rede ex aequo

Olá Visitante25.mai.2020, 06:53:43

Autor Tópico: Comédia vs Homossexualidade: até onde ou o que tolerar?  (Lida 9397 vezes)

Comédia vs Homossexualidade: até onde ou o que tolerar?

Offline Topolino

• Membro Elite
  • Género: Masculino
  • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
    • rede ex aequo
É certo que muitas vezes a homossexualidade é alvo de comédia. Este tipo de comédia é frequentemente usado e até tem a sua piada. Mas até onde ou o que tolerar? Devemos nós ser tolerantes pois trata-se de comédia apenas ou este tipo de comédia incentiva o pensamento estereotipado? Será que a comédia, quanto exagerada, é de certa forma homofobia?

Dou aqui um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=acZ14hEVVc4&search=Pegadinha%20do%20Jo%C3%A3o%20Kleber
« Última modificação: 6 de Julho de 2006 por :Topolino: »
    Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

rage

• Visitante
    Depende do tipo de comédia e como ela é feita. No caso desse video , o que eu posso dizer é que é um programa do João Kleber e está tudo dito. Qualquer coisa que esse palhaço faça é puramente lixo televisivo, logo não deve ser levado em conta. Para além de que grande parte , senão a totalidade, dos intervenientes no seus programas são actores. É triste que existam pessoas como o João Kleber no mundo... é a prova que ainda há quem não tenha evoluído do macaco para o  Homem... temos pena.

Offline gumby

• Associad@
      • Membro Elite
      • Género: Feminino
      • It is possible to see a rainbow in the dark.
      ... é a prova que ainda há quem não tenha evoluído do macaco para o  Homem... temos pena.

lol se calhar é o missing link que Darwin tanto procurou! (sorry, não resisti)

Quanto ao tópico em sim, bem, como disse o rage, depende do tipo e de como é feita a comédia.

Tudo depende do como é abordado o assunto. Já vi comediantes que pura e simplesmente me davam vontade de pegar numa shotgun e disparar, e outros com quem me ri.

Quanto ao vídeo, não o vi, mas sendo o senhor João Kleber, nem vale a pena.

Inadaptada

• Visitante
        Tenho visto muita comédia com homossexuais como tema, sempre que isso acontece sinto-me ofendida mas acabo sempre por me rir pois normalmente a piada apessar te tudo tem graça, acho que não devemos levar muito a peito, até porque a piadas sobre tudo, pensemos nos alentejanos ou nas loiras, acho que não é feita para ofender simplesmente e feita para ter graça, e certo que no caso dos homossexuais o caso é um pouco diferente visto sermos tão discriminados, por mais que a piada não tenha o preconceito como base acaba sempre por se torna negativa....

Offline Issui

• Membro Total
          Rirmo-nos à custa de estereótipos é saudável. Aplicarmos os esterereótipos é estúpido. Rir é bom, aplicar é mau. Simple, hein?  ;) ;)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
              • Mais sobre mim...
            Dou aqui um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=acZ14hEVVc4&search=Pegadinha%20do%20Jo%C3%A3o%20Kleber

Que degredo...  :-X

Acredito. Eu só de ter lido por aqui a palavra Kleber optei directamente por NÃO clicar no link disponibilizado! >:(
              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Pixelpicso

• Visitante
              Se o detector fosse usado no Kleber...  ::)

Para bom entendedor meia palavra basta :)

Offline Topolino

• Membro Elite
                • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                  • rede ex aequo
                Lembro-me de à algum tempo alguns membros terem ficado chateados por causa de uma piada relativa à homossexualidade e que houve outros que disseram que piada é piada apenas. OUtra situação passou-se perante os sketches exibidos no programa Revolta dos pastéis de nata com o tema homossexualidade.

Então pergunto: até onde tolerar ou o que tolerar? ;)
                  Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Pixelpicso

• Visitante
                  Não terá a tolerância níveis diferentes em pessoas diferentes?

Offline the reel me

• Membro Ultra

Que degredo...  :-X

Acredito. Eu só de ter lido por aqui a palavra Kleber optei directamente por NÃO clicar no link disponibilizado! >:(

que nunca vi algo tão estupido na minha vida.. enfim tinha que ser o kleber... :-\
                      Conheces o nome que te deram,
                      não conheces o nome que tens

Livro das Evidências

rage

• Visitante
                      Se o detector fosse usado no Kleber...  ::)

Para bom entendedor meia palavra basta :)

Nem mais... no Kléber de certeza que não parava de apitar por um instante! Tenho cá para comigo que ele é um homossexual muito homofóbico. Enfim, é triste.  :-\

Eu por acaso a primeira vez que vi o Kléber disse logo para mim mesmo: "É gay". Mas depois de vê-lo a proferir declarações homofobicas em plena televisão... pus algumas reticências.

Doop!

• Visitante
                        Acho esta uma questão bastante interessante.
                        A minha postura geral... bem, acho que convem antes de mais especificar - está aqui em discussão a comédia que usa a homossexualidade como forma de comédia através da sua ridicularização(?), certo?

