rede ex aequo

Olá Visitante18.jul.2019, 04:27:14

Sondagem

Moda gostas ?

muito
27 (26.5%)
nem por isso
10 (9.8%)
passa-me ao lado
33 (32.4%)
interesso-me
18 (17.6%)
gosto um pouco
14 (13.7%)

Votos totais: 72

Autor Tópico: Estilo Gótico  (Lida 75714 vezes)

Moda Fetixe Gotica Vampirista

Offline Sarcástica

• Membro Total
  • Género: Feminino
  • Ignorance kills innocents lives
    • Hi5
ñ é só o vestuário que quer se dizer gotico ñ basta de vestir de preto e achar-se gótico há que saber a cultura gótica vampirismo por exemplo 1º vampiro Cain o que é wiccanismo satanismo Luciferianismo Asekta e.t.c
    Se a vida te virou as costas apalpa-lhe o r***

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
    • Género: Masculino
    • Ecce Somnium!
      • Bravis esse laboro, obscuro fio
    Um gótico conhece-se quando nos transmite o seu espirito a partir da atitude e a partir do que nos diz. Tudo o resto é relativo...

Há góticos que não se vestem sequer de preto, há góticos que não se interessam por exemplo por Satanismo ou Wicca, dado que ambos chocam...

Há inclusive góticos que não ouvem gotico ou metal... (por ser já tão industrial).

Enfim... Falar sobre o Goticismo é pior de que falar sobre Deus. A subjectividade e complexidade do tema dá muito que falar e é raro não cairmos num porquê sem resposta ou numa eventual contrdição mais tarde (daí ser tão fascinante  :-X :P)
      Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

Offline Mariazinha

• Membro Total
      • Live the life you love, love the life you live.
      Primeiro que tudo, ja vi essas fotos em algum lugar (as da mota) :) Engraçado, mas mal as vi, lembrei-me do grande filme "Sin city", portanto agradaram-me logo à primeira vista. E seguidamente, porque tenho uma paixão enorme por motas.  ;D

O goticismo tem tanto que se lhe diga, como o  old school, como o new hippie... Enfim, acho que é tudo uma questão de formas de visualizar a vida, e de nos comportarmos perante a mesma. Acima de tudo, está aquela "coisa" chamada coração, que canaliza tudo o que temos para dar e tudo o que nos dão. O resto é a mera suprefície que nos adorna, ao nosso gosto. ;)
        <Cleverly disguised as a responsible adult>

Offline Sarcástica

• Membro Total
        • Ignorance kills innocents lives
          • Hi5
        As reuniões para góticos Meet

Se a vida te virou as costas apalpa-lhe o r***

~ Sinistrous ~

• Visitante
          hello,

Adorei as Fotos, muito nices and don't forget: allways wear Black until they find something Darker hehehe

M.Butterfly

• Visitante
            hello,

Adorei as Fotos, muito nices and don't forget: allways wear Black until they find something Darker hehehe

eheh, adorei a intervenção, ~Sinistrous~
            Num apanhado geral relativamente ao goticismo, clara e evidente não podemos limitar o movimento à componente estética, embora esta seja um elemento identificatório (do mesmo modo que as vestes larga e floridas/simbolos da paz podem denunciam um pensamento/movimento hippie, tal como quando caminhamos na rua e fazemos rápidas e estereotipadas ligações entre o modo como a pessoa se apresenta e quem é e/ou o que faz - estas ligações nem sempre batem certo, porém o que pretendo alertrar á para a importância do signo enquanto elemento identificatório).
            Adoro a imagem da "oficial" que pode vulgarmente não ser associada ao goticismo pela inexistência do preto, dos rendilhados, das cruzes, de um todo de elementos imagéticos, porém recordemos que o gótico está intimamente correlaccionado com o fetiche - e aquela imagem é pura transcrição de fetiche; femme fatale, dominação denunciada pela postura.

A formalização do gótico enquanto movimento social/urbano que se tem vindo a perpetuar tem uma base recente ("recente") que se desenvolve na imediata relação com a música electrónica/punk dos anos 80. São recuperadas posturas victorianas, vão emergindo designações, definições do que é ser gótico, se se trata de moda, se se trata de um movimento, se podemos remeter para estilos de vida, de práticas culturais, práticas em sentido lato; deixo apenas a minha opinião que tão somente cultivei no fórum em tempos idos: o gótico é um movimento plural, podemos ter diversas (auto- e não só) definições do que é ser gótico/a, temos diversos estereótpios dentro do próprio goticismo que estão ou não ligados com a aparência exterior das pessoas.

