rede ex aequo

Olá Visitante16.jan.2021, 23:53:54

Sondagem

Porque procuraste a ajuda de um psicólogo?

Família
Homossexualidade
Profissão
Trauma
Doença nervosa
Não tinha ninguém para falar
Outra causa

Autor Tópico: Recorrer a psicólogos / psicologia  (Lida 77037 vezes)

Recorrer a psicólogos / psicologia

Offline Estrunfina

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Feminino
  • Tudo o que nos apaixona também nos guia e protege
Fui hoje pela primeira vez a um psicólogo.
Depois de muita expectativa e curiosidade sentei.me no gabinete e senti k só faltava a mesa do café.
Falei, falei, falei, falei... e senti k, muito embora pensasse k o k dizia era mto complexo afinal é tudo mto básico e k n é incompreensível para outra pessoa.
Desculpem lá se n sou mto explícita nos meus pensamentos.
Bottom line...
Não se julguem super-homens ou super-mulheres capazes de aguentar tudo sózinhos. O ser humano  tem a necessidade de exprimir os seus pensamentos e partilhá.los com os outros e quando achamos k akeles k nos rodeiam n irão entender o k pensamos e/ou fazemos acho extremamente importante k o façamos à mm nem k p isso tenhamos de recorrer a um psicólogo. Quem melhor???
N tenham medo...vale a pena!!!Nem que seja pelo alívio de ter uma conversa de café libertadora.
Boa Sorte!!

PS - N se preocupem com os lenços de papel eles parecem já estar apetrechados mas se fumam levem mto tabakito! ;)
    Trabalha como se não precisasses de dinheiro, ama como se nunca te tivessem magoado, dança como se ninguém te observasse.

tugidaq

• Visitante
    Fui hoje pela primeira vez a um psicólogo.
    (...)
    Falei, falei, falei, falei... e senti k, muito embora pensasse k o k dizia era mto complexo afinal é tudo mto básico e k n é incompreensível para outra pessoa.
    Desculpem lá se n sou mto explícita nos meus pensamentos.

sorte tua... eu qd la fui na primeira vez sentei-me... e fiquei a olhar pa ela... ri-me d vez enquando... so pa n parecer q n a estava a ouvir!  :-\ (o cenário repetiu-se... e repetiu-se...)

Não se julguem super-homens ou super-mulheres capazes de aguentar tudo sózinhos. O ser humano  tem a necessidade de exprimir os seus pensamentos e partilhá.los com os outros

acredito! ... ms eu simplesmente n consigo... as coisas ditas... parecem ridiculas :inq

p isso tenhamos de recorrer a um psicólogo. Quem melhor???

mim? :blush

Offline Estrunfina

• **
      • Membro Júnior
      Olha kiin:

Uma das vantagens k encontrei nesta mha aventura foi k, o facto de sermos obrigadas a verbalizar o k nos vai na alma (por mto ridiculo k pareça) obriga.nos a pensar nas coisas de uma forma maios racional.
      Entendo k nem todas as pessoas sejam iguais e k seja mm complicado o simples facto de falar. Mas acredita k a sensação de alívio k se sente a seguir é altamente compensadora e revitalizante. Sinto.me com força para enfrentar o Mundo.
      No entanto, este é apenas o meu testemunho, k espero k sirva de inspiração e incentivo para outros.
      Beijinhos  :-* :-*
        Trabalha como se não precisasses de dinheiro, ama como se nunca te tivessem magoado, dança como se ninguém te observasse.

tugidaq

• Visitante
        eu n consigo.... n sei porquê :blush! e sentia q u facto d estarmos spr em volta dos meus problemas.... só faziam c q eu ainda us complicassse mais.... [smiley=estrelas.gif]

u melhor pa mim foi deixar d ir durante uns tempos... agr recomeçei, c outra.... outro tipo d tratamente.... e as coisas tão melhores! ms continuo a não conseguir falar das coisas q me aconteceram...

Offline Azuth

• Membro Elite
            • No one is there!
           :) Kiin, isso pode acontecer porque vais ao psicologo, mas não estás receptiva, e isso é fundamental para se estabelecer uma relação terapeutica.

Podes recorrer a muitos psicologos, fazer muitos tratamentos, mas esse muro que construíste à tua volta tem que começar a abrir frestas, e isso tem que partir de ti, tens que estar receptiva a isso, tens que te sentir disposta a isso; tal como uma necessidade que tu desejas satisfazer.

