rede ex aequo

Olá Visitante26.mai.2020, 18:03:33

Sondagem

Qual a tua opinião sobre "clonagem"?

Sou a favor
36 (38.7%)
Sou contra
29 (31.2%)
Não tenho opinião
8 (8.6%)
Outro
20 (21.5%)

Votos totais: 62

Autor Tópico: Clonagem - A favor ou contra?  (Lida 78058 vezes)

Clonagem - A favor ou contra?

*mOit3iRa*

• Visitante
Pessoal, criei este tópico (peço desculpa se existe ou não outro semelhante  :-[ ) com a finalidade de me ajudarem, pois ando interessada neste tema (a clonagem). Fiz um trabalho na escola e nem a professora chegou a nenhuma finalidade. Espero que me possam ajudar a ficar esclarecida, entretanto, vou deixar a mha opinião  ::)  :P

Todos os seres vivos podem ser clonados, sejam estes vegetais, animais ou humanos. O que gera mais polémica é a possibilidade de clonagem de seres humanos, ou seja, de fabricar um ser humano geneticamente semelhante a outro. É o mesmo que um nascimento de gémeos, algo que acontece naturalmente, mas no caso da clonagem e graças a esta, é agora possível artificialmente.
Sou contra a clonagem. Pois acho que uma cópia é algo que tem menos valor do que o original e a clonagem parecia vir "abrir" essa possibilidade em relação aos seres humanos. A de "criar seres de segunda classe".
Não é possível prever as qualidades de alguém e muito menos ainda a sua personalidade e os seus sentimentos por muito que se conheça os bens genéticos herdados dos antepassados desse alguém.
Aquilo que somos depende mais da nossa história do que da nossa herança genética.
A clonagem de uma pessoa permite obter alguém que é fisicamente muito parecido com a pessoa original, mas não garante mais do que isso.
Acho que nem se sabe ao certo o quão parecido ficaria um clone com o seu original.
Os clones, na minha opinião, até poderiam ser interessantes, mas sei que nunca poderão ser tão excepcionais como as pessoas que lhes dariam origem.
« Última modificação: 30 de Junho de 2006 por *mOit3iRa* »

Offline mIsS

• Membro Elite
    • Género: Feminino
    • my smile
    Mas estamos a falar de clonagem só de humanos? de animais? plantas?

Queres que se dê o nosso parecer nos vários casos?
      Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

*mOit3iRa*

• Visitante
      Mas estamos a falar de clonagem só de humanos? de animais? plantas?

Queres que se dê o nosso parecer nos vários casos?

Diz o k kiseres  :P Dá asas ah imaginação  :P

Offline Arms

• Membro Vintage
        • Género: Masculino
          • Reflection
        A favor da clonagem de órgãos para transplantes - suprimia-se toda a problemática de arranjar órgãos compatíveis.

Quanto ao resto, sou contra ou muito hesitante em dar a minha opinião.
          Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
          Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline mIsS

• Membro Elite
          • my smile
          Bem, este tema dá pano para mangas ...

Há muita gente que pensa que a clonagem é um tema actual, o que é certo é que ela vem sendo prática há muito tempo por exemplo ao nível das plantas. As técnicas de propagação vegetativa como a propagação por estaca, a mergulhia e a enxertia são alguns dos exemplos destas técnicas que permitem a obtenção de clones de plantas com características desejáveis!
          A clonagem não só em plantas mas também em animais a meu ver apresenta-se como uma realidade que veio para ficar, já que é um dos modos de fazer face à necessidade crescente de alimentos, que de outro modo condenariam grande parte da população se não à morte pelo menos à subnutrição! A clonagem é vantajosa no sentido que é mais rápida na obtenção de descêndencia numerosa num curto espaço de tempo, por outro lado permite seleccionar plantas e animais com características mais vantajosas, todavia por outro lado é importante não esquecer que estamos a põr em causa a biodiversidade, substituindo a variabilidade genética por uma homogeneização, deixando assim as espécies mais vulneráveis a possíveis alterações que sejam introduzidas no meio!
          Quanto à clonagem ao nível da espécie humana, sou contra à clonagem de um ser humano completo, no entanto sou a favor como o Arms_pt dizia da clonagem de órgaos para transplantes!

Uma questão: acham que se devem levantar problemas éticos na clonagem de animais ou plantas?

