rede ex aequo

Olá Visitante03.abr.2020, 05:30:39

Autor Tópico: Comédia vs Homossexualidade: até onde ou o que tolerar?  (Lida 9267 vezes)

Comédia vs Homossexualidade: até onde ou o que tolerar?

Doop!

• Visitante
São só piadas... para quê lhes dar demasiada importância? É ridículo!

Porque ao contrário da maioria das categorias de coisas/pessoas com as quais se goza, os/as homossexuais/transsexuais/transgéneros nem sempre recebem o respeito que significa que seja de facto assim tão aconselhável admitir-se que se mantenham objectos de gozo - tem de haver equilíbrio, e não sei se o há sempre.

Mas... bem, eu sei que o ex-aequo mais que uma função de discussão tem uma função de permitir aos seus membros despejar e partilhar, por isso sei que provavelmente não é adequado tentar questionar as percepções que os outros têm, e discutir as ideias subjacentes. Por isso acho que me calo e afasto de vez deste tópico de vez.

(Pena, no entanto, eu não conhecer espaços em Português em que de facto se discuta.)

Fiquem bem, boa gente, divirtam-se. x)
« Última modificação: 11 de Julho de 2006 por Doop! »

Offline Arms

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
      • Reflection

Porque ao contrário da maioria das categorias de coisas/pessoas com as quais se goza, os/as homossexuais/transsexuais/transgéneros nem sempre recebem o respeito que significa que seja de facto assim tão aconselhável admitir-se que se mantenham objectos de gozo - tem de haver equilíbrio, e não sei se o há sempre.

Mas... bem, eu sei que o ex-aequo mais que uma função de discussão tem uma função de permitir aos seus membros despejar e partilhar, por isso sei que provavelmente não é adequado tentar questionar as percepções que os outros têm, e discutir as ideias subjacentes. Por isso acho que me calo e afasto de vez deste tópico de vez.

(Pena, no entanto, eu não conhecer espaços em Português em que de facto se discuta.)

Compreendo a tua opinião... E sei bem que há pessoas que se sentem ofendidas, magoadas, desrespeitadas, etc., devido à (má) comédia que se faz em Portugal. É pelo facto de eu achar que em Portugal não se faz humor inteligente que não lhes dou importância. O humor Português infelizmente é ruim, de péssima qualidade (falo em termos gerais). Se lhes for dar importância, aí sim, elas começam a ter peso...

Além disso, eu próprio gozo com a minha sexualidade... brinco com ela! Eu acho que o humor é saudável e acho que se pode brincar com tudo... desde que seja algo moderado. Se bem que a moderação para mim pode ser completamente diferente do que é para ti.  ;)

Há espaços para discutir opiniões em Portugal. Eu pessoalmente acho que este fórum é um desses espaços... As pessoas podem é não saber expressar as suas ideias...
      Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
      Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline c

• Membro Ultra
      • Género: Feminino
      • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
      eu adoro o daffyd;D

(c.)
        "No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Offline Arms

• Membro Vintage
          • Reflection
        eu adoro o daffyd;D

(c.)

:-X lol lol lol lol lol lol lol
        Ya!! O Daffyd é demais!
          Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
          Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Doop!

• Visitante

Compreendo a tua opinião... E sei bem que há pessoas que se sentem ofendidas, magoadas, desrespeitadas, etc., devido à (má) comédia que se faz em Portugal. É pelo facto de eu achar que em Portugal não se faz humor inteligente que não lhes dou importância. O humor Português infelizmente é ruim, de péssima qualidade (falo em termos gerais). Se lhes for dar importância, aí sim, elas começam a ter peso...

Isso é verdade: não há tal coisa como uma tradição de humor inteligente em Portugal, de certa forma. O que dificulta um bocado o território de análise - se uma das ferramentas essenciais do humor Português em geral se torna, hmm, bem, "ser baixo", como julgar quando se é baixo quanto à homossexualidade? A verdade é que não surge particularmente a distinção entre este tipo de humor e um humor ligeiramente mais considerado, mais complexo - o segundo não existe. Digo eu!, pura opinião!; talvez ande de olhos fechados... :)

Além disso, eu próprio gozo com a minha sexualidade... brinco com ela! Eu acho que o humor é saudável e acho que se pode brincar com tudo... desde que seja algo moderado. Se bem que a moderação para mim pode ser completamente diferente do que é para ti.  ;)

