rede ex aequo

Olá Visitante04.jul.2020, 22:55:45

Sondagem

Qual a tua opinião sobre "clonagem"?

Sou a favor
36 (38.7%)
Sou contra
29 (31.2%)
Não tenho opinião
8 (8.6%)
Outro
20 (21.5%)

Votos totais: 62

Autor Tópico: Clonagem - A favor ou contra?  (Lida 78450 vezes)

Clonagem - A favor ou contra?

Offline Centaur

• **
  • Membro Júnior
Sim. Sem a mais pequena sombra de dúvida.  :)

Todos os grandes conhecimentos científicos são potencialmente perigosos quando nas mãos erradas. Na minha opinião, isso não pode inviabilizar a aplicação correcta desse conhecimento.

Anteriormente na história da ciência, houve descobertas que tiveram profundas repercussões pela sua má utilização. Lembro-me das descobertas feitas por Einstein sobre os mecanismos nucleares que proporcionaram o desenvolvimento da bomba atómica. Hoje estes mesmos mecanismos são utilizados na área da Medicina Nuclear com benefícios evidentes. Ao mesmo tempo, espreita do outro lado a utilização de partículas acelaradas na produção de valores energéticos cuja manipulação pode ter consequências catastróficas.

Na verdade, as técnicas de clonagem são mais uma dessas descobertas que vão sempre depender da ética de cada cientista na aplicação dos seus conhecimentos. Os estudos com células indiferenciadas já foram além do razoável e a clonagem há poucos anos é aplicada com fins terapêuticos. O risco sempre lá esteve mas, para mim, os benefícios suplantam totalmente esse risco. 

Elijah Keat

• Visitante
    Sim. Sem a mais pequena sombra de dúvida.  :)

Todos os grandes conhecimentos científicos são potencialmente perigosos quando nas mãos erradas. Na minha opinião, isso não pode inviabilizar a aplicação correcta desse conhecimento.

Anteriormente na história da ciência, houve descobertas que tiveram profundas repercussões pela sua má utilização. Lembro-me das descobertas feitas por Einstein sobre os mecanismos nucleares que proporcionaram o desenvolvimento da bomba atómica. Hoje estes mesmos mecanismos são utilizados na área da Medicina Nuclear com benefícios evidentes. Ao mesmo tempo, espreita do outro lado a utilização de partículas acelaradas na produção de valores energéticos cuja manipulação pode ter consequências catastróficas.

Na verdade, as técnicas de clonagem são mais uma dessas descobertas que vão sempre depender da ética de cada cientista na aplicação dos seus conhecimentos. Os estudos com células indiferenciadas já foram além do razoável e a clonagem há poucos anos é aplicada com fins terapêuticos. O risco sempre lá esteve mas, para mim, os benefícios suplantam totalmente esse risco. 

:up

Offline ivan919

• Membro Sénior
      • Género: Masculino
      Clonagem em pessoas sou totalmente contra!!
      Agora clonagem em plantas e animais acho já diferente, acho que pode ser usado para salvaguardar algumas especies que estao quase extintas...mas tbm nao me agrada muito a ideia de fazerem estudos em animais... :X
        "Olhe para la do que ve"

Alto do Pina <3

Offline absolut_

• Membro Ultra
        • Género: Feminino
        Contra.
          http://sementesmarginais.blogspot.com

"They promise you heaven so they can steal this world"

Offline TiagoJ

• Membro Elite
          • make a U turn
          Na questão de orgãos... Bem seria complicado uma vez que um ser humano nasce ele tem os seus direitos.
          Temos o poder de escolha e independente de ser uma cópia é um humano como qualquer outro.
          Se já viram "A Ilha" com o Ewan Mcgregor entenderão.

Se sou a favor ou não... estou mais para o lado do não mas não tenho muita informação acerca disto.

