rede ex aequo

Olá Visitante19.nov.2019, 08:11:04

Autor Tópico: Apaixonad@ pel@ melhor amig@ heterossexual. Que fazer?  (Lida 45662 vezes)

Apaixonad@ pel@ melhor amig@ heterossexual. Que fazer?

Offline JohnnyM

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
    • Facebook
Boas. Também me encontro nesta situação. Estou apaixonado pelo meu melhor amigo. Mas em vez de querer saber como lidar com isso, quero saber se é possível desapaixonar-me. Passo a explicar:

Ele sabe que sou gay. É o único gajo que o sabe, na verdade. Nunca me tratou de maneira diferente por causa disso. Atrevo-me a dizer que até nos tornámos mais próximos desde então, devido à confiança que lhe depositei. Já gosto dele desde antes de me ter revelado, e cada vez que estou com ele reparo em novos detalhes dele que me atraem fortemente, ao ponto de se estar a tornar numa obsessão.

Mas ele não é gay. E namora com a minha melhor amiga há já dois anos, uma rapariga que conheço há muito tempo, e que adoro como uma irmã. De entre os dois, é dificil dizer por qual sinto maior amizade. E é esse o problema.

Cada vez que os vejo, sinto que são o casal perfeito. São amorosos, são honestos, discutem por coisas triviais e depois pedem desculpa e beijam-se, o pacote completo. A alegria deles quando estão juntos é palpável. Não há nada que eu queira mais do que vê-los serem felizes juntos. Daí, os meus sentimentos por ele fazerem-me sentir egoísta. O amor deles é verdadeiro, e ambos são as pessoas do mundo que eu mais adoro. E eu não tenho o direito de ameaçar a felicidade deles.

Contudo, o sorriso dele ilumina-me o dia. O sorriso dele faz todo o resto da minha vida perder o sentido. O sorriso dele assombra-me de dia e de noite. As suas qualidades são espectaculares. Os seus defeitos são adoráveis. Nada me faria mais feliz do que chegar-me a ele e dar-lhe o mais demorado beijo do mundo. Mas não o posso fazer. Eles são as pessoas mais importantes na minha vida. Eles aceitaram-me quando muitos outros nunca o fariam. E sei que eles me adoram tanto como eu os adoro a eles. Expor os meus sentimentos danificaria a nossa relação. Talvez até a deles. Não quero nada disso.

Por isso, volto a perguntar. É possível desapaixonar-me por alguém sem cortar ligações nem danificar a nossa relação?

Infelizmente, sei bem o que isso é. Passei exactamente pela mesma situação que tu. Não é algo fácil, especialmente quando se tem uma amizade forte com a pessoa. O único 'conselho' que te posso dar é dares tempo ao tempo - nem tu nem ninguém pode fazer o que quer que seja para mudar a situação. Deves olhar para o teu amigo como aquilo que ele na verdade é - o teu melhor amigo, alguém que te aceita em pleno e com quem tens uma amizade especial e verdadeira. Diz a ti próprio que aquilo no qual queres colocar as tuas energias é a vossa amizade e não em algo que não será possível.
Mas, como disse, o tempo é a única variável a jogar aqui. Aos poucos as coisas tornar-se-ão mais fáceis e eventualmente deixarão de ter importância nesse sentido, acredita em mim. O meu melhor amigo sabe de mim e inclusive sabe que eu gostei dele. O certo é que, até hoje, ele é uma das pessoas que mais me tem apoiado e que eu amo do fundo do meu coração. Mais tarde, as coisas irão ao lugar, vais ver ;) Força!
    "Tudo aquilo que não fazemos por medo é o fruto de pensarmos que temos alguma coisa a perder"

Offline Lunge

• Membro Total
    • Yep.
    Infelizmente, sei bem o que isso é. Passei exactamente pela mesma situação que tu. Não é algo fácil, especialmente quando se tem uma amizade forte com a pessoa. O único 'conselho' que te posso dar é dares tempo ao tempo - nem tu nem ninguém pode fazer o que quer que seja para mudar a situação. Deves olhar para o teu amigo como aquilo que ele na verdade é - o teu melhor amigo, alguém que te aceita em pleno e com quem tens uma amizade especial e verdadeira. Diz a ti próprio que aquilo no qual queres colocar as tuas energias é a vossa amizade e não em algo que não será possível.
    Mas, como disse, o tempo é a única variável a jogar aqui. Aos poucos as coisas tornar-se-ão mais fáceis e eventualmente deixarão de ter importância nesse sentido, acredita em mim. O meu melhor amigo sabe de mim e inclusive sabe que eu gostei dele. O certo é que, até hoje, ele é uma das pessoas que mais me tem apoiado e que eu amo do fundo do meu coração. Mais tarde, as coisas irão ao lugar, vais ver ;) Força!

