rede ex aequo

Olá Visitante17.set.2019, 20:09:14

Autor Tópico: Ser LGBT no Porto  (Lida 31905 vezes)

Ser LGBT no Porto

Offline meteorito

• Membro Total
  • Género: Masculino
amiga, não me parece k estejamos fora do tópico.

o k estamos a dizer é k ser jovem e LGBT no Porto torna-se mt mais agradável conhecendo o grupo local da rede ex aequo! ;)

Safelight, concordo perfeitamente contigo. Obviamente que isto não está relacionado com "ser lgbt no porto", mas a verdade é que ser jovem e lgbt torna-se muito mais interessante a partir do momento em que saímos do nosso buraco e começamos a criar amigos, como os que vamos encontrando aqui na rede ( e não, não estou a dar graxa :P ) a nossa vida ganha logo uma outra dimensão :)

"Abre-te Sésamo
    Cessa-me o castigo"

Casos de violência homofobica no Porto

MaryFanatic

• Visitante
    Um dos meus grandes medos é ser vitima de violência no Porto.Quando leio os jornais com noticias de rapazes a levarem tareias por partes de guanges ,fico alarmado.Posso nâo mostrar isso,mas sou uma pessoa ultra sensivel quando se trata de insultos e ameaças devido a uma experiencia traumatizante na minha juventude.Eu sei que isso é algo que devo aceitar pq é impossivel alguem ser gay e nunca ter encontrado homofobia.

Nas reuniôes em que estive nunca perguntei a nimguem sobre isso.Tenho sempre essa imagem de sair do local de encontro e um grupo de broncos a atirar-se sobre mim.Nunca sabemos o que o ser humano pode fazer.Já foram vitimas de insulto no Porto.Com o caso trágico da Gisberta.a homofobia e a transfobia deve srr algo mto presente nesta terra.

Ser LGBT no Porto

Offline SafeLight

• Membro Vintage
      • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
        • SafeLight Vídeos
      sinceramente penso k "encontrar homofobia" ao virar da xkina é uma kestão de sorte ou azar pois ela existe em todo o lado.. mas mais xpecificamente no Porto, e por experiencia própria digo: é sorte/azar...

Ser LGBT no Porto

LusoBoy

• Visitante
      Hoje despedi-me do meu namorado nos Aliados com um beijo na boca, resultado... ninguém ligou. É o costume. O que é feito com naturalidade nem é notado.

Ser LGBT no Porto

Offline Miza

• **
        • Membro Júnior
        • Género: Feminino
        • Be Happy!!!
        Não tenho muito que dizer sobre este assunto ::), As minhas relações com outras moçoilas foram tão rápidas e vagas que nem deu tempo pa ser vitima de homofobia!loli :-\!
        Mas a verdade é que a ignorâcia é abundante nesta terra e ouve-se cada uma!  :-X
        Mas concordo com a SafeLight, é uma questão de sorte/azar!!

Adoro poemas do Antoninho!! Viva Scorpio!! 8)

Ser LGBT no Porto

Offline miSsy

• Membro Sénior
          • Super human
          é um terror... cm em todo o lado!
            "i can't choose who I am going to love.. my heart does it for me!" (by Me)

Ser LGBT no Porto

Osidian

• Visitante
            É complicado..

Acredito que em certos sítios e em certas situações é capaz de ser possível ser-se mais liberto de preconceitos e medos, e conseguirmos expressar as nossas emoções de forma mais desinibida.. PORÉM!!

É preciso ter cuidado.. Um amigo meu tem o maxilar partido.. pela 5ª vez..

Um grupo de gajos que mora perto dele, não são gunas nem nada do género, mas são muitos e têm a mania.. descobriram que ele era gay pela internet, julgo que pelo hi5 até.. e desde então sempre que a oportunidade surge n pensam duas vezes e lá vai porrada.. E como a notícia já se espalhou por quase toda a vizinhança, inclusive escola, ele agora é fortemente ostracizado e posto de lado. Sempre que entra na escola atiram-lhe pedras e ofendem-no do pior.

Ser-se livre e destemido é uma coisa.. mas é preciso ter noção que somos uma minoria.. E que a polícia muitas vezes não nos leva a sério, a sociedade está "contra nós". Somos uma minoria em vários aspectos, em todos os maus, certamente.

