rede ex aequo

Olá Visitante16.out.2019, 08:01:11

Autor Tópico: A responsabilidade de se ser LGBT  (Lida 6927 vezes)

A responsabilidade de se ser LGBT

Eyre

• Visitante
Alguns de vocês sentem uma responsabilidade especial por serem LGBT? Por exemplo, é comum ouvir-se dizer que esta ou aquela figura pública ao dar a cara e aparecer como LGBT está, de certa forma, a representar toda a comunidade ou, pelo menos, que as pessoas vão colar a imagem daquela pessoa à imagem dos LGBT em geral, tomando ao todo pela parte. Será que as pessoas ao pertencerem a uma minoria perdem, de alguma forma a sua individualidade? Vocês sentem-se a representar os LGBT's?

Por outro lado, também já ouvi pessoas que se sentem mais responsáveis no sentido de facilitar o processo de coming out, nomeadamente aos mais jovens, não querendo que eles passem a mesmas dificuldades por que nós passamos. Sentem-se na obrigação de facilitar, digamos assim, a vida aos outros LGBT e servir de exemplo?
« Última modificação: 15 de Abril de 2006 por Eyre »

Offline Soul Survivor

• Associad@
    • Membro Sénior
    • Género: Masculino
    De facto, são boas questôes que colocas Eyre   ;)

No meu caso, como não sou assumido, não sinto muito essa responsabilidade. No entanto, ultimamente tenho imensa vontade de me assumir perante os meus colegas da faculdade e essa vontade deve-se maioritariamente a esse facto. Agora que eles já me conhecem e sabem como eu sou (por dentro e por fora), gostava de certa forma de ao me assumir de "representar" os LGBT. Gostava que quando o tema viesse à baila de debate-lo e mostrar a muitos heteros coisas que eles não sabem sobre nós, ou coisas que julgam que nós não passamos por mas também passamos por essas mesmas coisas. (Acho k ja me troquei todo  :-\)
    No entanto isto é o meu caso pessoal, nao creio que TODOS os LGBT sintam essa vontade de representar os mesmos... Eu sinto-o no sentido de achar que posso contribuir com algo para, de certa forma, um crescimento e evolução de mentalidades que podem não ser retrógradas, mas que não estão conscientes de certas realidades.

;)
      you only see what your eyes want to see

Offline bix

• Membro Total
      • Parabola
      Penso que ser LGBT é difícil e, por isso mesmo, cada de nós deve apoiar quem se encontra na mesma "zona proibida da sexualidade", sem que isso possa significar estar a fazer um "favor", ou um "frete".
      O voluntarismo e a intervenção cívica dependem muito, penso, da maneira de ser de cada um.
      Não acho que a nossa minoria nos aniquile a individualidade, mas a celebridade pode ofuscá-la, certamente...
        "Life is a comedy to those who think and a tragedy to those who feel" - Horace Walpole

Offline HLuso

• Membro Elite
        • Nós somos as palavras que escrevemos....
        Acho que todos nós, LGBTs, temos uma responsabilidade muito grande para connosco proprios, para todos os que têm as mesma orientação sexual que nós, e para toda sociedade em geral.  Ou seja, temos todos a responsabilidade e o dever de lutar contra a homofobia, bem como temos todos o dever de respeitarmos os perscursos de vida de cada um, sempre com cumplicidade e apoio.

O Pior Homossexual é aquele que pratica ETERNAMENTE, homofobia por conveniencia, só para o disfarce. O Pior homossexual é aquele que resolve fazer o coming out por outras pessoas, sem permissão, nem olhando a CONSEQUENCIAS(desrespeito e falta de cumplicidade para com um semelhante, gravissimo). O Pior Homosexual é aquele que se demite ou BALDA-SE de contribuir com qualquer coisa, por mais pequena que seja, para o combate à homofobia.

Contudo embora ache que exista essa enorme responsabilidade, espero que um dia ela acabe, quando numa sociedade do futuro, a homossexualidade passe a ser, simplesmente banal.

