rede ex aequo

Olá Visitante24.abr.2014, 19:40:25

Autor Tópico: GAYS e o FALO  (Lida 7459 vezes)

GAYS e o FALO

maqe

• Visitante
Na arte do peleotico o genero masculino é representado atravez de formas sempre verticais, mais ou menos esguias, mais ou menos expressivas; No antigo egipto, o faraó era representado com um pénis de vários metros de comprimento, como forma de repressentar a sua enorme fertilidade; No nascimento da cultura classica a importancia do penis tambem esteve presente: desde frescos que representam homens de poder com enormes falos a esculturas móveis que se resumem a penis colossais e muitas vezes disformes. Com a idade média essa paixão não morreu prevaleceu para a o renascimento e por ai diante. Até que no século XX o senhor Freud revelou a inveja do pénis...

Não tenciono dar uma aula de história de arte, mas sim lançar uma pergunta, uma duvida:  Existe de facto ao longo de toda a cultura ocidental (e tambem oriental) um certo fascinio pelo orgão sexual masculino, o pénis. de certo que esse fascinio (atrevo-me a chamar-lhe paixão) não é partilhado por todos. Qual é a relaçao dos homossexuais masculinos com o penis, o prórpio penis e o penis do parceiro ou dos homens em geral?
alguem compara penis? alguem espreita o do vizinho? alguem é obcecado? ou é apenas um penduricalho a mais?
« Última modificação: 22 de Junho de 2006 por maqe »

GAYS e o FALO

Offline alquimista

• Membro Sénior
n será concerteza apenas um penduricalho e muito menos a mais  lol
"o passado é apenas um sonho; o futuro, uma visão. mas o presente bem vivido torna todo o passado um sonho de felicidade, e o futuro, uma visão de esperança. por isso, presta atenção ao dia de hoje."
(provérbio indiano)

GAYS e o FALO

alis volat

• Visitante
Achei curioso que há algum tempo um estudioso do "culto do falo" apontou o seguinte facto: "Se não acreditam, ponderem o seguinte: o monumento que todos os anos recebe mais visitas é um enorme falo de metal" (falava da Torre Eiffel)

GAYS e o FALO

maqe

• Visitante
Achei curioso que há algum tempo um estudioso do "culto do falo" apontou o seguinte facto: "Se não acreditam, ponderem o seguinte: o monumento que todos os anos recebe mais visitas é um enorme falo de metal" (falava da Torre Eiffel)

exactamente: segundo uma serie de criticos a torre effeil é um enorme falo que veio responder as mas linguas da epoca que diziam que o maxo frances nao era abonado....

GAYS e o FALO

rage

• Visitante
a minha duvida é: o penis é importante??????

Epa... acho que não era necessário responder a isso. É importante na medida em que faz parte do nosso corpo e é o orgão principal para se proporcionarem relações sexuais no caso dos homens. Agora quanto à importancia... cada um dá-lhe a que quiser. Há quem dê mais, há quem dê menos, há quem não dê nenhuma... é relativo.

GAYS e o FALO

alis volat

• Visitante

exactamente: segundo uma serie de criticos a torre effeil é um enorme falo que veio responder as mas linguas da epoca que diziam que o maxo frances nao era abonado....

Nisso é importante registrar como "a vivência do pénis" (lol) está intimamente ligada a sentimentos de valor e auto-estima pelo homem. Enfim, arranjam-me um homem que diga que não é perfeitamente obcecado pelo seu pénis e eu arranjo-vos um mentiroso (ok, ok fui extremo)

GAYS e o FALO

maqe

• Visitante

Epa... acho que não era necessário responder a isso. É importante na medida em que faz parte do nosso corpo e é o orgão principal para se proporcionarem relações sexuais no caso dos homens. Agora quanto à importancia... cada um dá-lhe a que quiser. Há quem dê mais, há quem dê menos, há quem não dê nenhuma... é relativo.

nao é nesse sentido. parece que não me estou a fazer explicar.  ha homossexuais que ligam muito ao penis, isso ve-se nas relaçoes, nos engates e na arte. mas seremos todos assim?????  um homem sem penis deixa de ser um homem????

GAYS e o FALO

Offline SafeLight

• Membro Vintage
  • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
    • SafeLight Vídeos
axo k o pénis é importante, mas tb se vivia bem se ele não existisse..

ou seja, não é "no pénis" k está a virtude..

penso k faz tudo parte de grandes mitos k se criam à volta das coisas, principalmente da sexualidade..

eu Gosto de ser rapaz e gosto de rapazes, com tudo o k isso acarreta.. (os rapazes têm pénis logo tb tá incluido)  lol

lol sinto-me parvinho a tentar mostrar o meu ponto de vista.. lol é tão simples..

