rede ex aequo

Olá Visitante26.nov.2020, 06:42:52

Autor Tópico: ...ismos: definições e discussão  (Lida 15898 vezes)

 
...ismos: definições e discussão
#20

centro_da_gravidad

  • Visitante
Rapaz, citando o Hobbes do Calvin and Hobbes: "O ser humano é aquela criatura que tem demasiado tempo para pensar em coisas estranhas!"
:up Frase

Muita coisa mudou é verdade...agora não sei se o Homem evoluiu!

    ...ismos: definições e discussão
    #21

    alis volat

    • Visitante
    Outro ismo.
    Cinismo

    O Cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates chamado Antístenes de Atenas, por volta de 400 a.C.. Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os Cínicos, é justamente a libertação de todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida.

    O mais importante representante dessa corrente foi um discípulo de Antístenes chamado Diógenes de Sínope. Ele vivia dentro de um barril e possuía apenas sua túnica, um cajado e um embornal de pão. Conta-se que um dia Alexandre Magno parou em frente ao filósofo e ofereceu-lhe, como uma prova do respeito que nutria por ele, a realização de um desejo, qualquer que fosse, caso tivesse algum. Diógenes respondeu: "Desejo apenas que te afastes do meu Sol". Essa resposta ilustra bem o pensamento cínico: Diógenes não desejava nada a mais do que tinha e estava feliz assim (apenas, no momento, gostaria que seu sol fosse desbloqueado). Em outra passagem, quando ainda possuía uma pequena cabaça, que usava para recolher a água que bebia, viu uma criança recolhendo o líquido com as mãos; atirou ao longe o acessório dizendo: " Como fui cego em não perceber o quanto me és supérflua ".

    Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, e a morte, a preocupação com a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo do qual os cínicos desejavam libertar-se. Por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia, de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.

    Wikipédia.

      ...ismos: definições e discussão
      #22

      centro_da_gravidad

      • Visitante
      O que uma pessoa aprende aqui  :) ::)

        ...ismos: definições e discussão
        #23

        Eyre

        • Visitante
        Sofismo

        De Wikipedia

        Sofistas (del griego sophi, 'experto', 'maestro artífice', 'hombre de sabiduría'), en su origen, nombre aplicado por los antiguos griegos a los hombres eruditos, tales como los Siete Sabios de Grecia; en el siglo V a.C., nombre que se daba a los maestros itinerantes que proporcionaban instrucción en diversas ramas del conocimiento a cambio de unos honorarios convenidos con antelación.

        Así, en sus propias enseñanzas tendían a enfatizar formas de expresión persuasivas, como el arte de la retórica, que facilitaba a los discípulos técnicas útiles para alcanzar el éxito en la vida, en especial en la vida pública.

        Los sofistas gozaron de popularidad durante un tiempo, sobre todo en Atenas; sin embargo, su escepticismo de la verdad absoluta y la moral suscitó a la postre fuertes críticas. Sócrates, Platón y Aristóteles pusieron en tela de juicio los fundamentos filosóficos de las enseñanzas de los sofistas. Platón y Aristóteles les censuraron por aceptar dinero. Más tarde, fueron acusados por el Estado de carecer de moral. Como consecuencia, la palabra sofista adquirió un significado despectivo, al igual que el moderno término sofisma, que puede ser definido como astuto y engañoso o como argumentación o razonamiento falsos.
        « Última modificação: 6 de Maio de 2006 por Eyre »

          ...ismos: definições e discussão
          #24

          Offline N´guxi

          • *****
          • Membro Ultra
          • Género: Masculino
          E o carneirismo? E o comudismo?

          É aquilo que mais vejo neste país.  >:(
            "Vale mais viver reinando do que acabar servindo" D. Luisa de Gusmão 1640

             

            Tópicos relacionados

              Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
            Definições de Género

            Iniciado por corema « 1 2  Todas » Geral

            23 Respostas
            8480 Visualizações
            Última mensagem 13 de Outubro de 2016
            por carolinalg
            23 Respostas
            7913 Visualizações
            Última mensagem 22 de Julho de 2010
            por HunterKiller