rede ex aequo

Olá Visitante25.abr.2014, 08:39:18

Autor Tópico: Psicoterapia em Évora  (Lida 4012 vezes)

Psicoterapia em Évora

Offline paulosabino

• Associado
  • Membro Elite
Quando um jovem LGBT recorre a um profissinal da área da saúde mental, quer seja por motivos relacionados directamente com a sua orientação sexual ou outros, espera que estes profissionais sejam isso mesmo, profissionais,que tenham uma atitude positiva em relação ás temáticas mais abrangentes da sexualidade, mais especificamente  quanto ás diferentes orientações sexuais/identidade de género. Para quem ja recorreu a um profissional desta natureza e que queira partilhar a sua experiencia, aqui fica este tópico. Pretende-se assim testemunhos e/ou recomendações na tentativa de retratar os recursos humanos(psicoterapeutas) aos quais poderemos recorrer na cidade de Évora . ;D
« Última modificação: 21 de Setembro de 2006 por paulosabino »
- Vai chover...   
 - Vai tu!!!!!!!!!!

Psicoterapia em Évora

FDS

• Visitante
Concordo consigo! agora se calhar posso acrescentar que há psicoterapeuta que pode receber população com orientação diferente CA EM EVORA!!!!!

O que importa em primeiro na terapia  é a capacidade do terapeuta para se relacionar com o paciente, com objectivo de ajuda-lo ser mais feliz!
 :)
FDS

Psicoterapia em Évora

Offline paulosabino

• Associado
  • Membro Elite
Alguem de Évora que ja tenha recorrido a um psicologo devido á sua orientação sexual? :) como foi a experiência?
- Vai chover...   
 - Vai tu!!!!!!!!!!

Psicoterapia em Évora

Offline rato

• *
  • Novo Membro
Olá a todos... não costumo escrever muitas mensagens por aqui (praticamente nenhumas mesmo!), mas este tópico pareceu-me aliciante para deixar aqui qq coisa...

Quando contei tudo aos meus pais, eles tiveram uma reacção, pela qual devo dizer não estava nada à espera... não foi das piores, julgo, mas pronto... para resumir... pediram-me que fosse a um psicólogo, para que "eu" tentasse perceber se não seria só uma fase... disse que sim, só para lhes fazer a vontade... Resumindo... Fui a um numa clínica médica que fica na vila lusitano... e para terem uma ideia de como foi: a minha mãe quis entrar primeiro para fazer uma introdução ao senhor. Ficou lá 45 minutos, sai e diz-me para entrar.  Entro e ele começa por dizer que pelo o que percebeu pela minha mãe, não era eu a precisar da consulta, era a minha mãe! Fiquei lá 5 minutos se tanto... Saio e a minha mãe fica admirada de eu ter saído ao fim de tão pouco tempo, e mais admirada fica quando não marco outra consulta... quando lhe explico o que se passou começou logo a rir... sempre lhe ajudaram aqueles 45 minutos...

fiquem bem, bom natal e boas entradas

Psicoterapia em Évora

FDS

• Visitante
 lol
Obrigada pelo testemunho! Achei graça! lol Um psicologo de bom senso!!!
Mas além dos problemas da sua mãe, sentiu-se as vezes necessidade de encontrar um(a) psicologo (a) para poder ser apoiodo?

FDS

Psicoterapia em Évora

NecroRomancist

• Visitante
Eu no principio de 2007 devo ir a um psicoterapeuta aqui em Évora depois conto como foi, e como fui tratado :)

Psicoterapia em Évora

Offline paulosabino

• Associado
  • Membro Elite
Ola  a tod@s uma vez mais, gostaria de vos sensibilizar para a importância deste tópico. Como sabem a rede ex aequo tem elaborado uma lista de psicoterapeutas na esperança de que  jovens LGBT's possam encontrar um profissional que os ajude nos seus mais variados problemas sendo interesse de todos nós que sejam indicados profissionais com uma atitude positiva relativamente às temáticas mais abrangentes da sexualidade, nomeadamente à homossexualidade e bissexualidade.

podem consultar a actual lista aqui:lista de psicoterapeutas

Poderão verificar que neste momento apenas estão indicados profissionais da zona do Porto, Lisboa e Coimbra. Se já recorreste a um profissional nesta área em Évora e se sentiste que o tema da homossexualidade/bissexualidade ou identidade de género é tratado de forma positiva pelo mesmo, a ponto de o recomendares a outros jovens que pensam e/ou sentem como tu, contacta-nos de forma a que seja possivel adicionar  o contacto do teu psicoterapauta á lista já existente. evora@ex-aequo.web.pt ou directamente a direcção da associação rede@ex-aequo.web.pt.
O teu contributo será certamente importante para outros jovens que como tu vivem em Évora mas que não sabem a quem devem recorrer neste sentido ;)

Muito Obrigado pela tua atenção :)

uM aBrAçO
Paulo
- Vai chover...   
 - Vai tu!!!!!!!!!!