Parabéns, gosto de tópicos destes!  ::) :D
          « Última modificação: 30 de Junho de 2006 por mIsS »
            Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Offline bix

• Membro Total
            • Parabola
            Uma questão: acham que se devem levantar problemas éticos na clonagem de animais ou plantas?
            Eu julgo que esses problemas se levantam porque está em causa o exercício voluntário, consciente, de um poder de uma espécie sobre outras.
            É como disseste:
            é importante não esquecer que estamos a põr em causa a biodiversidade, substituindo a variabilidade genética por uma homogeneização, deixando assim as espécies mais vulneráveis a possíveis alterações que sejam introduzidas no meio!
              "Life is a comedy to those who think and a tragedy to those who feel" - Horace Walpole

centro_da_gravidad

• Visitante
              A clonagem é já uma realidade e se não fosse ela muitos países já se encontravam na miséria.....no entanto a clonagem não deve ser usada para satisfazer caprichos mas sim necessidades  :)

Offline Arms

• Membro Vintage
                  • Reflection

Parabéns, gosto de tópicos destes!  ::) :D

Na minha opinião: só os animais e plantas que estão em vias de extinção devido à acção do Homem. Quanto menos o Homem interferir com a selecção natural, melhor. Já fizemos tantos estragos...

Embora eu seja a favor de clonagem de plantas para ver se os níveis de dióxido de carbono diminuíssem um pouco, para evitar o efeito de estufa e catalizar a formação de oxigénio e, por consequência, aumentar nos níveis de ozono (que, como todos sabem, são três átomos de oxigénio unidos) para ver se o raio do buraco (desculpem o palavreado) fica remendado.
                  Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                  Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

Offline mIsS

• Membro Elite
                  • my smile
                  Eu julgo que esses problemas se levantam porque está em causa o exercício voluntário, consciente, de um poder de uma espécie sobre outras.
                  É como disseste:
                  é importante não esquecer que estamos a põr em causa a biodiversidade, substituindo a variabilidade genética por uma homogeneização, deixando assim as espécies mais vulneráveis a possíveis alterações que sejam introduzidas no meio!

Mas nas circunstências em que estamos, poucas alternativas nos restam a não ser a clonagem ou a questão dos organismos transgénicos para fazer face a uma problemática que é real, a fome! Infelizmente as perspectivas que se avizinham não são nada animadoras, a população vai continuar a aumentar embora a taxa de natalidade e de mortalidade diminuam, isto acontece porque embora as duas tendam a diminuir, a taxa de mortalidade vai ser sempre superior, deste modo vai sempre existir um saldo positivo da população!

centro_da_gravidad

• Visitante
                    E não é só a fome! Muitos paises tiveram de recorrer à clonagem porque nao estavam em situaçao economica para se darem ao luxo de nao terem colheitas para exportar, por isso é que se seleccionam as caracteristicas mais favoraveis das plantas de forma a produziram mais principios activos e a resistirem a condiçoes climatericas adversas.

PurplePrince

• Visitante
                      Eu n sou contra a clonagem...
                      Eu n vejo a clonagem com a finalidade de criar pessoas iguais a mim mas sim com a finalidade de criar orgãos a partir dos meus e tudo o mais!
                      A partir do momento em k todos nós pdoemos ter orgões suplentes etc, já imaginaram k as filas de espera acabariam? K as doenças com mais problemas devido á falta de compatibilidade acabariam finalmente?
                      A clonagem pode ter as suas desvantagens, mas sem dúvida k é uma mais valia para a kualidade de vida do ser humano, pra n falar da regeneração de células k pode aumentar consideravelmente a experança média de vida!

beijinhuxxxx*********************

Offline bix

• Membro Total
                        • Parabola
                        Mas nas circunstências em que estamos, poucas alternativas nos restam a não ser a clonagem ou a questão dos organismos transgénicos para fazer face a uma problemática que é real, a fome! Infelizmente as perspectivas que se avizinham não são nada animadoras, a população vai continuar a aumentar embora a taxa de natalidade e de mortalidade diminuam, isto acontece porque embora as duas tendam a diminuir, a taxa de mortalidade vai ser sempre superior, deste modo vai sempre existir um saldo positivo da população!

Eu bem sei que, pelo menos, metade do mundo passa fome ou subnutrição.
                        A clonagem é uma solução possível e com a vantagem de obtenção de lucro pelos laboratórios intervenientes.