Na questão dos órgãos não se faz clonagem de um ser humano para depois se retirarem os órgãos, ao estilo d'"A Ilha". O que se faz é "pegar" nas células de uma pessoa e cloná-las, levando-as a especializarem-se e formarem determinado órgão.
          A razão pela qual há controvérsia nesta questão é que, uma vez que um embrião é formado, vem outra vez a questão que está também associada ao aborto.

também é possível desdiferenciar as células diferenciadas e "programa-las" para se re-diferenciarem no tecido pretendido. Mas é algo muuuiiito demorado e com muitos custos associados :P

Faz-se isto desde 2007, mas até agora ainda não se conseguiram reduzir significativamente os riscos de formação de teratomas. No entanto, é sem dúvida um marco assinalável.

Quanto à clonagem... A favor.
            touching the edge of space, the edge of heaven, the edge of dreams...

Offline lxmartini

• Membro Ultra
            Clonagem de orgãos sou a favor.

Clonagem total, completamente contra.

Ace_of_Spades

• Visitante
              A contagem de votos a favor e contra está bastante equilibrada. A minha opinião oscila nos dois extremos. Para a clonagem de órgãos estaríamos a suprimir um grande problema já a clonagem de seres humanos é algo mais radical. Eu não pensei exactamente numa fundamentação contra senão o facto de se proteger a identidade/integridade de cada ser humano.

Offline Boreas

• Moderação Sénior
                • Membro Vintage
                • "Tu és rato!"
                Em relação à identidade, a menos que copiassem exatamente todas as tuas memorias e pensamentos o clone não era a mesma pessoa, logo teria uma identidade diferente.
                  Just live!!! WILL POWER HOPE COMPASSION LOVE

Offline C.M.

• Membro Total
                  • I wasn't insane except when my heart was touched.
                  Contra, excepto se fosse realizada com propósitos medicinais, como por exemplo, a transplantação de órgãos.
                  Caso contrário, seríamos apenas cópias e a originalidade... Puff!
                    C R I S

ilikemiguel

• Visitante
                    Votei que sim, mas sinceramente não gostava nada de ter uma fotocópia minha a andar por aí... hehe

Mas acho que não se justifica, nos dias de hoje, impossibilitar a clonagem a nível medicinal e o desenvolvimento de tecnologia adjacente.
                    Após chegarmos a um certo nível de desenvolvimento tecnológico e de saúde, não faz sentido retroceder. Na minha fundamentada opinião.

Clonar uma inteira identidade seria complicado. O meu clone podia andar por aí a fazer maldades e ser eu preso. Seríamos geneticamente iguais. Logo, não é justo. Parece-me um silogismo simples.

xo

Offline M.P.

• *
                      • Novo Membro
                      A minha resposta é dificil....

se for de seres humanos (completos) sou contra, uma vez que ou se deixava de ter filhos ou o mundo enxia, literalmente...

se for de orgãos/células/tecidos, etc. sou a favor, uma vez que isso ajudaria a melhorar as condições de vida de toda a gente e resolvia muitos problemas de doenças, etc.

se for de plantas/animais sou a favor, uma vez que como demostrado o mundo está-se a tornar insustentável, não só em termos de energia, mas também de alimentos, por isso se se podesse clonar os alimentos, sem que estes prejudicassem a saude do consumidor acho que seria uma solução para a fome no mundo.

PS: pena não dar para clonar a água, também...  :-\
                        "Be who you are and say what you feel, because those who mind don't matter and those who matter don't mind."-Dr. Seuss

Offline beautifulflower

• Membro Elite
                        A minha resposta é dificil....

se for de seres humanos (completos) sou contra, uma vez que ou se deixava de ter filhos ou o mundo enxia, literalmente...

se for de orgãos/células/tecidos, etc. sou a favor, uma vez que isso ajudaria a melhorar as condições de vida de toda a gente e resolvia muitos problemas de doenças, etc.

se for de plantas/animais sou a favor, uma vez que como demostrado o mundo está-se a tornar insustentável, não só em termos de energia, mas também de alimentos, por isso se se podesse clonar os alimentos, sem que estes prejudicassem a saude do consumidor acho que seria uma solução para a fome no mundo.

