rede ex aequo

Olá Visitante02.mar.2021, 13:58:43

Autor Tópico: Relações "Abertas" & Poliamor no meio LGBT  (Lida 60465 vezes)

Relações "Abertas" & Poliamor no meio LGBT

ilikemiguel

• Visitante
A poligamia não é um hábito recente. Nem de pouca dimensão.
Acho que não há problemas lógicos com a poligamia. É sexo. Com várias pessoas. É sexo. Desde que o casal e os terceiros estejam de acordo.
Eu, pessoalmente, não praticaria. Não condiz comigo.

AnaRitaSycho

• Visitante
    Acho que não há problemas lógicos com a poligamia. É sexo. Com várias pessoas. É sexo. Desde que o casal e os terceiros estejam de acordo.

Não se está a falar de poligamia, mas sim de poliamor, que são coisas diferentes.

ilikemiguel

• Visitante

Não se está a falar de poligamia, mas sim de poliamor, que são coisas diferentes.
      Eh, bem visto. De qualquer forma, são adjacentes... na sua essência são iguais
      « Última modificação: 2 de Setembro de 2012 por ilikemiguel »

Offline Imaterial

• Membro Sénior
        • Género: Masculino
        • Go ask Alice, I think she'll know
        Eh, bem visto. De qualquer forma, são adjacentes... na sua essência são iguais

Nem por isso. Amor implica uma ligação afectiva com indivíduo x (correspondida ou não), sexo não (apesar de poder conter). Um exemplo são os assexuais, que têm relações afectivas mas não sentem atracção sexual.
          It all starts when you sink into his arms and ends with your arms on his sink

ilikemiguel

• Visitante
          Nem por isso. Amor implica uma ligação afectiva com indivíduo x (correspondida ou não), sexo não (apesar de poder conter). Um exemplo são os assexuais, que têm relações afectivas mas não sentem atracção sexual.

O que eu disse permanece pertinente :S

Offline Endovélico

• Membro Sénior
            • Are we to hang our hearts on such little things?
            Eu acho que só alguém que esteve/está numa relação do género é que sabe realmente como é. Muitas pessoas dizem que ''os ciúmes eram destrutivos'' mas acho que isso é o que nós, pessoas que não conhecemos essa realidade, pensamos.

Offline Adónis

• Membro Sénior
              Pelo que conheço das especificidades da nossa cultura duvido que o conceito funcione entre os portugueses... claro que haverá sempre excepções, mas não passarão disso...

AnaRitaSycho

• Visitante
                Claro que na nossa cultura uma relação não é vista desta forma. Se a poligamia fosse natural na nossa cultura, que viessem duas pessoas dizer que amor ou sexo ficava entre elas =b essas eram a excepção.

Mas antes de termos uma cultura, temos uma identidade enquanto seres humanos e as excepções numa cultura surgem só para provar que esta, sendo a história de uma população, também são regras impostas e o abalar dessas regras não significa, neste tema, que relações abertas estejam erradas, mas sim prova que há pessoas que sentem e vivem naturalmente assim, que puserem a cultura de amor e/ou sexo ser entre duas pessoas de lado....

Aquilo que me faz um pouco de confusão na resposta a este tópico, é que como pessoa LGBT, não digo que deveria haver uma aceitação ou compreensão imediata de um relacionamento aberto, ou que deveríamos todos viver assim, mas pelo menos (que foi o que aconteceu comigo) tentar perceber, escutar o outro lado, questionar se realmente uma relação única e exclusivamente a dois não é algo imposto... e não negar primeira e completamente. É que também é uma questão cultural aceitar ou não pessoas LGBT, pessoas como nós! Nós temos a obrigação de nem que seja abrir a mente e questionar situações e formas de viver novas e diferentes! É isso que nós pedimos à nossa sociedade, à nossa cultura que o faça! Foi isso que fizemos com a revolução quando nos cortaram o pensamento livre, foi isso que fizemos quando as mulheres eram vistas como inferiores e lutaram pela sua emancipação, é isto que estamos a fazer, ao lutar pelo amor livre, pelo casamento homossexual, pela possibilidade que termos uma família! E também é isto que estamos a fazer, a questionar o amor, o sexo e a sua exclusividade, a questão da monogamia e da poligamia... por isso, para quem luta por todos os outros direitos, incluindo é parte LGBT na sociedade, que mudou uma cultura que antes negava a nossa existência, acho hipócrita afirmar que uma relação aberta não é amor verdadeiro, não é normal, não resulta como as outras.... É exactamente o mesmo discurso que tinham connosco pessoal! Temos a obrigação, enquanto comunidade lutadora, de nem que seja ouvir e dar força a quem está no caminho de encontrar a sua forma de viver, mesmo que seja diferente!

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
                  • "A Esperança é só uma distração."
                    • Aeminium
                  Realmente para mim isso não funciona. Respeito, mas não é para mim. Nem sei o que mais me confusão fazia, se conseguir partilhar quem amo, ou partilhar-me com quem não amo.

Offline Endovélico

• Membro Sénior
                    • Are we to hang our hearts on such little things?
                    Realmente para mim isso não funciona. Respeito, mas não é para mim. Nem sei o que mais me confusão fazia, se conseguir partilhar quem amo, ou partilhar-me com quem não amo.

