Olá Cardo Novamente,
Estou a ver que gostas de bons debates e eu não os perco por nada deste mundo.
Vamos lá a ver, o género é uma construção social ou biológica? Quando um homem não pode usar saias, ou melhor, não deve usar saias é porque existe um código de conduta no senso-comum, pois não existe nada na constituição ou na lei que me impeça de sair à rua com uma bela mini-saia. Esta «regra» é uma construção social que respeitamos, porque é de forma IMPLICITA imposta e aceite entre nós para boa «socialização» o senso-comum entre outras coisas serve a isso mesmo. Existem milhentas de regras de boa educação, ou regras implicitas sem canone pelas quais nos regemos, um bom exemplo é que quando me servem um bitoque num restaurante eu como com os talheres e não agarro a febra pelas mãos e meto à boca LOL.
No jusnaturalismo, ou se preferires, direito natural, ou também se preferires nas origens do chamado logos spermatikoi estóico, a monogamia e a heterossexualidade eram uma espécie de regra universal de costumes humanos, algo como a lei da gravidade, da qual todos os humanos estariam confinados e onde a excepção não seria possível. A igreja católica pegou nisso mesmo quando começou a 'ostracizar' (até tou a dizer uma palavra leve) todos aqueles que não obedeciam a ela. Mas preferiam os não-heterossexuais aos não-monogamicos, vamos lá perceber porquê

O problema é que a centralidade da monogamia e da heterossexualidade, se observados segundo o jusnaturalismo, erro das sociedades tradicionais, vem-se revelar não como uma lei natural universal a que todos devemos obedecer e moldarmo-nos mas antes como uma construção cultural;)
Esquece lá esses estudos cientificos, ou melhor não esqueças. O evolucionismo é importante, e algumas hipoteses cientificas dão que pensar. MAS CUIDADO, elas TÊM LIMITES.
Segundo um ponto de vista evolucionista, nós podemos ser considerados umas verdadeiras aberrações, isso mesmo, umas aberrações, uns «enganos da natureza». Isso mesmo, you got it. Porque segundo esse ponto de vista, todas as alterações sofridas pelos organismos obedecem a umas quantas regras tão similares como aquelas medievais e gregas do logo spermatikois LOLOL. Parece confuso? Parece um Ouroboro, mas NÃO É.
O problema é um que foi muito bem descrito pelo G.E. Moore na sua famosa 'FALÁCIA NATURALISTA' - Isso mesmo falácia naturalista, trocando por miúdos o problema de reduzir tudo a um minimo denominador, you got it, como uma lei natural não?!? Isso mesmo, mas existem excepções às regras e leis, e são essas que não provando a universalidade das mesmas, provam que nem tudo pode ser reduzido a um minimo denominador.
Depois explico melhor, fica para a parte 2 e já agora donde és?
Beijox.