rede ex aequo

Olá Visitante28.jan.2021, 16:24:03

Sondagem

Porque procuraste a ajuda de um psicólogo?

Família
Homossexualidade
Profissão
Trauma
Doença nervosa
Não tinha ninguém para falar
Outra causa

Autor Tópico: Recorrer a psicólogos / psicologia  (Lida 77115 vezes)

Recorrer a psicólogos / psicologia

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...
realmente um psicólogo deve ter uma postura neutra  ::) Tão neutra, que lhe permita não sorrir nem chorar quando for caso disso.  

Xate,

Numa relação terapêutica há um processo que se inicia quando a relação é verdadeira entre os seus intervenientes e que dá o nome de "transferência".

Os cliente - definição que prefiro usar em vez de paciente ou doente/ utente - transfere sentimentos, pulsões ao seu terapeuta, mas acontece algumas vezes o inverso e é chamdo de "contra-transferência".

Espera-se e bem como tu dizes, que o psicoterapeuta seja neutro. Deve-o ser, mas algumas vezes isso é impossível dada a nossa condição humana, e por isso também choram, riem, etc. :)

Estrumfina,

A diferença primordial entre um psicólogo e um psiquiatra é que o segundo é um médico com especialidade em psiquiatria, pode portanto medicar o cliente, um psicólogo é licenciado em Psicologia, não pode medicar, mas pode fazê-lo desde que trabalhe em conjunto com um médico, i.e., o médico medica - existe um trabalho em conjunto, e não é assim tão fora do comum :)

Outra coisa é que as doenças são chamadas de "psicopatologias" vêm do grego psique e pathos - e estou a dizer de memória por isso espero não estar a escrever mal as palavras - São perturbações da alma. Como por exemplo, as neuroses e psicoses.

Agora visto as principais diferenças entre um psicólogo e um psiquiatra, ambos são psicoterapeutas e não deveria existir o estigma que se vamos a um psicólogo não estamos tão mal como para ir a um psiquiatra. É errado dizer-se isso. Ambos fazem psicoterapia, mas há pessoas que precisam de tomar fármacos em casosespecíficos ou pontuais e mesmo essas podem recorrer a um psicólogo ou psiquiatra, se optarem pelo primeiro irão trabalhar com um terceiro elemento, um médico :)

Para terminar, existem alguns fármacos que exigem uma maior vigilância dos níveis do nosso sangue, e requerem com alguma frequência análises ao sangue para se medir os níveis do mesmo.

:D ;)
    Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Xelbagein

• Membro Total
    Uma vez q estou a pensar ir a um psicologo, n sei s me vou sentir mais a vontade c um psicologo ou uma psicologa, penso q me sinta mais a vontade com uma psicologa, tvz por ser mulher e ter sentimentos parecidos e d alguma forma possa entender melhor e dar conselhos mais adequados, ainda n sei.
    Já gora e uma vez q deve ser escolhido um bom psicologo, se alguem souber d um bom psicologo/a na zona d aveiro agradecia a comunicaçao =)
    *
      Amo a liberdade, por isso deixo livre tudo o que tenho...
      Se voltar é porque conquistei, se não voltar é porque nunca possuí...

"I was born when she kissed me, died when she left me, lived a few weeks while she loved me." H. Bogart

Offline Estrunfina

• **
      • Membro Júnior
      • Tudo o que nos apaixona também nos guia e protege
      Xelbergein:

Tb eu me vi confrontada com a mm dúvida k tu e acabei por me decidir por uma psicóloga baseada um pouco nas mms razões k invocas...Podem n ser as mais correctas mas sempre são melhores k o anani-ananão! ;D ;D
      Pelos vistos isto dos psicólogos acaba por funcionar de forma semelhante k o raios parta dos ginecologistas/obstetras.
        Trabalha como se não precisasses de dinheiro, ama como se nunca te tivessem magoado, dança como se ninguém te observasse.

tugidaq

• Visitante
        Já gora e uma vez q deve ser escolhido um bom psicologo, se alguem souber d um bom psicologo/a na zona d aveiro agradecia a comunicaçao =)

conheço.... conheço!

[s tiveres interessada posso-te dar os contactos - por MP]

Offline patricia

• Membro Sénior
          • tudo é possivel...
          concordo com o facto de pedirmos ajuda, ou somente consultar um, desde k sintamos necessidade e vontade,
          agora tb tenho k concordar coma cacau, tem k ser bom
          e neutro.

a minha psicolga passou me para um colega a partir do momento em k a nossa relaçao deixou d ser unicamente profissional, e nasceu uma amizade,
          hoje em dia se tenho um problema e lhe ligo, somente me consegue ajudar como amiga e nao como medica.
            Patt

Offline Lingo

• **
            • Membro Júnior
            Então e o mais importante?