Palavras sábias. Já temia que fosse uma questão de ignorar os impulsos até eles desaparecerem, mas sempre há aquela esperança de uma solução inesperada.

Obrigado.

Offline Aantunes

• Membro Sénior
      • Be Happy!
        • Facebook
      tentar esquecer e ver a realidade, de forma a mantermos no mínimo uma amizade pois é muito importante
        Let your colors shine!

♂♂ + ♀♀ + = Love

Ace_of_Spades

• Visitante
        Também posso dizer que tenho uma paixão duradoura por um grande amigo heterossexual. Sinceramente, só me resta acordar para a dura realidade de que nunca o poderia ter. Custa-me mesmo... Conheço-o mais do que qualquer pessoa; é das poucas pessoas que conheço repetidamente há mais de 10 anos e nunca me abandonou. Tem uma personalidade esmagadora, é engraçado e possui um feitio exactamente igual ao meu.

Nunca lhe disse que era gay nem tenciono. Sei que nunca me abandonaria, mas não suportava que me "olhasse com outros olhos". Até no outro dia me tratou por "irmão". Quase que me desfiz em lágrimas de alegria. Nunca vi tanta bondade numa pessoa. Tão parecida comigo. Com uma garra de viver incrível. Foste e não tenho dúvidas de dizer que continuarás a ser uma excelente pessoa. Quebraste constantemente a escuridão que por vezes se alojava no meu peito. Os teus olhos castanhos líquidos e o teu belo cabelo indomável. O teu sorriso sincero que me desperta com a maior das alegrias.

Em suma, obrigado pela tua terna companhia. Tenho pena de não ser mais para ti, para ser um dos teus melhores amigos é indescritível.

Offline JohnnyM

• Membro Sénior
            • Facebook
          Também posso dizer que tenho uma paixão duradoura por um grande amigo heterossexual. Sinceramente, só me resta acordar para a dura realidade de que nunca o poderia ter. Custa-me mesmo... Conheço-o mais do que qualquer pessoa; é das poucas pessoas que conheço repetidamente há mais de 10 anos e nunca me abandonou. Tem uma personalidade esmagadora, é engraçado e possui um feitio exactamente igual ao meu.

Nunca lhe disse que era gay nem tenciono. Sei que nunca me abandonaria, mas não suportava que me "olhasse com outros olhos". Até no outro dia me tratou por "irmão". Quase que me desfiz em lágrimas de alegria. Nunca vi tanta bondade numa pessoa. Tão parecida comigo. Com uma garra de viver incrível. Foste e não tenho dúvidas de dizer que continuarás a ser uma excelente pessoa. Quebraste constantemente a escuridão que por vezes se alojava no meu peito. Os teus olhos castanhos líquidos e o teu belo cabelo indomável. O teu sorriso sincero que me desperta com a maior das alegrias.

Em suma, obrigado pela tua terna companhia. Tenho pena de não ser mais para ti, para ser um dos teus melhores amigos é indescritível.

Conseguiste transmitir muito do sentimento com esse teu texto...vejo que tens aí uma bela e única amizade :) como já aqui relatei, tive a mesma situação com um grande amigo meu de faculdade e o melhor disso tudo é que ele sabe que sou gay e sabe, inclusive, que eu gostei dele e sempre, sempre me apoiou e tem sido para mim como um irmão (aliás eu e ele tratamo-nos por "mano" :P). Agarra-te a essa amizade, pois pode-se dizer que é daquelas que tem a força necessária para que dure para sempre :)
            "Tudo aquilo que não fazemos por medo é o fruto de pensarmos que temos alguma coisa a perder"

Ace_of_Spades

• Visitante

Conseguiste transmitir muito do sentimento com esse teu texto...vejo que tens aí uma bela e única amizade :) como já aqui relatei, tive a mesma situação com um grande amigo meu de faculdade e o melhor disso tudo é que ele sabe que sou gay e sabe, inclusive, que eu gostei dele e sempre, sempre me apoiou e tem sido para mim como um irmão (aliás eu e ele tratamo-nos por "mano" :P). Agarra-te a essa amizade, pois pode-se dizer que é daquelas que tem a força necessária para que dure para sempre :)

