rede ex aequo

Olá Visitante19.nov.2019, 20:54:42

Autor Tópico: Investigação: Jesus era gay?  (Lida 29624 vezes)

Investigação: Jesus era gay?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Uma notícia que podemos debater... :)

Was Jesus Gay?
by Matt Johns 365Gay.com Los Angeles Bureau
Posted: December 25, 2004 12:01 am  ET

(Los Angeles, California)  As Christians celebrate the birth of Jesus few of them will be told in their churches and Cathedrals anything about the sexuality of Jesus, yet a growing group of Biblical scholars believe that Christ may have had at least one sexual relationship with another male.

Noted Methodist theologian Rev. Theodore Jennings Jr. and Dr Morton Smith, a world renowned Bible scholar, say there is irrefutable evidence that Jesus was at least bisexual.  Dr Rollan McCleary of the University of Queensland, in Australia, says he has discovered through his research that three of the disciples were gay.

Prof. Smith points to a fragment of manuscript he found at the Mar Saba monastery near Jerusalem in 1958 which he says alludes to Jesus having a homosexual relationship with a youth he raised from the dead.  The fragment shows that the full text of St. Mark, Chapter 10 (between verses 34 and 35 in the standard version of the Bible) includes the following passage:

"And the youth, looking upon him (Jesus), loved him and beseeched that he might remain with him. And going out of the tomb, they went into the house of the youth, for he was rich. And after six days, Jesus instructed him and, at evening, the youth came to him wearing a linen cloth over his naked body. And he remained with him that night, for Jesus taught him the mystery of the Kingdom of God".
Rev. Jennings, a professor at the United Church of Christ's Chicago Theological Seminary, points to the Gospel of St. John.  In his book "The Man Jesus Loved: Homoerotic Narratives From the New Testament," Jennings writes that the reference in St John about  "the disciple Jesus loved" was actually a reference to Jesus' gay boyfriend.

Jennings also claims the centurion's servant who was healed by Jesus actually was the centurion's gay boyfriend and that Jesus did not denounce their relationship.

Dr McCleary spent three years researching “gay spirituality”. His book, "Signs for a Messiah" says that Jesus and at least three of his disciples were gay, and Christianity in general is built on “gay principles”.

McCleary says that Christianity needs to recognize its homosexual roots and abandon the practice of alienating gays and spreading homophobia.

British gay rights advocate Peter Tatchell says even though the information about Jesus' sexuality remains scant, "there is certainly no evidence for the Church's presumption that he was heterosexual. Nothing in the Bible points to him having desires or relationships with women. The possibility of a gay Christ cannot be ruled out."

"Since there is no proof of the heterosexuality of Jesus, the theological basis of Church homophobia is all the more shaky and indefensible," Tatchell said.

"Large chunks of Jesus' life are missing from the Biblical accounts. This has fuelled speculation that the early Church sanitized the gospels, removing references to Christ's sexuality that were not in accord with the heterosexual morality that it wanted to promote", said Tatchell.

The Vatican has denounced the research by Jennings, Smith and McCleary as "heretical". It has also been denounced by Southern Baptists and evangelical Anglicans.

When recently asked if his research might be tainted because he is gay, McCleary said: "You could see that either way. You could also say that heterosexual people have their eyes wide shut on the matter, that they don't want to see that Jesus would have been of gay disposition.

"You maybe have to be gay to read the signals and to see things and research things which other people wouldn't," he added.

©365Gay.com 2004

"I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
    bem... tudo o q tenha a ver com sexualidade de jesus é meio dúbio... esta moral de "sexo ser tabu" nunca deixou q se falasse sobre isso... :-\

mas supostamente se jesus era humano e a sexualidade faz parte dos seres humanos isso tb faria parte dele ;)

mas sinceramente n é uma questão q me interesse mto :P o importante para mim é as coisas q ele nos veio dizer... tolerância,amor, solidariedade, respeito, etc, etc, etc ;D
      "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Offline [Marcus]

• Membro Sénior
      • Género: Masculino
      • Anti Social
        • Naruto Yaoi forum
      Bem,eu acho que Jesus foi um homen que veio a terra e não teve rel~çoes por castidade....Mas acho que ele tinha um romançe proibido com Maria Madalena.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Homofobia
      Por acaso sempre estranhei e pensei o que queria dizer as passagens constantes que diziam "João, o discípulo que ele mais amava". :)

Quanto ao "centurião" já tinha lido vários estudos académicos da Bíblia que referiam que o facto de Jesus nada ter dito sobre o "jovem" do mesmo é sinal que não condenava uma relação homossexual.
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline candy cane

• Membro Vintage
        • Orquídea azul (ex nóvózélica)
          • não estou in the mood
        Já ouvi falar sobre isso, mas a verdade é que não sei quase nada!