Que psicólogos é que recomendam?

Que psicólogos aos quais nos podemos dirigir e que nos vão aceitar como gays e lésbicas? Parece que não há assim muitos.

Então esta informação não deve ser pública?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
                • Homofobia
              Lingo, a associação já tem alguns dados, mas ainda está a elaborar a lista. Assim que possível será tornada pública. :)

Se entretanto, alguém necessitar urgentemente de um contacto/recomendação, especialmente nas zonas de Lisboa, Porto ou Évora por favor escreva-nos para rede@ex-aequo.web.pt.
                "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Cactus_cute

• Visitante
                posso contribuir c um contacto para essa lista? um amigo meu é psicologo, e tem uma abordagem mt positiva sobre a homossexualidade, visto q é homossexual... ::) lol kidding, mas tem de facto uma abordagem mt positiva... :)

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                  • Membro Vintage
                    • Homofobia
                  Envia por favor o nome e contacto (morada do consultório e telefone) para o email da associação. :)
                    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Lingo

• **
                    • Membro Júnior
                    Lingo, a associação já tem alguns dados, mas ainda está a elaborar a lista. Assim que possível será tornada pública. :)

Se entretanto, alguém necessitar urgentemente de um contacto/recomendação, especialmente nas zonas de Lisboa, Porto ou Évora por favor escreva-nos para rede@ex-aequo.web.pt.

Obrigado Bluejazz.

Mas não seria boa ideia irem divulgando os Psicólogos que já conhecem/ recomendam?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                        • Homofobia
                      É algo que já foi pensado, mas estamos com alguns trabalhos em mãos e ainda não houve oportunidade de organizar tudo o que já temos de informação. :)

Tereza

• Visitante
                        Mas afinal, porque procuram vocês a ajuda de um psicólogo?
                        Devo confessar que nunca acreditei verdadeiramente na psicologia. A nao ser, claro, em casos extremos, de pessoas com deficiencias por exemplo. Sempre me foi dificil perceber em que e que um psicologo pode ser mais util do que um amigo, quando se procura alguém com quem desabafar os problemas mais íntimos.
                        Mas a verdade é que, pensando assim, acabei por nunca falar das coisas que me preocupavam. Sou uma pessoa bastante fechada, apesar de extrovertida - porque uma coisa nao tem nada a ver com a outra -. De todas as vezes que me aconteceu alguma coisa mais marcante - pela negativa sobretudo -, ou, em que senti algo diferente - mais forte, por exemplo - guardei-o para mim. Agora sinto que nao posso continuar a viver desta maneira e que as dúvidas - e receios - que ainda tenho, já as devia ter esclarecido há muito. Tenho-me sentido tao em baixo e tao estranha perante a vida que penso, finalmente - suponho -, em consultar um psicólogo. Preciso de dar um sentido à minha vida que sozinha nao encontro.
                        Mas continuo com dúvidas, deverei realmente procurar alguem? Ou será suficiente procurar resolver os problemas por mim mesma, talvez falando mais com os outros, quem sabe? É que, pensado bem, os meus problemas nao sao nenhuns quando comparados com outros. Fará sentido procurar alguem para lhe dizer que me sinto estranha com a vida; que nao tou certa que a aproveite como devia; que, de um momento para o outro, sem que me apercebesse, deixar de, exactamente ao contrario do que sempre fora, adorar o convívio com outras pessoas; de sentir que tudo o que faço é apenas para "matar o tempo", e nao porque isso é que é viver??
                        Nao sei, realmente, se deva consultar um psicólogo ou se deixe passar um tempo, esperando que as coisas melhorem entretanto. Por isso, espero que aqueles que ja sentiram o mesmo, ou que consultem psicologos, me posso esclarecer uma ou outra dúvida, relatando a sua experiencia pessoal ou opiniao.
                        Obrigada.

