rede ex aequo

Olá Visitante31.mar.2020, 20:59:04

Autor Tópico: Comédia vs Homossexualidade: até onde ou o que tolerar?  (Lida 9259 vezes)

Comédia vs Homossexualidade: até onde ou o que tolerar?

Offline Hain

• Membro Elite
  • Género: Masculino
  • God help the outcasts
Claro, os estereotipos não devem ser desrespeitados, fazer humor com eles, não significa humillhar, nem destrui-los...os estereotipos gays existem, assim como existem estereotipos heteros,e podemos fazer CARICATURAS, mas daí a atribuir conotações homofobicas, vai uma grande diferença...

O Nosso mal, nosso dos Gays, é que não convivemos muito bem com os nossos estereotipos, pois face aos ataques homofobicos que somos alvo, os nossos estereotipos têm sido o meio mais facil e vulneravel para nos atingir...

A minha questão é a de não perceber porque é que os esterótipos não devem ser desrespeitados... Talvez seja do verão, o calor, etc etc, mas não estou a compreender esta teoria  :-\ Por exemplo, o que é "conviver com os nossos estereótipos"? Nós convivemos com estereótipos? Os estereótipos somos nós? Os estereótipos são iguais para todos (quando existem)?

Não sei, é com alguma perplexidade que encaro esta teoria... mas talvez não esteja a perceber bem :) Help is needed :)

Realmente acho que há formas interessantes de abordar a representação dos esterótipos, mas não sei se a distimção entre a brincadeira e o insulto é assim tão clara... quem define o que é brincadeira e o que é malicioso?

Quem a faz não é aquele que vê/ouve a brincadeira? :-\

Hum, sim, acho que é assim. Mas já agora, e porque vivemos numa sociedade homofóbica, são muitos os discursos homofóbicos que passam por brincadeira; sendo homofóbicos, contudo, são igualmente abusivos. Tudo depende da óptica de quem vê/ouve, certo, mas será tão fácil distrinçar discursos que ao mesmo tempo tenham vertentes homofóbicas em termos de brincadeira? Aceita-se melhor um personagem homossexual que faça brincadeiras com teor homofóbico sobre a orientação sexual numa qualquer série/filme? O facto de uma pessoa/personagem pertencer a uma determinada minoria/classe/característica dá-lhe o direito automático à utilização de certo vocabulário que proferido por outra pessoa seria imediatamente considerado incorrecto?

Achei interessante o exemplo do Doop! relativamente à imagem passada pelos media sobre os negros. Por vezes, penso eu, as pessoas assumem uma postura que consideram que quebra com os moldes daquilo que é esperado por eles socialmente, sem se darem conta de que estão na verdade a aderir à ideia pré-feita que a sociedade tem deles. Por exemplo (e este é um exemplo entre outros) certas posturas de homens negros no mundo do rap definem claramente a imagem de um homem que é sexualmente activo, rico, enfim, tudo o que é supostamente bom; não se dão conta, contudo, de que personificam a ideia do ghetto, do mundo das drogas, da ideia capitalista, aderindo assim ao modelo da própria sociedade.

Tudo isto para dizer que por vezes habituamo-nos a certa imagem, tomamo-nos como nossa, e depois ficamos deveras espantados quando o desenvolvimento não vem... algo para pensar, acho eu.
    A life without passion would be a life barely worth living.

Offline HLuso

• Membro Elite
    • Nós somos as palavras que escrevemos....
    A minha questão é a de não perceber porque é que os esterótipos não devem ser desrespeitados... Talvez seja do verão, o calor, etc etc, mas não estou a compreender esta teoria  :-\ Por exemplo, o que é "conviver com os nossos estereótipos"? Nós convivemos com estereótipos? Os estereótipos somos nós? Os estereótipos são iguais para todos (quando existem)?
    Não sei, é com alguma perplexidade que encaro esta teoria... mas talvez não esteja a perceber bem :) Help is needed :)

Vamos lá ver!

Existem estereotipos gays, certo?Existem pessoas que praticam ou caracterizam-se por esses estereotipos, e disso não podemos fugir...

Deixa lá ver um estereotipo gay, um exemplo....hummm......ok, os maneirismos por exemplo,o pulso partido ou tambem o chamado pulso à raiz quadrada, ok? Esse é um exemplo de estereotipo gay, ou seja, o rapaz que coloque usualmente o punho nessa posição, é logo associado como gay, portanto um estereotipo.

Claro que nem todos os individuos do sexo masculino que colocam o punho assim são gays, nem, e por outro lado, ser gay significa colocar o punho assim...Contudo esta maneira de colocar o pulso, está largamente associado aos gays, e essa razão, essa conotação, apareceu, consolidou-se, porque na realidade foi uma caracteristica identificada em muitos casos de individuos gays, obviamente que depois foi "ampliada" ou neste caso estereotipada...

Assim sendo, eu acho que se isso, colocar o punho à raiz quadrada, faz parte do nosso "folclore", se foi estereotipado assim, e como não podemos eliminar radicalmente estereotipos bem implantados, devemos aceita-los e assumi-los como estereotipos da nossa "cultura gay", e dessa forma podemos deixar que se brinque com eles, mas não os desrespeitando na sua essencia....entenda-se que desrespeitar aqui, neste contexto, é deixar que lhes seja, aos nossos estereotipos, atribuida uma conotação negativa, maligna, perjurativa etc

Ou seja,  e voltando ao exemplo do pulso, podem brincar com esse estereotipo, mas não podem usa-lo como forma de humilhação, de rebaixamento etc...Porque acima de tudo, não há mal nenhum em ser gay e ter maneirismos, isso deve ser respeitado. E isto digo eu que sou um gay completamente masculino. Mas sei, aliás sabemos, que os maiores e mais comuns ataques homofobicos, são precisamente contra aquelas pessoas, pessoas com a mesma orientação sexual que eu, mas que têm maneirismos...

