rede ex aequo

Olá Visitante29.mar.2023, 14:39:35

Sondagem

Festejas a Páscoa de que maneira?...

Religiosa
Religiosa-Pagã ["fifeti-fifeti"]
Ovos, amêndoas e mais ovos!...
Não festejo de todo.
Outra. Especifica...

Autor Tópico: Festejas a Páscoa?  (Lida 24196 vezes)

Festejas a Páscoa?

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...

copyright cacaoccino

Apesar do meu ateismo, passo a Páscoa junto dos que mais gosto, i.e., família de afectos...

Blue, não te esqueças do meu mega-kinder!!
    Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Festejas a Páscoa?

Offline Gharam

• Membro Elite
    • Closets are for clothes.
      • A minha página no Deviantart
    ahah, tenh um amigo meu k tem por alcunha Kinder, vai tdo andar atrás dele no domingo  lol lol lol lol

não festejo por aí além, os meus pais é k me arrastam para momentos de família  lol :P
      "Quem nos deu asas para andar de rastos? Quem nos deu olhos para ver os astros - Sem nos dar braços para os alcançar?!... " - Florbela Espanca

"Gostaria muito de quebrar certas ideias à martelada. Infelizmente nenhuma das ideias que me incomodam foi moldada em cerâmica"

(\ /)
      ( . .) c(")(")

Festejas a Páscoa?

Offline mIsS

• Membro Elite
      • my smile
      Como comemoração religiosa não ligo nada à Páscoa, vejo-a apenas como mais um pretexto para estar em família!
      Amanhã aqui por casa não se come carne, por uma questão de respeito aros meus pais e aos meus avós acedo à prática.  :)
        Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Festejas a Páscoa?

Offline peregrino

• Associad@ Honorári@
        • Membro Ultra
        • Género: Masculino
        eu sou a excepção
        a páscoa é tempo de fogo novo
        e por isso para mim é uma festa religiosa.

Festejas a Páscoa?

centro_da_gravidad

• Visitante
          A minha mae tem tendencia para festejar mas eu nao ligo nada a isso, talvez por ela se encarregar dessas coisas. Talvez no futuro eu festeje so para se manter a tradiçao lol
          Mas por agora festejo as ferias e o facto de ter 15 kgs de amendoas de chocolate so para mim!!! (vai ser bonito quando tiver um encontro intimo com a Miss balança :-\ :devil)

Festejas a Páscoa?

Reborned_Wings

• Visitante
            eu não festejo de todo...recebo o compasso porque sou obrigada...mas não sou católica...mas como em minha casa são..tenho de respeitar e sou obrigada a fazer as honras da casa =|...korrore...

Festejas a Páscoa?

Offline the reel me

• Membro Elite
              para mim a páscoa é uma festa religiosa, sempre foi. isto porque toda a minha familia é religiosa, entao já estou habituada. 
              antes sentia-me fortemente ligada a Deus e a tudo relacionado com a religião. desde de alguns tempos algumas coisas deixaram de fazer sentido, estou confusa.. :-\ mas mesmo assim até acho que seria estranho se não fosse assim, deve ser mesmo o hábito.. :P
                Conheces o nome que te deram,
                não conheces o nome que tens

Livro das Evidências

Festejas a Páscoa?

Offline mIsS

• Membro Elite
                • my smile
                Quando nesta altura estou no Norte há o hábito de beijar a Cruz que é levada pelo Padre de porta em porta, esta prática é habitual também na vossa região?
                  Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Festejas a Páscoa?

Reborned_Wings

• Visitante
                  Aqui em Penafiel é habitual sim...eu este ano vou passar a Castro Daire,não sei se lá é costume beijarem a cruz..mas os anos anteriores que passava aqui a Páscoa,era hábito abrirmos as portas para receber a cruz pra beijarmos... :-\

* Reborned_Wings enjoa só de pensar em beijar cruzes... >:(

Festejas a Páscoa?

centro_da_gravidad

• Visitante
                    Quando nesta altura estou no Norte há o hábito de beijar a Cruz que é levada pelo Padre de porta em porta, esta prática é habitual também na vossa região?
                    Nem nunca tinha ouvido falar em tal tradiçao...isso nao é um bocadinho anti-higienico? (pronto so mesmo eu para pensar em coisas destas...)

Festejas a Páscoa?

Offline kat

• Membro Vintage
                      • Ignorance is bliss
                      Nem nunca tinha ouvido falar em tal tradiçao...isso nao é um bocadinho anti-higienico? (pronto so mesmo eu para pensar em coisas destas...)
                      ñ és só tu q pensas ixo..eu ja tnh ouvido falar d tradiçao e smp axei super anti-higiénico...

eu ñ festejo d td a páscoa...ñ tnh 1 familia católica, daí o ñ festejar...ms vou comendo os ovos e as amendoas e tal lol
                        We're all wounded. We carry our wounds around with us throughout life and eventually they kill us. Things happen that leave a mark in space, in time... in us.

Why do you let me stay here?

Festejas a Páscoa?

Reborned_Wings

• Visitante

é antigienico sim...e sou contra...mt contra esta tradição... :-\ enfim

Festejas a Páscoa?

Eyre

• Visitante
                          Não festejo de todo. Sobretudo desde que passei a viver sozinha.

Festejas a Páscoa?