Só a minha húmilde opinião. :-*

Offline Mascote

• Membro Sénior
            • AlguresNoMundo
           :) Eu penso q o psicólogo é mt importante para alguém com problemas. Mas é preciso q se queira ser ajudado. Claro q se formos a uma consulta, e n falarmos, td ficará na mesma. Tem q partir de nós! :)
            "Se evitares os problemas, jamais poderás dizer que os superaste" - Richard Bach

tugidaq

• Visitante
            não estás receptiva, e isso é fundamental para se estabelecer uma relação terapeutica.

axo.... q s passasse a não ser tão defensiva.... n precisava d lá estar....

eu concordo cvsc (Macote e Xate)... como concordo!  :(

:-*

Offline Emanem

• Membro Elite
              • Será loucura? Não... é paixão!

Eu já andei numa psicóloga em Lisboa, quando começei a ter mais consciência da minha orientação, mas não tive coragem de lhe dizer... :-[ Entrei em depressão porque me apaixonei por uma colega minha, mas a psicologa ficou a pensar que eu estava no curso errado :-[, ... enfim mudei de curso e agora está tudo bem.  :D Actualmente ando num psiquiatra em Coimbra, já falei com ele sobre a minha orientação sexual e tem-me ajudado muito.  :D
                Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

Offline Xelbagein

• Membro Total
                Ultimamente tenhu andadu a pensar seriamente em ir a um psicologo pq carrego demasiado fardo sozinha...ja desabafei c alguns amigos e eles aconselham-me nakilo q conseguem e q axam melhor, mas axuh q um psikologo vai fazer bem e preciso d ouvir uma opiniao mais profissional e q me desempate mais estas minhas incertezas, kero ouvir alguem com mais experiencia e neutro da minha vida, que me ajude a tirar estas incertezas todas...
                Quanto a ti kiin, concordo com elas, antes d ires a um psicologo tens d pensar q vais la fazer e se vale a pena ires la, e qd tiveres preparada a partilhar o q sentes c o psicologo e a deixares-te ajudar entao tudo correra melhor, digo eu  :P
                *jokas gandes*
                  Amo a liberdade, por isso deixo livre tudo o que tenho...
                  Se voltar é porque conquistei, se não voltar é porque nunca possuí...

"I was born when she kissed me, died when she left me, lived a few weeks while she loved me." H. Bogart

daLua

• Visitante
                  Eu sou um pouco céptico em relação a psicólogos, embora admita que posso vir a mudar de ideias se conhecer um que me pareça competente.
                  Estas coisas de embirrações tem muito de empírico. E as minhas experiências não foram muito gratificantes quer com psicólogos quer com psiquiatras. Tb reconheço que devido ao distanciamento que imponho, não ajudo grande coisa. Mas para mim isso resulta +/- como um "teste", na minha opinião um técnico ou médico competente é capaz de quebrar essas barreiras e levar o paciente a abrir-se mesmo que ele não queira. Pode ser o primeiro dos sintomas de algo(a não-receptividade) e quem não for capaz de perceber isso tb não perceberá grande coisa do que lhe contar. Psicólogos são os grandes "enciclopédias" de frases feitas e senso-comum, nunca nenhum me disse nada que eu não soubesse já, e o ar "académico" com que esses senhores desbobinam banalidades francamente não consigo levar a sério...
                  Já os psiquiatras mais que indiferença, causam-me algum medo, porque nunca se sabe se a intenção é realmente ajudar (chamem-me paranóico se quiserem, mas tudo o que hoje é drogas ilícitas já foi nalgum ponto da história receitado com fins supostamente "terapêuticos", morfina, coca e até o lsd! e houve muita gente que bateu muito mal por causa das "boas intenções" de alguns médicos. Prefiro não ser uma cobaia da industria químico-farmaceutica.)
                  Da última vez que cedi aos pedidos da minha mãe e fui a uma consulta de psiquiatria, arrependi-me á larga. Porque pra além de ter ficado com a sensação que ele em vez de me ouvir tava a pensar era na morte da bezerra, assustou-me a facilidade com que ao fim dos 10 minutos da primeira consulta ele já me estava a receitar antidepressivos e calmantes. Fraquitos, dizia ele... Bem, se aquilo era "fraquito", nem quero saber quais é que ele toma! Andei 3 meses com uma grande moka e cheguei á conclusão que a depressão me estava a passar mas estava a ficar "ligeiramente" pró esquizo... Pudera, não?!
                  Não aconselho ninguém a ser tão desconfiado como eu, mas acautelem-se, não engulam qqr tanga que vos digam só pq essa pessoa tem um D-R atrás do nome.

