rede ex aequo

Olá Visitante29.mar.2023, 13:35:37

Sondagem

Qual a sua prática religiosa?

Cristã - Católica
26 (18.7%)
Cristã - Protestante
0 (0%)
Cristã - Outros
6 (4.3%)
Espiritual, mas sem religião
23 (16.5%)
Judaica
3 (2.2%)
Espírita
1 (0.7%)
Evagélica
1 (0.7%)
Agnóstica
18 (12.9%)
Adventista
1 (0.7%)
Hindu
0 (0%)
Muçulmana
2 (1.4%)
Ateia
39 (28.1%)
Outros
19 (13.7%)

Votos totais: 90

Autor Tópico: Religiões e Filosofias de vida  (Lida 61332 vezes)

Religiões e Filosofias de vida

trc

• Visitante
 :)tipo ;)
gostava de ouvir o ke têm a dizer sobre a religião ;)
o k axam?

:P
« Última modificação: 4 de Janeiro de 2007 por rede ex aequo »

The_scientist19

• Visitante
    Religião...? em k sentido ?????? Sobre a falta de tolerância das religiões em geral [smiley=chicote.gif]...? Eu...sou catrólico, praticante, de vez em quando...principalmente quando me apetece ir...porque caso contrário acho ke não vale a pena.... [smiley=dormindo.gif](yhaa...é assim ke se fica...gosto mais da minha cama...)e...não ligo muito ao que o Papa ou outro responsável qualquer diz e pensa em ralação à comunidade LGTB... :up
    Sou assim...gosto de ser assim...vejo Deus como um pai...que me aceita tal como sou :)...a Igreja é formada por Homens...os Homens erram e Deus...como qualquer bom pai perdoa os seus filhos...por isso acho que os Homens...que hoje "mandam" na Igreja serão perdoados...amen :wings

Offline Sueca

• Membro Sénior
      • Género: Feminino
      • The Only AnD The OrigiNaL ME
      Bem sou um pouco suspeita em falar de religiao.. :-X...ja que não tenho nenhuma...mas a minha impreção é que em nada contribuem para a aceitação de lgbt...espero estar errada... :-\
        Aqui e em todo o lado.

Offline Moon_Girl

• Membro Total
        • 'Cause I had the time of my life!
        Bem... eu, tal como dosse a Lil não tenho nenhuma religião. Mas para além disse não acredito!!! Respeito as pessoas que aceitam desde que me respeitem a mim, tenho muitas e variadas razões para não acredita, pois enquanto tenho a ciência a explicar o porque, não me iria contentar com um livro que não se sabe de onde veio!!!

E a minha opinião, espero que compreendam... e realmente também acho que em relação à aceitação de LGBT isto está um verdadeiro caus, em tudo, mas enfim, tenho "fé" de que isto um dia irá mudar e que seremos todos livres de ter as nossas decisões, as nossas escolhas e desejo sinceramente a quem nos critica que, antes de o fazer, por qualquer que seja a razão, aprendam primeiro o significado da palavra AMOR, quando chegares a esse patamar, aí sim, podem fazer juízos de valor, até lá, ninguem é melhor que ninguem!!!

Beijocas da Moon  :-* :-* :-* :-*

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
          • Homofobia
        Argumentos Religiosos contra a Homossexualidade?
        por Prof. Dr. Daniel Helminiak (Padre Católico)
        http://ex-aequo.web.pt/biblia.html

Os Fundamentalistas estão Errados
        por Robert Nixon
        http://ex-aequo.web.pt/biblia.html
          "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline LostInMe

• **
          • Membro Júnior
          Religiao...um tema bastante complexo pa s discutir...mas pronto...eu nao tenho nada contra a religiao desde k respeitem todo o ser humano!!!!!!

Mas d todas as religioes, identifico-m mais com o budismo pla reflexao e plo equilibrio do espirito!

Quero sentir a essência da vida, ganhar asas e poder voar...