Muito obrigado. De facto, sim. É uma excelente amizade. Até corei quando reli o texto. Suponho que até disse demais. Agora que penso, é mesmo melhor agarrar-me com unhas e dentes a tal pessoas. Sempre esteve subentendido que o faria, mas é melhor ter sempre esse conceito presente como tão bem me dizes, JohnnyM.
            « Última modificação: 3 de Abril de 2011 por Ace_of_Spades »

Offline JohnnyM

• Membro Sénior
                • Facebook

Muito obrigado. De facto, sim. É uma excelente amizade. Até corei quando reli o texto. Suponho que até disse demais. Agora que penso é mesmo melhor agarrar-me com unhas a dentes a tal pessoas. Sempre esteve subentendido que o faria, mas é melhor ter sempre esse conceito presente como tão bem me dizes, JohnnyM.

Nem mais ;) a amizade é realmente algo inestimável...e quando se tem amigos assim (verdadeiros na total dimensão da palavra), há que mantê-los junto a nós. Eu sei o que isso é (e tu também pelos vistos ^^) e nada se iguala à sensação de termos pessoas assim ao nosso lado, que nos apoiam e fazem cada dia ser único :)

philip17rc

• Visitante

Muito obrigado. De facto, sim. É uma excelente amizade. Até corei quando reli o texto. Suponho que até disse demais. Agora que penso é mesmo melhor agarrar-me com unhas a dentes a tal pessoas. Sempre esteve subentendido que o faria, mas é melhor ter sempre esse conceito presente como tão bem me dizes, JohnnyM.

Nem mais ;) a amizade é realmente algo inestimável...e quando se tem amigos assim (verdadeiros na total dimensão da palavra), há que mantê-los junto a nós. Eu sei o que isso é (e tu também pelos vistos ^^) e nada se iguala à sensação de termos pessoas assim ao nosso lado, que nos apoiam e fazem cada dia ser único :)

Ter uma amizade assim é realmente único, o verdadeiro desafio é tentar não se apaixonarem, pois isso podia vir a estragar a amizade  :(
                O pior é quando dessa amizade começa a surgir outros sentimentos  :-X

ShaKy

• Visitante
                  Há 7 anos estive apaixonada pela minha melhor amiga -- durou 3 anos. Era hetero, sempre pensei. Até que, depois de dois anos sem nos falarmos, decidiu mandar sms e voltámos a falar. Confessou, na altura --há quase 3 anos --, que tinha gostado de mim.
                  Nessa altura em que voltámos a falar, os papéis inverteram-se: ela gostou de mim. 

Dizem e é verdade: o tempo ajuda a atenuar certas feridas... mas não as cura totalmente.

Offline sofiaferreira17

• Membro Sénior
                    • Género: Feminino
                    Há 7 anos estive apaixonada pela minha melhor amiga -- durou 3 anos. Era hetero, sempre pensei. Até que, depois de dois anos sem nos falarmos, decidiu mandar sms e voltámos a falar. Confessou, na altura --há quase 3 anos --, que tinha gostado de mim.
                    Nessa altura em que voltámos a falar, os papéis inverteram-se: ela gostou de mim. 

Dizem e é verdade: o tempo ajuda a atenuar certas feridas... mas não as cura totalmente.

just like that.

Offline dummie

• Membro Vintage
                      As circunstâncias separaram-nos, já não somos melhores amigas, e sim, estava perdidamente apaixonada por ela. Agora?! Só me quero afastar!
                        They say you find love in every corner... Well, my life must be a circle!

philip17rc

• Visitante
                        As circunstâncias separaram-nos, já não somos melhores amigas, e sim, estava perdidamente apaixonada por ela. Agora?! Só me quero afastar!

Mas assumiste-te perante a tua amiga? É que isso é um jogo muito perigoso.
                        Às vezes os nossos amigos podem até aceitar que sejamos homossexuais, mas não aceitarem que gostemos deles mais do que apenas amigos. E nEste caso eles afastam-se logo.