Por isso nós, devemos acarinhar os nossos estereotipos , e não deixar que se aproveitem deles para magoar pessoas, pessoas com a nossa orientação sexual, isto porque sempre que um gay é humilhado pelos seus maneirismos, não é só ele que é agredido, somos todos nós, os que têm e os que não têm, Todos!

Não sei se me percebeste agora?  ;)
      Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline Hain

• Membro Elite
      • God help the outcasts
       Hum, ok, começo a perceber melhor o teu ponto de vista...

Responder
      Contudo esta maneira de colocar o pulso, está largamente associado aos gays, e essa razão, essa conotação, apareceu, consolidou-se, porque na realidade foi uma caracteristica identificada em muitos casos de individuos gays, obviamente que depois foi "ampliada" ou neste caso estereotipada...

Mas aqui é que não concordo. Um estereótipo é uma generalização feita sobre um grupo e dizer-se que determinada característica foi "identificada em muitos casos" é simplesmente aderir ao esterótipo e não necessariamente à realidade. Agora, se me mostrares um estudo estatístico, com uma população considerável, que realmente demonstre determinada característica, isso IMHO já é outra situação uma vez que se comprova na realidade.
       Em que te baseias quando, por exemplo, alegas que determinada característica se encontra em muitos indivíduos? Um estereótipo não implica necessariamente uma relação verdadeira com a realidade, e nem mesmo uma relação com a maioria dessa realidade. Pode até ser mesmo a situação de casos isolados, que devido a questões políticas e sociais são tomados como representativos de um grupo. E a isso damos o nome de estereótipo.

E enfim, seguindo esta ideia, coloca-se-me a questão: a quem favorece a existência de estereótipos? Não será certamente ao grupo estereotipado. Não sei muito bem o que se entendo por "nosso folclore" e não sei se a luta pelos direitos LGBT não passa exactamente pela eliminação desses "estereótipos bem implantados". São bem implantados por quem? E porquê? Que propósitos servem? A quem agradam?

Não será um estereótipo, por si mesmo, algo de negativo?

São estas as questões que tenho... Acho que podemos acarinhar pessoas, e não estereótipos, porque a superficialidade dos mesmos nunca chega a permitir conhecer a profundidade da pessoa sobre a qual estes se reflectem. Acho eu :)
        A life without passion would be a life barely worth living.

Offline HLuso

• Membro Elite
        • Nós somos as palavras que escrevemos....
        Hain,

Bem, o estereotipo está relacionado com o preconceito, logo, de certa forma, não é uma coisa positiva.Assim, por definição, o estereotipo  é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, portanto é uma imagem que depois fica mal cotada, daí a tal relação com o preconceito.

No caso da imagem estereotipada do homossexual com maneirismos (caso pulso "partido" etc), e quando digo que foi uma caracteristica identificada em muitos casos, obviamente que não tenho nenhum estudo comprovativo, mas a verdade é que ao longo dos tempos e das sociedades, esse comportamento foi sempre a "imagem de marca" da homossexualidade masculina, se essa imagem se transformou em estereotipo, relacionando-se assim com o preconceito (isto pela definição de estereotipo) apenas se deve ao facto da existencia da homofobia.

E quando digo "imagem de marca da homossexualidade masculina", digo-o porque, durante muito tempo, os unicos, ou os mais visiveis dos homossexuais masculinos, sempre foram os que tinham maneirismos, porque os outros, os sem-maneirismos, nunca eram associados a tal.Daí que se criou uma imagem daquilo que se via  e não daquio que não se via.

Agora, e na realidade, eu penso na questão dos maneirismos, um pouco mais a montante, como para mim, eles são historicamente manifestações legitimas do tal "folclore gay", não vejo mal nenhum em os perfilhar como uma caracteristica que existe (assim como outras) no comportamento gay, e embora seja considerado um estereotipo, deve lhe ser então retirado, a tal relação com o preconceito.Separa-los!

Ou seja, podem até achar que todos os gays têm maneirismos, não ha problema!Mas onde está escrito que ter maneirismos é errado?Ou porque se ha-de ter preconceito com os maneirismos? ;)
          Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline Safira

• Membro Elite
          • Género: Feminino
          • "Tempus Omnia Revelat"
          Sorte que tenho um grande sentido de humor  lol
            "Tempus Omnia Revelat"

Offline Arms

• Membro Vintage
              • Reflection
            Depende muito da forma como as coisas são abordadas. A comédia tem a vantagem de poder brincar com todas as situações, mas o inconveniente de ser difícil descobrir como abordá-los. E qualquer pessoa sabe reconhecer quando algo é divertido e inteligente e quando algo é comédia de mau gosto.
              Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
              Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Safira

• Membro Elite
              • Género: Feminino
              • "Tempus Omnia Revelat"
              senão dá em tribunal como muitos casos bem conhecidos xD
                "Tempus Omnia Revelat"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                450 Respostas
                80847 Visualizações
                Última mensagem 25 de Fevereiro de 2015
                por imystp