rede ex aequo

Olá Visitante31.mai.2020, 17:21:10

Sondagem

Qual a tua opinião sobre "clonagem"?

Sou a favor
36 (38.7%)
Sou contra
29 (31.2%)
Não tenho opinião
8 (8.6%)
Outro
20 (21.5%)

Votos totais: 62

Autor Tópico: Clonagem - A favor ou contra?  (Lida 78135 vezes)

Clonagem - A favor ou contra?

Osidian

• Visitante
O envelhecimento é mais acelerado provavlmente devido à utilização de células adultas na fertilização, e não de gâmetas.

Um dos factores directamente responsável pelo envelhecimento é o encurtamento dos cromossomas. A cada divisão celular, os cromossomas também se dividem. Devido a uma falha no sistema de duplicação dos cromossomas, de cada vez que eles são duplicados, as pontas tornam-se mais curtas. Ao longo de diversas divisões de células-filhas da mesma linhagem, os cromossomas são muitíssimo mais curtos do que na célula-mãe original.

Assim a título de exemplo, o cromossoma 7 de um recém-nascido pode ter o comprimento de 3000Kb (kilobases), enquanto que num sérior pode ter o comprimento de 2500Kb.

Agora, se pegarem na célula do sénior e forem formar um embrião com ela, o ponto de partida desta vai ser muito mais avançado do que o normal. Logo, o envelhecimento acontece mais rapidamente.

Há uma enzima capaz de acrescentar bases nas pontas dos cromossomas, para que estes se tornem mais longos. Essa enzima, a telomerase, não existe nas células dos adultos, no entanto, está presente nas células dos embriões e nas células cancerígenas - daí a imortalidade destas.

Caso seja possível introduzir a telomerase em células embrionárias após a clonagem, podemos contribuir para uma maior esperança de vida do embrião, mas podemos também provocar a formação de células cancerígenas.

É possível. Mas é complicado.

[Gostaria de acrescentar que, apesar de saber muito sobre este assunto de forma aprofundada, dada a Natureza do tópico e mesmo do Fórum, que não é dedicado a detalhes científicos [nem religiosos, por exemplo], poupei na nomenclatura e nas descrições mais técnicas de alguns processos e factores envolvidos na clonagem e na replicação de cromossomas. Caso alguém considere necessária essa informação, estejam à vontade para mandar MP. Por favor, não façam disso um suposto argumento para me atacarem. :P]

[Edit: Gralha ortográfica detectada. :x]
« Última modificação: 4 de Setembro de 2006 por Osidian »

speci@l

• Visitante
    uhmmm ñ tenho argumentos...
    mas será q posso dar a minha opinião na mesma??

sou contra!

Offline kat

• Membro Vintage
      • Género: Feminino
      • Ignorance is bliss
      sinceramente ñ tenho uma opinião formada sobre este assunto...contudo ñ me parece mt correcto s bem q s for para fins terapeuticos já axo aceitável...preciso d pensar melhor sobre o assunto e d me informar mais  :book
        We're all wounded. We carry our wounds around with us throughout life and eventually they kill us. Things happen that leave a mark in space, in time... in us.

Why do you let me stay here?

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
        • Género: Masculino
        • Ecce Somnium!
          • Bravis esse laboro, obscuro fio
        Confesso que nao li nada do que escreveram e portanto corro o risco de frisar questões já referidas mas vou dar a minha opiniao ainda assim pois acredito que por pouco que seja, haverá sempre uma diferença ^^

Ora a questão é que efectivamente a clonagem é um processo científico no qual são produzidos clones por reprodução assexuada,ou seja, clones que se formam a partir de um ser vivo sem intervenção de gâmetas. Até aqui tudo bem.

Entretanto sabe-se também que a clonagem está a ser estudada e tem certamente evoluído desde o século XIX, iniciando-se com as plantas e prolongando-se para outros caminhos como ovelhas, por exemplo, e mais recentemente estudos em células humanas.
        O sucesso com as plantas pode-se dizer que tenha sido curioso tendo existido alguns resultados positivos. Porém o estudo em animais racionais e irracionais leva-nos a assistir que embora se consiga, são sempre concluídos com anomalias. Como é que então eu explico isto?