MuZa

• Visitante
            Há muito ke ando em conflito com as religiões. Às vezes sentia necessidade de me reger por uma, outras nem por isso.
            Já andei numa grande busca, decidida a encontrar uma ke se adaptasse a mim e a ke mais me despertou a atenção foi a hindu.
            De momento ñ vejo necessidade disso. Estou em paz cmg e isso é ke é o mais importante. :)

Offline Emanem

• Membro Elite
              • Será loucura? Não... é paixão!
              Religiao...um tema bastante complexo pa s discutir...mas pronto...eu nao tenho nada contra a religiao desde k respeitem todo o ser humano!!!!!!

Mas d todas as religioes, identifico-m mais com o budismo pla reflexao e plo equilibrio do espirito!

Também me identifico com o budismo.  :)
                Abraça a vida com paixão, vence com ousadia, pensa com classe! Ri, chora, ama! Melhor que tudo é viver cada segundo sem medo! O que importa mesmo é sermos felizes! :)

Offline x-pressiongirl

• Membro Sénior
                • Olá, nós somos os ursinhos maus!
                  • sembikini
                Abrindo a Biblia...

"Sob o nome de Deus como Álibi!
                De homossexualidade & preconceitos (sob o nome de Deus como álibi!)

Recentemente, uma célebre animadora de rádio dos EUA afirmou que a homossexualidade era uma perversão: « É o que diz a Bíblia no livro do Levítico, capítulo 18, versículo 22: " Tu não te deitarás com
                um homem como te deitarias com uma mulher: seria uma abominação".

A Bíblia refere assim a questão. Ponto final », afirmou ela.

Alguns dias mais tarde, um ouvinte dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia:

Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus. Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras leis bíblicas.
                • Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como serva, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo, capítulo 21, versículo 7. Na sua opinião, qual seria o melhor preço?
                • O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condição que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto? Por que é que eu não posso possuir escravos canadianos?
                • Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora sossegar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora?
                • Outra coisa: o Levítico, capítulo 21, versículo 18, diz que não podemos aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu  preciso de óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite?
                • Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo 19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de

diferentes tecidos: algodão e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso que é reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14? [/list]

Confio plenamente na sua ajuda. »

saudações x-pressivas  :-*
                x-pressiongirl  8)

"In Europe, it doesn't matter if you're a boy or a girl. We make love with anyone we find attractive."
                  M. Dietrich
                  "Apareço para ter sexo contigo às cinco. Se me atrasar, começa sem mim"
                  Tallulah Bankhead
                  "O que eu uso na cama? Chanel nº 5, é claro"
                  M. Monroe  http://sembikini.blogspot.com

Offline palma

• *
                  • Novo Membro
                  Ola!
                  Eu penso que a religiao é uma tentativa para explicar o sentido da nossa existencia. Na religiao obtemos a resposta (correcta ou nao, depende de cada pessaoa)de varias interrogaçao que fazemos, por ex: quem nos criou? (se é que fomos criados!) estamos so de passagem neste mundo? A religiao nao passa disso, as pessoas p+rocuram na religiao um sentido para a sua propria existencia. [smiley=orgulhoso.gif]
                    sem ninguém nao nos tornamos alguém.

Offline Hochspring

• **
                    • Membro Júnior
                    • Género: Masculino
                    Olá. Eu adorei o artigo sobre a homossexualidade e a bíblia que a bluejazz sugeriu....E deixem-me dizer-vos que de certa forma me acalmou bastante! Eu sou católico, e sou-o porque admiro a humanidade incomensurável de Cristo, que de facto existiu!!!! Ele, enquanto homem, é sublime e a minha fé pessoal permite-me olhá-lo como Deus; o Deus que de facto eu amo e que, na minha vida, tenho mais do que provas que ele existe! A questão é que as influências da igreja católica nos marcam opressivamente contra estas formas de sexualidade: desde muito cedo, os valores da familia comvencional nos são impostos e, por mais que não queiramos, isso abafa-nos.........Nunca acreditei, contudo, que Cristo, nas sua infinita bondade, condenasse tal acto: afinal de contas, é de amor que se trata, e amor com amor se paga... ::)
                      "Que o dia nasça de igual modo para todos; que o sol reflicta em cada rosto a individualidade; que Deus abençoe cada passo como se fosse o primeiro...."