Psicoterapia em Évora

Offline paulosabino

• Associado
  • Membro Elite
Quase 6 anos depois de criar este tópico que sempre achei importante, posso finalmente dizer que já existe na lista da rede ex aequo de psicoterapeutas recomendados um contacto em Évora que podem consultar aqui.

Caso tenham mais contactos a recomendar por experiências positivas na abordagem da orientação sexual/identidade de género, por favor não deixem de os recomendar para que em évora fique mais facilitada a escolha destes profissionais.

Abracinho ;D
« Última modificação: 8 de Fevereiro de 2012 por paulosabino »
- Vai chover...   
 - Vai tu!!!!!!!!!!

Psicoterapia em Évora

Offline Flanc

• Membro Total
Hmm eu tive uma experiência semelhante... mas não foi em Évora, mas talvez deva partilhar a experiência xD
Há uns anos atrás a minha mãe estava a falar mal de homossexuais comigo, e claro, eu defendia-nos. Ela perguntou porque estava tão defensivo, sugeriu que também o era, se bem que num tom um pouco sarcástico , eu disse "talvez...Acho que sou 'bi' " XD Bom, para resumir a história, a minha mãe disse que a minha falta de auto-estima era a razão pela qual eu 'achava' que era 'bi' (Disse que era Bi, porque, parecia menos mal).
A verdade é que sim, tinha problemas de auto-estima, mas tipo, não é por isso que vou virar gay, né? Quer dizer, acho que até é preciso ter um pouco de auto-estima para se aceitar ser gay. Felizmente a Psicóloga onde fui ajudou-me em ambos os aspectos, ela entendeu que era gay,tentou ajudar a minha mãe a aceitar isso, e ajudar-me a mim a ganhar auto-estima.
Bom, hoje em dia, tenho auto-estima para dar e vendar, a minha mãe continua a ser contra homossexualidade, mas não da mesma forma, e parece ter a mente um pouco mais aberta. Sinceramente, recomendo que toda a gente procure ajuda profissional! Os psicólogos são pessoas extraordinárias XDD

Psicoterapia em Évora

Offline guardian

• Associado Honorário
  • Membro Ultra
  • A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se
Hmm eu tive uma experiência semelhante... mas não foi em Évora, mas talvez deva partilhar a experiência xD
Há uns anos atrás a minha mãe estava a falar mal de homossexuais comigo, e claro, eu defendia-nos. Ela perguntou porque estava tão defensivo, sugeriu que também o era, se bem que num tom um pouco sarcástico , eu disse "talvez...Acho que sou 'bi' " XD Bom, para resumir a história, a minha mãe disse que a minha falta de auto-estima era a razão pela qual eu 'achava' que era 'bi' (Disse que era Bi, porque, parecia menos mal).
A verdade é que sim, tinha problemas de auto-estima, mas tipo, não é por isso que vou virar gay, né? Quer dizer, acho que até é preciso ter um pouco de auto-estima para se aceitar ser gay. Felizmente a Psicóloga onde fui ajudou-me em ambos os aspectos, ela entendeu que era gay,tentou ajudar a minha mãe a aceitar isso, e ajudar-me a mim a ganhar auto-estima.
Bom, hoje em dia, tenho auto-estima para dar e vendar, a minha mãe continua a ser contra homossexualidade, mas não da mesma forma, e parece ter a mente um pouco mais aberta. Sinceramente, recomendo que toda a gente procure ajuda profissional! Os psicólogos são pessoas extraordinárias XDD

Isso é óptimo! Termos bons profissionais é sempre uma mais valia e acredito que ajude muitas famílias! Possivelmente não terás proposto essa psicóloga à rede ex aequo, se ainda tiveres os contactos envia um email à Direcção para que possam acrescentar à lista de profissionais recomendados e quem sabe seja uma ajuda para outr@s na mesma situação! ;)
As quatro coisas q não voltam para trás:A pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida, e o tempo passado

Verdade ou uma Mentira Gentil? Oo

Psicoterapia em Évora

Offline Flanc

• Membro Total

Isso é óptimo! Termos bons profissionais é sempre uma mais valia e acredito que ajude muitas famílias! Possivelmente não terás proposto essa psicóloga à rede ex aequo, se ainda tiveres os contactos envia um email à Direcção para que possam acrescentar à lista de profissionais recomendados e quem sabe seja uma ajuda para outr@s na mesma situação! ;)

Sim, ela foi muito fixe comigo... Mas infelizmente já não tenho o contacto dela, nem sei se ainda tem o consultório aberto cá em tomar... (Lembro-me que ela só estava cá durante 2 dias da semana, porque tinha mais consultórios). Mas vou tentar arranjar o contacto ! :)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
2655 Visualizações
Última mensagem 27 de Novembro de 2005
por
18 Respostas
3503 Visualizações
Última mensagem 21 de Junho de 2008
por diafeliz
25 Respostas
7868 Visualizações