Ora vejamos, se estamos a trabalhar células sem gâmetas (células que darão origem à fecundação e posteriormente ao embrião) estamos a moldá-las com produtos e radiações, correcto? Isto implica necessariamente um contacto entre demasiadas ondas que podem provocar desniveis nessas ditas células. Ora efectivamente cada um dos seres humanos tem o seu defeito e tem a sua ponta de diferença mas a verdade é que se tratam de anomalias naturais que embora complicadas e de algum modo prejudiciais, nao invalidam outras áreas de se mover, sendo digamos que dependentes so da área em que se encontram. O que, pelo contrario, nao se passa com estas células artificiais. Isto porque sendo todas elas moldadas, todaas elas terao deficiencias que invalidarao o processo natural do proprio clone e por outro lado mais tarde quando aplicadas ao ser humano também poderão invalidar o funcionamento do seu todo. Porquê? Porque efectivamente se formos a ver uma anomalia natural esta é isolada e se formos a ver uma anomalia artificial para alem de dependente de areas anomalas que se alastram também a essa mesma área danificada, prejudicando-a ainda mais, existe ainda o facto de que estamos a unir uma anomalia artificial a um corpo humano [pensem por exemplo nas radiações assistidas a nivel externo de uma quimioterapia. Os tecidos ficam destruidos correcto? Imaginem isso no interior de uma celula que aparenta ser perfeita quando na verdade é quase como um virus...].

A verdade é que os próprios médicos têm o receio da clonagem por este mesmo motivo. A clonagem de bebes está a ser muito apelada pelo mundo e esperam-se resultados em breve mas a verdade é que implica muitas mais experiencias e muito maior conhecimento para que não corramos o risco de mais tarde perder em vez de ganhar!

Por fim, refiro também a questão humana per se pois na verdade também não considero que o ser humano esteja preparado para enfrentar a responsabilidade que é a colonagem. Imaginemos:
        Fins de saúde - as questoes apresentadas.
        Fins de vandalismo - Arranjar quem se nos substitua para efectuar crimes de maior ou menor calibre.
        Fins bélicos - batalhoes de soldados, tropas, marujos (...) prontos a defender ou a atacar.
        Fins desumanos a nivel de exploraçao - por exemplo, a quarentena desses mesmos clones que quer queiramos quer nao têm também sentimentos e portanto também nao será humano destrui-los como aparenta ser a intençao....

Existem ainda imensas questoes a ser abordadas e reflectidas e acho que o facto de o ser humano ansear tanto a evoluçao faz com que mais tarde se aperceba do quao desumano consegue ser e de quao desprezivel deverá ser essa pseudo-evolução, sendo pois uma certa degreção!
        « Última modificação: 13 de Outubro de 2006 por Miau_Elfico »
          Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline HumanNature

• Membro Ultra
          • ÎmÞö§§¡ß£ë Þ®¡ñ¢ë
            • My Blog
          Sou a favor no sentido de ser para ajuda na medicina no caso de algumas doenças que a clonagem pudesse ajudar, mas também não me considero mto dentro do assunto para poder opinar..
            This Who I Am, Like it or Not!
            «Express Yourself Don't Repress Yourself»

Offline Kind_of_something

• Membro Total
            • I'll offer you my heart
              • kind of something
            Sou a favor se for somente para fins medicinais.... tipo transplantes , ou repor tecidos etc...
            mas se for para fazer novos seres sou absolutamente CONTRA pois acho que vai contra a Ética e moral humana ( que digamos hoje em dia nao esta ka muito bem...)
            Bom mas e so a minha opiniao........ ::)
              Don't worry, Be Happy...Make the others happy too..
              http://kindofsomething.blogspot.com/

Offline deep green eyes

• Membro Vintage
              • Unicamente Perfeita e Perfeitamente Unica...
              n renho opiniao formada sobre o assunto...é um tema mt complicado...uma cópia de nos proprios...e tirarem-nos a unica caracteristica q nos caracteriza: a exclusividade...é a minha opiniao...
                " Nunca faça florescer um sorriso dizendo te amo, para mais tarde fazer rolar uma lágrima dizendo me esqueça..." Anónimo
                "O que mais me dói é saber que eu e você nunca seremos nós..." Anónimo

estrelaminha

• Visitante
                100% contra,olha agora,eu q sou um ser perfeito [smiley=estiloso.gif],toda a gente ia querer-me imitar e cruzava-me na rua com centenas de eus,no way  lol lol lol

Moose

• Visitante
                  100% contra,olha agora,eu q sou um ser perfeito [smiley=estiloso.gif],toda a gente ia querer-me imitar e cruzava-me na rua com centenas de eus,no way  lol lol lol

lol lol No comments

True_King

• Visitante
                    Sou de acordo com a clonagem para fins medicionais! Clonagem de células! MAs sou contra a clonagem de um ser por inteiro! Isso só vai destrui o ser humano por completo! Vejam o filme "The Island" e percebam o que poderá acontecer!  :-\

Felina_girl

• Visitante

sou contra :) mas tabem depende da clonagem :)

posso te perguntar "depende da clonagem"??
                      eu sou contra por 2 lados 1º o ser que e clonado deixa de ser o seu EU unico ... 2º o clone nunca vai ter a sus propria identidade vai ser sempre o clone de X... e 3º as celulas que sao retiradas para fazer os clones ja nao sao "novas" entao envelhecem mais rapidamente podendo o individuo morrer precocemente...
                      Por estas tres razoes nao entendo o teu "depende" pois se e de orgaos ou pessoas "inteiras" a 3º razao da me um contraponto e se for de animais ou pessoas tambem... e se for de pessoas integralmente a sempre os prob 1º e 2º....

