rede ex aequo

Olá Visitante21.mar.2023, 08:37:03

Sondagem

Setúbal é uma cidade preconceituosa?

Sim
23 (56.1%)
Não
10 (24.4%)
NS/NR
8 (19.5%)

Votos totais: 29

Autor Tópico: Comunidade Setubalense - Gay Friendly?  (Lida 26914 vezes)

Comunidade Setubalense - Gay Friendly?

Offline Mr.M

• Membro Total
  • Género: Masculino
  • "Antes era indeciso... agora não sei" =P
Bem, abro este topico so para tentar recolher junto de vós, quer sejam de setúbal, ou nao, as vossas opinioes sobre a forma como agem e pensam as pessoas de Setúbal em relação à Homo/Bisexualidade...
É Sempre interessante apercebermo nos de varios pontos de vista, só assim podermos chegar a mais algumas conclusoes!

Posto em seguida uma situação que me parece muito pertinente, e que vem acentuar uma parte do meu ponto de vista!

Espero que de vós venham mais!

Comunidade Setubalense - Caracterizaçao

Offline Mr.M

• Membro Total
    Mesquinhice, com certa dose de intrigua

Cada vez mais me desiludo com as pessoas… E especialmente com as pessoas de SETUBAL! Um meio nem grande, como Lisboa, nem pequeno, como qualquer aldeia do interior de Portugal, mas onde as pessoas, cada vez mais parecem agir como este segundo modelo! Certo tipo de gente nesta cidade preocupa-se mais com a vida dos outros do que propriamente com a sua. A vida dos outros é os temas de conversas entre grupinhos completamente BIXAS (e vão me desculpar o termo mas em seguida passo a explicitar). O que fazem, o que vestem, com quem andam, com quem estavam e a que horas estavam… É INSUPORTAVEL! Meus amigos ganhem noção, primeiro temos de cuidar das nossas vidas, olhar para nos, quem somos e o que e de que maneira o fazemos. E se nalgum ponto tivermos em dúvidas com alguma coisa em relação a outras pessoas, devem ser sempre os visados a ter que nos responder as nossas dúvidas, e não em conversinhas de café com terceiros!
    É incrível o que a pouco acabei de saber. Em gesto de simplicidade vieram me dizer, “foste visto a tal horas no dia tal com tal pessoa, “x” pessoa veio me dizer…” Eu pensei… Interessante… mas o melhor estava para vir… “E a pessoa com quem estavas não enganava ninguém…” MUITO BEM!!! Ainda gostei mais…
    Não vale a pena agora entrar em opiniões mais pessoais, não é isso que pretendo… mas só “partilhar” esta minha desilusão cada vez maior com certo tipo de gente que co-habita a minha cidade… Estamos todos pelo mesmo, SERÁ!? Eu gostava de acreditar que sim… mas não me parece! Cada vez mais indivíduos com este (sim porque certos aspectos não me permitem chamar-lhe pessoa…) fazem com que as pessoas que tem dúvidas sobre a sua orientação se escondam mais…

Grrrrrrrrrrrrrrrrr

Era isto que cria desabafar… Não sei se o fiz da melhor maneira, mas… Isto no meu ponto de vista é uma preocupação! Num tempo que devia ser de partilha e de entre ajuda, cada vez mais se vê casos destes, de mesquinhice entre pessoas que deviam partilhar objectivos para que a sociedade cada vez mais (e não é uma mudança que demore pouco tempo) pudesse aceitar as diferenças, mas não! Acho que, primeiro terá que haver uma mudança na própria mentalidade de quem tem uma orientação diferente, e ai depois sim, se poderá em pensar num outro processo de aceitação social. Enquanto as próprias pessoas não se aperceberem disso… será complicado!

E a jeito de terminus à RFM: “Vale a pena pensar nisto!”