A paixão com o tempo vai desaparecendo, canaliza a atenção para algo importante na tua vida ;)

Offline Newliexp

• Membro Total
                          Bem estou a gostar imenso deste tópico, e gostei muito de ouvir as histórias que contam aqui, acabaram por me ajudar a avaliar a minha, que já agora aqui vai  ;) :

Quando eu tinha 12 anos conheci um rapaz, o João (nome mais comum impossivel), moreno, baixinho e extremamente timido, e eu extrovertido como tenho a mania de ser, senti uma necessidade de o puxar para o grupo e pô-lo a conversar, fazer parte do grupo, whatever.... e rapidamente criamos uma bela amizade, muito em volta dos nossos gostos musicais (uma obsessão inata por Coldplay) e outros gostos em comum, nessa idade nunca tinha pensado na minha orientação sexual, mas aquela amizade fez-me pensar mais sobre isso. Bem ele era do Porto e eu de Braga, e apenas nos encontrava-mos digamos, mensalmente, mas a distância não era nenhum impedimento, de cada vez que nos juntavamos era como se nos vissemos todos os dias. Tinhamos sempre tema de conversa e motivo de brincadeira. Com o tempo aprecebi-me que gostava dele como nunca tinha gostado de ninguém (rapaz ou rapariga), e tentei avançar mais com a nossa amizade, como não tinha telemovel às vezes corrospondiamo-nos por carta. Bem ja por volta dos meus 15/16 anos percebi que estava completamente apaixonado por ele (o que logicamente me fez perceber que muito possivelmente era GAY  :olol

Nessa altura tive a oportunidade de ir a um acampamento com ele e um grupo de jovens, visto que eramos menores tinhamos um grupo de monitores encarregues de tomar conta de nós, e nessa noite eles iriam distribuir os rapazes pelas tendas aleatoriamente, o que daria 3 pessoas por tenda, e eu pensei para mim "Se eu conseguir ficar sozinho com ele na tenda vou contar-lhe tudo o que sinto", então curiosamente eu fui seleccionado para ficar na tenda do João com outro rapaz que não conheciamos (porra) mas...... esse rapaz passado pouco tempo disse que queria ir dormir para a tenda de uns amigos...... quem fica na tenda? eu e o João! obviamente que o nervosismo começou logo, pois faltava a minha parte do acordo, contar-lhe tudo. À medida que a noite avança, depois de muitas conversas profundas sobre a vida, ele toma a iniciativa de abrir a parte de trás da tenda puxar o saco cama mais para fora da tenda e diz para eu o acompanhar, depois diz-me para olhar para o céu, enquanto nos aconchegavamos nos respectivos sacos cama, e gente..... nessa noite vi o céu estrelado mais bonito da minha vida. Enquanto observavamos as centenas de pontos luminosos naquele céu azul escuro, as nossa cabeças encostam-se, e ficamos assim algum tempo, o meu coração está a bater a mil à hora, de repente dá-me uma vontade incontrolável de o agarrar e dar.lhe um daqueles beijos dignos de Holywood, mas de subito ele diz "Vamos voltar para dentro, isto esta a ficar muito romantico para dois rapazes"............    [smiley=muro.gif] AAARRRGGGGHHHHHHHH

Claro que não tive a coragem de lhe contar o que sentia nessa noite, depois dessa tive muitos outros momentos de tensão incriveis, claro que começo a tentar perceber se ele gosta de raparigas ou não, visto que era um tema que não falávamos muito, tanto eu como ele nunca tinhamos namorado com raparigas. Aos meus 17 anos comecei a dar em doido, queria que ele soubesse o que eu sentia, mas tinha medo de perder a amizade, até que um dia lhe digo que tenho de falar com ele a sós, mas noutra altura que estivessemos sozinhos. Ora bem agora começa o dilema, eu ainda não me tinha assumido para ninguém, nem para mim mesmo, o que me incumbia com a terrivel tarefa, fazer o comming out para o João e depois dizer que estava apaixonado por ele  :-X

Mais tarde (depois de muitas tentativas furadas, e questões dele) fomos a uma festa, que correu normalmente, despeço-me dele e a medida que saio do edificio e vou para o carro penso "Se ele viesse atras de mim agora mesmo contava-lhe tudo já"...........

Sinto a voz dele a chamar por mim, uma corrente electrica percorre todo o meu corpo, mecanicamente viro-me para tras e digo-lhe "Preciso de falar contigo um dia destes, quando estivermos os dois sozinhos e com privacidade", sinto a pena e preocupação no seu olhar enquanto ele diz "Oh David , mas eu estou aqui..."