GAYS e o FALO

Offline Sueca

• Membro Sénior
  • The Only AnD The OrigiNaL ME
O culto do penis!  lol lol lol lol

É um facto que as pessoas tendem a medir o do vizinho e fazer comparações de pacotes principalmente em crianças  e adolescentes na idade da descoberta, normalmente motivados "eu sou mais macho do que tu!".
Mas vejamos se uns ezageram outros parece não ter qualquer importancia. Lembro-me agora de alguns quadros renascentistas e da escultura de David em Florença (onde o penis é representado de uma forma minuscula)  :P
Mas se Da Vinci estiver serto a porpoção adequada do corpo ou o numero perfeito é o PI (3,14)  8) :-\ ou seja concordo plenamente pois para mim não passa de um pedaço de carne pendurado entre as pernas. (isto sem ofença)  ;D lol lol
Outra questão como em adão uma folha de videira pode tapar o orgão por inteiro hmmm?

Mas na historia da humanidade a Mulher sempre teve o primeiro lugar de destaque cof cof
 ;) 8)
Aqui e em todo o lado.

GAYS e o FALO

centro_da_gravidad

• Visitante
Eu na minha opiniao odeio a imagem do pénis lol
Pronto agora que todos me chamaram doido, eu acho que é muito mais sexy ver um homem em roupa interior do que todo nu, nao sei porque, deve haver aquela componente de misterio, de expectativa. Agora ver o homem todo nu ali com o penizinho a abanar nao me entusiasma nem um bocadinho, visto que considero o penis a parte mais feiazita do homem (mas pronto é logo a que tem a maior utilidade  :devil)

GAYS e o FALO

maqe

• Visitante

Mas vejamos se uns ezageram outros parece não ter qualquer importancia. Lembro-me agora de alguns quadros renascentistas e da escultura de David em Florença (onde o penis é representado de uma forma minuscula)  :P

eram representados de forma minuscula propositadamente, eram estatuas publicas, muitas delas patrocinadas pela igreja, as figuras tinham de ser sexualmente inocentes, a desproporçao do penis em relaçao ao resto do corpo ajuda a essa imagem de castidade (caricato no meu ponto de vista)

tambem pensei iniciar um topico sobre o culto da vagina... mas entando num site lgbt ha meninas para o fazer..... ou terei memsmo de ser eu?????   ::)

GAYS e o FALO

Offline Sueca

• Membro Sénior
  • The Only AnD The OrigiNaL ME
Maqe
Penso que já existe um topico sobre isto e sobre a mulher  :-X
Aqui e em todo o lado.

GAYS e o FALO

Offline bluejazz

• Associado Honorário
  • Membro Vintage
    • Homofobia
Hmm, eu ainda não percebi é se estamos a fazer aqui um debate generalista sobre o falo ou se de facto a relacioná-lo com os homens homossexuais (tal como o tema do tópico indica). ;)
"I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

GAYS e o FALO

Offline HumanNature

• Membro Ultra
  • ÎmÞö§§¡ß£ë Þ®¡ñ¢ë
    • My Blog

Partilho da mesma opinião!
Sinceramente eu acho que tem toda a importância SIM! Porquê? e para quem? se é assim para todos?
Acho que o rage respondeu bem a isso!!
This Who I Am, Like it or Not!
«Express Yourself Don't Repress Yourself»

GAYS e o FALO

antistar

• Visitante

O meu pode ser pequenino mas é trabalhador, já dizia um amigo meu. :P
  O facto de existir um culto à volta do penis tem a ver com a sociedade patriarca no qual estamos inseridos, em comunidades matriarcas não existe essa paixão desmedida pelo falo.
  Falo como mulher, dou tanta importância ao pénis como a qualquer outra prate do corpo do homem: não sou falocentrica. Podemos até entender logo a noção social - errada - de impotência masculina, directamente ligada ao falo: ora um homem não fica impotente só porque tem dificuldade numa erecção! :)
  Há uma - excessiva - preocupação pelas dimensões e erecção do pénis, na minha opinião. Mas por força da sociedade talvez existam mais mulheres com esta opinião do que homens, gays ou não gays pois no fundo são ambos incutidos pelo culto do falo. :book

GAYS e o FALO

maqe

• Visitante

Falo como mulher, dou tanta importância ao pénis como a qualquer outra prate do corpo do homem: não sou falocentrica. Podemos até entender logo a noção social - errada - de impotência masculina, directamente ligada ao falo: ora um homem não fica impotente só porque tem dificuldade numa erecção! :)
  Há uma - excessiva - preocupação pelas dimensões e erecção do pénis, na minha opinião. Mas por força da sociedade talvez existam mais mulheres com esta opinião do que homens, gays ou não gays pois no fundo são ambos incutidos pelo culto do falo. :book

ERA aqui que eu queria chegar, ao culto do falo e ao falocentrismo. nao sei se as emninas sabem, mas os rapazes sabem de certeza que no mundo gay ha uma super valorizaçao do penis por parte de alguns, e que quase se generaliza que o penis é o principal motor numa relaçao homossexual masculina.
queria tambem abrir a discussao no sentido de tentar perceber porque é que entao os homens heterosexuais tem o mesmo falocentrismo???