Offline Mascote

• Membro Sénior
                      • AlguresNoMundo
                     :) Xelbagein, se te sentes com vontade de facto, fazes bem em consultar um psicólogo. Acredita que te irá ajudar, não só por te ouvir, mas tb apresentando-te soluções práticas para enfrentares o teu dia-a-dia, e lidares com os teus problemas. Pq, para além de estar preparado para isso, o psicólogo pensa de cabeça fria, e olha as situações pelo lado de fora, coisa q nós, obviamente, n consegimos fazer... :)
                      "Se evitares os problemas, jamais poderás dizer que os superaste" - Richard Bach

Offline Xelbagein

• Membro Total
                      Mascote :) Sim, é mm dessa palavra mais sabias q tou a precisar agora, de uma opiniao c mt experiencia e acima d td amiga, espero q apesar d me ouvir, o psicologo me diga as palavras certas q me poderao ajudar =) *

"I was born when she kissed me, died when she left me, lived a few weeks while she loved me." H. Bogart

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                          • Homofobia
                        Bem, sobre este assunto só quero dizer que alguém por ter um diploma não passar a ser um bom profissional.

Sim, é bom ir a um psicólogo, mas esse psicólogo também tem de ser bom!
                          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline Mascote

• Membro Sénior
                            • AlguresNoMundo
                           :) Sim, como em todas as profissões... Com a agravante desta lidar com problemas que afectam o dia-a-dia das pessoas... Por isso, nada melhor que nos informarmos, e falarmos com alguém que nos saiba esclarecer e aconselhar antes de dar essa passo. :)

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                              • Mais sobre mim...
                            Uma das coisas mais descabidas que sempre me passou pela cabeça é o critério usado pelas pessoas em escolher um psicoterapeuta.

Primeiro porque procurar ao livre acaso nas páginas amarelas pode ser uma grande asneira. Todos devemos conhecer alguém que vá a um psicólogo, nada mais fácil que preguntar a essa pessoa se o seu psicoterapeuta é bom e se for o caso pedir a esse profissional que nos aconselhe um outro colega seu.

Nunca devemos ir a psicólogos nossos conhecidos ou conhecidos dos nossos pais, enviesa a relação e não chegamos a ser verdadeiros.

Outro ponto, porque ocultamos a nossa orientação sexual nas consultas?!... Um psicoterapeuta não pode contar a ninguém o que se passa dentro da consulta e seria importante sermos nós próprios a todos os níveis numa relação terapêutica, primeiro porque estamos a deitar fora a oportunidade de se debarter alguns pontos importantes da nossa vida, e segundo porque se escondemos algo mais vale não ir porque não se establece relação terapêutica.

Quanto à competência, um psicoterapeuta é uma pessoa especializada para tal, tem o papel de moderador e nunca ou quase nunca dá opiniões pessoais. Ele não está ali para dar oipniões mas para moderar e elucidar alguns pontos ou problemas da pessoa em si.

Psique - Alma
                            Logia -  A ciência que a estuda.

Psicologia é o estudo do comportamento humano em situação. Por ex., quando vemos um acidente cada pessoa reage de uma maneira diferente, com base na sua experiência, sensibilidade, capacidade de reecção, etc. Uns taparão os olhos, outros chamarão o 112, etc.

Quem pensa que psicoterapia é para os loucos é louco! ;)
                              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Xelbagein

• Membro Total
                              Yah concordo ctg cacao, se vamos ao psicologo é para irmos a raiz dos nossos problemas a fim d os tentar resolver ou aprender a viver da melhor maneira..Se a orientaçao sexual é algo q nos preocupa e n nos deixa viver d forma harmoniosa axuh q isso deve ser dito com todas as letras ao psicologo, pq ao esconder n estamos a resolver o problema mas sim a contorna-lo da pior maneira...Qd for a um psicologo informar-me-ei de um bom psicologo e nao d um psicologo bom :)  Kero alguem c sabedoria de palavras e cuja experiencia me possa realmente ajudar, e acima d tudo um amigo, pq a relaçao c o psicologo passa um bocado por ai...E qd la for n esconderei a minha orientaçao sexual, pois tb é uma coisa q terei todo o gosto em ouvir os conselhos dele e sobre a qual as vezes tenhu incertezas. Pelo menos vou tentar por o baralho td na mesa, caso contrario n valeria d nada ir a um psicologo, mais valia ir ao muro das lamentaçoes, fikava mais barato lol
                              *

Offline angel19

• Membro Sénior
                                Bom gente, se precisarem de um psicólogo (neste caso, psicóloga), venham ter cmg daki a uns 3 anos (se td correr bem) Eheh!  ;D
                                Repito o k já falei, quem precisar, aconselho vivamente a ir a um psicólogo...Podem dar bons conselhos, e, knd isto não for possivel, serão uma ajuda na medida em k estão ali para ouvir td o k vos passsar na cabecita ;)

Mas procurem bons profissionais!!  ;)
                                  "A vida não é medida pelo numero de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego...de tanto rir...de surpresa...de êxtase...de felicidade..."