PS: pena não dar para clonar a água, também...  :-\

De que vale clonar os animais quando o nosso planeta está a caminhar para uma insustentabilidade e em poucos anos não haverá local para eles viverem? Se entram em extinção é por alguma razão ... Não adianta clonar seja o que for enquanto não mudarmos drasticamente a maneira vergonhosa como estamos a interagir com a natureza.
                        E clonar os alimentos como solução para o fim da fome no mundo ... Também se utilizava essa ideia como argumento para o uso/consumo dos organismos geneticamente modificados e não se viu nada  :-\

Offline Halfway

• Membro Sénior
                          Isto não pode ser só a favor ou contra, sim ou não. Tem que haver uma abordagem científica e ambiental em todos os casos.
                          A clonagem de animais é favorável quando ha animais em vias de extinção, por exemplo, mas é desfavorável quando se trata de criar animais para comer, por exemplo (pk a clonagem e a nanotecnologia permite a criação de alimento que substitui por completo qualquer tipo de carne) ou para usar em caça. A clonagem de plantas é a mesma coisa. Permite prolongar espécies em extinção e permite criar alimento para todos os seres vivos no planeta.
                          Mas vivemos num sistema capitalista. Para os mercados, a clonagem ou mesmo a impressão 3D que está aí a chegar, se chegar às mãos das pessoas, é muito desfavorável porque vai-lhes tirar o negócio. Ou seja, através da clonagem (ou mesmo através de máquinas actuais) podíamos criar comida suficiente para todas as pessoas no mundo e dar-lhes sem ter que colocar um preço nela, porque havia em abundância. Mas os mercados deixavam de poder vender, íam à falência.. Por isso é que eu digo que este sistema monetário tem os dias/anos contados. A tecnologia vai tornar o nosso sistema de poder obsoleto. Mas não é isso que estamos a discutir.
                          A maioria de nós acha a clonagem de humanos estranha porque estamos a falar da nossa própria espécie. De um ponto de vista ambiental, qual é o direito da nossa espécie poder clonar outros animais ou plantas e não a nossa própria espécie? Se fomos nós que inventámos esta tecnologia, só faz sentido que as más consequências (se as houver) sejam aplicadas em nós próprios. É verdade que cada um de nós é feito das nossas experiências, mas um clone humano teria consciência da sua vida também. Aliás, um clone humano nasce bebé, não é criado logo com 20 anos, a não ser que seja robotizado. Nesse caso não é um clone, é um robot. Por isso os clones vivem desde o 1º ano de idade e têm direito ao seu crescimento e às experiências que outro ser humano tem.
                          Por outro lado, o mundo está sobrelotado. Não precisamos de mais Homens. Por isso a clonagem de seres humanos não é necessária para prolongar a nossa espécie. É no entanto precisa quando se trata de clonar orgãos.
                          Acho que ter a tecnologia pronta a actuar é bom, para quando for necessária. São as situações que temos que avaliar, não a tecnologia em si.
                          « Última modificação: 18 de Dezembro de 2012 por Halfway »
                            Give me something with vodka please.

Incandessence

• Visitante
                            No campo clonagem sou a favor deste que seja de animais em vias de extinção...No campo humano sou totalmente contra ninguem é igual a ninguem logo sou contra em criar alguem igual atraves de um sistema antinatural...Penso que em numeras situações daria jeito clonar pessoas por exemplo quando alguem perde um ente querido...Daria jeito mas sou contra...

Offline Endovélico

• Membro Sénior
                              • Are we to hang our hearts on such little things?
                              Sou a favor. Não digo clonagem total de humanos/animais, mas de corpos humanos sem cabeça, por exemplo para colheita de órgãos.

Offline Lambuças

• Membro Elite
                                • Encarar a vida com um sorriso é o melhor remédio
                                Sou a favor desde que não clonem gente que não vale o esforço e o dinheiro.
                                A portugal precisava de clonarem o Cristiano Ronaldo para ver se ficamos já apurados para o Mundial de 2014

Offline rk

• Membro Sénior
                                  A portugal precisava de clonarem o Cristiano Ronaldo para ver se ficamos já apurados para o Mundial de 2014

a serio? oh god..