Nos tempos de hoje, e no que diz respeito às figuras publicas, acho que devemos todos estar gratos, a todos aqueles que se vão assumindo, e que para alem dos seus trabalhos, dispendam um pouco do seu tempo e estatuto mediatico para lutar contra a homofobia, que pode ser de forma militante ou apenas pelo contributo de compartilhar com todos, a sua natureza e vida pessoal...

Pena tenho que em Portugal tão poucas tenham sido as figuras publicas gays, a darem este contributo...mantendo-se as restantes, e até existem muitas, numa especie de limbo hipocrita,aliás até há casos de gente dessa, que o país inteiro sabe, e são incapazes de aproveitar isso para até assumir a coisa, e fazer algo de construtivo pela vida gay portuguesa...

POR EXEMPLO: eu gay, se fosse figura publica, e toda a gente dissesse que eu era gay, aproveitava a onda e fazia a festa toda, mostrava o namorado, casava etc...tipo Elton John, George Michael etc..Aqui em Portugal NÃO, é ao contrário, todos aqueles que têm super fama de ser gays, vivem obcecados em induzir ao povo, uma duvida pacovia, de que afinal não são gays...Que desperdicio!!!!

« Última modificação: 20 de Abril de 2006 por HLuso »
          Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline alquimista

• Membro Sénior
          POR EXEMPLO: eu gay, se fosse figura publica, e toda a gente dissesse que eu era gay, aproveitava a onda e fazia a festa toda, mostrava o namorado, casava etc...tipo Elton John, George Michael etc..Aqui em Portugal NÃO, é ao contrário, todos aqueles que têm super fama de ser gays, vivem obcecados em induzir ao povo, uma duvida pacovia, de que afinal não são gays...Que desperdicio!!!!

lol "desperdício" sem dúvida, mas olha que quem tem gaydar sabe! este belo extra com que vimos apetrechados, mais ou menos hi-tec, dependendo do caso, com mais ou menos pack's de actualizações, é também um radar de hipocrisia daqueles!  ;) pfe, duvido que os ditos sejam felizes. que vivam no seu filme cor-de-rosa-hetro-negro-homo. é mesmo uma pena o seu contributo ser de tamanha negatividade... podia ser uma rampa de lançamento ao coming-out de tantos  :-\
            "o passado é apenas um sonho; o futuro, uma visão. mas o presente bem vivido torna todo o passado um sonho de felicidade, e o futuro, uma visão de esperança. por isso, presta atenção ao dia de hoje."
            (provérbio indiano)

Offline wizardsoul

• Associad@
            • Membro Ultra
            • Género: Feminino
            • i'm looking at you, looking at me
            Acho que nenhum de nós perde a nossa individualidade , porque elas no meu caso ( é o que dá ter colegas e amigas gajas, na maioria) olham para mim como um todo , por vezes até acabam por se esquecer que não sou hetero.

Se temos alguma responsabilidade, acho que sim, a responsabilidade de informar tirar dúvidas quebrar estereótipos, chamar á atenção para atitutes menos correctas, etc ( naquilo que nos for possivel)

Por muito bem (in)formadas que as pessoas sejam ainda existem muitas dúvidas interessantes, muitas ideias preconcebidas, vejo isso com as minhas colegas, por isso é que a (minha) brochura da rede parece que já passou pelas duas guerras mundiais :P,mas existem sempre assuntos em que é a nossa opinião pessoal e não nos podemos esquecer de referir isso mesmo, que é um opinião pessoal e que há pessoas que pensam de maneira diferente.

«For I am nothing, if not critical.»
              «Reputation, reputation, reputation! Oh, I have lost my reputation! I have lost the immortal part of myself, and what remains is bestial.»
              «I understand a fury in your words,But not the words.»
              Shakespeare - Othello

Offline Topolino

• Membro Elite
              • Knowledge is the antidote to fear. Ralph Emerson
                • rede ex aequo
              Correndo o risco de estar incorrecto... não existem homossexuais que pensam que é sua responsabilidade "iniciar" os que estão na fase do auto-assumir? E infelizmente refiro-me a nivel sexual e afectivo... :-\ :-\
                Combater a desinformação é conquistar a liberdade.

