rede ex aequo

Olá Visitante16.jan.2021, 07:59:51

Autor Tópico: Bares e locais Gay: Guetos num submundo ou Liberdade?  (Lida 18878 vezes)

Bares e locais Gay: Guetos num submundo ou Liberdade?

Offline HLuso

• Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Nós somos as palavras que escrevemos....
A primeira vez que fui a um bar gay, era então um jovem já na força dos vintes anos, e foi numa noite normal a sair com colegas da faculdade, quando após uns valentes copos, simulei uma ida para casa, e lá fui sozinho, sem medo, destemido, Giro (modéstia à parte...... 8)), louco por poder dançar, sentir-me livre, seduzir etc etc..e curtir Bué a vida!!!!!!!

Quando lá cheguei, pensei que finalmente tinha chegado a casa...estava em "gayland, a terra prometida"..como era possível haver tantos rapazes como eu...a beijarem-se, a dançarem livremente..tantos estilos, de todos os estratos sociais, idades, alturas, pesos, modas etc...Como era possível, que fixe...!!!!Uma imperial por favor!!!!!!!!!! ;D ;D ;D ;D

Hoje, uns anos mais tarde, a coisa que mais me incomoda pelo facto de ser homossexual, é que na realidade é difícil, e quando se tem namorado, manifestar alguma caricia, alguma intimidade em publico, no meio da rua etc...Não digo, andar mesmo aos linguados, totalmente alapados como tantos casais que vemos (nem faz bem o meu estilo ;) ;))...mas por exemplo fazer uma festa, dar um chocho, um sopro no ouvido, um encosto no ombro...gestos tão simples e normalissimos, mais do que adquiridos por quase todos, e tão difíceis para nós...eu pelo menos sinto isso..

Quantas vezes me apeteceu roubar um beijo em publico, estarmos de mãos dadas sob a mesa do restaurante, descansar no tronco do outro etc etc...

Então confesso-vos que na realidade, e quando nos apetece dançar de verdade, beijarmo-nos apaixonadamente, sentirmo-nos como um casal normal, que vai a sítios banais se divertir, beber uns copos, ouvir as suas musicas,  rir etc etc...Confesso-vos que nessas noites, ou nesses fim de noite, nós vamos a sítios gays...e também confesso-vos que me sabe muito bem...

Mas contudo compreendo todas as teorias que defendem que os sítios exclusivamente gays são Guetos...compreendo e até acho uma opinião válida...Mas sinceramente não considero isso uma patologia social (se é que se aplica este termo)...acho e na sociedade actual,uma coisa mais que natural...Claro que tudo deveria evoluir e se modificar, e certamente que o irá...mas também como sabem Roma e Pavia...

Também e de outra forma, ponho a mesma questão...todo as pessoas que frequentam sempre os mesmos sítios, os mesmos bares, os mesmos cafés etc...não terão elas o seu proprio gettho...ou seja a definição de Gueto não será então muito subjectiva e pessoal????

Eu gosto de ir a sítios gays, sinto-me livre, em espaço limpo de preconceitos...e o mais curioso na minha  modesta opinião é que a noite gay (a ligths claro) consegue sempre ser tão imaginativa e criativa que acaba por atrair tanta gente heterossexual...Acho isso positivo, essa capacidade de resgatar outros públicos, ávidos por outra e qualquer liberdade, terrenos de sonho e fantasia, explosão  e grito de vida!!!!

E olhem que em todos os paises que visitei, muita dessa noite encontrei...absolutamente selvagem, por vezes irreverente e muito dentro do imaginário de tanta gente, gays e não gays...

Ou será que conhecem noite melhor que a gay, ou gay friendly, ou open mind ou como quiserem chamar????..eu pessoalmente não conheço, acho a outra noite, e também a conheço bem..acho-a uma seca..careta...e muitas das vezes até pimba!(o que não quer dizer que não haja noite gay pimba, claro!!)

Mas pronto, deixo-vos aqui esta minha reflexão, e acredito que este tema já supostamente deva ter sido aqui debatido, mas como sou novo por estas bandas, fica aqui este desabafo...!!!

beijos e abraços a todos

PS: E para os mais novinhos..a noite gay, como toda a noite, tem os seus perigos, mas também tem as suas coisas positivas, como toda a noite!!!
    Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Cactus_cute

• Visitante
    Eu gosto de ir a sítios gays, sinto-me livre, em espaço limpo de preconceitos...