Offline Wolf

• Membro Ultra
                      • Lucky
                      POsso parecer um pouco, sei lá, caótico ou demasiado radical mas tenho o costume de rejeitar a maior parte de comportamento organizado...

para kê ir à procura de ideias, princípios e comportamentos a outros e aceitá-los "sem dar luta", se, com um pouco de reflexão poderíamos xegar a eles?

axo k é esencial olhar pa dentro de nós e xegarmos às nossas próprias conclusões. claro k um pouco ajuda é essencial mas é pelos nossos próprios pés k xegaremos ao nosso caminho.

LOgo, ñ aceito a religião komo um guia...

as pessoas têm medo de ser diferentes e por isso aceitão td o k já foi pensado, corresto ou ñ, e isso na maior parte ddos casos Não Resulta.
                      Para evitar esses erros vou utilizar a minha própria cabeçinha!

[smiley=maluco.gif] [smiley=sim.gif] [smiley=orgulhoso.gif]

FREE
                        "Agora tens o coração nas mãos.
                        Agora podes morder-lhe, ficar com o meu sangue e matar-me devagar.
                        Agora, se quiseres."

Offline Hochspring

• **
                        • Membro Júnior
                        Não concordo! A fé não é algo que se escolhe, mas sim algo em que fatalmente acreditas, seja por consequencia da educação, seja por que outra razão for! Não tenho nada contra os agnósticos, mas não admito que pensem que ser religioso ou simplesmente acreditar em algo é sinal de fraqueza ou comodismo! NÂO! E não é por necessidade de organizar a vida que alguém alimenta uma fé! É por uma filosofia; pelo ideal humano que a suporta! E nem uma questão de "acertar" ideias! Aliás, não connheço nenhuma religião que não estimule o raciocínio! Pensa que a religiao serve, para mais que não seja, para pensares sobre ela!  
                          "Que o dia nasça de igual modo para todos; que o sol reflicta em cada rosto a individualidade; que Deus abençoe cada passo como se fosse o primeiro...."

Offline Wolf

• Membro Ultra
                          • Lucky
                          Calma moço, ñ precisas de t irritar... :-\

E não sou agnóstico, sou ATEU, ;)

Primeiro, tudo o que tem por base dogmas e "verdades" inquestionáveis não pode NUNCA estimular o raciocínio.Pode sim levar a certezas superfíciais.

Podem dizer-t o k é o amor ou que é lindo e maravilhoso, dizer-t que a violência é má.Mas alguma vez interiorizarás esses príncípios se ñ os descobrires por ti próprio?

Claro que nem rejeito tds as ideias que advêm da religião.O conteúdo até pode estar lá, mas a forma... :-\ ñ m convence.

Peço desclpa s ofendo alguém mas desde que me conheço komo pessoa que ouço dizer "cresçam e multipliquem-se"  [smiley=desconfortavel.gif] a auto-mutilação também ñ m convençe...(a história dos três pastorinhos, crianças a "mutilarem-se" para satisfazer uma santa que só lhes quer bem...)

Não rejo a minha vida pela hipócrisia e pobreza de espírito, mas quando olho para a religião é isso que eu vejo...

Mais uma vez, para ser feliz tenho de acreditar em mim mesmo e num bem comum da sociedade em que me insiro!

:)

Individualidade, Consciência, Liberdade
                            Agora, se quiseres."