Tiago

• Visitante
                este belo extra com que vimos apetrechados, mais ou menos hi-tec, dependendo do caso, com mais ou menos pack's de actualizações

lol lol lol lol
                Jamais li uma descrição tão alquímica relativamente ao extraordinário radar de que dispomos.
                 lol

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                  • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
                    • SafeLight Vídeos
                  Correndo o risco de estar incorrecto...
                  não existem homossexuais que pensam que é sua responsabilidade "iniciar" os que estão na fase do auto-assumir?
                  E infelizmente refiro-me a nivel sexual e afectivo... :-\ :-\

pois, n sei se percebi bem o k kerias dizer mas parece-me k sim..
                  infelizmente tb fikei com essa "amarga" sensação kuando "cá xeguei" mas foi uma coisa passageira..
                  sabes, depende mt da formação pessoal de cada individuo..

nesse sentido, sim. há gente k poderia ter mais xcrúpulos.. há de facto insinuações, olhares e mais sei lá o kê, kuando se vê "carne fresca"..
                  Foi o k mais me impressionou no dito "meio LGBT"

considero isso uma falta de consciência da responsabilidade k temos (por sermos poucos) em ajudar os outros e a sociadade em geral a verem-nos com outros olhos.. :-\ 

Offline HLuso

• Membro Elite
                  Correndo o risco de estar incorrecto... não existem homossexuais que pensam que é sua responsabilidade "iniciar" os que estão na fase do auto-assumir? E infelizmente refiro-me a nivel sexual e afectivo... :-\ :-\

Não percebi... ??? ??? ??? ???
                    Nascer HOMOSSEXUAL num Pais tão homofobico, foi destino!!!....Alguem ainda ha-de cantar este fado...!!!;)

Offline wizardsoul

• Associad@
                    • Membro Ultra
                    • i'm looking at you, looking at me

Acho que ele quis dizer que há muita gente que se aproveita desta fase, mais confusa e difícil porque passamos quando ainda nos estamos a auto-assumir, para tentar ter algum tipo de relacionamento.
                      «For I am nothing, if not critical.»
                      «Reputation, reputation, reputation! Oh, I have lost my reputation! I have lost the immortal part of myself, and what remains is bestial.»
                      «I understand a fury in your words,But not the words.»
                      Shakespeare - Othello

Offline HLuso

• Membro Elite

Acho que ele quis dizer que há muita gente que se aproveita desta fase, mais confusa e difícil porque passamos quando ainda nos estamos a auto-assumir, para tentar ter algum tipo de relacionamento.

Nunca pensei nisso.Secalhar porque na minha fase confusa e dificil de auto-assumir, relacionei-me sempre com pessoas no mesmo estado que eu. Aliás, porque assim a partilha era completa.

..de qualquer forma concordo na totalidade que existe uma responsabilidade por parte de quem é bem resolvido, em "amparar" quem anda confuso, isto tanto para o lado homo como para o hetero....

Por acaso recentemente aconteceu-me num chat, começar um rapaz (30 anos) a me contar, que gostava de mulheres, ele não tinha duvidas, mas que com os copos etc, tinha se envolvido numa relação sexual com um colega de trabalho...ele primeiro recusou a investida do colega, mas depois deixou-se levar etc (esse paleio todo), mas que gostava de mulheres e que não sabia porque estava num chat gay, a unica razao era porque aquela relação sexual, foi de tal forma especial,que queria repetir mais vezes...mas que gostava de mulheres, apenas iria praticar sexo esporadico com homens, e muito de vez enquando, bla bla bla

A minha resposta foi que não acreditava, que o tal colega dele tivesse um poder tão grande de sedução, que dessa forma o tivesse conduzido, do estado de imaculado e puro,  até ao sexo homossexual, e que agora,como consequencia, ele jamais conseguiria deixar de o fazer...

Isto são historias da carochinha, só entra no jogo quem tem o programa instalado.Caso contrario não funciona mesmo!