Sei que há mais textos sobre esse assunto por isso todos os links e textos são agradecidos.
          Though nothing can bring back the hour
          Of splendor in the grass, of glory in the flower
          We will grieve not, but rather find
          Strength in what remains behind

Wordsworth
          | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
          • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
            • Mais sobre mim...
          NATIVIDADES...

Há dois mil anos aproximadamente, um grupo de homens maduros tendo em conta a esperança média de vida na altura - 33 anos na altura significavam uma larga vida por detrás... -, reuniram-se ou isso reza a história [de alguns!] para jantar. Nessa ceia não consta reza a presença de qualquer mulher. Apenas homens constavam, Jesus e os seu discíplos.

Esta estrutura exclusiva ao masculinato sugere para alguns [confesso que me enquadro] uma forma de expressão homoerótica. Bem sei que era típico na altura separar o trigo do joio, i.e., homens e mulheres em galhos diferentes, mas esta passagem bíblica sempre me despertou algo ambíguo: [S.João cap.21, versículo 20] E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

Porque era João tão especial entre todos os outros para Jesus? Porque se encostava ao seu peito como um gesto íntimo? Não acredito em respostas concretas para as minhas questões porque não acredito piamente nos factos apresentados pela bÍblia em si. Mas não deixa de ser peculiar as inúmeras ilações que podemos tirar dos eVangelhos...

Jesus, para mim, não teve a importância que hoje lhe atribuem. Não morreu novo como nos fazem acreditar ou tão pouco seria louro de olhos azuis como são vendidas as imagens da sagrada família. Foi um homem algo desordeiro para a época e cultura vivida na altura - Se acreditarmos que existiu realmente... -, e foi castigado como milhares de homens do seu tempo. A cruxificação era algo banal, comum para aqueles que de uma forma ou de outra desafiavam a autoridade.

Depois da sua morte, e da passagem das suas histórias de forma oral, ou até da selecção minuciosa dos quarenta livros que compilam a bÍblia deixando muitos outros de lado, Jesus tornou-se um mito e uma salvação sobretudo para os mais oprimidos. E como me diziam ontem ao jantar, a fé tem uma grande base de medo e por isso tanta gente deseja acreditar na salvação, afinal até uma criança teme ser castigada!

in Cacaoccino
            Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

NecroRomancist

• Visitante
            Responder
            Jesus, para mim, não teve a importância que hoje lhe atribuem. Não morreu novo como nos fazem acreditar ou tão pouco seria louro de olhos azuis como são vendidas as imagens da sagrada família. Foi um homem algo desordeiro para a época e cultura vivida na altura - Se acreditarmos que existiu realmente... -, e foi castigado como milhares de homens do seu tempo. A cruxificação era algo banal, comum para aqueles que de uma forma ou de outra desafiavam a autoridade.

Depois da sua morte, e da passagem das suas histórias de forma oral, ou até da selecção minuciosa dos quarenta livros que compilam a bÍblia deixando muitos outros de lado, Jesus tornou-se um mito e uma salvação sobretudo para os mais oprimidos. E como me diziam ontem ao jantar, a fé tem uma grande base de medo e por isso tanta gente deseja acreditar na salvação, afinal até uma criança teme ser castigada!

Concordo totalmente com o k escreveste.So mais uma coisa - a figura de Jesus, o k ele acreditava e defendia e mais importante k o homem tenha la ele feito o k tenha  :)

Offline man_from_mars

• Membro Sénior
              • hoje é o resultado do que vivemos ontem
              Não posso concordar com o que foi dito. Está provado que Jesus existiu, que foi um movimentador de massas e que levantou grande celeuma na sociedade e governos da época.

Se ele realmente praticou tais milagres, não há provas, mas ele ajudou pessoas ajudando-as sentirem-se melhor, apesar da pobreza em que viviam. Só por isso vale a pena a reverência que lhe dão.

Não tenho religião, mas accredito em Deus e acredito no que está escrito na biblia (com as atenuantes de ter sido escrita numa época em que muitos fenómenos naturais e outros que tais não eram conhecidos).