Tema de muita controvercia :D

Felina_girl

• Visitante

eu sou contra por 2 lados 1º o ser que e clonado deixa de ser o seu EU unico ... 2º o clone nunca vai ter a sus propria identidade vai ser sempre o clone de X... e 3º as celulas que sao retiradas para fazer os clones ja nao sao "novas" entao envelhecem mais rapidamente podendo o individuo morrer precocemente...
                        Por estas tres razoes nao entendo o teu "depende" pois se e de orgaos ou pessoas "inteiras" a 3º razao da me um contraponto e se for de animais ou pessoas tambem... e se for de pessoas integralmente a sempre os prob 1º e 2º....

Sim depende da colonagem e vou te dizer porquê, há vários tipos de colonagem não sei se tas a par disso, a colonagem não é so reprodutiva, aliás a colonagem tem sim uma grande finalidade como uso terapeutico em vários tipos de doenças, tbm não concordo com a colonagem reprodutiva, originar pessoas fisicamente iguais não tem qualquer tipo de interesse, tbm não sei porque dizes que o colone não irá ter a sua propria identidade são pessoas fisicamente iguais, apenas e exclusivamente iguais fisicamente ,  no entanto não são uma unica identidade, sao duas pessoas diferentes, alias os próprios gemeos verdadeiros são clones naturais,  :P  concordo sim com a terceira, são observados casos de envelhecimento precoce. No entanto sou a favor da colonagem não na sua vertente reprodutiva, mas sim na sua vertente terapeutica, apartir de alguns tipos de células poder-se-ão originar outros tipos de células com caracterisitcas e funções totalmente diferentes, regenerar tecidos, etc etc, sou muito crente neste tipo de colonagem.   ;)

Tens razao mas mesmo assim nao sei...  e quanto a questao da identidade por mais que sejam duas pessoas diferentes o clone sera sempre conhecido por ser clone de A e por mais que lute contra isso isso sera a sua realidade e ele pode vir a nao conseguir ter uma vida.... Sim estou a par que exitem varios tipos de clonagem pois o ano passado tive de fazer um trabalho sobre isso mas para filosofia por isso e que talvez vejo as coisas deste modo :D...

Offline ad²/quelzinhaa

• *
                          • Novo Membro
                          • w³.mead².com[barra]quelzinhaa
                          Ah eu não tenho uma opinião concreta poiis a clonagens tem suas vantagens porem suas desvantageens !
                          na minha opinião as suas vantagens em cima de humanos e plantas é que os transplantes de orgãos aumentariia bastante poiis isso é muiito bom para toda população o indicie de mortalidade iriia diminuiir "bastante" em partees,as clonagens de plantas ajudariia bastante em pesquisas para cura de doençaas e tal  :D.
                          Mas a clonagem tambem tem suas desvantageens em cima de humanos porque o indicie de fome,de mortalidades,desemprego aumentariia poiis a populaçao "multiplicariia" e se hoje em diia ja ocorre isso e ja vaii ser bem dificil de mudar esta estatistica, futuramente isso concerteza ia piorar poiis a populaçao aumentaria e taals !  :-\

(É bem dificiil ter uma opinião concreta sobre esse assunto por a clonagem teer suas vantageens e desvantageens !)   :-X
                          « Última modificação: 24 de Agosto de 2008 por ad²/quelzinhaa »

Offline Nanashi

• Membro Vintage
                            Sou contra se o fizerem com as pessoas! mas se o fizerem com animais em vias de extinção para salvar ou impedir que alguns animais se extingam por mim tudo bem, ate apoio essa decisão :)
                              There`s another world inside of me that you may never see
                              There are secrets in this life that i can`t hide.
                              Somewhere in this darkness`there`s a life that i can`t find!

Offline Dawid

• Membro Total
                              • Freedom Go To Hell

Isso se clonar pessoas é ficção cientifica por enkuanto. Os cientistas nao andam propriamente a kerer clonar seres humanos por completo isso é coisa de filmes. KUando se fala em clonagem estamo-nos sim a referir a clonagem de celulas para terapeutica. Mas as pessoas exageram logo. Portanto eu sou totalmente a favor da clonagem. A clonagem pode ser uma das soluçoes para muitas doenças e problemas de saude k afectam a kualidade de vida dos seres humanos.
                                Europe is the cancer, Islam is the answer

Offline Arms

• Membro Vintage
                                  • Reflection
                                Sou contra se o fizerem com as pessoas! mas se o fizerem com animais em vias de extinção para salvar ou impedir que alguns animais se extingam por mim tudo bem, ate apoio essa decisão :)

A tecnologia actual não permite isso. Além disso há toda uma questão moral quanto a isso. Todos os dias extinguem-se, em média, cerca de 10 seres vivos. Nota que seres vivos aqui aplica-se a animais, plantas, micro-organismos, etc. Imagina se nós conseguíssemos clonar esses seres todos. O planeta ficaria mais sobre-povoado do que já é. Além disso, levantava-se logo a problemática da extinção desses animais ser por mão humana ou por selecção natural.