Por isso o natural para mim, isto na fase de confusão, foi procurar e ter empatia por pessoas como eu, para poder partilhar tudo isso!Agora se uma pessoa em estado confuso, resolve atirar-se de cabeça num ambiente de predação qualquer...depois nao se queixe!

A responsabilidade dos LGBT não precisa de ir tão longe.

Offline nuven

• Membro Elite
                        • I just want TO BE ME

... este belo extra com que vimos apetrechados, mais ou menos hi-tec, dependendo do caso, com mais ou menos pack's de actualizações ...

amei esta descrição.. :)  :-*

qto a ter responsabilidade por ser homossexual? quer dizer, nao sendo assumida (so perante algumas pessoas) torna-se "menos responsavel", penso eu...

o q nao quer dizer q qdo no meio de uma conversa, o tema vem a baila eu n me esquivo de dar a minha opiniao, e de mostrar o meu contentamento/desagrado nos comentarios dos outros... talvez ai me sinta um pouco responsavel pra de uma forma mais ou menos discreta, mais ou menos indirecta, fazer ver algumas coisas q regra geral n sao como as pessoas as pintam...

e pq sou uma pessoa q me dou bem c toda a gente, o facto de ja me conhecerem, e de ficarem a saber da minha orientação sexual, pode fazer mudar algumas ideias esteriotipadas... (assim espero!) :)
                          Não basta sermos bons... Temos de ser EXCELENTES!

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                          • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                            • Mais sobre mim...
                          Alguns de vocês sentem uma responsabilidade especial por serem LGBT? Por exemplo, é comum ouvir-se dizer que esta ou aquela figura pública ao dar a cara e aparecer como LGBT está, de certa forma, a representar toda a comunidade ou, pelo menos, que as pessoas vão colar a imagem daquela pessoa à imagem dos LGBT.

É engraçado que coloques essa perspectiva...

Todas as vezes que fui entrevistada enquanto membro activista da rede ex aequo tive sempre o cuidado de passar uma imagem neutra de mim e das minhas opiniões porque sei a priori que há um grande risco de se cair em generalizações. Outro exemplo, também relacionado com uma entrevista em directo com a Manuela Moura Guedes, quando preguntou à Bluejazz e a mim qual das duas era o homem da relação, a vontade que tive foi de ser mal criada e responder à letra, mas não o poderíamos fazer nunca porque estaríamos a pôr em maus lençóis uma série de gente. É o perigo, por vezes, das generalizações.

Quanto à responsabilidade em ser LGBT no meu quotidiano está integrada no que sou, no meu todo.
                            Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Homofobia
                            Divergindo ligeiramente, dentro do tema, penso que há uma coisa que por vezes algumas pessoas LGBTs não se dão conta: se todos contribuirmos um pouco, das várias maneiras possíveis, podemos fazer muito, podemos ter um impacto positivo muito grande.

Aliás, basta imaginar isto: se 10% da população em Portugal é LGBT e perfaz cerca de 1,5 milhões de pessoas, se cada um contribuisse com 1 euro daria 1,5 milhões de euros. Vocês conseguem imaginar a quantidade de recursos, infra-estruturas, projectos e iniciativas que se poderia fazer em prol das pessoas LGBT? :wor

Enfim. :)
                              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline nuven

• Membro Elite
                              • I just want TO BE ME
                              Divergindo ligeiramente, dentro do tema, penso que há uma coisa que por vezes algumas pessoas LGBTs não se dão conta: se todos contribuirmos um pouco, das várias maneiras possíveis, podemos fazer muito, podemos ter um impacto positivo muito grande.

Aliás, basta imaginar isto: se 10% da população em Portugal é LGBT e perfaz cerca de 1,5 milhões de pessoas, se cada um contribuisse com 1 euro daria 1,5 milhões de euros. Vocês conseguem imaginar a quantidade de recursos, infra-estruturas, projectos e iniciativas que se poderia fazer em prol das pessoas LGBT? :wor

Enfim. :)

Bela perspectiva!!! :)

no me q vai tocando, e na minha simplicidade, tenho tentado contribuir com o meu 1€!!! :D
                                Não basta sermos bons... Temos de ser EXCELENTES!