Vejo as pessoas das fotos colocadas pela Vampira e penso "óptimo, força, se criam uma comunidade de amigos/as que partilham gostos e interesses em comum, vão em frente. Se sorriem para as câmaras, sorriam, o gótico não é sinónimo de uma dor ususpadora que corrompe e dilacera a alma, que se perpetua num sem fim de indefinições. Se outros pensarem que assim o é, que o pensem!". Fico desagradada quando há directa ligação entre goticismo - violência - satanismo, porém existem góticos que são satânicos, satânicos que são góticos. Fico igualmente indigada quando vejo rapazes e raparigas novas vestidos de negro, maquilhados excessivamente durante o dia e em contextos escolares mas ao mesmo tempo... deixo-os estar... estão a descobrir a sua identidade, a procurar modos de se converterem em actores sociais, estão em busca de sentidos, de exclusão por parte de uns meios, de intergração noutros... Se são "wannabees", deixem-nos ser até que se descubram. Provavelmente muitas das pessoas começaram exactamente assim, assumindo uma postura que envolve elementos desconhecidos à partida.

A cada dia que passa mais se diminuem as minhas preocupações com esta temática. Conto oito anos, ou nove, nem os sei; nunca abandonei o preto, é como um casamento simbólico. E se estamos a falar estritamente de moda fetiche, vampirista, gótica (moda entendida enquanto moda-roupa,design) também aqui vamos encontrar tantas pluralidades como se podiam encontrar no modo como os góticos encaram as suas condições/convições. Existem pessoas que optem por rendilhados, existem pessoas que optam pela pele ou pelo vinil, existe quem goste de botas ou prefira sapatos de plataforma, quem goste de camisas com folhos e quem as deteste, quem use muitos adornos, poucos ou nenhuns, quem se pinte diariamente de branco... por aí fora.

Senti algumas mudanças em mim algures no ensino secundário superior, especialmente quando comecei a ocupar cargos que exigiam socialmente de mim uma postura solene que inspirasse confiança, que inspirasse profissionalismo. Eram estimulos meramente simbólicos, forças que não são propriamente forças mas relativamente às quais, enquanto socióloga de pensamento bourdiano, me afectaram e produziram uma mudança de conduta. Redefini ligeiramente o vestuário, e acho que agi de forma correcta pois nem eu me sentia bem a discutir determinadas questões com um decote até ao umbigo, sob um tecido transparente, uma saia de latex e os lábios de vermelho vivo. Adoro arranjar-me, gosto dos rendilhados, de botas até ao joelho com atilhos (especialmente se forem de vinil!) porém reconheço que não funciona em todos os contextos- não se sei concordam comigo, pois não se trata de dizer que tenhamos que dissimular quem somos, trata-se de adaptações(mesmo que momentanêas) à circunstância (profissional, ou cerimonial- ocorre-me a ideia de um casamento de familiares, por exemplo).

Vampira, bom trabalho. Espero que a revista seja bem sucedida!

Um abraço a todos/as.
            « Última modificação: 3 de Julho de 2006 por M.Butterfly »

Offline HumanNature

• Membro Ultra
              • ÎmÞö§§¡ß£ë Þ®¡ñ¢ë
                • My Blog
              interesso-me pq tenho amigos e amigas góticas e ADORO o estilo em si, acho lindo, agora claro, o exagero as vezes com cenas de sangue, e molas, e cenas a espetar...são escusados..já ñ axo tanta piada!
              Agora a roupa em si, tanto delas como deles, acho fascinante!!!
                This Who I Am, Like it or Not!
                «Express Yourself Don't Repress Yourself»

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                • Ecce Somnium!
                M.Butterfly vim somente dar-te um bem haja pelo que escreveste! Creio ter sido a primeira vez que li um texto aqui na net assim com uma opiniao fomentada pelo lado (a meu ver) correcto  :)

Deixo somente uma ideia com que sinceramente nao concordo mas pode ser por estar enganada!

