rede ex aequo

Olá Visitante30.mai.2023, 11:54:16

Autor Tópico: Limite de idades para fazer parte da Associação???  (Lida 31875 vezes)

Limite de idades para fazer parte da Associação???

dbex

• Visitante
Olá Juventude... estou a escrever porque vi a reportagem da TVI sobre o acampamento, até então não tinha conhecimento sequer nem do fórum nem da Associação.
A minha questão é a seguinte:
Acho que a associação não devia de modo algum restringir as idades para poder fazer parte da desta, isto é, de certa forma, descriminativo e incorrecto, ainda para mais se estamos aqui para ajudar a dar espaço às pessoas. Digo isto porque amo uma pessoa que tem 51 anos, com quem tenho uma relação séria, (estamos juntos há + de 2 anos e com o conhecimento da minha família - digo isto para que possa perceber que não é uma aventura!) e isto tudo para dizer que acho que o facto de ele ter 51 anos não o deveria impedir de fazer parte da Associação e dos eventos por ela realizados... No entanto, isto é apenas um comentário não quero, de modo algum, que seja mal interpretado por quem que seja... Acho que a vossa iniciativa é fixe e que há-de ajudar muita gente...  ;)

Fiquem bem

Offline v

• Associad@ Honorári@
    • Membro Elite
    • Género: Feminino
    Não se esqueçam do facto de a associação ser uma associação JUVENIL.
    Logo tem limite de idades. =/... inteira-te disso na página sobre a associação:

http://ex-aequo.web.pt/quemsomos.html

Offline lótus

• *
      • Novo Membro
      Também acho que não devia haver restrições pois estamos fartos de lidar com elas!

Mas quem fez a associação assim decidiu, temos de respeitar

Offline Videl

• Membro Ultra
        • Some place where no-1 calls it wrong
          • Blog
        ora...esta é uma associaçao para JOVENS LGBT...exclusivamente para jovens...é normal ter limites de idade...n é por nenhum outro motivo =P
        Aliás, axo k é a única associaçao portuguesa direccionada para jovens LGBT portugueses...
          "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
          - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
          - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Offline timmy

• Membro Vintage
          • Género: Masculino
          Ppl pensem k uma das funções da ex aequo é dar apoio ao pessoal, não seria muito correcto uma pessoa de 51 anos partilhar experiências de vida e nem expeiências sexuais com alguém de 16 anos, certo? Não é pk se axe k essas pessoas já estão acabadas ou k n nos interessam, nada disso, é uma diferença de idades muito grande para partilhar as tais experiências, como há gente capaz de ser séria também há outras pessoas k por aí apareçam cujas intenções n sejam as melhores e já se sabe k o ppl mais novo é bem mais influenciavel.

Think about it

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
              • Mais sobre mim...
            não seria muito correcto uma pessoa de 51 anos partilhar experiências de vida e nem expeiências sexuais com alguém de 16 anos, certo?

Timon,

Atenção que a rede ex aequo não é para partilha de experiências sexuais com ninguém...
              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline timmy

• Membro Vintage
              ahahahahah, eu sei, expressei-me mal, sorry

O pessoal qd se conhece e qdd se faz amizades são conversas inevitáveis (como c kk outro grupo de amigos) e numa faixa etária dos 16-30 é mais correcto k numa de 16-70, espero k percebam o k kero dizer. Claro k isto n é um forum de engates, nem coisa k se pareça, mas há topicos de duvidas acerca de sexo, como disse, acabam por ser conversas inevitaveis, no entanto... com nível ;)

Offline Grafs

• Membro Sénior
                • Inventa o teu próprio espaço de felicidade!
                Em tempos eu próprio coloquei-me essa questão - se é justo estabelecer um limite de idade.
                Mas foi fácil reparar, a partir do momento que me tornei um dos coordenadores do grupo ex aequo porto, a diferença de sensibilidades e de temáticas que interessam a jovens de 16 anos, a jovens de 30 e a todos os restantes que se incluem nesta faixa etária. Para além dos 30 as experiências de vida, as ideologias e até as gerações  tomam diferenças demasiado significativas para o ambiente que se pretende criar.

