rede ex aequo

Olá Visitante26.nov.2020, 06:44:37

Autor Tópico: ...ismos: definições e discussão  (Lida 15899 vezes)

...ismos: definições e discussão

Eyre

• Visitante
Hoje comprei um livrinho todo jeitoso cujo título é: "...ismos - entender a arte". Ora, estava aqui agora a pensar que era giro iniciar um tópico para falarmos dos vários "ismos" que existem, sei lá, onde pudessemos definir estes ismos e discuti-los. E vai daí, mãos à obra. 8)

Começo então por definir o comunismo, segundo uma definição que encontrei na Wikipédia:

O Comunismo é um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção. Num sistema comunista os meios de produção são socializados, ou seja, a produção da sociedade é propriedade da mesma.

No seu uso mais comum, o termo comunismo refere-se à obra e às idéias de Karl Marx e, posteriormente, a diversos outros teóricos, notavelmente Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, Vladimir Lenin, Leon Trotsky, entre outros. Uma das principais obras fundadoras desta corrente política é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels.

Enfim, sugiro agora ou que se fale no comunismo ou que se introduza uma outra qualquer definição com "ismo" para ser discutida.

Bons posts!
« Última modificação: 15 de Abril de 2006 por Eyre »

Eyre

• Visitante
    *Dadaismo*

O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda modernista fundada em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, esta foi escolhida aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional e nonsense do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial. Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris.

O Dadaísmo é caracterizado pela oposição por qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

Fonte: Wikipédia
    « Última modificação: 17 de Abril de 2006 por Eyre »

centro_da_gravidad

• Visitante
      Jainismo
      [/b]

O jainismo ou jinismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provável que tinha surgido na sua forma actual no século V a.C., em resultado da acção religiosa do Mahavira.

Vista durante algum tempo pelos investigadores ocidentais como uma seita do hinduísmo ou uma heresia do budismo, devido à partilha de elementos comuns com estas religiões, o jainismo é contudo um fenómeno original. Ao contrário do budismo, o jainismo nunca teve um espírito missionário, tendo permanecido na Índia, onde os jainas constituem hoje cerca de quatro milhões de crentes. Pequenas comunidades jainas existem também na América do Norte e na Europa, em resultado de movimentos migratórios.

A palavra jainismo tem as suas origens no verbo sânscrito jin que significa "conquistador". Os seus adeptos devem combater, através de uma série de estágios, as paixões de modo a alcançar a libertação do mundo.

Sua visão básica é dualista. A matéria e a mônada vital ou jiva são de natureza distinta, e durante sua vida o ser vivente (seja humano ou animal) tinge sua mônada como resultado de suas ações. Para se purificar, esta religião propõe um extremo ascetismo e o colocar em prática da doutrina da não-violência ou ahimsa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

alis volat

• Visitante
        EXpressionismo
        [/b]

Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. O Expressionismo não se confunde com o Romantismo pois não está interessado na idealização da realidade, mas em sua apreensão pelo sujeito. Guarda, porém, com o movimento romântico semelhanças, como uma certa visão anti-classicista do mundo.

Sob o rótulo expressionista estão movimentos e escolas como o grupo Die Brücke (do alemão: A ponte), as últimas Secessões vienenses e de uma certa forma o fauvismo. A arquitetura produzida por Mendelsohn também é chamada de expressionista.

Em uma acepção mais ampla, a palavra se refere a qualquer manifestação subjetiva da criação humana.

O Expressionismo surge de um desdobramento do pós-impressionismo, recebendo influências de uma série de artistas pertencentes a este período, como o Holandês Vincent van Gogh e o norueguês Edvard Munch. Encontra ligações também com certas manifestações do art noveau e do simbolismo.

Considerando os desdobramentos do Impressionismo, os principais precursores do movimento foram Vincent van Gogh e Edvard Munch, tal a dramaticidade de suas obras, a importância (e, em certo sentido, a independência, da cor) Ambas as obras propõem uma ruptura formal e ideológica com a Academia e com o Impressionismo. O Simbolismo como um todo também influenciou os movimentos expressionistas, em uma outra esfera, devido à importância dada à mensagem oculta na obra.

Fonte: Wikipédia.