Sim, também eu; não há falta de momentos em que eu faça paródias dos estereótipos. Há, no entanto, uma diferença entre isto ser feito, e em particular na presença de gente de confiança, e feito com uma fonte que independentemente da sua intenção pode estar a abordar desrespeitosamente um tópico sem que haja no entanto uma garantia de que a sua audiência seja particularmente discernente - no espaço dos que não são, essas piadas podem ter uma influência superficial mas importante em termos de sugerir qual o tratamento da homo. Em particular se não há outras representações adequadas: se não vir o homossexual no drama, se não vir o homossexual na telenovela, se não vir o homossexual no telejornal, se não vir o homossexual na série infantil, mas o vir a ser (exemplificando) gozado na comédia Portuguesa, reinforça-se em "mim" a ideia de que hey, de facto este gozo é o único tratamento adequado, ou pelo menos o mais aceitável.

Há espaços para discutir opiniões em Portugal. Eu pessoalmente acho que este fórum é um desses espaços... As pessoas podem é não saber expressar as suas ideias...

A de não saber expressar as suas ideias é uma indirecta?  ???
          De resto, quanto ao fórum: não sei se se pode dizer que seja um espaço de discussão tanto quanto um espaço de expressão: acho que mais que icentivar ao debate, o fórum incentiva à expressão de opinião própria, o que não conduz necessariamente à primeira - isto, claro está, de acordo com a minha experiência, admite-se talvez limitada, do mesmo.
          E isto não é uma crítica, de forma alguma: o fórum estaria a falhar se se propusesse a um particular rigor de discussão e não o estivesse a conseguir; em vez disso, *parece-me* que pretende só manter-se um espaço de expressão, em que bem, essencialmente, os posters vêm a oportunidade de ser o que são e exprimir opiniões que não poderiam em outros meios. Nisto, claro está, sucede, e sendo isto o que pretende, bem, sucede completamente como fórum! :)

Não quer dizer que eu não gostasse de ver esses reais espaços de debate.

Offline Arms

• Membro Vintage
              • Reflection

:-X lol lol lol
            Não era uma indirecta. Era mesmo um bem directa... dirigida a mim mesmo! :-X lol lol lol lol lol Que sou conhecido por ter que explicar os meus pontos de vista porque eles nunca me saem à primeira!  ::) lol lol lol lol

Doop!

• Visitante

:-X lol lol lol
              Não era uma indirecta. Era mesmo um bem directa... dirigida a mim mesmo! :-X lol lol lol lol lol Que sou conhecido por ter que explicar os meus pontos de vista porque eles nunca me saem à primeira!  ::) lol lol lol lol

Ahaha, bem, clarificado. Mas bem, se ajuda, não acho que tenha sido o caso neste tópico. :)

PurplePrince

• Visitante

Peta! É claro que evidencia factos reais; toda a forma de entretenimento é expressão do real.

fogo os brasileiros sao assim tao violentos???

"Fogo estas gentes tortas fazem todas generalizações injustas?" :P
                Responder

Ok ok...tu tens razão...eu so n faço de tudo isto de ser gay uma problemática assim tão enorme k seje preciso abranger a comédia...mas yaah! Eu entendo!E concordo ctg!
                beijinhos

Doop!

• Visitante

Ok ok...tu tens razão...eu so n faço de tudo isto de ser gay uma problemática assim tão enorme k seje preciso abranger a comédia...mas yaah! Eu entendo!E concordo ctg!
                  beijinhos

Oh, mas não não é problemática enorme alguma; a maneira como isso é interpretado é que é um bicho complicado, e a comédia é uma das manifestações dessa interpretação... x). Bem. Sim. Fica.

Offline HLuso

• Membro Elite
                    • Nós somos as palavras que escrevemos....
                    Acho que podemos brincar com estereotipos, e isso não acho mal nenhum, não se deve é desrespeitar os estereotipos, nem gozar destrutivamente.

Muitas comédias têm sido feitas com base em estereotipos, e não deixam de ser positivas, lembro-me por exemplo da "Gaiola das Malucas", ou da "Priscilla a Rainha do deserto", onde as personagens eram bem estereotipadas, e contudo a mensagem é positiva....

Recordo tambem o filme "In and Out", onde se brinca com todos os estereotipos de um Gay no armário (o dançar sozinho em casa etc etc)...acho que deve estar bem definida a fronteira, do que é BRINCAR  com base nos estereotipos e do que é INSULTAR ou RIDICULARIZAR com base nos estereotipos..são coisas bem DISTINTAS!