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
      • Género: Feminino
      • Don't wasted, it's only here for today
      Oi nino  :) finalmente alguem abre um topico novo nesta parte do fórum  :P e devo dizer k é um tópico com conteudo e desde já dou te os parabéns pelo tema  ;)
      Concordo plenamente com tudo o k disseste.A mentalidade e atitudes das pessoas de setubal (digo de setubal como podia dizer de outro sitio qualquer) privam-nos mts x de sermos nós próprios e quem o tenta ser é muitas x posto de parte ou criticado. Já reparei muito (em relação á homo/bissexualidade) k pessoas k n se conseguem assumir perante os outros pois temem ser discriminados/criticados,essas mesmas pessoas têm tendência a agir da mesma forma estupida e preconceituosa para quem tem a coragem de se assumir e axo isso um completo acto idiota e uma cobardia imensa.
      Nesta cidade tudo se critica...desde a escolha dos clubes,até á roupa k se veste,gostos musicais,companhias,orientações sexuais...pessoas k apregoam valores morais quando muitas das x encontram-se em completa nulidade moral.
      Para estas pessoas,k provavelmente nunca vão ler isto porque n as imagino virem a este forum (para elas deve ser um atentado á sua integridade fisica),deixem de ser mesquinhas e vivam a vossa vida deixando a vida dos outros (k n vos diz absolutamente respeito nenhum) em paz.

"I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

Offline osid

• *
        • Novo Membro
        bom tema este...eu n sou de stb, nem dos arredores, mas isso é um assunto k se passa em todo o lado...ng escapa...mas é a sociedade k temos...cada vez somos mais makinistas..mais superficiais...cada vez damos menos valor as coisas k mais importam...ao valor de uma amizade, à essencia de ser humano ( k é ser socializavel, ja cm dizia o nosso amigo " o homem k vive sozinho ou é um deus ou um monstro").

costumo ser bastante optimista em relaçao a mta coisa..mas kuanto a este facto estou mto reservado...n acredito mto k a nossa sociedade comece a dar importancia ao k realmente importa...crise de valores..é o k se fala...para mim é mesmo uma crise de sistema, uma crise humana...a meu ver seria necessario uma autentica revoluçao, uma mudança total dakilo k konhecemos...mas cm falar é facil, agir...tá kieto...fico triste...
        apesar de tudo n acredito k seja impossivel, alias acredito k um dia, talves, n na nossa geraçao nem nas mais proximas de nos, essa mudança ocorra...uma mudança de mentalidades exige bastante tempo...mas acredito msm assim...k o futuro brilhe sorridente ;)

setima madrugada

• Visitante
          Bem, a verdade é que nesta Setúbal vê-se muita coisa que não se vê em outras cidades, por mais mesquinhice que se pode esperar do ser humano.

Mr. M, essas pessoas que disseram que te viram em determinado sitío com a pessoa X, que segundo elas parecia ser gay, também eram gays? Beijos

Whisper

• Visitante
            lolol bemmm eu vou começar achar que vivo mesmo num mundo cor d rosa... eu não acho as pessoas de setubal nem melhores nem piores do que as outras! Há o mesmo tipo de gente em todo o lado e em quantidades iguais, cuskixe sempre existiu em todo o lado. Eu sinto me bem em setubal adoro setubal! E acho que as pessoas nesta cidade tem vindo a melhorar no sentido de aceitação de muita coisa... sera que vivo mesmo num mundo cor d rosa?

Offline Mr.M

• Membro Total
              Sim, o mundo não é tao cor de rosa como por vezes nos gostariamos que ele fosse... Existe pessoas, (e cm disseste e bem, em todo o lado) k sao capazes de muita coisa... Mas falo com conhecimento de causa de pessoal de setúbal... Nao é muito bom o que algumas pessoas as vezes fazem...

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
                ou dizem....
                  "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

Offline Onlygirl

• Membro Total
                  • Limita-t a viver o present sem pensar mt no futuro
                   Olá ppl antes demais kero dizer-vos k sou maçarica aki no forúm mas interessou-me bastante tudo o k voces escreveram...
                    Respondendo ao tema lançado, concordo com tudo o k disseram á excepçao da whisper, n deves ter bem a noçao do k se passa á tua volta pois nao?!... Gostei imenso do k a sweet_poison e o Mr.M disseram concordo a 100%... Esta cidade mais parece akelas aldeias do interior do país onde so existe populaçao idosa e pra eles tudo lhes faz confusao e sabem sp tudo o k se passa na casa ao lado, o k aconteceu ao Mr.M tb me aconteceu a mim e senti-me cm se nao tivesse privacidade nenhuma... é certo k n escondo nd de ng mas tb n ando a espalhar aos sete ventos as minhas orientaçoes sexuais, e senti k afinal n consegues afastar os olhares indiscretos numa cidade cm a nossa... As pessoas interessam-se muito mais pela vida de fulano A, B e C do k propriamente pela vida delas, e olham pra nos (homosexuais ou bissexuais) cm se n fossemos deste planeta, cm se lhes fossemos pegar kk coisa ruim... Sinceramente n me sinto á vontade na minha propria cidade, é triste mas é verdade!!!
                    :-\ Bem vou começar a vir aki mais vezes p puder participar mais no forúm... Kisses to everyone  ;D
                    Se keremos progredir nao devemos repetir a historia, mas sim, fazer uma historia nova!