acho q tens razao em tudo o q dizes: todos nos gostamos de dançar c quem gostamos ou de simplesmente poder estar a vontade, e p isso recorremos forçosamente a bares do genero. ser humano é gregario e procura sempre rodear-se dos seus semelhantes, pelo q a escolha n espanta nem alarma :)
    eu pessoalmente ate gosto mais da musica das discos gays p exemplo (mais comercialuxa ;D) e como para mim uma disco é a musica q passa, ate poderia ser uma disco gotica ou um ash-bar q eu continuava a ir :)

qt a citaçao q te fiz, quero so chamar a atençao q isso n é todo verdade... n é livre de preconceitos o espaço gay. é preconceituoso para com os heterossexuais. na altura da minha vida em q ia c namorados meus acompanhar o meu melhor amigo para discos gays eramos olhados de lado e ouviamos ate comentarios do genero: "heteros q nojo"... ptt a minha opiniao (p estas e outras coisas) ghettos sao as pessoas q neles se fecham q os fazem :-\ triste mas verdade na gd maioria dos casos.

moon_angel

• Visitante
      podem bem ser guetos, coms dizes, HLuso, mas tal como dizes, sabem tao bem...

partilho da mesm opiniao....

e nao dispenso um cafezinho no 100 Medos.... ou uma noite de farra no Trumps... :) :) :) :)

lagarto

• Visitante
        Nao percebo como podem chamar um bar d guetto!!! K eu saiba um bar é um local d convivio e d lazer/divertimento!  ;)

O grande problema da sociedade é k da demasiada importancia ao aspecto exterior! e dai surgem os tais comentarios d ambas as partes (homossexuais e heterossexuais) tipo: "ei k nojo!!!" etc etc!

uma pessoa na sua essencia é um espirito e nao um corpo (eu nao sou religioso)!

o amor é uma força e ou uma energia universal k (por exemplo) une dois espiritos e enquanto as pessoas nao entenderem isso, continuará a haver tantos problemas, preconceitos com a homossexualidade etc!

abraços pa todos

Offline danis

• Membro Elite
          • Mummy, can I have a weapon of mass-destruction?
          Já ouvi varias vezes, pessoas dizerem que não gostam de bares LG porque são guettos e afins, porque hei-de eu de pensar dessa forma, quando a unica coisa que procuro na noite em geral é diversão, convivio com os meus amigos e acima de tudo, desanuviar um pouco da rotina do dia-a-dia?

Eu não tenho que me sentir incomodado por sair para uma discoteca LG, apenas o faço para me divertir, o que resto é-me indiferente.

Se formos por essa ordem de ideias, porque não, locais heteros não serem guettos?
            Fui para os bosques, para viver deliberadamente. Queria viver profundamente, sugar todo o tutano da vida, aniquilar tudo o que não era vida e, não quando eu morrer descobrir que não vivi - Clube dos Poetas Mortos

Whisper

• Visitante
            Num sei, acho que no fundo as vezes é um bocado Guetto!  Eu preferia muito mais que fosse um sitio misto, tanto para gays como para heteros, mas obviamente sitos desses são raros ainda hoje em dia. No entanto de vez enquando eu gosto de ir a uma discoteca LGBT sabe bem estar lá a vontade sem medos, dançar agarra a minha namorada, dar beijos, não ter que me preocupar com nada!  :D

^_~

• Visitante
              Pessoalmente não me queixo mt, pois esteja onde estiver ajo tal e qual aquilo que sou, e se isso passa por estar abraçada à minha namorada em público, dar-mos as mãos, beijar-mo-nos nos lábios. . . desde a pessoa que está cmg n tenha problemas cm isso, tal cm eu não tenho, não me preocupo!
              Já tive pessoas a meu lado que não tinham o minimo problema, e já tive pessoas que mal me dirigiam a palavra em público com medo que alguém desconfiasse de algo! :o [smiley=nao.gif] [smiley=muro.gif] :-[
              sinceramente fui mt mais feliz na relação em que era realmente Eu, e a pessoa q estava cmg era Ela mesma também! Claro que não fomos poupadas a ouvir umas quantas bocas, mas sinceramente preferi (e prefiro) ouvi-las, e ser realmente aquilo que eu sou, do que fazer-me passar por algo que não sou eu, e ter que fingir que a pessoa que amo não passa de uma mera conhecida! :-[ Magoa-me mt mais isso, mas só tenho de o compreender! :-\

setima madrugada

• Visitante
                Começando por responder à pergunta do post, bares/discos gays para mim são mais sinónimo de liberdade do que guetto. É assim que as vejo. Não vejo como poderá ser um guetto ou tornar-se num..

Para mim é um sítio de liberdade porque tenho necessidade de estar rodeada por pessoas em igual condição que a minha: homossexuais. Saber que posso fazer qualquer comentário, saber que posso ter qualquer atitude que noutro sítio "hetero" me iria comprometer, e ali saber que posso estar à vontade. Tanto eu, como os meus amigos.

Há testemunhos aqui de pessoas que dizem que em qualquer sítio estão para ter demonstrações de afecto; mas, em qualquer sítio correm o risco de serem insultados ou até maltratados (há casos de violência devido à homofobia).