Obviamente que o ideal é haver outras organizações/grupos que nos possam complementar. E onde não as há, tenho a sincera esperança de que a amizade, vontade e experiências, partilhadas nos grupos ex aequo, fomentem as bases para um dia criar tais organizações/grupos, até porque não é uma coisa assim tão impossível quanto possa parecer à primeira vista.

De qualquer forma parece-me que o limite de idade é válido nem que seja pela necessidade da rede ex aequo ter uma identidade própria que permita aos jovens sentirem-se identificados, e deste modo que se dirijam a nós.

Offline C0XINHA

• Associad@
                  • Membro Elite
                  • .: A vida é dura para quem é mole :.
                  Meu caro amigo,

é claro q adorariamos poder lutar contra tooodos os tipos de injustiças e tiranias, pelo aumento dos salarios, pela liberalizaçao das canequinhas de café verdes, pela proteçao dos animais, pelos direitos estudantis, contra a discriminaçao sexual, contra a exploraçao infantil, contra a escravatura, etc e tal.

mas sabe, uma associaçao tem q ter objectivos especificos senao nao consegue concluir nada, por isso existem mtas associaçoes nas quais podemos participar conforme nossos interesses.

A nossa tem o apoio ipj, visa criar grupos de apoio de e para jovens, um lugar onde se possam identificar, abordar questoes e desenvolver actividades mt especificas q uma pessoa q ja passou de determinada faixa etaria ja resolveu e provavelmente ja nao tem grande interesse. Estamos mais focados em questoes internas da populaçao lgbt (como a aceitaçao pessoal e daqueles q nos sao proximos, questionamentos sobre assumir-se ou nao, insegurança por ainda serem dependentes dos pais) do q externas, reivindicativas (como casamento, direitos laborais, etc). Destas ultimas ja existem muitas associaçoes, qto a primeira, so conheço esta.

Acredito q o seu namorado ja nao esteja mt preocupado com estas questoes pq provavelmente ja tem a sua independencia, ja ultrapassou varias questoes quanto aos preconceitos e estereotipos daqueles q lhes sao mais proximos, ja descobriu onde e como encontrar pessoas q lhe deem apoio ou ligaçoes de pouca duraçao, etc. Se ele quiser partilhar a experiencia dele com mtos jovens é muito bem vindo no forum, abrangerá muito mais pessoas, mas creio q morreria de tedio numa reuniao com algumas pessoas desenvolvendo actividades pedagogicas voltadas para problemas q ele ja ultrapassou a mt tempo.

Subscrevo o q o Grafs disse, pois tb ja questionei esse limite (embora com um pouco mais de educaçao) e depois q me tornei coordenadora percebi o q a nao restriçao etaria implicaria para um grupo como o nosso.

Nada invalida o q dizem os nossos avos e titios, é uma questao de discernimento entre duas situaçoes sociais absolutamente distintas, uma coisa é vc estar num grupo de apoio, outra é estar num contexto familiar. Ambos com fins educativos.

Sugiro q pense um pouco nisso sob esse ponto de vista. Não é uma questao de preconceito, é de salvaguardar interesses da nossa populaçao-alvo. Jovens tendem a se identificar + facilmente com jovens e isso facilita mt nosso trabalho.

Peace!
                    "Gosto de pessoas doces, gosto de situações claras - e por tudo isso, ando cada vez mais só." CFA

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                    • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                      • Mais sobre mim...
                    E quanto ao Timon... acho que és um bocado básico (desculpa)
                    "numa faixa etária dos 16-30 é mais correcto k numa de 16-70"
                     Ai é? Porquê? Gostava que me explicasses... Achas que uma pessoa com 70 anos nao pode partilhar uma experiencia de vida com uma de 16?

dbex,

O Timon é muito boa pessoa e de certeza que não quis dizer isso dessa maneira tão bruta. Eu própria concordo que é desprovido de sentido dizer «faixa etária correcta» mas o carisma desta associação é direccionado aos jovens contudo como podes reparar existem excepções neste fórum. Algumas pessoas tem mais de 30 anos e isso consta no regulamento, onde diz que de se uma pessoa trabalha com jovens ou acha que a sua presença tem sentido então pode participar.

