isso existe em todo o lado, independentemente da orientação sexual! Liberdade pq como ja foi dito aqui tts vezes posso estar à vontade com a pessoa com quem tenho uma relação, estou com pessoas que sentem como eu, que são como eu e assim sinto-me bem! n q n esteja bem em sitios hetero pq a maioria das vezes é onde vou visto q a maioria dos meus amigos são heteros e qdo estou com eles estou lindamente mas é uma liberdade condicionada, ao contrario de espaços LGBT q é liberdade no verdadeiro sentido da palavra.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                    Bares gay

Iniciado por sphynx « 1 2 3 » Covilhã

51 Respostas
                                    44469 Visualizações
                                    Última mensagem 19 de Maio de 2012
                                    por Miss Alone
                                    Bares e discos gay...

Iniciado por devious_angel « 1 2 ... 14 15 » Braga

281 Respostas
                                    133261 Visualizações
                                    Última mensagem 11 de Dezembro de 2020
                                    por marshaia
                                    21 Respostas
                                    17582 Visualizações
                                    Última mensagem 4 de Junho de 2013
                                    por fmateus
                                    6 Respostas
                                    2340 Visualizações
                                    Última mensagem 8 de Março de 2009
                                    por Vitruvius