Além disso, bares/discos gays só se tornam "más influências" se nós o permitirmos. Assim como qualquer sítio na noite!

Whisper

• Visitante
                  Exatamente madrugada! Nós quando falamos mal de um sitio gay, se esse sitio é um gueto é porque nos o fizemos assim!!

Offline x-icon

• Membro Ultra
                    • Keep on Jumping!
                      • CO-MYX-TURA
                    Penso que são um bocadinho de ambos. Se bem que os bares gay já começam a ser frequentados por todos (idependentemente da orientação), por isso parece-me que a componente gueto está a desaparecer e os bares gays tão a ter uma componente formativa/pedagógica...
                     :-*
                      comyxtura.blogspot.com

super

• Visitante
                      Aproveito o tema [eu pesquisei mas nao achei um especifico, tsa'? lol] para lancar o caos.. :devil

Compreendo a busca por parte de algumas pessoas por espacos gay friendly no entanto (socialmente) nao sera' isso um acto de auto-exclusao na sociedade? Estaremos perante a criacao de sub-culturas? Ou melhor... sub-espacos?

Ha' todo um combater (social) pela igualdade de direitos porem ha' toda uma (auto)exclusao na escolha de espacos (gay) para estar ('a vontade?).

Estes chamados sitios gay friendly nao serao a antitese 'as manifestacoes publicas.. nao serao o judas da luta pelos direitos?

Atencao, nao pretendo a explicitacao do porque da procura pelos espacos gay, pretendo apenas lancar a discucao do impacto dessa escolha, faco-me entender? ;)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                        • Género: Feminino
                          • Homofobia
                        Atencao, nao pretendo a explicitacao do porque da procura pelos espacos gay, pretendo apenas lancar a discucao do impacto dessa escolha, faco-me entender? ;)

Acho que colocas uma questão super interessante e muito pertinente, super.

Imagino que algumas pessoas vão a espaços gay porque não se sentem preparadas para viver abertamente a sua orientação sexual noutros espaços. Outras será porque querem ir só para arranjar alguém e é muito mais fácil ter a certeza (ou ter mais pontaria de encontrar alguém com a mesma orientação sexual).

Eu penso que ainda estamos num estado em que é difícil conciliar uma abertura total na forma de estar, por isso, idealmente, para mim, acho que as pessoas LGBT deviam tentar ocupar e mobilizar-se em ambos os espaços para que progressivamente a divisão se mitigue.

Mas isto cabe a cada um. E, infelizmente, mas também compreensivelmente, muitas pessoas não estão de todo preparadas para uma visibilidade da sua orientação sexual que implica demonstrações de afecto num local dito comum. E entretanto ficam-se pelos bares gay, porque é, em determinado grau, o mais seguro.

Se é bom para a aceitação da sociedade? Talvez não. Mas se ir a bares gay ajudar a conhecer outros LGBT e a sentir-se melhor a partir daí consigo e mais confiante para se assumir aos outros ou estar assumido sem problemas, podemos também ver os bares gays como uma ponte ou meio, e não necessariamente um problema. Mas, mais uma vez, depende mesmo muito da forma de estar e de como cada um se sente e o que consegue fazer na forma como lida com ser assumido "publicamente".

Posso testemunhar que é de longe mais positivo estarmos à vontade em qualquer lado e não ter receios por isso. Mas como muitas outras pessoas também tive um processo para aqui chegar, mais ou menos demorado. Cada um tem o seu tempo. Cada um tem mais ou menos apoios. Cada um tem mais ou menos força, para sair desse armário que é imposto, ainda, socialmente. :)

Puf... daqui a pouco isto soa a discurso!... lol :o

"I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

super

• Visitante

Posso testemunhar que é de longe mais positivo estarmos à vontade em qualquer lado e não ter receios por isso. Mas como muitas outras pessoas também tive um processo para aqui chegar, mais ou menos demorado. Cada um tem o seu tempo. Cada um tem mais ou menos apoios. Cada um tem mais ou menos força, para sair desse armário que é imposto, ainda, socialmente. :)

Entendo a facilidade (a meu ver um quanto ou nada ilusoria) de determinados espacos (gay) porem nao deixo de achar tal situacao um contra-senso :wor

Nao querendo estar aqui a discutir a importancia de certos actos mas penso que este - o de viver em sociedade sem qualquer tipo de (auto)exclusao - tera' um impacto social maior que manifestacoes pontuais [nao sendo eu contra as ditas!].

Acredito (e nao querendo complicar o que ja' e' complicado! lol) que a nao existencia de sub-espacos iria funcionar como um bom processo de socializacao, onde possivelmente determinadas situacoes seriam dadas como adquiridas. Desta forma talvez teriamos uma reproducao social positiva (em vez da actual negativa).