No fundo o olhar do homem interpôs-se entre o real e a arte dando-lhe uma dimensão emotiva até então inexistente.

Offline Arms

• Membro Vintage
          • Género: Masculino
            • Reflection
          Estoicismo

O estoicismo é uma doutrina filosófica que propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece a lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo.

A escola estóica foi fundada no século III a.C., por Zenão de Cítio, que reunia seus discípulos sob pórticos ("stoa", em grego) situados em templos, mercados e ginásios. Foi bastante influenciada pelas doutrinas cínica e epicurista.

O estoicismo floresceu na Grécia com Cleantes de Assos e Crisipo de Solis, sendo levada a Roma no ano 155 a.C. por Diógenes de Babilonia. Ali seus continuadores foram Marco Aurélio, Séneca, Epiteto e Lucano. Um exemplo é você controlar suas emoçoes e considerar os motivos da mesma inerentes ao ser natural. Em cenas do filme Dogville há exemplos práticos de estoicistas que tentam não chorar ao passar por perdas de objetos de estimaçao e até mesmo de entes queridos.

Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
            Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

SV

• Visitante
            O Comunismo é um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção. Num sistema comunista os meios de produção são socializados, ou seja, a produção da sociedade é propriedade da mesma.

No seu uso mais comum, o termo comunismo refere-se à obra e às idéias de Karl Marx e, posteriormente, a diversos outros teóricos, notavelmente Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, Vladimir Lenin, Leon Trotsky, entre outros. Uma das principais obras fundadoras desta corrente política é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels.[/i]

O comunismo, acho que, nao é só um sistema economico mas talvez, até seja mais, um sitema social, ao defender um organização social sem classes e tambem ao defender fervorasamente o proletario.

Apesar de não saber muito sobre o comunismo, acho que é um sistema que não é aplicavel ao ser humano, é demasiado utopico o que faz com que corra muito mal quando é aplicado na realidade, basta ver , cuba, urss, china,etc.. E falha em muitos aspectos nomeadamente ao por uma organização social sem classes e tudo pertencer à sociedade acaba-se por dar demasiado poder ao estado ( que é suposto nao haver), e  por aniquilar a 'individualidade'.

Estoicismo

O estoicismo é uma doutrina filosófica que propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece a lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo.

A escola estóica foi fundada no século III a.C., por Zenão de Cítio, que reunia seus discípulos sob pórticos ("stoa", em grego) situados em templos, mercados e ginásios. Foi bastante influenciada pelas doutrinas cínica e epicurista.

O estoicismo floresceu na Grécia com Cleantes de Assos e Crisipo de Solis, sendo levada a Roma no ano 155 a.C. por Diógenes de Babilonia. Ali seus continuadores foram Marco Aurélio, Séneca, Epiteto e Lucano. Um exemplo é você controlar suas emoçoes e considerar os motivos da mesma inerentes ao ser natural. Em cenas do filme Dogville há exemplos práticos de estoicistas que tentam não chorar ao passar por perdas de objetos de estimaçao e até mesmo de entes queridos.

Arms_pt, o estoicismo, se aconselha a indiferença por tudo que é externo ao ser,  nao acaba por querer tranformar o ser huamno num genero de robot, num ser vazio sem emoçoes puramente racional?
            « Última modificação: 1 de Maio de 2006 por SV »

Offline Arms

• Membro Vintage
                • Reflection

Arms_pt, o estoicismo, se aconselha a indiferença por tudo que é externo ao ser,  nao acaba por querer tranformar o ser huamno num genero de robot, num ser vazio sem emoçoes puramente racional?

Na teoria sim... Mas não será isso que está, de certa forma a acontecer no nosso mundo? Andamos tão envolvidos com a nossa vida profissional que "negamos" qualquer manifestação sentimental nesses campos. Somos forçados (por assim dizer) a tomar atitudes mecânicas e repetitivas... que somos mais robots que humanos. Isto é, nestes casos.

Mas não com esta parte da teoria com a qual me identifico... e admito que apenas coloquei o "ismo" por curiosidade.