Offline Azula

• Associad@
                                • Membro Elite
                                • Voluntary Simplicity
                                  • Hábitos Alimentares e Sexualidade
                                Excelente tópico.

Só quero expressar o meu agrado pelas boas respostas que encontrei ao longo do tópico e apoiar.
                                Embora não sendo assumida (estou quase lá  [smiley=muro.gif]) participo e dou o meu contributo para desmistificar, o que esteja ao alcançe da minha compreensão, sempre que surja a oportunidade.
                                Há que sentir a responsabilidade de ser humano e, posteriormente, de ser LGBT, para que possamos ser considerados como "gente". Caso esta responsabilidade não fosse sentida, não teríamos ajuda, não teríamos projectos como este, não teríamos nada.
                                É preciso mais responsabilidade, é preciso mais consciência, é preciso mais pessoas como vós!

Obrigada.
                                  Acreditas no trabalho da rede ex aequo e queres participar activamente na vida da associação? Torna-te sóci@! ;-) Consulta http://www.rea.pt/inscricao.htm

A finalidade humana deveria ser a de amar a Vida - todos os problemas se extinguiriam se admitíssemos esta realidade.

Eyre

• Visitante
                                  Ora bem,

eu sinto uma espécie de responsabilidade perante os jovens que estão agora com 16, 17 anos, para que eles não passem pelas mesmas dificuldades e pela mesma indefinição que eu passei. E ás vezes tenho uns rasgos de associativismo e de querer fazer coisas. Mas não sinto a responsabilidade de ter de me assunir. Acho que vou ficar sempre no meio termo, que não tenho que andar a gritar aos 7 ventos quem sou. Nesse sentido não sinto nenhuma responsabilidade pois sou demasiado discreta para tal.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Homofobia
                                    Acho que vou ficar sempre no meio termo, que não tenho que andar a gritar aos 7 ventos quem sou.

Creio que são poucas as pessoas que andam a gritar aos 7 ventos. A maioria assume-se aos poucos e/ou com naturalidade.

Os casos que tornam a sua orientação sexual ou identidade de género como chamariz de atenção, na minha opinião, são mais fruto de personalidade/feitio, do que outra coisa. Depois há outras pessoas que como activistas se assumem para falar do assunto, assim como pessoas que vivem com naturalidade, tal como os heterossexuais, os seus sentimentos: não considero nem um nem outro ser gritar aos 7 ventos.
                                      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Eyre

• Visitante
                                      Acho que vou ficar sempre no meio termo, que não tenho que andar a gritar aos 7 ventos quem sou.

Creio que são poucas as pessoas que andam a gritar aos 7 ventos. A maioria assume-se aos poucos e/ou com naturalidade.

Os casos que tornam a sua orientação sexual ou identidade de género como chamariz de atenção, na minha opinião, são mais fruto de personalidade/feitio, do que outra coisa. Depois há outras pessoas que como activistas se assumem para falar do assunto, assim como pessoas que vivem com naturalidade, tal como os heterossexuais, os seus sentimentos: não considero nem um nem outro ser gritar aos 7 ventos.

Sim, talvez me tenha expressado mal. Mas em mim seria mais natural verem-me assumida na posição de activista do que, por exemplo, trocar carinhos com uma namorada na rua. E isso é, em parte, porque não me sinto à vontade para afrontar os preconceitos dos outros relativamente a este assunto, até certo ponto quase que respeito os seus preconceitos e o seu espaço. :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        180 Respostas
                                        34008 Visualizações
                                        Última mensagem 1 de Fevereiro de 2015
                                        por akire
                                        182 Respostas
                                        24728 Visualizações
                                        Última mensagem 9 de Novembro de 2009
                                        por Bc
                                        731 Respostas
                                        101327 Visualizações
                                        Última mensagem 16 de Maio de 2011
                                        por FailedTheories