Acho que quem se expressa livremente em publico tem uma coragem que é de louvar.. mas.. tenham cuidado. =)

Ser LGBT no Porto

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
              • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                • My Way
              Um grupo de gajos que mora perto dele, não são gunas nem nada do género, mas são muitos e têm a mania.. descobriram que ele era gay pela internet, julgo que pelo hi5 até.. e desde então sempre que a oportunidade surge n pensam duas vezes e lá vai porrada.. E como a notícia já se espalhou por quase toda a vizinhança, inclusive escola, ele agora é fortemente ostracizado e posto de lado. Sempre que entra na escola atiram-lhe pedras e ofendem-no do pior.

O teu colega tem conhecimento do projecto da rede ex aequo - Observatório de Educação?
              Dado o teu relato da situação que ele vive na escola, esta encaixa perfeitamente nos parâmetros do mesmo.

Observatório de Educação

Consciente de que ainda ocorrem muitas situações de homofobia e transfobia nas escolas em Portugal e que, por esse motivo, a escola ainda não é um espaço seguro para muitos jovens homossexuais, bissexuais e/ou transgéneros, ou percepcionados como tal, a rede ex aequo decidiu lançar o seu Observatório de Educação.

Com um formulário online, especialmente desenhado para o efeito, desejamos dar voz e reportar todas as situações de discriminação, de qualquer cariz, respeitantes ao tema da orientação sexual e identidade de género que tenham ocorrido em estabelecimentos escolares em Portugal.

Se foste alvo ou testemunha de uma situação de discriminação, física ou verbal, por homofobia ou transfobia, convidamos-te a preencher o nosso formulário e enviá-lo para a morada de email oficial da associação.

No final de cada ano lectivo, a rede ex aequo irá compilar e tratar todas as queixas recebidas e enviá-las ao Ministério da Educação, de modo a que o Estado possa ter maior consciência dos problemas de agressão psicólogica e/ou física sofrida por jovens, professores e funcionários, assim como das ocorrências de veiculação de informação incorrecta, preconceituosa e atentatória dos direitos humanos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgéneras, no espaço escolar.

Mais informação aqui:

http://www.ex-aequo.web.pt/forum/index.php?topic=9768.0

http://www.ex-aequo.web.pt/observatorio.html
                ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Ser LGBT no Porto

Osidian

• Visitante
                Obrigado pela sugestão. :)

Ele tem noção que pode recorrer a várias instituições de apoio para o ajudarem nesta situação, mas não sei se já o fez. Na altura fartei-me de o incentivar a procurar ajuda e a denunciar o caso. Não nos falamos há algum tempo já. Espero que tudo esteja resolvido. :\

De qualquer das formas, eu pretendia apenas mostrar o lado menos positivo desta situação toda. Todos sabemos que ele existe, mas convém tê-lo presente. :| Desculpem o pessimismo.

Ser LGBT no Porto

Offline miSsy

• Membro Sénior
                  • Super human
                  se nós tempos direitos.. tanto universais.. como em portugal.. por alguma razao eles existem...!!!!
                  não e so pa estarem nos livrinhos!!
                  acho completamente horrível esse tipo de cenas... s calhar se fosse a uma pessoa que merecesse mesmo levar alta porrada eles nao faziam nada...
                  enfim...
                    "i can't choose who I am going to love.. my heart does it for me!" (by Me)

Ser LGBT no Porto

elisaday

• Visitante
                    Ser LGBT no Porto...
                    Talvez este seja um daqueles assuntos onde existirá sempre uma pitada de controvérsia, mais que não seja pelo facto de cada um de nós possuir uma experiência diferente.
                    Uns dizem que ser-se LGBT é na boa. Que as mentalidades estão diferentes. Porém outros afirmam que é complicado. Que continua a ser "segredo de estado".
                    Uns são compreendidos pela sua opção, outros não são tão compreendidos. Serão apenas rotulados ou como que portadores de uma doença ou como motivo para conversa de café.
                    Enfim. Na minha opinião acredito que ou se tem sorte ou se tem azar nos lugares onde passamos, nas pessoas que conhecemos, etc. Mas o mais importante, penso eu, é tentar continuar sempre com a cabeça erguida e se existir arrependimento que seja pelo que não tentamos fazer.

