Piadinhas ofendem? Sim, piadas podem ser engraçadas mas as evite na presença de seus amigos gays; sobretudo, piadas de “bichas”, “viados” ou similares. Além de deturpar a realidade, passando uma imagem estereotipada, acabam quase sempre em ofensa. Até aquele seu amigo ou amiga que dá risada, mas no fundo fica triste por você, de certa forma, demonstra ser uma pessoa preconceituosa e que não se pode confiar. É a mesma coisa de fazerem piadas de heterossexuais. O quê? Não existem piadas de heterossexuais? Por que será?
Quando me contarem sobre casos, relacionamentos, etc, o que eu faço? Quando seu amigo ou amiga contar sobre sua vida pessoal, sobre casos ou namoros, imagine que sejam casos ou namoros de heterossexuais. Imaginou? Pois é, é a mesma coisa. Tanto que, em ambos os casos, você encontrará pessoas que se relacionam de forma promíscua ou aqueles que nasceram para o “casamento”, no fiel sentido da palavra. Sim, existe toda uma diversidade de “intenções”. Mas os relacionamentos, em si, são iguais. Gays namoram, separam-se, têm brigas de casais, alguns almoçam juntos com a família no final de semana, com o namorado ao lado, e assim caminha a humanidade.
Uso de palavrões há algum problema? Nunca se refira ao seu amigo ou amiga por meio de palavrões construídos pela sociedade. Todos eles são difamatórios e, geralmente, são carregados de preconceito. Ao invés de dizer que tem um amigo “viado”, “bicha” ou “sapatão”, prefira sempre os termos: “gay” ou “lésbica”. O primeiro, geralmente, para tratar tanto o homem quanto à mulher homossexual. São politicamente corretos e bem mais bonitos.
Se pedir para eu guardar segredo, o que faço? Saber que alguém é gay pode gerar algumas complicações para a pessoa que não assumiu sua orientação publicamente. Logo, se lhe foi pedido segredo, por mais difícil que seja guardá-los (guardar segredo, de verdade, é coisa que poucos conseguem), faça um esforço. Afinal, infelizmente, nem toda a sociedade tem uma cabeça moderna e condizente com o século 21.
Como posso ter atitudes antidiscriminatórias? É simples. Independente do amigo ou da amiga apresentar algum tipo de “trejeito”, aliás, independente de qualquer coisa; se estiver você num bate-papo e surgir alguma brincadeira de mau gosto a qual seja discriminatória, não participe. Ao mesmo tempo, mostre que não gostou e que não compactua com aquela brincadeira grosseira ou piada fora da realidade. Participar de tal gozação, mesmo não sendo quem começou, só torna você mais um dos que assinam embaixo a “carta da ignorância”. E, “ignorante” você não é, tanto que se demonstra interessado(a) nesse assunto e está aqui, lendo este texto.
Como me comporto na frente dele? Nossa! Quanta preocupação! Não precisa tanto, apenas seja você mesmo(a) e trate-o naturalmente como qualquer outra pessoa. A orientação sexual não é algo que o torna um “ser especial”. Os “cuidados” que se deve tomar não é exatamente com ele, mas com você mesmo, principalmente no sentido de não discriminar por falta de informação. Por enquanto é isso. Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail que responderemos com o maior prazer e, se for pertinente, publicaremos aqui nesta seção.
algumas orientações