E... bem, francamente, acho território perigoso. A comédia, de séries na têvê a piadas ocasionais em qualquer meio, é uma expressão de... bem, tudo: acho que nem é preciso dizê-lo. Alguns posters aqui parecem ligeiramente propensos a ignorar a "homofobia no gozo", ou pelo menos estereotipização de homossexuais/da homossexualidade (raios, de LGBT em geral!) como fonte de gozo... eu acho-me menos permissivo.

Isto porque a comédia não serve só como expressão; serve como potencial meio para que se perpetuem os modelos que se exprimem. Ridicularizando x ou y, sugere-se que x ou y é, bem, potencial objecto de, ou até DIGNO de, ser ridicularizado - deixa uma impressão, mesmo que a nível menor, no ouvinte, espectador, teleespectador, etc.

E isto, e em particular a parte do *digno*, que é problemático - como o é com piadas racistas, com piadas classistas, com piadas machistas, e afins. Não só demonstra desigualdades na sociedade - ao diminuir o que quer que seja a objecto de gozo - como o trivializa como objecto desse gozo, e contribui para a noção de que esse gozo, esse desrespeito, seja uma atitude apropriada perante o mesmo.

O Issui disse: Rirmo-nos à custa de estereótipos é saudável. Aplicarmos os esterereótipos é estúpido. Rir é bom, aplicar é mau. Simple, hein? . Francamente, acho que a questão é que não é assim tão simples - rirmo-nos à custa de esterótipos pode contribuir para a justificação da sua existência e para a trivialização de como se abordam os mesmos: pode contribuir para que se apliquem. A linha de divisão parece-me longe de ser tão simples como aí a representas.

Não sei se estou a ser claro com o que digo; sono pesa e foi dia longo, mas em essência - a comédia pode ser um instrumento de banalização de questões que não deviam ser banalizadas.

E digo que não deviam ser banalizadas porque não recebem respeito fora da comédia: o homossexual, o transsexual, e bem, o homem negro, o estrangeiro, a mulher, o deficiente, etc etc não recebem, em muitas instâncias, respeito fora do contexto da comédia, e é aqui que a abordagem da comédia se torna problemática - onde em determinadas instâncias aponta o ridículo de coisas banais/aceites, aqui aponta o ridículo a coisas que já podem não receber o respeito devido em circunstâncias exteriores à comédia, e isto é (repito-me, sacra porra, cabeça mole!) problemático: envia uma menssagem que mesmo que não conscientemente internalizada, o pode ser inconscientemente, e nisto, lá está, perpetua potenciais diferenciações injustas, o que se aplica à homossexualidade.

O homossexual não é desrespeitado, pela brincadeira inerente à coisa (válida!) no contexto da comédia. O homossexual é desrespeitado na maior parte das situações, ponto. E isto... é... bem, perigoso.

Desculpem se não fui particularmente coerente. Isto fez sentido para quem quer que seja, ahah? e/ou há quem discorde?

Doop!

• Visitante
                          Bem, apercebo-me de que basicamente despejei coisas que já tinha em mente, e que talvez não tenha por isso sido muito exacto no que disse. Mas deixando o post anterior como o essencial da minha opinião quanto ao tópico, há que abordar mais especificamente (ou pelo menos tentar...) as questões inicialmente colocadas pelo :Topolino:, parece-me. Mesmo que me repita ligeiramente.

Responder
                          Devemos nós ser tolerantes pois trata-se de comédia apenas ou este tipo de comédia incentiva o pensamento estereotipado?

Acho, como já disse, que a ideia de "comédia apenas" não faz sentido - a comédia é um veículo simplista e despreocupado para coisas não necessariamente tão simples e despreocupadas como isso. Por isso no que toca a ser tolerantes... há que ler o contexto, acho. Perceber até que ponto de facto se joga com algo só pelo jogar e até que ponto se respeitam os limites que se devem manter... hmm, sim, isto é imensamente subjectivo. Na minha perspectiva, mais vale ser excessivamente crítico do que excessivamente permissivo - é a minha guideline essencial, suponho. Mais vale chegar ao ponto da paranóia, francamente, do que deixar passar coisas altamente questionáveis. E é importante que permitamos que o que ao mais mínimo nível nos ofenda de facto nos ofenda; que não nos auto-censuremos com "estás a ser excessivamente sensível!", porque sinto ser perigoso permitirmos algo que de facto está errado e é ofensivo simplesmente passar para nos conformarmos à noção de outrém, da maioria gozona, até, do que de facto nos deve ou não afectar.

Responder
                          Será que a comédia, quanto exagerada, é de certa forma homofobia?

Não me parece que tenha de ser sequer exagerada para que o seja e... bem, já muito disse.

Raios, tenho mesmo de me afastar deste tópico, se não arrisco-me a divagar excessivamente sobre as questões no mesmo que de facto são complicadas pela inevitável subjectividade do que qualificamos como ofensivo...

Fujo! Desculpem a verborreia, boa gente. x)

TJJG

• Visitante
                            fogo os brasileiros sao assim tao violentos???