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
                    Sinceramente n me sinto á vontade na minha propria cidade, é triste mas é verdade!!!

Eu ás x tb n me sinto lá mt bem nesta cidade....as pessoas n podem sequer ver duas raparigas de mãos dadas que mandam logo aqueles olhares,como se a qualquer altura nós (homo/bi) fossemos cometer algum atentado á sua integridade moral/fisica. Isso mete-me tanta impressão  :-\
                    É isso e as pessoas k nos vêm criticar por isto ou por aquilo...elas n percebem k os hetero têm as mesmas atitudes k nós??? a unica diferença é k nós gostamos de pessoas do mesmo sexo e eles n. grrrr  >:(

setima madrugada

• Visitante
                      yah, o pessoal desta cidade é mesmo preconceituoso... mas a questão, infelizmente, vai além do preconceito. ou seja, é uma questão de desrespeito, de cusquice, de intriga, de pela frente darem sorrisinhos e pelas costas falarem mal.

mas isto acontece com tudo e em relação a tudo... toda agente nesta cidade conhece toda agente, é impressionante.

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
                        Ya....e cusquice a cusquice em pouco tempo já toda a cidade sabe coisas k n era suposto saberem...e como o ditado diz "quem conta um conto acrescenta um ponto" e por assim adiante.
                        Nós mts x temos tendencia a ignorar as provocações....mas ás x n dá e acabamos por descer ao mm nivel deles  :-\

Offline Mr.M

• Membro Total
                          Bem, onlygirl, nova por aqui mas bem acordada para a vida! nao posso concordar mais com o que disseste! e eu acredito que, por vezes, é isso k torna quem nao tem certesa da sua orientação nesta cidade ainda mais inseguro! A mentalidade aqui parece que parou, estagnou, enkuanto que vemos uma cidade (a capital) nao muito longe de nós, a crescer em todos os aspectos! Eu sinto me bem em lisboa, faço o que quero e bem me apetece, afinal la ninguem me conhece! Sou eu!!! Mas também por isso nao é preciso andar feito estravagante no meio da rua!!! (atençao nao confundir duas coisas distintas)
                          Setubal, e algumas das suas pessoas nao acordaram para a vida, para a realidade que insurge diante os seus olhos! Estao agarrados a uma mentalidade retograda, e pode-se dever a varios factores... (nao vou ser taun mauzinho em dize-lo...)
                          Mais uma vez reafirmo, so todos unidos em prol daquilo que queremos defender é que pode marcar a diferença! E como o osid disse tb, a mentalidade d um povo nao se muda em dias, leva tempo, mas é direcionando aquilo que pretendemos que se pode, daqui a uns largos anos, vir se a sentir a diferença!
                          É preciso é calma!  ;)

Whisper

• Visitante
                            ohh eu sei muito bem o que se passa a minha volta, mas sei la acho que as coisas tao muito melhores... eu pelo - em setubal nunca tive probelmas.. ja tive noutros sitios em setubal nao.. Mas eu sei que existe muitos olhares e maus tratos e blah blah blah blah simplesmente acho que as coisas tao melhores do que antes...

Offline Onlygirl

• Membro Total
                               Antes demais boa noite... Gostei de todas as respostas, axo k disseram tudo...
                               Exactamente sweet_poison nos temos as mesmas atitudes que os hetero mas se por exemplo mostrares o minimo carinho k seja pela tua namorada em publiko, olham-te logo de lado e os comentarios tristes nao tardam em se ouvir... A setima madrugada tem toda a razao, pela frente as pessoas sao muito simpatikas, mostram-se mentes abertas em relaçao aos homo/bi mas nas costas as cuskices, intrigas e td mais sao imensas, a isto eu xamo MAXIMO CINISMO, o k me entristece bastante, uma vez k tamos no sec XXI ja devia ter mudado kk coisa n..?! Mr. M tas coberto de razao, essas pessoas k nao nos aceitam e k têm atitudes infelizes em relaçao a nós fazem com que os homo se sintam ainda mais inseguros do k ja sao, e muita gente tem medo de se "afirmar" por causa dessas ditas pessoas k na minha opiniao nao passam de pessoas frustadas com a vida! Tal como tu eu tb vou mtas vezes para a capital, ja k em setubal nao posso ser eu e n posso tar á vontade, em lisboa sinto-me livre, faço o k me apetece fazer, nao tenho k tar reticente ao k as pessoas vao pensar ou se vao reparar pois a mentalidade é bem diferente da "mentalidade setubalense". Para finalizar, devo dizer k concordo plenamente com o final do teu comentario, axo k todos unidos chegaremos a algum entendimento e quem sabe daki a uns anitos as relaçoes homossexuais ja serão vistas como algo natural... Assim espero  ;D Temos é de ter paciencia pk ainda vamos ouvir mts comentarios infelizes das pessoas...   :-\
                               Bem vou-me despedir ja escrevi demais hihihi qd me entusiasmo é assim  :devil KISSES TO EVERYONE...  :-*  :-*  :-*  ;)
                                Se keremos progredir nao devemos repetir a historia, mas sim, fazer uma historia nova!