Identifico-me mais com a teoria estóica de que nós devemos de nos reconhecer com peças de uma grande ordem e propósito do universo. Que nós somos apenas um pormenor de algo muito maior.  ;)
                Se dependes unicamente dos outros para seres feliz prepara-te para ficares desiludido.
                Instead of telling people to plan ahead, we should tell them to plan to be surprised.

centro_da_gravidad

• Visitante
                Estou totalmente em desacordo!!

Esta definição mostra que se defende uma não racionalização da vida e sim uma aceitação conformista desta!

SV

• Visitante
                  Estou totalmente em desacordo!!

Esta definição mostra que se defende uma não racionalização da vida e sim uma aceitação conformista desta!

Tu estas a contradizer a definição pois ela diz viver de acordo "Lei racional da natureza", e se lei da natureza nao for racional entao a definição esta-se a contradizer a ela propria. ??? E sim é uma aceitação conformista da vida e uma tranformação do homem num ser apatico.

SV

• Visitante
                    Fui ver agora na wikipedia inglesa e tem lá :

Stoicism is a school of philosophy founded (308 BC) in Athens by Zeno of Citium. It teaches self-control and detachment from distracting emotions, sometimes interpreted as an indifference to pleasure or pain. Stoics believe that this allows one to be a clear thinker, level-headed and unbiased. In practice, Stoicism is intended to imbue an individual with virtue, wisdom, and integrity of character. Students are encouraged to be altruistic as well as psychologically independent from society, regarding it as an unruly and often unreasonable entity while encouraging active engagement in improving society.[citation needed]

Virtue, reason, and natural law are prime directives. By mastering passions and emotions, stoics believe it is possible to overcome the discord of the outside world and find peace within oneself.

Esta definição não indica, no meu ver, uma não racionalização da vida.

centro_da_gravidad

• Visitante
                      Tu estas a contradizer a definição pois ela diz viver de acordo "Lei racional da natureza", e se lei da natureza nao for racional entao a definição esta-se a contradizer a ela propria. ??? E sim é uma aceitação conformista da vida e uma tranformação do homem num ser apatico.

Por acaso nao tinha reparado nesse pequeno detalhe  :P ::)
                      Mas eu acho que quando eles falam na Lei racional da natureza nao se estão a referir ao pensamento mas sim ao facto de que tudo o que acontece na Natureza tem uma razao e nos devemos aceitar isso e nao tentar procurar justificaçoes!

SV

• Visitante

Por acaso nao tinha reparado nesse pequeno detalhe  :P ::)
                        Mas eu acho que quando eles falam na Lei racional da natureza nao se estão a referir ao pensamento mas sim ao facto de que tudo o que acontece na Natureza tem uma razao e nos devemos aceitar isso e nao tentar procurar justificaçoes!

Realmente tambem nao tinha pensado nisso, é uma interpretação muito valida e talvez verdadeira. A definição tambem é um bocado vaga e é por isso que está a gerar discussão.

centro_da_gravidad

• Visitante
                          Realmente tambem nao tinha pensado nisso, é uma interpretação muito valida e talvez verdadeira. A definição tambem é um bocado vaga e é por isso que está a gerar discussão.

Pois a definição nao é lá mt conclusiva!! O que eu tiro da definição inglesa  é que eles tentavam auto controlar as emoçoes para terem um pensamento mais limpido. Mas agora para que é que eles precisavam de um pensamento limpido senao precisavam de por em causa nada é que eu nao sei  :-X

SV

• Visitante

Pois a definição nao é lá mt conclusiva!! O que eu tiro da definição inglesa  é que eles tentavam auto controlar as emoçoes para terem um pensamento mais limpido. Mas agora para que é que eles precisavam de um pensamento limpido senao precisavam de por em causa nada é que eu nao sei  :-X

Talvez para " find peace within oneself."  :P Os estoicos pareçem ter ideologias e praticas muito parecidas com os budistas, que afirmam quase a mesma coisa.

centro_da_gravidad

• Visitante

Talvez para " find peace within oneself."  :P Os estoicos pareçem ter ideologias e praticas muito parecidas com os budistas, que afirmam quase a mesma coisa.