Para não falar do Jack do "Will and Grace" que brinca com montes de estereotipos conhecidos no mundo gay...
                    « Última modificação: 31 de Julho de 2006 por HLuso »
                      Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline Hain

• Membro Elite
                      • God help the outcasts
                      Responder
                      Acho que podemos brincar com estereotipos, e isso não acho mal nenhum, não se deve é desrespeitar os estereotipos, nem gozar destrutivamente.

Não se deve desrespeitar os esterótipos?  ???

Realmente acho que há formas interessantes de abordar a representação dos esterótipos, mas não sei se a distimção entre a brincadeira e o insulto é assim tão clara... quem define o que é brincadeira e o que é malicioso?
                        A life without passion would be a life barely worth living.

Offline HLuso

• Membro Elite
                        Responder

Realmente acho que há formas interessantes de abordar a representação dos esterótipos, mas não sei se a distimção entre a brincadeira e o insulto é assim tão clara... quem define o que é brincadeira e o que é malicioso?

Claro, os estereotipos não devem ser desrespeitados, fazer humor com eles, não significa humillhar, nem destrui-los...os estereotipos gays existem, assim como existem estereotipos heteros,e podemos fazer CARICATURAS, mas daí a atribuir conotações homofobicas, vai uma grande diferença...

O Nosso mal, nosso dos Gays, é que não convivemos muito bem com os nossos estereotipos, pois face aos ataques homofobicos que somos alvo, os nossos estereotipos têm sido o meio mais facil e vulneravel para nos atingir...enquanto não nos mentalizarmos,  que quem nos ataca por esse veiculo, pelo veiculo do estereotipo, que quem adopta essa via, não passa de um ignorante e cobarde,pois é o caminho mais facil...enquanto não protegermos os nossos estereotipos, classificando-os como nosso "patrimonio" ,  registos de uma especie de "folclore" proprio,só nosso, enquanto não vestirmos essa camisola, enquanto tivermos vergonha, estaremos sempre a lhes dar parte fraca para nos atacarem....

Por isso os exemplos de séries e filmes que referi à pouco, são bons veiculos que provam, que nós sabemos brincar com os nossos estereotipos, e que quem os usa para nos insultar, afinal não nos atinge...Somos bem superiores!
                          Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Doop!

• Visitante
                          Responder

Claro, os estereotipos não devem ser desrespeitados, fazer humor com eles, não significa humillhar, nem destrui-los...os estereotipos gays existem, assim como existem estereotipos heteros,e podemos fazer CARICATURAS, mas daí a atribuir conotações homofobicas, vai uma grande diferença...

Não, não vai. A diferença fundamental entre uma coisa e outra é que a) os estereótipos homos são frequentemente usados como arma de desvalorização dos homos (os heteros, não) e b) independentemente disso, os hetero têm variadíssimas representações nos media - e presença na vida real - que contextualizam os estereótipos entre isso mesmo e mantêm uma saudável distância entre o real e entre os modelos que concebemos (os homos, não). É essa a questão - não vai uma grande diferença, vai muitas vezes uma pequena, e por isso a questão é difícil de avaliar, e de gerir.

Responder
                          O Nosso mal, nosso dos Gays, é que não convivemos muito bem com os nossos estereotipos, pois face aos ataques homofobicos que somos alvo, os nossos estereotipos têm sido o meio mais facil e vulneravel para nos atingir...enquanto não nos mentalizarmos,  que quem nos ataca por esse veiculo, pelo veiculo do estereotipo, que quem adopta essa via, não passa de um ignorante e cobarde,pois é o caminho mais facil...enquanto não protegermos os nossos estereotipos, classificando-os como nosso "patrimonio" ,  registos de uma especie de "folclore" proprio,só nosso, enquanto não vestirmos essa camisola, enquanto tivermos vergonha, estaremos sempre a lhes dar parte fraca para nos atacarem....

Há diferença entre adoptarmos os estereótipos como nosso património cultural e permitir que sejam uma ferramenta (intencional ou acidental) para a nossa minimização como indivíduos numa minoria na sociedade. Estou certo que não dirás aos negros que se deixem de questionar e aceitem que são todos bandidos de armas na mão e droga p'ra vender p'ra se enfiarem em carros topo de gama saltitantes para apalpar umas "bitches" - é degradante.