Mas penso que é importante reflectir sobre as causas da fome no mundo.
                        Não creio que a falta de alimento se deva a uma incapacidade de produção da terra, mas a uma errada utilização da mesma e a uma errada distribuição desses produtos.
                        Clonar implica interferir num equilíbrio biológico que não compreendemos totalmente. Implica consequências a longo prazo que ninguém conhece.
                        Clonar é uma solução idêntica à de tomar um analgésico, em vez de curar a doença: é agir sobre os efeitos e não sobre as causas.

Não achas?
                          "Life is a comedy to those who think and a tragedy to those who feel" - Horace Walpole

Offline mIsS

• Membro Elite
                          • my smile

Embora eu seja a favor de clonagem de plantas para ver se os níveis de dióxido de carbono diminuíssem um pouco, para evitar o efeito de estufa e catalizar a formação de oxigénio e, por consequência, aumentar nos níveis de ozono (que, como todos sabem, são três átomos de oxigénio unidos) para ver se o raio do buraco (desculpem o palavreado) fica remendado.

Vou ficar off-topic, mas permitam-me a observação:

Arms_pt embora tu digas e muito bem que o ozono, neste caso o ozono estratosférico (já que existe também o ozono troposférico, no entanto esse trata-se de um poluente secundário) é o resultado de átomos de oxigénio não acho que seja o aumento do número de plantas e consequente emissão de oxigénio para a atmosfera, neste caso a partir da clonagem que vá conseguir atenuar o problema!. Como se sabe o fenómeno da diminuição da camada do ozono deve-se a compostos com bromo, os chamados hallons, HBFC (usados nos extintores de incêncidos da classe B), mas sobretudo à libertação de CFC (clorofluorcarbonetos, compostos constítuídos por átomos de cloro, flúor e carbono ) que foram amplamente usados e são  usados em sistemas de refrigeração, ar condicionados, sprays, propulssores de aerossóis. A resolução deste problema com eficácia passa sim por procurar alternativas nomeadamente no que toca aos CFC! Algumas delas já estão definidas como: os HCFC (hidroclorofluorcarbonetos) HFC (hidrogenocarbonetos), hidrocarbonetos, amónia e o hélio, que embora não sejam livres de contras, apresentam muitos prós!  :)

centro_da_gravidad

• Visitante
                            É assim pelo que eu estudei de gnosia (a maravilhosa cadeira de segundo ano) a clonagem não é tanto utilizada para combater a fome mas sim para aumentar a rentibilidade de plantas com interesse comercial, como a produção de principios activos que irao ser usados para medicamentos. Ou seja escolhe-se a planta que produz mais principio activo e depois em locais apropriados faz-se a clonagem dessa planta de forma a se ter uma produção estável do principio activo que fará com que o preço do medicamente onde o p.a vai ser usado diminua, já que não há aquela incerteza de haver muito ou pouco p.a consoante uma boa ou má colheita.

Offline Arms

• Membro Vintage
                                • Reflection
                              Vou ficar off-topic, mas permitam-me a observação:

Arms_pt embora tu digas e muito bem que o ozono, neste caso o ozono estratosférico (já que existe também o ozono troposférico, no entanto esse trata-se de um poluente secundário) é o resultado de átomos de oxigénio não acho que seja o aumento do número de plantas e consequente emissão de oxigénio para a atmosfera, neste caso a partir da clonagem que vá conseguir atenuar o problema!. Como se sabe o fenómeno da diminuição da camada do ozono deve-se a compostos com bromo, os chamados hallons, HBFC (usados nos extintores de incêncidos da classe B), mas sobretudo à libertação de CFC (clorofluorcarbonetos, compostos constítuídos por átomos de cloro, flúor e carbono ) que foram amplamente usados e são  usados em sistemas de refrigeração, ar condicionados, sprays, propulssores de aerossóis. A resolução deste problema com eficácia passa sim por procurar alternativas nomeadamente no que toca aos CFC! Algumas delas já estão definidas como: os HCFC (hidroclorofluorcarbonetos) HFC (hidrogenocarbonetos), hidrocarbonetos, amónia e o hélio, que embora não sejam livres de contras, apresentam muitos prós!  :)

;) ::)
                              Pronto...  :P Eu não sabia isso assim e admito que fui ingénuo em afirmar que poderia ser resolvido assim... na realidade, a reparação da camada do ozono, no estado actual, levaria imenso tempo.
                              Desculpem o off-topic...