Em relação às reuniões dos grupos de jovens da rede ex aequo o caso já muda de figura e só são permitidas pessoas até aos 30 anos porém uma com mais de 30 poderá numa vez excepcional assistir a uma reunião. E porquê? Porque são reuniões feitas exclusivamente para jovens e que visam os seus problemas tipicos da idade que têm. Existem contudo outras associações abertas a todas as idades.

Espero que compreendas e que não sintas que tentamos excluir a pessoa que amas ;)

Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

new_alien

• Visitante
                      Olá

Eu percebo perfeitamente a vossa justificação...é claro que os jovens têm medos e dúvidas diferentes de pessoas mais velhas...mas às vezes...bem, no meu caso, que já passei os 30...embora por muito pouco...tb os mais velhos têm dúvidas e receios....principalmente quando a experiência aconteceu numa idade tardia... e portanto tudo é novo e diferente....e embora esteja aqui a participar, q não sei se deveria...a verdade é que lido com jovens e que tenho uma mente bastante jovem ainda, sou professora e saio muitas vezes com alunos e ex-alunos, que fazem questão da minha companhia....lol...isto não interessa nada, mas já está... :-\

No fundo o que queria saber é que condições excepcionais são essas em que uma pessoa um nadinha mais velha pode assistir a essas reuniões...  ??? pq a verdade é que me identifico com muitas das histórias que já li neste forum...e embora mais velha sou muito noviça em certos assuntos....   :P

E já agora....os jantares e convívios estão mesmo fora de questão para alguns um nadinha de nada mais velhos?

Ou será que tb existem situações excepcionais???

Desculpem as perguntas parvas...mas ainda ando a averiguar... e a "averiguar-me"....

Obrigada, e desculpem qualquer coisinha....

:blush      uffff....já está...

Offline v

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Elite
                        dbex,

só uma questão, que penso que te poderá esclarecer muita coisa relativamente à rede ex-aequo... tiraste algum tempo para ler as páginas iniciais respectivamente à associação?  :-\

é que associações há muitas, de e para jovens lgbt esta é a única. think about it.

Offline Videl

• Membro Ultra
                            • Blog
                          Eu axo incrivel como ninguém disse isto, mas uma vez k ninguém o fez eu vou fazer. Dbex: não tens o direito de ser mal educado e de ofender as pessoas...já viste a quantidade de membros k este fórum tem? e ainda tens a lata de xamar hipócritas a todos nós? e preconceituosos?? em relação ao outros n sei, mas eu tou pouko me lixando k o teu namorado tenho mais de 30 anos, passa me ao lado, e axo k ninguém tem nada a ver com isso. Se vcs gostam um do outro k sejam mt felizes, axo k é o k toda a gente pensa, mas tu tens de entender k  ASSOCIAÇÕES têm regras, regulamentos! e esta associaçao é para jovens! existem outras associações k n têm limites de idades, mas esta é particularmente direccionada para JOVENS!! será k é tao dificil entender?? e nós temos pessoas aki k têm mais de 30 anos e nunca ninguém lhes disse "eh pah,. és velho, n podes tar aki"...
                          outra coisa, n tens kk direito de ofender o Timon!! xamar lhe básico?? a serio, pensa melhor nas coisas k dizes, pk kem mostra preconceito aki és tu, n nós!
                            - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Offline Mascote

• Membro Sénior
                              • AlguresNoMundo
                             ;) Hummmm... Uma coisa é certa.. Eu tenho pouco mais que 30 anos, e ando por aqui, com muito gosto... Nunca me disseram que não podia, e receberam-me com muito carinho - sinto-me muito bem aqui, e identifico-me com a maior parte das pessoas... Tenho, de facto, pena do limite de idade, mas regras são regras...