Agarro-lhe pela mão e decididamente levo-o para um canto mais escuro (soa mal eu sei :devil) começo a tentar falar, mas enrolo, nos olhos dele vejo expectativa, até que com a voz embragada de emoção lhe digo "Sou homosexual", começo a combater as lagrimas, nos olhos dele consigo ver um brilho caracteristico de quem esta emocionado, depois respiro fundo "Eu acho que estou apaixonado por ti", não sei porque a minha mao automaticamente posiciona-se na boca, como uma criança faz quando diz algo que não devia, estou em choque...... "Eu já sabia que me ias dizer isso, não sei como te responder, apenas te posso dizer que és um grande amigo meu" disse ele, e depois deu-me um abraço (daqueles que valem por muitas palavras de conforto), depois disso ja nao me lembro de muito mais, vim-me embora a passo rapido.

A partir dai a nossa amizade ficou fria, ambos ficamos constrangidos e fizemos de conta que nada se passou, passado alguns meses a gente começa a falar mais, mas ele diz que vai para a Inglaterra dois anos  (volta este ano), desde que ele foi para lá nunca mais nos falamos, e eu fui esquecendo o que sentia por ele.... foi dificil, senti um pouco de raiva por ele nunca mais falar do assunto, mas depois de ler tantas historias semelhantes, acho que ele teve uma atitude muito nobre de não me querer constranger, por isso espero encontra-lo outra vez este ano e falar com ele sem medos e perconceitos, e agradecer-lhe pela amizade, e pelo abraço, que visto que ele não é um rapaz de muitas palavras, talvez tenha sido o máximo que ele conseguia fazer no momento.

Bem a história é longa, mas tembem é uma forma de eu processar as minhas emoções  ;)

Espero que gostem  ;D

David Dias - coordenador do grupo local ex aequo braga

Bc

• Visitante
                            UAAUUUU..... que história linda.... ::) ::) ::)
                            Foi pena ter acabado como acabou
                            Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Offline Newliexp

• Membro Total
                              UAAUUUU..... que história linda.... ::) ::) ::)
                              Foi pena ter acabado como acabou

Eu às vezes também penso "que pena", mas para ser sincero as coisas podiam ter corrido muito pior, por isso até me dou por sortudo  ;)

David Dias - coordenador do grupo local ex aequo braga

Bc

• Visitante
                                Em frente é que é o caminho.....bora lá....

Offline dummie

• Membro Vintage

Mas assumiste-te perante a tua amiga? É que isso é um jogo muito perigoso.
                                  Às vezes os nossos amigos podem até aceitar que sejamos homossexuais, mas não aceitarem que gostemos deles mais do que apenas amigos. E nEste caso eles afastam-se logo.

A paixão com o tempo vai desaparecendo, canaliza a atenção para algo importante na tua vida ;)

Não, não me assumi perante ela. Mas, pelo menos da minha parte, as minha acções demonstravam isso completamente. Agora ela também tinha certas acções que me deixavam certa que ela também tinha sentimentos por mim!!
                                  Mas acontece que no Verão aconteceram diversos problemas e acabamos por nos tornar meras colegas, se bem, que quando estamos juntas há ali qualquer coisinha, ela fica mais feliz e eu também. Mas sem comparação.. Acho que este nosso sentimento é, acima de tudo, nostalgia..
                                    They say you find love in every corner... Well, my life must be a circle!

Offline random_dude

• Associad@
                                    • Membro Total
                                    I've been there. E ainda não saí complemente.  Bem, acho que a solução é difícil mas tem que ser: fujam. Evitam qualquer conversa ou contacto desnecessário. Dói nas primeiras semanas mas depois passa. Fomentem novas amizades ou aprofundem amizades que já têm. É seguir em frente que o tempo tratará do resto.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      123 Respostas
                                      24015 Visualizações
                                      Última mensagem 20 de Janeiro de 2014
                                      por Cátia.
                                      332 Respostas
                                      50155 Visualizações
                                      Última mensagem 1 de Abril de 2018
                                      por Charlie Dette
                                      38 Respostas
                                      10781 Visualizações
                                      Última mensagem 15 de Novembro de 2015
                                      por Andy 8
                                      Estás apaixonad@?

Iniciado por Riu « 1 2 ... 185 186 » Apoio

3705 Respostas
                                      303218 Visualizações
                                      Última mensagem 20 de Janeiro de 2018
                                      por Odraude
                                      8 Respostas
                                      1756 Visualizações
                                      Última mensagem 13 de Abril de 2014
                                      por portugaisptfr