Offline mIsS

• Membro Elite
                                • my smile

Eu bem sei que, pelo menos, metade do mundo passa fome ou subnutrição.
                                A clonagem é uma solução possível e com a vantagem de obtenção de lucro pelos laboratórios intervenientes.

Mas penso que é importante reflectir sobre as causas da fome no mundo.
                                Não creio que a falta de alimento se deva a uma incapacidade de produção da terra, mas a uma errada utilização da mesma e a uma errada distribuição desses produtos.
                                Clonar implica interferir num equilíbrio biológico que não compreendemos totalmente. Implica consequências a longo prazo que ninguém conhece.
                                Clonar é uma solução idêntica à de tomar um analgésico, em vez de curar a doença: é agir sobre os efeitos e não sobre as causas.

Não achas?

A fome é só um dos muitos problemas que derivam do crescimento exponencial da população, que no seu seguimento trazem também problemas de sobreexploração de recursos, de degradação ambiental que se manifestam nos mais variados fenómenos desde a poluição, à desflorestação, à redução das reservas de água potável, à redução da biodiverisdade entre outros e que põe em causa o desenvolvimento sustentável de uma sociedade!

Como tu dizias e bem "clonar implicar interferir num equilíbrio biológico que não compreendemos totalmente", mas eu acrescento não clonando implica a morte de grande parte da população ... e pronto, estamos num ciclo vicioso, por um lado clonar não resolve, mas não clonando também não! Mas já agora se falamos em interferir num equilíbrio biológico cujas consequências a longa prazo ninguém conhece estariamos a pôr tudo o que é causa em medicina, é que vendo as coisas de uma outra perspectiva no fundo estamos a negar a morte e de certo modo a perpetuar a longevidade  ::)  :P   ... Já alguém pensou nas consequências? (Obviamente que não estou contra a medicina!)

Offline blueboy

• Associad@
                                  • Membro Vintage
                                  • Smile!
                                  A clonagem existe na Naturaza desde o ínicio dos tempos, é uma forma de reprodução, não só de plantas com também de animais e outros organismos, daí o argumento de anti-natura não se justificar. O problema com a clonagem hoje em dia toca em dois pontos centrais:

1. Transgénicos: Toda a gente sabe que os OGM (organismos genéticamente modificados) estão a ser produzidos à décadas e a ser consumidos diariamente por milhões de pessoas, muitas delas nem sabem que os consomem. No entanto os riscos relacionados com estes produtos são ainda desconhecidos. O argumento de que os OGM vêm acabar com a fome não é totalmente real, pois os OGM são produzidos, mas nem sempre são distribuidos da melhor maneira. Também a revolução industrial e agricula parecia trazer uma fórmula mágica para acabar com a miséria no mundo, mas os únicos benefeciados são os países mais ricos, o fosso entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos continua a aumentar. Quem produz as sementes de OGM vegetais são laboratórios, ficando os agricultores dependentes desta fonte de semente, já que as plantas geneticamente modificadas são na sua maioria estéreis. Cria-se assim um monopólio da agricultura em que agricultores mais pobres e países menos desenvolvidos não podem jogar. É necessário encontar as raízes da fome, pois por incrível que pareça (ou não) a fome não se acaba com comida, é com a destruição da raíz do problema.

2. Clonagem humana: Quanto a este assunto pouco tenho a dizer, ainda tenho de me informar mais, mas acho que os problemas aqui são de ordem ética sobretudo e por isso não há uma solução. Terá de se chegar a um compromisso, embora eu ache que como biólogo que quero ser, mais cedo ou mais tarde a clonagem humana vai ser praticada, pode ser ilegalmente, mas vai existir, a cede de conhecimento cega os homens. Além disso, dum ponto de vista empresarial, quando há procura é vantajoso para quem tem oferta, e acreditem que não há-de faltar procura.
                                    Ainulindalë

Offline bix

• Membro Total
                                    • Parabola
                                    ... e pronto, estamos num ciclo vicioso, por um lado clonar não resolve, mas não clonando também não!
                                    Não resolve porque, do meu ponto de vista, não se actua na causa do problema (só nos efeitos do mesmo).
                                    Penso que a causa do problema não é o excesso de população, mas a errada exploração dos recursos naturais e errada distribuição dos produtos pelas pessoas.
                                    O ciclo vicioso é, assim, uma ilusão.
                                    Mas, mesmo que se avançasse com a clonagem de alimentos, nem assim acredito que o problema da fome ficasse resolvido pois tudo se passaria como a questão de acesso a medicamentos pelas pessoas sem poder de compra: quem não puder pagar a factura dos laboratórios, continuará a morrer de fome.