GAYS e o FALO

Shamshel

• Visitante
Limitado pela minha ignorância, tenho a noção de que um dos grandes temas da arte sempre foi a vida, "o milagre da vida", a celebração da fertilidade, da concepção e do nascimento. No fundo, é esta temática que permite a renovação, o renascimento, a perpetuação do mundo vivo. lol

Considerando ainda a ligação de tudo isto ao misticismo e à espiritualidade, e a falta de explicação científica ao longo de milhares e anos de história humana, axo que faz todo o sentido antropológico o culto do pénis e da vagina, enquanto símbolos de fertilidade e motores da vida  ;D

Agora, fará sentido o culto do pénis e da vagina nos dias de hoje, à luz dos conhecimentos e das filosofias actuais?  ???
Axo que talvez não, porque o conhecimento científico veio mostrar toda a complexidade do corpo e da mente humanas, xamando à atenção para a totalidade latente ou manifesta dos seres vivos.
O "culto" do pénis e da vagina fazem apenas sentido numa perspectiva de vida mais ligada ao "culto" do sexo e do prazer q dele advém.

:)

GAYS e o FALO

Eyre

• Visitante
Agora, fará sentido o culto do pénis e da vagina nos dias de hoje, à luz dos conhecimentos e das filosofias actuais?  ???

Mas existe um culto da vagina?? ??? :inq Quanto muito existe o culto do útero...
« Última modificação: 22 de Junho de 2006 por Eyre »

GAYS e o FALO

alis volat

• Visitante
Limitado pela minha ignorância, tenho a noção de que um dos grandes temas da arte sempre foi a vida, "o milagre da vida", a celebração da fertilidade, da concepção e do nascimento. No fundo, é esta temática que permite a renovação, o renascimento, a perpetuação do mundo vivo. lol

Considerando ainda a ligação de tudo isto ao misticismo e à espiritualidade, e a falta de explicação científica ao longo de milhares e anos de história humana, axo que faz todo o sentido antropológico o culto do pénis e da vagina, enquanto símbolos de fertilidade e motores da vida  ;D

Axo que talvez não, porque o conhecimento científico veio mostrar toda a complexidade do corpo e da mente humanas, xamando à atenção para a totalidade latente ou manifesta dos seres vivos.
O "culto" do pénis e da vagina fazem apenas sentido numa perspectiva de vida mais ligada ao "culto" do sexo e do prazer q dele advém.

:)

Concordo plenamente até porque, tanto quanto sei, nas sociedades primitivas o culto do pénis era muitas vezes acompanhado do culto da mulher grávida. A sexualidade é uma componente inalienável da condição humana pelo que é natural que se repercuta nas diversas actividades humanas e daí o seu "staying power".
Podemos imaginar que, nos tempos da repressão sexual, este culto permaneceu como um outlet a um tema que, de outra forma, não era debatido.
Hoje em dia com a libertação sexual "estes cultos" não devem dar sinais de desaparecer. Afinal a  sexualidade, como o ser humano, é adaptativa e os genitais vão ser sempre o foco da vivência da sexualidade.

Depois acaba por ser tudo uma integração social, como alguém referiu não se testemunha esta "obcessão" em sociedades matriarcais.

Já na "comunidade dos homossexuais masculinos" também concordo que parece predominar o estereotipo das relações "fast-food" em que a procura de prazer se reserva exclusivamente ao acto sexual o que, para todos os efeitos, é triste.

GAYS e o FALO

maqe

• Visitante

mas existe um culto da vagina?? ??? :inq Quando muito existe o culto do útero...

o sistema ou orgao sexual feminino tem o seu culto, sinceramente não é tao explicito e presente como o culto do penis, mas tem imensa importancia: a piramide em frente ao louvre é um penis que tem em baixo dele uma vagina (piramide intertida); tal como referi no inicio, tambem para o genero feminio ha representaçoes graficas nas pinturas rupestres. e por toda a iconologia catolica existem flores, com muitos folhos, de onde brotam frutos...

a celebraçao dos generos é talvez das primeiras celebraçoes com teor religioso que existem. nao concordo com a ideia de que esse culto deixe de existir porque ja nao faça sentido, não é uma questao de sentido, é uma questao natural: o ser humano tem tendencia para festejar o seu proprio sexo (muito hippie esta frase!!)
Ha uma certa aceitaçao da propria identidade se glorifica ou se conhece o prorpio sexo.

em relaçao ao falocentrismo da comunidade gay: acho que parte de um sistema de prazer redutor: o penis como "mastro" da sexualidade e virilidade masculina. é normal que quem se sinta mais atraido pelo lado viril dos homens goste particularmente de um bom penis, ou que aprecie um penis.
« Última modificação: 22 de Junho de 2006 por maqe »

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
50 Respostas
5254 Visualizações
Última mensagem 7 de Agosto de 2010
por Arms
11 Respostas
780 Visualizações
Última mensagem 6 de Junho de 2011
por paulosabino
15 Respostas