Acho que a sexualidade de Jesus não é realmente importante, porque ele valeu pelo que fez e não por ser gay ou heterossexual, penso até que na altura não existiria este tipo de categorização.

Em jeito de conclusão. Cada um tem as suas opiniões, mas realmente a minha não pode ir de encontro à vossa.

Beijos e abraços para todos ;)
                sem mais nada de momento subscrevo-me com os melhores cumprimentos. :p

man_from_mars

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Homofobia
                Não posso concordar com o que foi dito. Está provado que Jesus existiu, que foi um movimentador de massas e que levantou grande celeuma na sociedade e governos da época.

Man, também já li estudos académicos que afirmam que os poucos documentos históricos que falam de Jesus foram falsificados. A questão não é assim tão evidente aparentemente. É possível não ter existido. Não estou a afirmá-lo nem de uma forma ou de outra, mas existem investigações científicas que mostram o contrário (bem ou mal, já não sei). :)

Também há umas teorias interessantes que procuram provar que Jesus é a versão judaica de deuses pagãos como Osiris e Dionísios. E de facto há demasiada coisa que bate certo/em comum.

Offline neo_21

• Membro Total
                  • my tendency to dream of softer places...
                  Bom, eu espero, voltar a escrever um post sobre este tema, depois de digerir completamente o que está escrito, não me arriscando por isso a escrever alguma coisa fora de contexto ou despropositada...

A primeira coisa que me veio á cabeça quando comecei a ler foi "que os sacerdotes portugueses não leiam isto, senão a associação leva um processo em cima por difamação e blasfémia", a segunda foi "se a minha mãe lesse isto caia para o lado".  ;D  :P

Associar a imagem de Jesus a uma suposta sexualidade (mesmo que heterossexual) sempre me pareceu eresia (mesmo não sendo, neste momento, grande apoiante desta ou doutra religiao), e nunca perdi muito tempo a pensar nisso. Da minha educação católica sempre depreendi que o amor que Jesus reclamava apenas se referia a um amor que se sente por um qualquer amig@, pai/mãe, ou irmão/ã... ou seja o simples facto de se gostar e respeitar uma pessoa, daí a conhecida mensagem "Ama o proximo como a ti mesmo" (não quero aqui discutir as definições de Amor). E os discursos biblicos apelavam varias vezes ao amor entre os Homens (atenção Homens com "H", não apenas com "h").

Por isso nunca associei as noçoes de amor de Jesus a qualquer orientação homossexual... e frases como "João, o discípulo que ele mais amava" nunca me suscitaram qualquer suspeita...
                  Mas, admitindo que este realmente existiu e, eresias á parte, era um ser humano como todos nós (embora tenha sido "concebido sem pecado original") com direito a sua sexualidade...

Não sei se consegui acrescentar alguma coisa nesta discussão, mas eu avisei que precisava de digerir melhor este assunto...
                    "...o que merece atenção é o belo, caprichoso e imprevisível percurso de uma folha que cai e não o monótono facto de acabar sempre por cair." (A. Amorim)

Offline Hain

• Membro Elite
                    • God help the outcasts
                    NATIVIDADES...

Esta estrutura exclusiva ao masculinato sugere para alguns [confesso que me enquadro] uma forma de expressão homoerótica. Bem sei que era típico na altura separar o trigo do joio, i.e., homens e mulheres em galhos diferentes, mas esta passagem bíblica sempre me despertou algo ambíguo: [S.João cap.21, versículo 20] E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

Porque era João tão especial entre todos os outros para Jesus? Porque se encostava ao seu peito como um gesto íntimo? Não acredito em respostas concretas para as minhas questões porque não acredito piamente nos factos apresentados pela bÍblia em si. Mas não deixa de ser peculiar as inúmeras ilações que podemos tirar dos eVangelhos...

Mas não podia ser apenas uma amizade, sem qualquer tipo de desejo sexual à mistura? Se Jesus foi um homem que movia massas, porque será tão chocante acreditar que mesmo homens teriam gestos mais íntimos de amizade? Afinal, Jesus era um símbolo de Deus, filho dEle... abraçar Jesus, tocar Jesus seria abraçar e tocar Deus, I guess.

Enfim, se duas mulheres andam de mãos dadas, são amigas, se forem dois homens já há caso. Não existem sociedades em que o contacto físico entre homens é frequente, e desprovido de quaisquer nuances de ordem sexual? Talvez fosse assim no tempo de Jesus?

E o facto de na ceia estarem só homens... isso é uma "forma de expressão homoerótica"?  ??? Eu diria antes uma forma de expressão sexista, mas tudo bem  ;)
                      A life without passion would be a life barely worth living.