E' um assunto a pensar, que me faz pensar no "como seria se..." ;)

Offline the_beekeeper

• *
                            • Novo Membro
                            • I am here for the beekeeper.
                            o que é certo é que os bares chamados gay de lisboa (para nao falar dos do porto) sao meio chatos. mas acrescento que se os de lx sao chatos, por exemplo, os de barcelona, onde estive recentemente, ainda me chatearam mais.
                            ainda gozaram comigo em bcn porque em lx somos uns atados e etc, mas nao caímos em situaçoes como as que vi por la.
                            nao sei se a liberdade que se quer, liberdade da noite, no caso, nao adquirirá formas estupidamente tristes, como as que se vêem pela europa fora, ou em sidney ou nos EUA, pk o que é certo é que vejo 1000 reportagens e docs sobre o assunto e parece-me que as pessoas nesses locais querem ser livres para poderem dar azo a exageros com os quais eu, por mim, nao me coaduno.
                            e, claro, tb ja estive com um namorado no trumps ou nao sei onde, aos beijos, na boa. alias, ja tive até problemas por o fazer no lux uma vez. nao estou aqui a falar de situaçoes de "pure enjoyment" a dois (ou mais?) que sejam de facto aceitáveis.

Nao sei bem onde me colocar mas gueto significa que somos nós, homossexuais, contra os outros. nao posso concordar com isso. qto à liberdade ainda preciso de tempo para chegar a alguma conclusao. parece que 5 ou 6 anos disto nao chegaram para concluir algo...

bom fim de semana.
                              the beekeeper.

Offline mIsS

• Membro Elite
                              • my smile
                              Não vejo os locais gays e os locais ditos heteros sendo o 1º sinónimo de gueto e o outro sinónimo de liberdade!

A distinção entre os locais hetero e homo é a prova evidente de que a discriminação continua a existir,se diferença não existisse ainda nesta sociedade heterossexista não havia o porquê de rotular os locais consoante as orientações daqueles que os frequentam! Qualquer dia chegamos ao rídiculo de wc´s gays, supermercados gay, etc! por favor!!

Na escolha de uma discoteca por exemplo há que ter em conta a dualidade,música e o seu ambiente!

Hoje em dia os homossexuais são condicionados aos locais homossexuais, uma vez que nos locais heterossexuais não se podem expressar com o à vontade que gostariam e se o fazem são de imediato alvos de chacota, olhares ou até mesmo expulsos.
                              Mas também há casos de bom senso conheço heterossexuais que pelo facto de terem amigos homo e na tentativa de evitarem a discriminação deles sujeitam-se ao ambiente homo!  ;)
                              « Última modificação: 2 de Abril de 2005 por mIsS »
                                Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Whisper

• Visitante
                                Bem so digo que este fds fui ao T e vi coisas que nunca vi numa discoteca hetero e é algo que continuo a ver constantemente em sitios gays, especialmente no T. São cenas que me fazem perder a vontade de ir a sitios destes....

nicsparks

• Visitante
                                  Bem so digo que este fds fui ao T e vi coisas que nunca vi numa discoteca hetero e é algo que continuo a ver constantemente em sitios gays, especialmente no T. São cenas que me fazem perder a vontade de ir a sitios destes....

Podes esemplificar para podermos "responder" ao teu post?

kisses
                                  nic :-*

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                                    • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
                                      • SafeLight Vídeos
                                    eu xamar-lhes-is mais de escape!

:-\ :-\ :-\ infelizmente. :-\ :-\ :-\

Offline oziris

• Membro Ultra
                                    • Os que vivem de amor, vivem de eternidade...

São apenas sitios onde podemos ter a nossa privacidade,liberdade um pouco protegida, sem olhares nem palavras fora do contexto.
                                      " ... tive de a perder para entender que o sabor das coisas recuperadas é o mel mais doce que podemos experimentar. " Paulo Coelho

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                                      • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                                        • My Way

Acho que é uma falsa liberdade... a verdadeira liberdade de um individuo (que não provoca danos em terceiros) não está restrita a um micromundo - como é o caso...

~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        Bares gay

Iniciado por sphynx « 1 2 3 » Covilhã

51 Respostas
                                        44469 Visualizações
                                        Última mensagem 19 de Maio de 2012
                                        por Miss Alone
                                        Bares e discos gay...

Iniciado por devious_angel « 1 2 ... 14 15 » Braga

281 Respostas
                                        133259 Visualizações
                                        Última mensagem 11 de Dezembro de 2020
                                        por marshaia
                                        21 Respostas
                                        17582 Visualizações
                                        Última mensagem 4 de Junho de 2013
                                        por fmateus
                                        6 Respostas
                                        2340 Visualizações
                                        Última mensagem 8 de Março de 2009
                                        por Vitruvius