Offline Hochspring

• **
                            • Membro Júnior
                            Não fiquei irritado, de modo algum! Peço desculpa se foi isso que pareceu. Porque é que achas que a religião não estimula o raciocínio? E aliás, porque é que achas que não é preciso descobrir as coisas por ti próprio? A religião não é perfeita, é feita por homens!!! Muito naturalmente tem falhas, e até concordo contigo no que respeita a rituais de auto-mutilação e sacrifícios oferecidos! Não fazem qualquer sentido para mim! Agora, tens de procurar praticá-la, dentro daquilo em que concordas, simplesmente! Mas olha, respeito profundamente o teu ateísmo! De facto, não vejo motivos gerais que fundamente a religião! A questão que continuo a defender é a projecção individual que esta tem em cada pessoa.

De qualquer dos modos, gostei bastante debater este assunto contigo!

Um beijo e felicidades!!!

Offline Wolf

• Membro Ultra
                              • Lucky
                              hallo outra vez  ;)

Já que temos assunto, bora aprofundá-lo. :P

A religião é feita por Homens, logo é imperfeita, ok.
                              A religião orienta e guia a vida de milhões de pessoas, que mais ou menos consciêntemente a seguem.
                              Agora,infelizmente nem todas as pessoas raciocinam tanto quanto o desejado, né? então qual a razão de dar-lhes ideologias com falhas tão grandes? Essas falhas podem ñ ser detectadas por todos os que a seguem milimétricamente para se sentirem "exelentes pessoas de bem que têm o paraíso garantido".

Para além dos que fazem o mal de propósito existem os que o fazem inconscientemente. E que por vezes utilizam argumentos religiosos para os defender.

Não vou errar por causa de outros, muito menos inconscientemente por seguir uns dogmazitos que se recusam a ser criticados.
                              Errarei, e muito, mas por minha culpa!

E é assim que eu penso!  [smiley=orgulhoso.gif]

Felizmente ainda existem pessoas com quem debater assuntos interessantes não extraídos de telenovelas.

bjs ;)
                                Agora, se quiseres."

Offline Hochspring

• **
                                • Membro Júnior
                                Olá Wolf! Obrigado pela resposta mais uma vez, mas ainda assim deixa que te diga que não consigo concordar contigo! A Religião tem erros, sim; assenta sobre alguns dogmas; sim! Mas o que eu defendo é que devemos saber aproveitar o que a religião tem no que respeita a valores e aí, desculpa que te diga, ela é rica! E quando me refiro a valores, no caso particular do Cristianismo, NADA é dito no sentido de prejudicar o próximo! Achas incorrecto amar o próximo e respeitá-lo; particar a justiça e o bem?O que há de errado neste dogmatismo? Apesar de relativos, por mais que penses sobre os valores, não encontrarás um melhor do que este! Agora, (e mais uma vez basenado-me no que conheço sobre a minha fé), NAO nos foi dito de que forma praticar os mesmos valores! É portanto aqui que entra a razão, o pensamento e a imaginação: no sentido de materializa-los!!!! E não só aqui, pois NADA nos foi dito no sentido de evitar o pensamento! E quanto a respeito do paraíso, Wolf, quem te disse que temos de acreditar nas coisas dessa forma (e alias, que o temos garantido pelo simples acto de acreditar) para usar dos valores de uma dada religião? Não penso que assim seja.........

EM suma, mais fundamental do que isto, é a fé! E quando se fala de fé, é irreversível! Se assim fosse, dar-me-ias o direito de perguntar porque razao de quastionar a relatividade das tuas opiniões, pois é de facto com base em algo que acreditas que as constróis! Contudo concordo contigo numa coisa absolutamente crucial neste tema: A indagação, a preocuação em perguntar e descobrir o porque das coisas! De facto, acho saudável, mais, necessário que se pense sobre as coisas, mesmo que se trate de religião, a fim de podermos seleccionar de forma natural os valores e passar por cima dos erros de tradução de milhares de anos de história........