A clonagem de seres (penso) nunca será aplicada de forma plena porque existem demasiado factores envolvidos, quer morais, éticos, religiosos, políticos e sociais. Refiro-me "de forma plena" no sentido de ser uma prática banalizada. É evidente que a clonagem já se realizou, nomeadamente numa ovelha, num gato, num cão, rato e coelhos. Isto por aquilo que vi e li.

Nesta questão estou mais inclinado a apoiar a questão da clonagem de células e órgãos para transplante, uma vez que reduz a possibilidade de rejeição do órgão por parte do corpo. Fora isso, sou demasiado céptico para acreditar que isso se torne numa realidade num futuro próximo.
                                  Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                                  Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

petala

• Visitante
                                  Fazo minhas as tuas palavras acrescento somente e se for por exemplo animais domésticos clonados também sou a favor...pois imaginem já tivemos varios animais mas ouve um que era tudo para voçês e não vivem sem ele,ai sou a favor...
                                  De pessoas sou contra,o motivo não me perguntem mas sou contra...
                                  « Última modificação: 11 de Abril de 2009 por Incandessence »

Offline Pure Intuition

• Membro Sénior

A tecnologia actual não permite isso. Além disso há toda uma questão moral quanto a isso. Todos os dias extinguem-se, em média, cerca de 10 seres vivos. Nota que seres vivos aqui aplica-se a animais, plantas, micro-organismos, etc. Imagina se nós conseguíssemos clonar esses seres todos. O planeta ficaria mais sobre-povoado do que já é. Além disso, levantava-se logo a problemática da extinção desses animais ser por mão humana ou por selecção natural.

A clonagem de seres (penso) nunca será aplicada de forma plena porque existem demasiado factores envolvidos, quer morais, éticos, religiosos, políticos e sociais. Refiro-me "de forma plena" no sentido de ser uma prática banalizada. É evidente que a clonagem já se realizou, nomeadamente numa ovelha, num gato, num cão, rato e coelhos. Isto por aquilo que vi e li.

Nesta questão estou mais inclinado a apoiar a questão da clonagem de células e órgãos para transplante, uma vez que reduz a possibilidade de rejeição do órgão por parte do corpo. Fora isso, sou demasiado céptico para acreditar que isso se torne numa realidade num futuro próximo.

Mais sobrepovoado?Não me parece que sejam as espécies que tenham a culpa disso mas pronto..Isso seria como destruir metade da selva amazonica para construir estancias de férias e depois deitar abaixo o resto porque havia vida a mais para que nós humanos pudessemos viver bem..
                                    Concordo em relação à clonagem de células e orgãos para transplante..
                                    Em relação à clonagem de animais,humanos ou não, não concordo..
                                    Não gostava de viver num futuro como aquele presente no filme - "A Ilha" - em que pessoas são mantidas como partes sobresselentes, para orgãos, assim que necessário..
                                      Quem sou eu? Acho que sou apenas alguem que viaja em Alvaros de Campos com destino a Cesário Verde..e que na vida procura Alberto Caeiro

Offline Arms

• Membro Vintage
                                        • Reflection

Mais sobrepovoado?Não me parece que sejam as espécies que tenham a culpa disso mas pronto..

É evidente que não. Mas, se clonares espécies que se estinguem, chegará a um ponto em que o planeta estará mais sobrepovoado, uma vez que as espécies que deveriam de ter desaparecido persistem e reproduzem-se. Isto é, falando hipoteticamente... e usando a lógica.
                                        Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                                        Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline Pure Intuition

• Membro Sénior
                                        Eu compreendo a tua lógica senhor Arms :) Só não concordo é com o "tom" e esse "deveriam" :)
                                          Quem sou eu? Acho que sou apenas alguem que viaja em Alvaros de Campos com destino a Cesário Verde..e que na vida procura Alberto Caeiro

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Ajuda urgente por favor

Iniciado por Silvano Apoio

9 Respostas
                                          2629 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Setembro de 2009
                                          por MT
                                          1 Respostas
                                          1667 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Outubro de 2009
                                          por chandler
                                          12 Respostas
                                          6545 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Julho de 2010
                                          por fmateus
                                          8 Respostas
                                          2638 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Fevereiro de 2012
                                          por 1213451
                                          6 Respostas
                                          1178 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2014
                                          por Esmékie