Não é preciso orgulho nos nossos estereótipos para que não nos ataquem; é preciso orgulho em nós.

Responder
                          Por isso os exemplos de séries e filmes que referi à pouco, são bons veiculos que provam, que nós sabemos brincar com os nossos estereotipos, e que quem os usa para nos insultar, afinal não nos atinge...Somos bem superiores!

O Priscilla não brinca com estereótipos. O Priscilla brinca com indivíduos que correspondem de determinada forma a estereótipos (a partir dos quais, poder-se-á dizer, estes se formam), indivíduos esses que são desenvolvidos de forma distinta e não reduzidos aos seus traços básicos como "gays formulaicos". É um bom exemplo de uma realidade LGBT; não é um bom exemplo de estereótipos postos a bom uso.

Quanto ao resto - não conheço, não posso comentar. :)
                          « Última modificação: 1 de Agosto de 2006 por Doop! »

Offline HLuso

• Membro Elite
                            Há diferença entre adoptarmos os estereótipos como nosso património cultural e permitir que sejam uma ferramenta (intencional ou acidental) para a nossa minimização como indivíduos numa minoria na sociedade. Estou certo que não dirás aos negros que se deixem de questionar e aceitem que são todos bandidos de armas na mão e droga p'ra vender p'ra se enfiarem em carros topo de gama saltitantes para apalpar umas "bitches" - é degradante.

Bem, este filme eu desconheço na totalidade, não estou a par do estereotipo que relaciona directamente e na totalidade todas as pessoas de raça negra com os gangs de afroamericanos dos estados unidos....mas isso levar-nos-ia a outro debate, mais uma vez!

Repara uma coisa, nós vivemos num mundo de comediantes, de palhaços, onde é pratica fazer humor com tudo, e faz-se na realidade humor com tudo mesmo! Por isso, e como é obvio, tambem chega a nós, nós gays, como tal, não devemos nos colocar numa posição defensiva ou de ressabiados, demos ter sempre fair play, e aceitar diplomaticamente esse humor, contudo devemos estar alerta, e NUNCA, mesmo NUNCA devemos deixar passar a linha do humor para o insulto, pois se isso acontece, então aí a bola está do nosso lado e já podemos atacar!Pois assim já perderam a razão e o direito de fazer humor civilizado!É isto que devemos exigir da sociedade!

Ou seja se tentares proibir que façam humor connosco, o efeito será contrario, devemos permitir, mas com limites,e devemos ser nós, SEMPRE, a estabelecer essas fronteiras!

;)
                            « Última modificação: 1 de Agosto de 2006 por HLuso »

Doop!

• Visitante

Bem, este filme eu desconheço na totalidade, não estou a par do estereotipo que relaciona directamente e na totalidade todas as pessoas de raça negra com os gangs de afroamericanos dos estados unidos....mas isso levar-nos-ia a outro debate, mais uma vez!

Bem, em Portugal são macacos rufias menos a parte glamourosa, tens razão. Estou certo que topas a ideia base de qualquer maneira. Não tenho de apontar a facilidade das pessoas no que toca a revertar para estereótipos no que toca à população negra Portuguesa, e como usam isso como ferramente de diferenciação, parece-me.

Responder
                              Repara uma coisa, nós vivemos num mundo de comediantes, de palhaços, onde é pratica fazer humor com tudo, e faz-se na realidade humor com tudo mesmo! Por isso, e como é obvio, tambem chega a nós, nós gays, como tal, não devemos nos colocar numa posição defensiva ou de ressabiados, demos ter sempre fair play, e aceitar diplomaticamente esse humor, contudo devemos estar alerta, e NUNCA, mesmo NUNCA devemos deixar passar a linha do humor para o insulto, pois se isso acontece, então aí a bola está do nosso lado e já podemos atacar!Pois assim já perderam a razão e o direito de fazer humor civilizado!É isto que devemos exigir da sociedade!

Não me lembro de ter falado em censura total, se calhar estou a esquecer-me de algo que tenha dito. Estou a dizer que a linha é menos fina do que aparenta entre o uso de estereótipos e o desrespeito. Que se viva numa "sociedade de palhaços" não se relaciona com isso, e acima do "fair play" está o auto-respeito.

Responder
                              Ou seja se tentares proibir que façam hmor connosco, o efeito será contrario, devemos permir mas com limites,e devemos ser nós a estabelecer essas fronteiras!