Bem o quer que seja que eles defendessem nao me parece que fosse de muito facil aplicaçao (pelo menos para mim)  :P

Offline Arms

• Membro Vintage
                                  • Reflection
                                Os estoicistas defendiam essencialmente que o ser humano deve ter um papel reactivo para com o seu meio e não activo... ou seja, o Homen deve agir como esponja, recebendo todas as informações do seu meio. Eles defendem que a mente humana é limpa, sem juizos iniciais, que estes apenas surgem após estas recepções passivas do meio. Eles não procuravam controlar as suas emoções para terem um pensamento límpido, mas antes, ignoravam as emoções para chegar a um pensamento neutro.

Não sei se fui claro... ::)

centro_da_gravidad

• Visitante
                                  Eles defendem que a mente humana é limpa, sem juizos iniciais, que estes apenas surgem após estas recepções passivas do meio. Eles não procuravam controlar as suas emoções para terem um pensamento límpido, mas antes, ignoravam as emoções para chegar a um pensamento neutro.

Humm mas nao é isso que acontece hoje em dia? Nos inicialmente temos uma mente limpa e só de acordo com o que nos fornecem é que desenvolvemos opiniao sobre certos temas! E nao percebo como é que podemos ter um pensamento neutro, alias o que é um pensamento neutro?
                                  A parte do ignorar as emoçoes ainda percebi, é como eliminarmos qualquer contacto que tenhamos tido com um objecto para falarmos sobre ele..isso é que é um pensamento neutro? Mas entao se ele é neutro o que é que podemos dizer acerca daquile em que pensámos?
                                  Incrivel consegui confundir-me até a mim proprio   :P

Offline Arms

• Membro Vintage
                                      • Reflection
                                    Responder
                                    Humm mas nao é isso que acontece hoje em dia? Nos inicialmente temos uma mente limpa e só de acordo com o que nos fornecem é que desenvolvemos opiniao sobre certos temas! E nao percebo como é que podemos ter um pensamento neutro, alias o que é um pensamento neutro?

Talvez um pensamento neutro seja um pensamento sem juízos de valor. Sem juízos de "eu gosto" ou "eu não gosto". Por exemplo, posso ter uma opinião acerca de alguém, mas essa opinião está associada a um juízo de valor (se gosto ou não gosto dessa pessoa). Para os estoicistas, a verdadeira opinião acerca dessa pessoa será uma opinião sem esses juízos. Bem, isto é... pelo que percebi.

Responder
                                    A parte do ignorar as emoçoes ainda percebi, é como eliminarmos qualquer contacto que tenhamos tido com um objecto para falarmos sobre ele..isso é que é um pensamento neutro? Mas entao se ele é neutro o que é que podemos dizer acerca daquile em que pensámos?
                                    Incrivel consegui confundir-me até a mim proprio   :P

Pois... aí está o problema dde toda esta doutrina (se é que se pode chamar de doutrina). Os únicos juízos (a meu ver) que se pode fazer acerca desses objectos serão meramente opiniões sensoriais: cor, cheiro, forma, etc.

::)

centro_da_gravidad

• Visitante
                                      Pois... aí está o problema dde toda esta doutrina (se é que se pode chamar de doutrina). Os únicos juízos (a meu ver) que se pode fazer acerca desses objectos serão meramente opiniões sensoriais: cor, cheiro, forma, etc.

Pois..de que forma é que podiamos dar uma opiniao sobre algo se nao podiamos entrar no campo dos gostos pessoais?

"Os únicos juízos (a meu ver) que se pode fazer acerca desses objectos serão meramente opiniões sensoriais: cor, cheiro, forma, etc."
                                      Mas esses juizos qualquer um pode fazer, não era preciso criarem uma doutrina para isso  :P

Se calhar eles estavam a pensar era em termos de justiça. Desta forma os estoicos (ou estoicistas, n sei como é que eles se chamavam) eram capazes de fazer julgamentos imparciais devido ao afastamento dos juizos de valor  ::)

Offline Arms

• Membro Vintage
                                          • Reflection

Pois..de que forma é que podiamos dar uma opiniao sobre algo se nao podiamos entrar no campo dos gostos pessoais?