Offline Lambuças

• Membro Elite
                                    • Encarar a vida com um sorriso é o melhor remédio

a serio? oh god..

Pronto pronto...clonem o Figo, Nunos Gomes, o Eusébio, João Vieira Pinto, Rui Costa, Fernando Couto, Jorge Costa...todos com a mesma idade de 22 aninhos.
                                    Viva a nossa selecção

Offline Malayka

• Membro Sénior
                                        • Twitter

a serio? oh god..

Pronto pronto...clonem o Figo, Nunos Gomes, o Eusébio, João Vieira Pinto, Rui Costa, Fernando Couto, Jorge Costa...todos com a mesma idade de 22 aninhos.
                                      Viva a nossa selecção

Ahahah! Realmente estão a fazer alguma falta !!!!!!! Clonem o Peyroteo que não precisamos de mais nenhum ponta de lança :P.

Em relação ao tópico,seriamente.

Eu não sou a favor da clonagem, é estúpido. Eu sou a favor da ciência mas há coisas que são ridículas. Cada um é como é, não faz sentido fazer uma cópia do seu físico. Praquê? Esse clone NUNCA será igual ao original, será um """""ser""""" infértil, nada de novo dará à humanidade. Gastar milhões de dinheiro para quê?!
                                      Clonagem de animais, também não concordo. Se os animais têm de se extinguir, então que assim seja. Manter animais que estão destinados à extinção num ambiente que não é hostil para eles, não. É estúpido. Mesmo que se crie um habitat artificial, nunca é a mesma coisa, os bichos irão viver enjaulados para sempre, para que? Por egoísmo da humanidade, para poder ver uma espécie que é rara?! Estamos aqui para viver e conviver com a natureza PRESENTE !!!!!!!!!!!

Agora noutros termos, se isso um dia for possível, dou super mérito a evolução! Mas mesmo!

Acho que o uso das células estaminais pode ser mais  gratificante para outras áreas do que o "egoísmo"(ao nível da Saúde principalmente).
                                        Esperando o melhor, preparada para o pior.

Offline touldani

• *
                                        • Novo Membro
                                        Bom, dai depende do tipo de clonagem.
                                        Se for uma clonagem terapeutica, tudo bem, do tipo q clona orgaos, etc.. agora, se for do tipo em q se clona pessoas por completo, criar um outro humano para nos beneficiar, eu acho errado, pq eu pelo menos n sou a favor d criar uma vida para matar, por exemplo, eu sou clonada e qnd eu precisar de um transplante de coracao, eu tire a vida do meu clone para me beneficiar.. Porem, eu acho interessante as vezes, um ksal q n pode ter filhos por exemplo, pegar a celula de um bebe q morreu por dificuldades no parto, etc, para clonar o msm e assim finalmente terem filhos, nao digo q sou a favor pq n tenho ctz d q eu ia qrer q meu filho fosse clonado, mas acho uma ideia interesante, apesar d q mais complexa, pq depende da celula e do falecimento para q ela continua viva e possa ser clonada.. Mais dai ja vem outro assunto tb, pq se for possivel ser clonado de modo PERFEITO, uma reencarnacao ao contrario poderia ocorrer, invez da alma nascer em outro corpo, um outra alma nasceria no msm corpo, pq alma, conhecimento, inteligencia sao impossiveis de ser clonadas entao msm depois de morto, vc ia poder ver um conhecido andando na rua.. Mais tipo, eu n tenho conhecimento quase nenhum sobre isso e é so minha opiniao, to no ensino fundamental ainda, entao, minha opiniao pode ta completamente errada

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Ajuda urgente por favor

Iniciado por Silvano Apoio

9 Respostas
                                          2658 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Setembro de 2009
                                          por MT
                                          1 Respostas
                                          1688 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Outubro de 2009
                                          por chandler
                                          12 Respostas
                                          6636 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Julho de 2010
                                          por fmateus
                                          8 Respostas
                                          2662 Visualizações
                                          Última mensagem 11 de Fevereiro de 2012
                                          por 1213451
                                          6 Respostas
                                          1202 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Junho de 2014
                                          por Esmékie