Offline HumanNature

• Membro Ultra
                            • ÎmÞö§§¡ß£ë Þ®¡ñ¢ë
                              • My Blog
                            Não festejo de todo.

Já bem bastou quando saí de lx e vivii 4 anos na sta terra onde a Pascoa era sagrada e havia aquelas tradições todas a que eu era obrigado a participar todo contrariado!!!
                            Finalmente,
                            FREEDOM!!!

Não ligo NADA à Páscoa!
                            No entanto se quiserem oferecer umas amendoas de torrão, chocolate são sempre bem vindas, de pinhão é q não q odeio eehehee 8) lol :devil
                              This Who I Am, Like it or Not!
                              «Express Yourself Don't Repress Yourself»

Festejas a Páscoa?

speci@l

• Visitante
                              Mais por uma kestão de tradiçao de familia d q propriamente religiosa (se bem q uma por consequência d outra!!)...

Este ano vai ser especialmente marcado por já não ter o meu padrinho (faleceu há pouco + d 1 mês :´ ) ...

**

Festejas a Páscoa?

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                                  • Mais sobre mim...

Poderá ser considerado anti-higiénico, sim. Na altura em que ía à missa, no Natal, beijavasse o menino Jesus, e após cada beijo, o menino era limpo para que outra pessoa o fosse beijar. O beijo é um acto simbólico, não é necessário beijar sofregamente! De todas as formas a minha perspectiva é que é anti-higiénico, sem dúvida, mas corresponde a uma tradição e deve-se respeitar quem a faz por vontade própria.

Para quem acredita, esta altura é deveras especial, porque corresponde à morte e paixão de Cristo na cruz. Deus ama tanto a humanidade que nos enviou o seu único filho para remissão dos nossos pecados. A vida de Jesus, é bonita e todos deveriam conhecê-la - bem como o conhecimento de outras religiões não cristãs ou pagãs... - Infelizmente, a história da Igreja já não é tão idílica e deixa muito a desejar, sobretudo nos dias de hoje.

Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Festejas a Páscoa?

lost.passenger

• Visitante
                                  Não, mas por vezes a minha mãe ou os meus avós compram-me amêndoas de chocolate e eu, boa menina, não posso recusar a oferta!

;D

Festejas a Páscoa?

Offline candy cane

• Membro Vintage
                                    • Orquídea azul (ex nóvózélica)
                                      • não estou in the mood
                                    Cá em casa ninguém é católico por isso não festejamos nem a Páscoa nem qualquer outra festividade do tipo. Não há Natal, não há nada... E porque não somos católicos sempre nos recusamos a participar naquelas coisas que já fazem parte da nossa cultura (independentemente da religião de cada um) como receber prendas no Natal, comer (ou não comer) isto e aquilo na Páscoa. Na Páscoa não como ovos de chocolate nem amêndoas e no Natal temos um jantar normal como se fosse um dia qualquer.

Até pode parecer do contra ou chato para alguns mas como o meu Pai e a minha Mãe têm religiões diferentes cá em casa sempre se viveu num ambiente de liberdade religiosa (isto é, nunca me foi imposta nenhuma religião) e há respeito pelas duas religiões mas fazemos tudo para não impor a nossa religião ou celebrações da nossa crença aos outros. Se calhar é por isso que sou mais sensivel nestas alturas e não me agrada nada ter de ver as ruas enfeitadas só porque os Cristãos celebram o nascimento de Jesus ou de ter de ouvir em todo o lado "boa páscoa" porque as pessoas partem do principio que somos todos católicos  [smiley=desconfortavel.gif]
                                      Though nothing can bring back the hour
                                      Of splendor in the grass, of glory in the flower
                                      We will grieve not, but rather find
                                      Strength in what remains behind

Wordsworth
                                      | www.naoestouinthemood.blogspot.com |

Festejas a Páscoa?

Offline danis

• Membro Elite
                                      • Mummy, can I have a weapon of mass-destruction?
                                      Não festejo de todo. É um dia como outro qualquer.  :)
                                        Fui para os bosques, para viver deliberadamente. Queria viver profundamente, sugar todo o tutano da vida, aniquilar tudo o que não era vida e, não quando eu morrer descobrir que não vivi - Clube dos Poetas Mortos

Festejas a Páscoa?

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                                        • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                                          • My Way
                                        e após cada beijo, o menino era limpo para que outra pessoa o fosse beijar. O beijo é um acto simbólico, não é necessário beijar sofregamente!

lol  lol  lol
                                        Ok, como uma frase pode destruir 20 e tal anos de recordações puras...

Quanto à Pascoa, já festejei mais. Hoje em dia não ligo muito.
                                        Mas há algo que me deixa sempre nostalgica desta altura - o chamado "Enterro do Senhor", que é Sexta-feira Santa (hoje) à noite...
                                        É lindissimo. Apagam-se as luzes da cidade toda (Fundão) e numa procissão de velas dá-se o acompanhamento do corpo crucificado de Jesus Cristo.
                                          ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          126 Respostas
                                          33731 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Dezembro de 2009
                                          por lost_head
                                          6 Respostas
                                          8858 Visualizações
                                          Última mensagem 26 de Dezembro de 2005
                                          por candy cane
                                          33 Respostas
                                          14615 Visualizações
                                          Última mensagem 23 de Abril de 2011
                                          por biri
                                          81 Respostas
                                          27266 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Janeiro de 2012
                                          por JohnDoe21