Também gostaria de participar nos convívios, mas sei que não é possível. Assim, limito-me a "navegar" pelo fórum... ::)
                              "Se evitares os problemas, jamais poderás dizer que os superaste" - Richard Bach

Offline Swelly

• Membro Ultra
                              • Meu riso é tão feliz contigo

A minha primeira namorada tinha 34 anos e eu tinha apenas 19, eu sabia perfeitamente que havia coisas nas quais ela não podia participar e vice-versa.

No meio disto tudo chateiam-me duas coisas:

A ignorância das pessoas face ás situações (se tivessem o trabalho de ler as coisas como deve ser faziam melhor figura).
                                E as ofenças que dirigem a pessoas que não conhecem e que apenas respondem á má criação mostrada neste forum.

« Última modificação: 10 de Junho de 2009 por bluejazz »
                                Não tenhas medo de amar, só assim saberás o que é viver.

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                                tenham calma pessoal, tb n é preciso entrar em conflitos...

peace anda love... :) :heart :-* :-* :-* :-*
                                  "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline timmy

• Membro Vintage
                                  Pois é Swelly, és uma kida ;)

São as pessoas k saltam à frente a parte das regras qd fazem o registo...dps ouvem-se estes tipos de comentários...

barthez, amôri, isto aki é só peace and love
                                  "Make love, not war"

Mascote, n é por isso k deixas de fazer amigos aki dentro, right? Há sempre pikniks, passeios etc...

Bjs

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Homofobia
                                    Videl tem calma. Sabes quais são as regras do fórum e elas não estão a ser respeitadas (tanto por ti como por outros membro que usaram palavras mais fortes).

Tenham calma e paciência, por favor, e tenham em mente o espírito deste fórum: respeito mútuo, acolhimento e uma certa tranquilidade nas conversas.

Please? :)

New_alien, julgo que poderão existir excepções em casos de jantares ou actividades extra-reuniões, mas isso fica ao critério dos coordenadores dos grupos locais... mas digamos que de facto não é positivo abrir precedentes. :-\
                                      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                      • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                                      bem, bluezinha querida... tava a ver qd irias aparecer pa pôr ordem nisto... :) era mais ou menos isso que queria dizer mas sabia que tu o dirias bem melhor... :up

assim como axei mal-educado o dbex tb axo que o pessoal tb já tava a exagerar na reacção... :o mas enfim, eu sei que o pessoal gosta muito de resolver tudo na base do "olho por olho, dente por dente", uma coisa que eu detesto... mas enfim... n deixo de gostar de tod@s vocês...

deixo-vos só aquela famosa frase do Gandhi (axo eu... :inq) qué mais ou menos assim:

"com tanto olho por olho e dente por dente qq dia estamos todos cegos!" (e desdentados?? ?? :inq lol lol lol)
                                        "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline Videl

• Membro Ultra
                                          • Blog
                                        Bluejazz, eu sei k n tava a cumprir as regras, acontece k alguém n cumpriu antes e n foi repreendido, pelo menos n em público, e eu senti me ofendida. e sinceramente axo k o Timon teve  a atitude correcta pk esse outro membro n mostrou pudor nenhum em ofender ...

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          0 Respostas
                                          2850 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Abril de 2008
                                          por oceanie45
                                          9 Respostas
                                          9559 Visualizações
                                          Última mensagem 1 de Dezembro de 2012
                                          por James07
                                          2 Respostas
                                          2095 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Junho de 2012
                                          por RELAX.SOUL
                                          13 Respostas
                                          3358 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Julho de 2012
                                          por Abbie
                                          6 Respostas
                                          3964 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Setembro de 2013
                                          por JoanaBanana