Offline koyodu

• Membro Ultra
                      • Bleach/Naruto... qual o melhor?
                      É muito complicado este tipo de teorias, há quem diga também que a mãe de Jesus morreu virgem... Já eu acho isso um pouco complicado. Um casamento inteiro sem relações? hmm sim pois

Quanto a Jesus, nunca se vai também saber certezas quanto á sua sexualidade (se é que ele tinha alguma preferencia sexual  ::)), mas pensando bem nas historias, tudo leva realmente a crer na possibilidade de uma homossexualidade.

Saber qual era a verdadeira sexualidade de Jesus seria bom para mostrar a estes grandes religiosos que ela sempre existiu, e que se, nem Jesus condenou, quem são eles para o fazer.   ;)

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                        • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                        É muito complicado este tipo de teorias, há quem diga também que a mãe de Jesus morreu virgem...

isso é outra história... tem a ver com jesus ser filho de deus e ter poder p tornar grávida uma virgem ;) mas isso é um dos dogmas da igreja... e aliás vem daqui muita dos pensamentos de q sexo é pecado! :P enfim... :-\

mas realmente n acho mesmo a orientação sexual de jesus importante...
                          "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

name16

• Visitante
                          o meu filho homossexual? ai, nao sai ao pai! claro hehe

Whisper

• Visitante
                            "And the youth, looking upon him (Jesus), loved him and beseeched that he might remain with him. And going out of the tomb, they went into the house of the youth, for he was rich. And after six days, Jesus instructed him and, at evening, the youth came to him wearing a linen cloth over his naked body. And he remained with him that night, for Jesus taught him the mystery of the Kingdom of God". "

- Pessoalmente eu aqui não vejo nada de sexual! Temos que ver que naquela altura eles pensavam de maneira diferente de nos, enquanto hoje em dia nos vemos sexo em todo o lado eles já não eram assim! Lá porque diz que Jesus o amava não quer dizer que seja de maneira romantica, descrever a roupa que o miudo tinha podia ser mesmo so para descrever não com sentido sexual....

"[S.João cap.21, versículo 20] E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?"

- Ja não me lembro quem comentou, mas se fosse uma mulher a fazer isso para outra mulher já não iriam pensar ohh ela é lesbica, mas como é um homen é logo a primeira coisa que vem a cabeca, um homen não pode ser carinhoso para outro!? Todos nos temos pessoas favoritas nas nossas vidas quem mais amamos, ora pronto Jesus gostava mais do Pedro ou João ou la o que é. Quanto a questão de trair, não havera varias formas de trair!? Judas traiu Jesus e não teve nada a ver com relações amorosas.

Pessoalmente eu nem acredito que Jesus existiu. Mas acho parvo estarem agora a dizer que ele é gay por cenas dessas, so por ele assumir que ama um homen e que é carinhoso para um homen? Não é ele filho de deus e suposto fazer isso!?
                            No quadro da ultima ceia dizem que quem esta ao lado dele não é um homen, mas sim uma mulher, supostamente a sua mulher! Não afirmo ou desminto que ele era gay ou bi ou hetero (tanto que nem acredito na sua existencia) apenas acho parvo as pessoas estarem abordar esse assunto usando as provas que usam...

Offline koyodu

• Membro Ultra
                              É muito complicado este tipo de teorias, há quem diga também que a mãe de Jesus morreu virgem...

isso é outra história... tem a ver com jesus ser filho de deus e ter poder p tornar grávida uma virgem ;)

Barthez, o que eu quis dizer é q consta que após a santa ter dado á luz, permaneceu sempre pura ou casta, n praticou sexo com José...

E sim claro q a sexualidade de jesus n é muito importante, se bem que ajudaria numas e outras causas contra os fanáticos religiosos que abominam homossexualidade, tou mesmo a ver eles a bater com as "fuças" no chão  ;D

Offline Web_boss

• Membro Sénior
                                  • Simplesmente Gay
                                Acho estranho ainda ninguem ter mencionado o que vou referir...

Como sabem na realidade existem apenas quatro evangelhos na Biblia, mas originalemnte existiam muitos mais que foram destruidos.

Contudo foram reencontrados em escavações arqueologicas na Palestina e no Egipto muitos desses evangelhos.