A imagem que se encontra lá no topo com a dita 'oficial' não me parece nada gótica e não, não é pela cor ou pelo tipo. O modo como está, a posição, o olhar, o toque de mão com a senhora cigarrilha(...) parece-me algo mais fetiche, mais tipicamente humano, inerente a determinadas pessoas de qualquer estilo, filosofia ou conceito, do que propriamente uma ligação directa ao Goticismo...

O Goticismo, para mim, (na sua essencia obviamente) é um mundo mais espiritual, dento de cada um. Um mundo mais complexo e para o qual esse tipo de posturas é basico e mesquinho... Sei bem que é uma questão de revolta e que é uma questão de pensamento, por isso tambem nao condeno, embora me magoe...

O Goticismo não devia ter, para mim, esses bloqueios  :-\
                  Pertence ao fenómeno universal da natureza humana que o tétrico, o medonho e até o horrível brotem com irresistível beleza (Schiller)

M.Butterfly

• Visitante

Miau_Elfico, grata pelas tuas palavras.
                  Factualmente não considero que seja a imagem "ideal-tipo" do gótico, mas sim do fetiche que está intimamente associado ao gótico. Estamos em pleno acordo quanto a este ponto, trata-se apenas de um lapso de entendimento :) O fetiche [vinil, posturas, o bondage em si, etc] não é uma construção apenas limitada ao espaço social dos/as góticos/as; podemos ter uma empresária que não é gótica mas que se assume como fetichista e se sente excitada ao calçar uns stilettos de vinil e, suponhamos, dominar sexualmente o/a parceiro/a. Existe uma ligação forte com o goticismo, aliás, existe quase o path gótico-sexualidade, e dentro disto o bizarro, o comportamento leviano. Embora exista essa associação (especialmente por quem está de fora), nem todos/as os/as góticos/as são adeptos desses comportamentos. É um bloqueio, sim, e recordemos que existem sempre pessoas góticas que acabam por perpetuar esses mesmos estereótipos, tal como acontece noutros segmentos de grupos, profissões, pessoas...

Estamos em pleno acordo.

Offline Azula

• Associad@
                    • Membro Elite
                    • Voluntary Simplicity
                      • Hábitos Alimentares e Sexualidade
                    Bom, abstenho-me aqui de comentar o goticismo enquanto outra coisa senão "sentido estético".

Reduzindo-o a uma questão de gosto, confesso que me sinto atraída por alguns traços, nomeadamente a insistência na palidez e o uso do preto, e a pose febril e adoentada do Romantismo, bem como todo o ideal de beleza deste mesmo período. Pessoalmente, o erotismo dissimulado (ou não) e o bizarro sempre me dispertaram a curiosidade.

Mas não passa daqui, falo apenas de estética: não acho no goticismo valores nem configurações, nem formas de pensar.

A minha foto preferida é aquela em que apenas se vê as costas de uma rapariga que está, ao que me parece, num jardim.

A foto abaixo foi-me enviada por uma colega. Não sei a fonte, sorry.

(Peço desculpa pelo tamanho da imagem, se a moderação assim quiser, eu removo-a. É que não consigo redimensionar a imagem de modo a que a qualidade se mantenha).
                    « Última modificação: 3 de Julho de 2006 por Azula »
                      Acreditas no trabalho da rede ex aequo e queres participar activamente na vida da associação? Torna-te sóci@! ;-) Consulta http://www.rea.pt/inscricao.htm

A finalidade humana deveria ser a de amar a Vida - todos os problemas se extinguiriam se admitíssemos esta realidade.

Offline Coubert

• Membro Elite
                      eu adoro as tipicas pessoas betas! nao sou nada adepta dessas tendencias, mais... "diferentes"?!
                        "vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. sim, criticar! sem receio que vos chamem demolidores. vós sois os demolidores do mal, vós sois os construtores do mundo ideal!"

Offline Gharam

• Membro Elite
                        • Closets are for clothes.
                          • A minha página no Deviantart
                        Confesso que os estilos decadentes me atraiem um bocado  ::) :devil
                          "Quem nos deu asas para andar de rastos? Quem nos deu olhos para ver os astros - Sem nos dar braços para os alcançar?!... " - Florbela Espanca

"Gostaria muito de quebrar certas ideias à martelada. Infelizmente nenhuma das ideias que me incomodam foi moldada em cerâmica"

(\ /)
                          ( . .) c(")(")

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                          • Ecce Somnium!
                          Lá está M. Butterfly, é só uma parte do Goticismo, parte essa transmitida pelo ser humano e não pelo estilo em si... Apenas escrevo isto porque efectivamente é raro encontrar alguém com um espirito gotico "a sério" e para mim esse "a sério" é ver alguém mais gótico que eu dado que eu não o tenho o espírito a 100%.