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                                    • Mais sobre mim...
                                  Bom gente, se precisarem de um psicólogo (neste caso, psicóloga), venham ter cmg daki a uns 3 anos

Hum... :inq Isso não. Deve-se procurar um profissional com que não tenhamos laços alguns ;) :P

Olha para ela já a tentar fazer clientes... ::)
                                    Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Azuth

• Membro Elite
                                      • No one is there!
                                     ::) Pois, realmente um psicólogo deve ter uma postura neutra  ::) Tão neutra, que lhe permita não sorrir nem chorar quando for caso disso.  ::) O que acontece sempre que entra em choque com as suas crenças pessoais?  :o Mas tudo isto não será pedir o impossível a um ser humano?

Offline Estrunfina

• **
                                    • Membro Júnior
                                    Uma vez k dei início a este tópico, sinto.me impelida a voltar a intervir.
                                    Referi.me a psicólogo e n a um psiquiatra.Embora n entenda mto da kestão acho k um psiquiatra cura.nos (ou tenta curar.nos) de alguma doença...Não é o caso uma vez k n me considero uma pessoa doente.O psicólogo ajuda.nos a compreender melhor o k sentimos e, no meu caso concreto, ajudou.me (apenas numa consulta) a perceber as mhas opções. Foi como se me pusesse as cartas na mesa, ordeiramente, ajudando.me a ver o panorama geral da minha vida. E com base no que tinha, decidir. Mas a decisão é uma coisa nossa. Ele (Ela, neste caso)apenas me fez sentir mais segura. Perceber k o k sinto n é assim tão descabido, é até perfeitamente normal e k, acima de tudo, é MEU e niinguém tem nada a ver com isso. Isso fez.me encarar possibilidades k ainda n tinha encarado e fez.me tomar decisões importantes k me têm feito sentir mto melhor.
                                    Por outro lado, existe uma kestão mto importante e k é o facto de só ser possível ajudar kem de facto ker ser ajudado. Isso é uma kestão essencial. Se formos marcar uma consulta deste tipo é p sermos exactamente o k somos. Falarmos de tudo o k nos está na cabeça (dizer o k vai na alma) por mto k nos pareça ridículo ou sem nexo. Faz bem falar mm k n faça sentido. O sentido deverá ser encontrado por kem está à nossa frt (kdo isso é humanamente possível). Agora tb entendo k seja extremamente importante k kem está a procurar ajuda sinta de imediato uma determinada empatia com a pessoa k vai ajudar. Kdo me sentei na mha cadeirinha e vi uma pessoa k n conhecia de lado nenhum à mha frt disposta a ouvir o k lhe tinha p dizer, confesso k fikei por uns instantes atarantada e sem saber pk ponta começar. No entanto, a pessoa k estava à mha frt fez.me sentir k estava disposta a ouvir o k lhe tinha p dizer e k a partir dali me iria tentar ajudar. Por isso, enchi o peito e comecei a falar. E como já disse, falei, falei, falei, falei e kdo parei, finalmente, senti k já tinha começado a MINHA caminhada e senti.me bem.
                                    N posso dizer k tudo tenha mudado na mha vida mas, coincidentemente, o dia da mha primeira consulta foi, de facto, O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA MHA VIDA.
                                    Espero que a mha participação ajude os indecis@s a iniciarem tb a sua caminhada, vale a pena.

Beijinhos p tod@s

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      15 Respostas
                                      6977 Visualizações
                                      Última mensagem 16 de Setembro de 2007
                                      por Thumbnail
                                      1 Respostas
                                      1847 Visualizações
                                      Última mensagem 3 de Setembro de 2009
                                      por mariac
                                      3 Respostas
                                      5955 Visualizações
                                      Última mensagem 8 de Novembro de 2020
                                      por unfold
                                      0 Respostas
                                      536 Visualizações
                                      Última mensagem 5 de Abril de 2019
                                      por Unstable
                                      Psicologia desportiva

Iniciado por sleepy_heart Desporto e Motores

0 Respostas
                                      3141 Visualizações
                                      Última mensagem 26 de Outubro de 2019
                                      por sleepy_heart