;)

Certo tipo de humor. Não sou nenhum censurador tresloucado. De resto, já abordei de que forma é que a perpetuação de estereótipos, mesmo na comédia, pode ser um passo atrás neste tópico.

Offline Topolino

• Membro Elite
                                • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                                  • rede ex aequo

Quem a faz não é aquele que vê/ouve a brincadeira? :-\
                                  Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Offline HLuso

• Membro Elite
                                  Bem Doop, acima de tudo, e se linha entre o humor e o insulto é fina ou não, isso fica ao critério de cada um, e cada caso é um caso, cada manifestação de humor sob a temática gay, afecta-nos a todos de maneiras diferente, alias como todas as caricaturas, sejam gays ou não...sejam boas ou más, justas ou não...De qualquer forma o que importa, é que tens ao teu dispor, uma "arma" muito forte, para combateres e lutares por aquilo que achas justo, e essa arma é a tua escrita, pois escreves muito bem, dessa forma tens o mundo aos teus pés,as palavras como munições e os argumentos como estratégia!Esse é o caminho!Abraços!

Doop!

• Visitante
                                    Aproveito e explico uma coisa: se soei agressivo, desculpa; não há aqui agressividade alguma, eu estou é habituado a ler e ocasionalmente participar em discussões num outro espaço online em que as ideias tendem a ser discutidas de forma particularmente formal, de maneira que se pareço frio, que saibas que não é por o querer ser, mas porque estou habituado já a lidar com discussões de forma particularmente, hum, crua, talvez? Quis dizer isto porque depois do meu último post fiquei a pensar se me terias interpretado como particularmente agressivo, ou pretendendo atacar-te - e esse tipo de coisa não é fácil de determinar num meio textual. :)

Bem Doop, acima de tudo, e se linha entre o humor e o insulto é fina ou não, isso fica ao critério de cada um, e cada caso é um caso, cada manifestação de humor sob a temática gay, afecta-nos a todos de maneiras diferente, alias como todas as caricaturas, sejam gays ou não...sejam boas ou más, justas ou não...De qualquer forma o que importa, é que tens ao teu dispor, uma "arma" muito forte, para combateres e lutares por aquilo que achas justo, e essa arma é a tua escrita, pois escreves muito bem, dessa forma tens o mundo aos teus pés,as palavras como munições e os argumentos como estratégia!Esse é o caminho!Abraços!

Bem, o que eu digo é que a linha não é, objectivamente, fina. Se determinamos que algo está de um lado ou outro, bem, isso sim é, de facto, um processo altamente subjectivo (o que não quer dizer que a nossa compreensão de como e porque reagimos a x de forma 1 e a y de forma 2 não seja tanto possível como enriquecedora da nossa compreensão de nós próprios como membros da sociedade e dessa sociedade em si).
                                    De qualquer maneira, talvez já não haja muito mais a dizer - acho que já apresentei as minhas ideias bastante explicitamente, e se discordas, bem, discordas, que remédio.

E obrigado pelo elogio, ahah. :)

Offline HLuso

• Membro Elite
                                      Em paragrafo algum achei que estarias a ser violento?!Nem percebo essa tua impressão!De resto eu nunca disse que discordava contigo, na realidade não discordo, apenas te apresentei o meu ponto de vista, que podendo ser diferente do teu, não significa discordancia. A vida, a experiencia, a personalidade, o caracter e a nossa historia oferecem-nos uma diversidade de perspectivas, posturas e filosofias, que nunca devem se sobrepor às dos demais, devem apenas coexistir e se complementar, as palavras e ideias só se confrontam em saudavel debate, quando há a comunhão do dialogo e a liberdade do raciocinio, e aí, nesse caso, não ha lugar a imposições, concordancias ou discordancias, apenas reside o exercitar da alma e o respirar de uma fresca conversa!

:up

Doop!

• Visitante
                                        ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          450 Respostas
                                          80886 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Fevereiro de 2015
                                          por imystp
                                          102 Respostas
                                          23455 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Junho de 2015
                                          por carlafsouto
                                          88 Respostas
                                          15008 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Fevereiro de 2018
                                          por chloe_
                                          5 Respostas
                                          1995 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Fevereiro de 2013
                                          por Pulse
                                          16 Respostas
                                          1448 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Julho de 2014
                                          por mdp