Foi um manifesto mini-revolta e não o escrevi directamente para ti pois percebi o que quiseste dizer ^^ Todavia, não consegui evitar. Motivos? A insanidade de quem contempla o Goticismo com olhos de ver e apenas retira o pouco que ele tem. Falo, pois, tanto de pessoas que se digam dentro do Goticismo como outras que se afirmam fora. A verdade é tão somente que é raro aquele que lhe dá devida atenção, acabando por banalizar bastante o estilo na sociedade.

Este facto leva-me a olhar para um imagem dessas, para o mundo lá fora e para a essencia teorica/historica de tudo isto e ficar boqueaberta.

(Note-se que é mero desabafo)

Genos - os Góticos

Rogue

• Visitante
                            Segundo um grande amigo meu: " quando vejo um rapaz vestido de negro, um gótico, vejo um ponto de interrogação?"
                            Será mesmo isso um gótico?
                            Gótico deriva da expressão latina "geno" que sigificava "barbaro", esta expressão surgiu na época mediavel para caracterizar as pessoa que não encaixavam na sociedade extremamente dogmatica da altura, no entanto manifestavam toda a sua raiva e tristeza usando o preto, faziam questão de "dizer". Como na altura a liberdade de expressão não era muita, os "genos" pouco mais podiam fazer que mostrar a sua inconformidade, sendo assim, e encontraram na arte de escrever, compor, pintar o modo de sublimar a dor...
                            Resomindamente ser gótico, a meu ver, é ser-se inconformado e dize-lo, e montar um mundo privado onde obunda o romantismo, o sureal e o estilo madieval...
                            Alguem se identifica com o que disse?
                            Falem-me da ideia que teem do goticismo?
                            Teriam um caso com um gótic@???

Genos - os Góticos

Offline Thumbnail

• Membro Vintage
                              • Ecce Somnium!
                              Para além disse existe ainda a outra vertente (gott - deus em alemão) que nos liga nao a um Deus mas a Deus universal, incluindo-nos a nós. A união das fases de quem transcende os termos e predomina no que é realmente leva a que a uniao de tudo o que pretence ao Goticismo seja um complexo enorme de factoos, momentos e sensações!

Genos - os Góticos

Rogue

• Visitante
                                Humm, interessante, confesso que não conhecia... mas de facto tudo é vivido muito intensamente no mundo gótico.

Genos - os Góticos

vampiresca

• Visitante
                                  O que é Gótico ?

Como você define gótico? Esta  deve ser uma das perguntas mais freqüentes sobre o assunto. Está também cercada de uma confusão exagerada e preconceituosa  sobre esta subcultura em particular.
                                  Quando você pergunta o que é um gótico você pode obter várias respostas diferentes e contraditórias, dependendo de como você formula a pergunta;porem cada resposta obtida pode representar uma parte válida desta subcultura.
                                  Gótico é mais que um rótulo ou conceito, é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no  passado e no presente.
                                  Ignorando aqui  referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa  neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70  na Europa e nos Estados Unidos.e aqui  no Brasil em 1980
                                  A cultura era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na  expressão de  sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do mesmismo da sociedade moderna.
                                  Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos  pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam  tétricas, ele vêem como belo e artístico . Os góticos são  um tanto  gauche.

www.umbraum.com/goticos.htm

VAMPIRESCA

Genos - os Góticos

Rogue

• Visitante
                                    Obrigado Vampiresca! dexa-me que te diga que tens uma imagem muito bonita.

Vou deixar aqui uma musica que eu amo, e que me define, como gáyico, rapaz... e dedico-a ao meu caro Soul surviver.