"Os únicos juízos (a meu ver) que se pode fazer acerca desses objectos serão meramente opiniões sensoriais: cor, cheiro, forma, etc."
                                        Mas esses juizos qualquer um pode fazer, não era preciso criarem uma doutrina para isso  :P

Se calhar eles estavam a pensar era em termos de justiça. Desta forma os estoicos (ou estoicistas, n sei como é que eles se chamavam) eram capazes de fazer julgamentos imparciais devido ao afastamento dos juizos de valor  ::)

Rapaz, citando o Hobbes do Calvin and Hobbes: "O ser humano é aquela criatura que tem demasiado tempo para pensar em coisas estranhas!"

Também tens que reconhecer que o estoicismo surge no início do pensamento filosófico. De lá, muita coisa mudou... o homem evoluiu! ;)

centro_da_gravidad

• Visitante
                                          Rapaz, citando o Hobbes do Calvin and Hobbes: "O ser humano é aquela criatura que tem demasiado tempo para pensar em coisas estranhas!"
                                          :up Frase

Muita coisa mudou é verdade...agora não sei se o Homem evoluiu!

alis volat

• Visitante
                                            Outro ismo.
                                            Cinismo

O Cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates chamado Antístenes de Atenas, por volta de 400 a.C.. Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os Cínicos, é justamente a libertação de todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida.

O mais importante representante dessa corrente foi um discípulo de Antístenes chamado Diógenes de Sínope. Ele vivia dentro de um barril e possuía apenas sua túnica, um cajado e um embornal de pão. Conta-se que um dia Alexandre Magno parou em frente ao filósofo e ofereceu-lhe, como uma prova do respeito que nutria por ele, a realização de um desejo, qualquer que fosse, caso tivesse algum. Diógenes respondeu: "Desejo apenas que te afastes do meu Sol". Essa resposta ilustra bem o pensamento cínico: Diógenes não desejava nada a mais do que tinha e estava feliz assim (apenas, no momento, gostaria que seu sol fosse desbloqueado). Em outra passagem, quando ainda possuía uma pequena cabaça, que usava para recolher a água que bebia, viu uma criança recolhendo o líquido com as mãos; atirou ao longe o acessório dizendo: " Como fui cego em não perceber o quanto me és supérflua ".

Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, e a morte, a preocupação com a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo do qual os cínicos desejavam libertar-se. Por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia, de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.

Wikipédia.

centro_da_gravidad

• Visitante
                                              O que uma pessoa aprende aqui  :) ::)

Eyre

• Visitante
                                                Sofismo

De Wikipedia

Sofistas (del griego sophi, 'experto', 'maestro artífice', 'hombre de sabiduría'), en su origen, nombre aplicado por los antiguos griegos a los hombres eruditos, tales como los Siete Sabios de Grecia; en el siglo V a.C., nombre que se daba a los maestros itinerantes que proporcionaban instrucción en diversas ramas del conocimiento a cambio de unos honorarios convenidos con antelación.

Así, en sus propias enseñanzas tendían a enfatizar formas de expresión persuasivas, como el arte de la retórica, que facilitaba a los discípulos técnicas útiles para alcanzar el éxito en la vida, en especial en la vida pública.

Los sofistas gozaron de popularidad durante un tiempo, sobre todo en Atenas; sin embargo, su escepticismo de la verdad absoluta y la moral suscitó a la postre fuertes críticas. Sócrates, Platón y Aristóteles pusieron en tela de juicio los fundamentos filosóficos de las enseñanzas de los sofistas. Platón y Aristóteles les censuraron por aceptar dinero. Más tarde, fueron acusados por el Estado de carecer de moral. Como consecuencia, la palabra sofista adquirió un significado despectivo, al igual que el moderno término sofisma, que puede ser definido como astuto y engañoso o como argumentación o razonamiento falsos.
                                                « Última modificação: 6 de Maio de 2006 por Eyre »

Offline N´guxi

• Membro Ultra
                                                  E o carneirismo? E o comudismo?

É aquilo que mais vejo neste país.  >:(
                                                    "Vale mais viver reinando do que acabar servindo" D. Luisa de Gusmão 1640

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                                    Definições de Género

Iniciado por corema « 1 2  Todas » Geral

23 Respostas
                                                    8480 Visualizações
                                                    Última mensagem 13 de Outubro de 2016
                                                    por carolinalg
                                                    23 Respostas
                                                    7913 Visualizações
                                                    Última mensagem 22 de Julho de 2010
                                                    por HunterKiller