Num deles, o Evangelho do apostolo Filipe, há uma passagem que se refere a Maria Madalena como a companheira de Jesus, e diz que Jesus na presença dos disciplos beijava constantemente Maria Madalena na boca. A seguir, esse evangelho refere os ciumes de Pedro perante esta situação, pois Pedro questionava-se se porque motivo Jesus amaria mais Maria Madalena.

Há tambem o evangelho de Judas, ñ Judas Iscvariote mas o outro Judas; esse evangelho diz que o Corpo de Cristo foi roubado da sepultura dois dias depois.

Offline koyodu

• Membro Ultra

Pois eu acuso-me, não mencionei porque sou um leigo nesta matéria.
                                De qualquer forma é deveras muito interessante o que disseste, acho engraçado a ideia de que Jesus realmente fosse homossexual.
                                Vai contra tudo e todos.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                                    • Mais sobre mim...
                                  - Ja não me lembro quem comentou, mas se fosse uma mulher a fazer isso para outra mulher já não iriam pensar ohh ela é lesbica, mas como é um homen é logo a primeira coisa que vem a cabeca, um homen não pode ser carinhoso para outro!?

[...]

Não afirmo ou desminto que ele era gay ou bi ou hetero (tanto que nem acredito na sua existencia) apenas acho parvo as pessoas estarem abordar esse assunto usando as provas que usam...

Whisper,

Mas também existe uma história lésbica na bíblia entre Esther e Ruth [supostamente...], por exemplo, mas talvez não tenhas conhecimento disso. Também se dizia que S. Paulo era homossexual...

Quanto achares parvo é o teu problema... Também ninguém te obriga a leres este tópico. :P Mas existem alguns estudos académicos que abordam de uma forma mais exacta estes temas. Basta ires à procura ;)

Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Homofobia
                                    A primeira coisa que me veio á cabeça quando comecei a ler foi "que os sacerdotes portugueses não leiam isto, senão a associação leva um processo em cima por difamação e blasfémia", a segunda foi "se a minha mãe lesse isto caia para o lado".  ;D  :P

Neo, para além da brincadeira da tua afirmação, gostaria de deixar o esclarecimento que estas notícias têm fonte explícita e como está bem claro no acordo deste fórum só quem escreve os posts neste fórum é responsável (inclusivamente legalmente) pelo que escreve e não a associação. ;)

Quanto a heresia, não percebo qual o problema (mas é só a minha opinião!). Há já tanta doutrina e ideias tiradas da Bíblia retiradas na base da interpretação quando não em erros de tradução da Bíblia, que fazem com que o sentido seja totalmente alterado (e não falo do nada, falo porque li vários livros académicos sobre a Bíblia há uns anos atrás e posso também confirmar que a maioria dos padres formados recentemente têm claro conhecimento destas questões de erros tradução e de como mudam completamente aquilo que sempre foi ensinado a partir de algumas partes do livro), que esta é mais uma possibilidade.

A ideia de Jesus ser homossexual nunca me soou descabida. Tal como se pode dizer que a relação com João é de pura amizade, a partir do que lemos, também se pode dizer que foi uma relação amorosa. Há argumento para os 2 lados e não só para um. A verdade é que se calhar ninguém pode saber... mas a verdade no Cristianismo como é vivido hoje não existe em si assim em tanta percentagem necessariamente (e desculpem a minha afirmação, porque não tenho nada contra o cristianismo per se, pelo contrário, mas um estudo da história do mesmo dá uma visão bem diferente daquilo que se pensa comummente).

Como sabem na realidade existem apenas quatro evangelhos na Biblia, mas originalemnte existiam muitos mais que foram destruidos.

Contudo foram reencontrados em escavações arqueologicas na Palestina e no Egipto muitos desses evangelhos.

Penso que haverá referência noutro tópico. Falas dos evangelhos apócrifos e os do Egipto permitiram-nos saber mais sobre os cristãos gnósticos, os primeiros cristãos. Existe já um livro académico (mas de fácil leitura) traduzido para português sobre esses documentos encontrados há 50 anos atrás numa caverna no Egipto: "Os Cristãos Gnósticos" de Elaine Pagels. Vale a pena ler para quem estiver interessado.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      657 Respostas
                                      103954 Visualizações
                                      Última mensagem 19 de Julho de 2014
                                      por Lehane
                                      481 Respostas
                                      54525 Visualizações
                                      Última mensagem 8 de Maio de 2016
                                      por ÉssePê
                                      4533 Respostas
                                      178069 Visualizações
                                      Última mensagem 26 de Fevereiro de 2018
                                      por Atomic