Pretty faces grab the headlines
                                    You leave me nothing but my name
                                    And all the grief keeps multiplying
                                    And I pretend to feel no pain

Never gonna lose, baby
                                    If I tell the truth
                                    Would I be uncool
                                    If I could write a love song?
                                    I just wanna believe
                                    You tried to hold me
                                    Spend our whole life
                                    Now i feel so lost

I get tired of the pleasure
                                    My company's so cheap
                                    Baby, take me from this tempest
                                    Take me someplace so I can sleep
                                    (Sleep, sleep)

I don't wanna die and I don't wanna live
                                    Baby, I just want a chance to be with you
                                    I tried, oh, I love you
                                    I swear to god I never felt so alive

Never gonna lose
                                    If I tell the truth
                                    Would it be uncool
                                    I just wanna believe
                                    You tried to hold me
                                    And every time you move
                                    And everytime you breathe
                                    Yeah, I gotta write a love song

Baby, you're a freakshow just like me
                                    Baby, we're all born ugly
                                    Gotta write a love song

Gonna make you cry, I'm gonna go so deep
                                    Tear the world up
                                    Somemewhere I can sleep
                                    And I wonder why
                                    And I wonder why
                                    And I cry

Wanna be uncool
                                    Wanna be uncool

Now I'm gonna make you cry
                                    'Cause I'm gonna go so deep
                                    I'm gonna tear this tempest, baby
                                    And go somewhere I can sleep
                                    Gonna make you love me
                                    Gonna make you love me
                                    Yeah

Never gonna lose
                                    If I tell the truth
                                    Would it be uncool
                                    I just wanna believe
                                    You tried to hold me
                                    And every time you move
                                    And everytime you breathe
                                    Yeah, I gotta write a love song

Baby, you're a freakshow just like me
                                    Baby, we're all born ugly
                                    Gotta write a love song

Gonna make you cry, I'm gonna go so deep
                                    Tear the world up
                                    Somewhere I can sleep
                                    I wanna write a love song
                                    Wanna be uncool
                                    Wanna be uncool
                                    Wanna be uncool
                                    Wanna be uncool
                                    Wanna be uncool
                                    Wanna be uncool
                                    I'm gonna be uncool

Genos - os Góticos

WhereTheLightEnds

• Visitante
                                      Sinto-me ignorante, ao não saber nada disso, mas enfim...também há que distinguir a nova vaga de "góticos" que andam a assombrar portugal...os chamados "pseudo-goticos", já que agora parece que está a ver uma certa simpatica por parte dos tais góticos e começa a haver uma pequena adesão a esse género, também com a contribuição de bandas que ao implantarem no mundo comercial (como os evanescence e os within temptation) contribuem para este movimento.

Mas acho que dentro do dito gótico há varios afluentes, uns vão para o satanismo (levando a coisa para um lado mais extremo) outros simplesmente simpatizam com a musica, (talvez sejam considerados os metaleiros) os cyber góticos (mais para um lado industrial e electronico) e por ai adiante...
                                      Mas há que ter a noção que o verdadeiro gótico seria o que faz reviver uma outra época usando trazes medievais. Esse seria originalmente o estilo gótico. Diga-se de passagem que basicamente visto-me de preto e afins, mas não tenho o que alguens chamam de "espirito gótico" (se é que tal coisa existe). simplesmente acho que é um genero de roupa que se identifica comigo e talvez mostre um pouco do que eu sou (???) não tento seguir nenhum padrão como só ouvir musica metal (nem ouiço muito) nem SÓ vestir preto.

Genos - os Góticos

vampiresca

• Visitante
                                        Obrigado Vampiresca! dexa-me que te diga que tens uma imagem muito bonita.

Obrigada Rogue  :P

Vou deixar aqui um poema de Álvares de Azevedo

Adeus, meus sonhos!

"Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
                                        Não levo da existência uma saudade!
                                        E tanta vida que meu peito enchia
                                        Morreu na minha triste mocidade!
                                        Misérrimo! Votei meus pobres dias
                                        À sina doida de um amor sem fruto,
                                        E minh'alma na treva agora dorme
                                        Como um olhar que a morte envolve em luto.
                                        Que me resta, meu Deus?
                                        Morra comigo
                                        A estrela de meus cândidos amores,
                                        Já não vejo no meu peito morto
                                        Um punhado sequer de murchas flores!"

VAMPIRESCA

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          1236 Respostas
                                          106726 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Setembro de 2018
                                          por daniel_ferreira666
                                          126 Respostas
                                          21617 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Novembro de 2015
                                          por carolinalg
                                          163 Respostas
                                          23050 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Dezembro de 2017
                                          por Atomic
                                          16 Respostas
                                          3339 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Junho de 2018
                                          por Evans
                                          0 Respostas
                                          787 Visualizações
                                          Última mensagem 18 de Julho de 2016
                                          por jxjx00