Offline Phoenix

• Membro Elite
                              • Non ducor, duco
                              Eu gosto imenso de ver esses tipos de generalizações!  >:( :inq

TJJG

• Visitante
                                Eu gosto imenso de ver esses tipos de generalizações!  >:( :inq

eu num tava a generalizar nd... nem gosto disso.. mas tipo eu vi montes de videos desse joao num sei quê.. fogo todos lhe batiam... ele deve ser mesmo irritante

PurplePrince

• Visitante
                                  Eu n reprovo as comedias...eu associo uma beka as anedotas de louras...tbem são beda esteriotipadas...Eu pessoalmente axo k é evidente k a comedia sobre a homosexualidade possa alimentar essas ideias esteriotipadas...mas tbem só alimenta a kem n esta dentro do assunto...Kem axa k a comédia evidencia factos reais então é pk n tem a minima noção do k se passa no mundo e onde é k se deve ir buscar informação para a cultura dos nossos valores.
                                  A comédia ajuda sim, mas só aos ignorantes...as pessoas precisam de formação, agr a comédia, k se lixe...kem a faz sabe perfeitamente k é so pa brincar uma beka... N é bom pk n ajuda!É verdade! Mas .n é na comédia k esta o problema...é na mentalidade das pessoas...E so pk a homosexualidade é algo k ainda, infelizmente n é aceite na maioria da sociedade, n podemos agr privar de k o assunto seja falado de caracter comico pk estamos a torna-lo kuase como um tabu.
                                  Ser homosexual é uma coisa normalissima...até como ser loura...
                                  Algumas comédias exageram uma beka é verdade...=/ mas pah...ké k se pode fazer...?Temos de acreditar no bom senso das pessoas i guess =/

Doop!

• Visitante
                                    Eu n reprovo as comedias...eu associo uma beka as anedotas de louras...tbem são beda esteriotipadas...Eu pessoalmente axo k é evidente k a comedia sobre a homosexualidade possa alimentar essas ideias esteriotipadas...mas tbem só alimenta a kem n esta dentro do assunto...Kem axa k a comédia evidencia factos reais então é pk n tem a minima noção do k se passa no mundo e onde é k se deve ir buscar informação para a cultura dos nossos valores.
                                    A comédia ajuda sim, mas só aos ignorantes...as pessoas precisam de formação, agr a comédia, k se lixe...kem a faz sabe perfeitamente k é so pa brincar uma beka... N é bom pk n ajuda!É verdade! Mas .n é na comédia k esta o problema...é na mentalidade das pessoas...E so pk a homosexualidade é algo k ainda, infelizmente n é aceite na maioria da sociedade, n podemos agr privar de k o assunto seja falado de caracter comico pk estamos a torna-lo kuase como um tabu.
                                    Ser homosexual é uma coisa normalissima...até como ser loura...
                                    Algumas comédias exageram uma beka é verdade...=/ mas pah...ké k se pode fazer...?Temos de acreditar no bom senso das pessoas i guess =/

Peta! É claro que evidencia factos reais; toda a forma de entretenimento é expressão do real. E mesmo que conscientemente pensemos "isto é artificial, isto é ridículo", a verdade é que quando somos apresentados com consistentes tipos de representação, estes começam a deixar impressões na nossa forma de ver as coisas - nem tudo no que toca aos estereotipos discutidos é consciente, longe disso: baseia-se imenso precisamente em certos fenómenos irracionais, I'd say. O problema é, em essência, que nenhum de nós tem absoluto control sobre como coisas como a comédia afectam o nosso modo de interpretar, say, le gayness. E isto é complicado, e talvez convenha que certas pessoas (comediantes, ou mesmo quem ocasionalmente faça piadas homofóbicas) assumam a responsabilidade do significado do que dizem pode ter, independentemente do que de facto _queiram_ dizer.

E não temos de acreditar no bom senso das pessoas - temos, diria, de o encorajar.

"Fogo estas gentes tortas fazem todas generalizações injustas?" :P

Offline Arms

• Membro Vintage
                                        • Reflection
                                      Eu nem ligo... não lhes dou importância. Goza-se com tudo hoje em dia... até com eventos catastróficos. E dizem-se as barbaridades mais ridículas... (quem nunca ouviu as piadas da morte de Diana, Versace e da Madre Teresa de Calcutá?) E, além disso, rir de nós mesmos é saudável...
                                      Além disso, as pessoas têm o direito de serem os palhacitos ridículos que são...
                                      Nós vivemos (supostamente) numa democracia... se eu quero que me aceitem e digo piadas de loiras, alentejanos, americanos, etc., tenho que aturar piadas sobre homossexuais. Se não gosto, opá, ignoro.

São só piadas... para quê lhes dar demasiada importância? É ridículo!
                                        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                                        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        450 Respostas
                                        81901 Visualizações
                                        Última mensagem 25 de Fevereiro de 2015
                                        por imystp
                                        102 Respostas
                                        23722 Visualizações
                                        Última mensagem 18 de Junho de 2015
                                        por carlafsouto
                                        88 Respostas
                                        15222 Visualizações
                                        Última mensagem 17 de Fevereiro de 2018
                                        por chloe_