Um beijo para ti!!!! Gostei muito de falar ctg.....Espero que possamos falar sobre muito mais coisas!  ;)

woman_2

• Visitante
                                  as pessoas p+rocuram na religiao um sentido para a sua propria existencia. [smiley=orgulhoso.gif]

Sim, creio que a religião se resume a isto. E cada um dá o sentido que quiser à sua vida.
                                  A religião não é mais que a partilha de desejos e crenças com os outros. A pertença a um grupo de pessoas com as quais nos identificamos, e a quem recorremos quando nos deparamos com dúvidas existenciais.
                                  É uma base que queremos tornar sólida para nos sentirmos seguros de alguma coisa.
                                  Pode tornar-se numa doença que nos limita o espírito e a mente, que nos cega.

Não considero que tenha uma religião, mas se por acaso tiver, será uma religião muito íntima, pessoal. A minha própria religião.

:-*

Offline Wolf

• Membro Ultra
                                    • Lucky
                                    ok ok...

Aqui vem a ovelha negra outra vez!  [smiley=bebado.gif]

o que muito me preocupa na religião é a forma. Os exemplos dados por quem a expalha.
                                    Num assunto desta importância ñ podemos, de modo algum, ter erros no que respeita o assunto.
                                    A RELIGIÃO É UM TODO, e muitas das vezes a totalidade da vida de algumas pessoas. sendo um todo temos de a avaliar na totalidade, NÃO descartando e ignorando as partes que ñ nos interessam.

A fé move montanhas!! e isso preocupa-me. é bonito pensar que com a fé poderemos construir um mundo melhor.
                                    Mas existe um lado mais....sombrio que também é importante analisar. Pode construir, mas também pode DESTRUIR.
                                    e muitas das pessoas ñ conseguem ver essa diferença.

Eu sei que isto já vai mt grande, e desculpem-me mas

ñ sou a favor de dar demasiado poder às pessoas, a um grupo mt restrito, as pessoas são humanas e portanto imperfeitas, depois acontecem desgraças: George W. Bush, Hitler, e outras pessoas simpáticas..
                                    e A religião tem demasiado poder a meu ver.

desculpem as opiniões radicais, mas eu sou a favor da expressão de opinião, mesmo se for radical, quando construtiva.
                                    Porque inclusive é isso que move o mundo.

[smiley=sim.gif] [smiley=maluco.gif]
                                    bjs aos pensadores da zona, por quem ainda vale a pena analisar e debater um bom tema.obrigado por fazerem o mundo pensar!
                                      Agora, se quiseres."

Offline Relampago

• *
                                      • Novo Membro
                                      A maioria das religiões...foram adulteradas pelos homens ao longo dos séculos...daí...serem muitissimo intolerantes para com vários aspectos da sociedade...e será essa a causa da perda gradual de "adeptos".
                                      Contudo existem religoes que nao sao intolerantes para com a homossexualidade, aliás aceitam como algo natural e sem criticar.
                                      Um exemplo, é a Doutrina Espirita, da qual eu sou seguidor e estudo. O Espiritismo / Doutrina Espírita, é uma religião nao dogmática, uma ciência e filosofia de vida, com consequencias pricipalmente morais. O espiritismo aceita a homossexualidade, alem de que explica o porquê da existencia de tais variantes na sexualidade das pessoas.
                                      Se quiserem saber mais ...podem visitar o canal #espiritismo, onde sou um dos responsaveis, ou podem visitar www.pt.espiritismo-estudo.org

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        144 Respostas
                                        75692 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Abril de 2021
                                        por unfold
                                        317 Respostas
                                        55527 Visualizações
                                        Última mensagem 8 de Maio de 2016
                                        por ÉssePê
                                        43 Respostas
                                        21557 Visualizações
                                        Última mensagem 8 de Maio de 2016
                                        por ÉssePê
                                        A vida de um homossexual

Iniciado por Covilhanito « 1 2 ... 10 11 » Geral

219 Respostas
                                        38946 Visualizações
                                        Última mensagem 12 de Dezembro de 2013
                                        por Cardo
                                        35 Respostas
                                        9325 Visualizações
                                        Última mensagem 30 de Abril de 2013
                                        por Spektrum