Mas já agora se falamos em interferir num equilíbrio biológico cujas consequências a longa prazo ninguém conhece estariamos a pôr tudo o que é causa em medicina, é que vendo as coisas de uma outra perspectiva no fundo estamos a negar a morte e de certo modo a perpetuar a longevidade  ::)  :P   ... Já alguém pensou nas consequências? (Obviamente que não estou contra a medicina!)
                                    Não creio que a medicina seja directamente responsável pela maior longevidade das pessoas.
                                    É verdade que por vezes adia a morte (e até acredito que seja tecnicamente possível vencê-la, por manipulação genética)
                                    Mas estou convencido que o aumento da esperança de vida estará mais relacionado com as condições de higiene, de alimentação e segurança a que o indivíduo tiver acesso (e, claro, da sua configuração genética)

*mOit3iRa*

• Visitante
                                      Pessoal obrigada pelo debate e pela a ajuda que me estão a dar  ;D

Sou contra a clonagem também pelo facto de irmos contra a Natureza. Mas depois surge o seguinte: "ao ingerirmos fármacos, por exemplo, também vamos contra a Natureza!"

Acho que por isto é que existem tantos "prós e contras"
                                       :P

Offline mIsS

• Membro Elite
                                        • my smile

Mas, mesmo que se avançasse com a clonagem de alimentos, nem assim acredito que o problema da fome ficasse resolvido pois tudo se passaria como a questão de acesso a medicamentos pelas pessoas sem poder de compra: quem não puder pagar a factura dos laboratórios, continuará a morrer de fome.

Clonagem de alimentos?  :inq
                                        No máximo clonas animais e plantas que produzem esses alimentos  :P

... e pronto, estamos num ciclo vicioso, por um lado clonar não resolve, mas não clonando também não!
                                        Não resolve porque, do meu ponto de vista, não se actua na causa do problema (só nos efeitos do mesmo).
                                        Penso que a causa do problema não é o excesso de população, mas a errada exploração dos recursos naturais e errada distribuição dos produtos pelas pessoas.
                                        O ciclo vicioso é, assim, uma ilusão.

Como já disse anteriormente a relação do excesso de população com a sobreexploração de recursos é de causa-efeito! Se aumenta o nº de habitantes é lógico que maiores serão os recursos alimentares, hidrícos, energéticos, o que queiras ...  explorados!
                                        Quanto à questão que há uma distribuição errada dos produtos estou plenamente de acordo!

Para enfatizar e mostrar-te que realmente o crescimento exponencial da população é uma problemática importante neste ponto de vista, aproveito até a tua deixa no que se refere aos cuidados de saúde! Os factores que afectam a taxa de crescimento de uma população são:a alimentação,as condições sanitárias e acesso a água potável, cuidados de saúde (acessos a cuidados básicos de saúde entre os quais a vacinação e os antibióticos), a fertilidade e as características genéticas e imunológicas de uma população! ;)

Pessoal obrigada pelo debate e pela a ajuda que me estão a dar ;D

Sou contra a clonagem também pelo facto de irmos contra a Natureza. Mas depois surge o seguinte: "ao ingerirmos fármacos, por exemplo, também vamos contra a Natureza!"

Acho que por isto é que existem tantos "prós e contras"
                                         :P

É um prazer responder!garanto-te!  ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Ajuda urgente por favor

Iniciado por Silvano Apoio

9 Respostas
                                          2624 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Setembro de 2009
                                          por MT
                                          1 Respostas
                                          1661 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Outubro de 2009
                                          por chandler
                                          12 Respostas
                                          6532 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Julho de 2010
                                          por fmateus
                                          8 Respostas
                                          2629 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Fevereiro de 2012
                                          por 1213451
                                          6 Respostas
                                          1169 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2014
                                          por Esmékie