Offline QueerCore

• **
                          • Membro Júnior
                          • Género: Masculino
                          • Vers une déconstruction de la norme
                            • O meu cantinho secreto de raios de sol azul
                          Não acreditas em que medida? Ou melhor, em que psicologia?
                          Parece-me que poderá ser visto como muito radical e muito agressivo para as pessoas que já partilharam aqui as suas idas a psicólogos que aches que esses só servem em casos de deficiências (seja lá isso o que for..). Com isto também não quero ser agressivo para contigo. Mas ir a um psicólogo ou fazer um tipo de terapia (existem diversos tipos e que se adequam mais a determinadas situações e pessoas) não tem nada de louco nem de deficiente.. como diz uma amiga minha, fazer terapia é como fazer higiene..
                          E por melhores que sejam os amigos.. em certas coisas, quem sabe sabe!
                          Mas também há que usar serviços decentes.. não me colocaria nunca na mão de certos terapeutas que conheço.. e pôr-me-ia de boa vontade na mão de outros, mas com quem prefiro manter simplesmente uma relação de amizade.
                          Li algures aqui atrás sobre o uso de fármacos.. sinceramente não sou muito favorável ao seu uso, mas há casos e casos. Por mais fármacos que se tome isso não muda o que nós pensamos e não resolve problemas psicológicos! É claro que se houver uma patologia como perturbação bipolar, esquizofrenia, há que medicar para ajudar, para apoiar a pessoa.
                          Tereza, não tem nada de deficiente nem de anormal em ir-se a um psicólogo, psiquiatra, arte-terapeuta ou whatever.. mais vale pedir ajuda quando precisamos.. não faças como eu que só a pedi quando já era quase tarde de mais.
                            (...) nous sommes éduqués non seulement à l'homophobie, mais encore à l'hétérophilie, souvent l'héterémanie, parfois l'hétérolâtrie. - Jacques Fortin

Nu_vito

• Visitante
                            Ir-se a um psicologo ou a um psiquiatra não é sinónimo de se ser maluko ou de ser deficiente >:(

alex_source

• Visitante
                              Ainda nao fui falar com nenhum psicologo acerca do facto d ter descoberto uma orientação sexual ke fui ensinada desde nova a "odiar".
                              A psicologa da escola anda-m a xatear a cabeça ke n m acaba o teste d orientação profissional, pq n m encontro em condiçoes psicologicas pra isso. E tentou-me marcar 1 consulta pra uma psicologa clinica. Vim a saber ke era bue homofobica, entao ja  markei e procurar outra pessoa, escolhida a dedo. Depois conto como correu.
                               :wor

Offline Hain

• Membro Elite
                                • Género: Masculino
                                • God help the outcasts
                                 Olá Tereza.

Responder
                                Mas continuo com dúvidas, deverei realmente procurar alguem?

Essa é uma pergunta para a qual só tu tens a resposta. Se te sentes desconfortável/a sofrer na actualidade, só tu sabes se queres ir a um psicólogo/psicoterapeuta. Ninguém sabe mais nesse aspecto do que tu própria.

Hugs.
                                  A life without passion would be a life barely worth living.

lagarto

• Visitante
                                  "Sou uma pessoa bastante fechada, apesar de extrovertida"

tereza, comek é possivel alguem ser fechada e extrovertida ao mesmo tempo?  :o isso é um paradoxo  ;)

Offline tendergaivota

• **
                                    • Membro Júnior
                                    Não é assim1 paradoxo tão grande... muitas vezes falamos pelos cotovelos, brincamos, rimos para esconder algo k nos corroi por dentro. podemos falar do mundo, mas do nosso mundo não deixamos k ninguém entre...
                                      "...Choro por Narciso, mas nunca tinha percebido k Nárciso era belo. Choro por Narciso, pk todas as vezes k ele se debruçava sobre as minhas margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, a minha própria beleza reflectida"

alex_source

• Visitante
                                      Desculpem meter-me mas acho ke de uma maneira
                                      ou de outra tem os dois razao. Na mesma situação é impossivel ser-se extrovertido e fechado. No entanto, em situações diferentes somos capazes de revelar personalidades bastante diferentes. Por exemplo, entre dois timidos, ha um ke é sempre + tímido, neste caso o menos timido "torna-se menos timido" e toma o papel de extrovertido. Nunca vos aconteceu? A mim já.

Pronto ja n m meto mais
                                       :-X
                                      sorry

Offline tendergaivota

• **
                                        • Membro Júnior
                                        Acho k voces não conhecem o "sindrome de palhaço". Podemos estar na "palhaçada" rir para os outros, mas por dentro estar bem triste. Chamem-lhe máscara...
                                          "...Choro por Narciso, mas nunca tinha percebido k Nárciso era belo. Choro por Narciso, pk todas as vezes k ele se debruçava sobre as minhas margens eu podia ver, no fundo dos seus olhos, a minha própria beleza reflectida"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          15 Respostas
                                          6981 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Setembro de 2007
                                          por Thumbnail
                                          1 Respostas
                                          1850 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Setembro de 2009
                                          por mariac
                                          3 Respostas
                                          6020 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Novembro de 2020
                                          por unfold
                                          0 Respostas
                                          544 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Abril de 2019
                                          por Unstable
                                          Psicologia desportiva

Iniciado por sleepy_heart Desporto e Motores

0 Respostas
                                          3190 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Outubro de 2019
                                          por sleepy_heart