Offline Onlygirl

• Membro Total
                                 whisper ainda bem k sentes isso, e k te sentes bem em setubal... eu disse akilo pk a minha experiencia com as pessoas de setubal nao é assim tao boa percebes?! e por isso contrasta com a tua opiniao... beijokas

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
                                  Hoje na aula de Actividades interculturais tinhamos que dizer cenas k aprendemos em casa durante a infância e entre outras coisas eu disse k uma das coisas era k os pais "ensinam" ou tentam transmitir a velha história de "as meninas têm k gostar dos meninos e vice versa" e eu troquei o "têm" por "é suposto" o k levantou alguma polémica na aula.A frase acabou por ficar "é suposto as meninas gostarem dos meninos",ao k argumentei o pk do "é suposto" e n outra expressão.E argumentei dizendo k nem sempre o k tem de ser para uns, é para outros,logo ser suposto n define obrigatoriamente uma exclusividade do caminho k as vidas levam.
                                  A prof axou bonito o meu ponto de vista...pk ficou a pensar k era um posto de vista de uma pessoa hetero pk sn n devia ter axado mt piada...digo eu lolol  :P

Kata_Rokar

• Visitante
                                    Sinceramente, sobre Setúbal não posso falar muito, já que o meu dia-a-dia se divide um pouco entre o Montijo e Lisboa.
                                    Por aquilo que vejo todos os dias, a forma como o atraso se manifesta é diferente, quer se trate de uma cidade grande, quer se trate de uma cidade pequena.
                                    Quantos casais gay ou lésbicos se vêem em Lisboa? Muito poucos. Não é muito frequente ver 2 homens ou 2 mulheres manifestarem o seu carinho publicamente.
                                    Na Margem Sul, a ignorância expressa-se de forma mais mesquinha, talvez... os meios mais pequenos são mais dados a tricas. Mas, tentem trabalhar muito tempo na Baixa de Lisboa e percebem que aquilo tem tantas tricas como qualquer bairro de Setúbal ou de qualquer aldeia ou cidade do Distrito.
                                    Enfim, este tema dá realmente muito que pensar e não é fácil chegar a uma conclusão certa. O que acho é que é preciso enfrentar muita porcaria apenas porque os outros não nos deixam ser o que somos. Isso, para mim, só advém da inveja, as pessoas que falam dos outros é porque, elas próprias, ainda não conseguiram viver as suas vidas em paz...

setima madrugada

• Visitante
                                      Alguém disse um dia que os 3 defeitos do povo português eram: a preguiça, a inveja e a mesquinhez (não sei se tá escrito da forma correcta). E eu concordo plenamente... É assim um pouco por todo o nosso Portugal, mas a coisa cá em Setúbal é um bem mais visível.

Offline Onlygirl

• Membro Total
                                         Concordo a 100% ag é k falaste bem setima madrugada... cm é possivel sermos um pais tao pikeno e tao grande no k toka a preconceitos e tudo mais???!!!!

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          529 Respostas
                                          125282 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Novembro de 2011
                                          por a16022012_01
                                          398 Respostas
                                          64268 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Maio de 2019
                                          por Fernando Pinheiro
                                          81 Respostas
                                          22211 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Janeiro de 2018
                                          por sam_mukka
                                          6 Respostas
                                          3496 Visualizações
                                          Última mensagem 19 de Setembro de 2013
                                          por nevertoolatetobehappy
                                          0 Respostas
                                          2073 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Abril de 2017
                                          por donald1985don