Ser LGBT no Porto

Magic

• Visitante
                      Pois bem, sou do Porto e sempre vivi aqui. Confesso que hoje em dia tenho vários momentos em que me apetecia mudar de cidade, de país, mas talvez tenha mais a ver com uma questão de novas culturas e mentalidades do que o facto de estar no Porto.
                      Quanto à questão lançada não posso actualmente dar 1 resposta, apenas porque no meu ciclo de amigos não existem LGBT, e como tal, não frequento sítios propriamente ditos "direccionados para". No entanto, acho que me faria bem passar pela experiência, deve ser óptimo podermos ser nós próprios, sem condicionalismos a toda a hora.

Magic

Ser LGBT no Porto

Offline Nuvem

• *
                        • Novo Membro
                        Oi,

Sou um novo membro e tenho estado a ler algumas mensagens. A ti sinto-te angustiada por não partilhares esse sentimento, mas achas q é assim tão importante? Não é mt mais importante o que sentes ou sentem? Acho q os outros podem sp estragar e estragam as "nossas vidas". É isto que torna estas relações especiais e cúmplices desta forma. Por mais q nos digam q vão entender vai sp chegar aquele momento... Deves viver c intensidade o q sentes q só a vocês diz respeito. Quanto aos "sítios" próprios de q falas, na minha opinião tb n s importantes nem necessários. Acabam por se tornar e nos tornar diferentes qdo o q queremos é viver na igualdade e na "normalidade".
                        Bjs

Ser LGBT no Porto

Offline doudda

• *
                          • Novo Membro
                          ois!

Para mim, ou melhor no meu caso, não tem muito haver com a cidade do Porto em si, mas pelo medo que a sociedade me inspira. Das poucas vezes que me esqueci do mundo à minha volta e agi normalmente não tive problemas nenhuns. Mas como maior parte do tempo estou consciente de que estou em público, retraio-me. :-[
                          Estou na esperança que agora que vou estudar uns meses para fora, eu consiga esquecer os meus medos e quando voltar me aperceba que o Porto não é tão pequeno quanto isso e que não vou encontrar pessoas que conheçam os meus pais em cada esquina. :D

Ser LGBT no Porto

MaryFanatic

• Visitante
                            Ser LGBT no Porto é bom para mim.Quanto mais tempo estou aqui,mais força de vontade tenho em acabar os meus estudos,fazer as malas e emigrar.

P:S:Lembro que isto foi escrito num momento de fúria.

Ser LGBT no Porto

Magic

• Visitante
                              finalmente li o teu comentário, acho que tens razão e muito do que dizes, ás x é que a nossa cabeça de baralha e dá 1 nó, mas são fases.
                              obrigada pelas tuas palavras
                              bjs
                              magic

Um casal do Algarve insultado pela policia no Porto

MaryFanatic

• Visitante
                                Li no jornal que um casal gay foi humilhado ,ameacado e insultado pela Policia no Porto.Tristezas como essas sao de lamentar.E depois dizem que nao ha preconceito?

Ora la.Como e que podemos sentir seguros se ate a Policia nos odeia?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                                  • Ecce Somnium!
                                    • Bravis esse laboro, obscuro fio
                                  Em que jornal leste isso?
                                    Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline Sakura

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Elite
                                    • "Nobody sits in my chair."
                                      • SNAFU
                                    Li no jornal que um casal gay foi humilhado ,ameacado e insultado pela Policia no Porto.Tristezas como essas sao de lamentar.E depois dizem que nao ha preconceito?

Ora la.Como e que podemos sentir seguros se ate a Policia nos odeia?

Sim... por acaso também tenho curiosidade em saber onde é que leste isso. Por acaso não fazia a mínima ideia.

Não sei se devemos por as coisas dessa forma. Obviamente que se são policias não deveriam ter esse tipo de atitude discriminatória fosse com quem fosse.. mas também não acho correcto generalizar isso para toda a Policia e partir logo do principio que "até a Policia nos odeia".

Em todo o lado existem actos de homofobia e discriminação.
                                      "I always felt there were two kinds of people: wolves and sheep - those who kill and those who get killed."

alis volat

• Visitante

Em todo o lado existem actos de homofobia e discriminação.

Assim como existem bons e maus profissionais. A segurança está na certeza de que existem procedimentos que garantem a não impunidade destes actos.