Não é suposto estares com pessoas que não amas.

Offline FilhoDeApolo

• Membro Ultra
                      • "A Esperança é só uma distração."
                        • Aeminium

Não é suposto estares com pessoas que não amas.

Pois, mas eu não consigo amar mais do que uma pessoa dessa maneira em simultâneo.

Offline rk

• Membro Sénior
                        Um relato de quem vive o poliamor http://www.salon.com/2013/08/05/my_two_husbands/
                        (eu sei que nao e poliamor LGBT mas nao consegui encontrar o topico apropriado, a pesquisa esta off)

Offline sweet_poison

• Membro Vintage
                          • Género: Feminino
                          • Don't wasted, it's only here for today
                          O "lema" do Poliamor é "O amor não se divide. Multiplica-se!"

Eu acho que o amor pode ser dividido e multiplicado: divides com a pessoa que amas e entre vocês vai-se multiplicando, vai aumentando. Eu não conseguia estar numa relação aberta.
                            "I guarantee that we'll have tough times.I guarantee that sooner or later one,or both of us will want to get out.But I also guarantee that if I don't ask you to be mine,I'll regret it for the rest of my life because I know in my heart you're the only one for me."

Cardo

• Visitante
                            Modernices...

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

dre_o

• Visitante
                              Para mim não dava! xD

Sou sincero: Não entendo o conceito das relações abertas.
                              Eu quando amo um rapaz, não consigo pensar em estar com outro de forma intima, aos abraços e aos beijos.

Se realmente estamos numa relação e desejamos ter relações com outras pessoas, então algo está mau no namoro...
                              (Minha opinião!)

No entanto, algumas pessoas assumem esse tipo de relação aberta, sentem-se bem com isso, e segundo elas, amam-se bastante na mesma!
                              Como é possível? Não sei.
                              « Última modificação: 28 de Agosto de 2013 por dre_o »

Offline Forbidden

• Membro Ultra

Poligamia é um casamento com varias pessoas, o que se verifica em vários países muçulmanos. Portanto não e so sexo, nada a ver...

E mesmo em relações a três ou a quatro, que penso ser a isso que te referias, essas pessoas estão juntas porque se amam entre si.

« Última modificação: 29 de Agosto de 2013 por Forbidden »

Offline beautifulflower

• Membro Elite
                                  • Género: Feminino
                                  Para mim não dava! xD

Eu quando amo um rapaz, não consigo pensar em estar com outro de forma intima, aos abraços e aos beijos.

Se realmente estamos numa relação e desejamos ter relações com outras pessoas, então algo está mau no namoro...
                                  (Minha opinião!)

No entanto, algumas pessoas assumem esse tipo de relação aberta, sentem-se bem com isso, e segundo elas, amam-se bastante na mesma!

Porquê? Desejares alguém que não o teu namorado ou namorada não implica que desejes menos a pessoa com quem estás.
                                  Significa apenas que não a desejas apenas a ela.
                                  Infelizmente nós é que somos educados - assim tal como o somos em relação à heterossexualidade - numa visão muito limitada do que é o amor e a sexualidade.
                                  E o ego é um bichinho que nos corroí.
                                  "És só minha." "Não quero mais ninguém." "Sou tua" - Alimenta sempre (ilusoriamente) a alma ..

Pelo que li aqui apercebi-me de que ainda existe uma pequena confusão entre relações abertas e poligamia. Não são a mesma coisa. Uma relação poligamica não é necessariamente uma relação aberta. As pessoas envolvidas podem acordar em não estar com mais ninguém para além delas. Isso é "monogamia". Ainda que não no verdadeiro sentido da palavra.
                                  « Última modificação: 29 de Agosto de 2013 por beautifulflower »

dre_o

• Visitante
                                    Vou ser mais específico.

Eu não me sentiria bem em ter relações sexuais com outra pessoa além do meu namorado.

Nas minhas anteriores relações, nunca disse: "Tu és meu."

Ninguém de é ninguém. Cada um é de si mesmo.

Offline paulosabino

• Associad@
                                      • Membro Vintage
                                      Para mim não dava! xD

(Minha opinião!)

Porquê? Desejares alguém que não o teu namorado ou namorada não implica que desejes menos a pessoa com quem estás.
                                      Significa apenas que não a desejas apenas a ela.
                                      Infelizmente nós é que somos educados - assim tal como o somos em relação à heterossexualidade - numa visão muito limitada do que é o amor e a sexualidade.
                                      E o ego é um bichinho que nos corroí.
                                      "És só minha." "Não quero mais ninguém." "Sou tua" - Alimenta sempre (ilusoriamente) a alma ..

Pelo que li aqui apercebi-me de que ainda existe uma pequena confusão entre relações abertas e poligamia. Não são a mesma coisa. Uma relação poligamica não é necessariamente uma relação aberta. As pessoas envolvidas podem acordar em não estar com mais ninguém para além delas. Isso é "monogamia". Ainda que não no verdadeiro sentido da palavra.

discordo sobre educação associada a visão para este tema. O que sentimos, sentimos e muitas vezes vai contra o que nos quiseram impor, somos bom exemplo. Não podemos é ir para extremos porque quando se entra numa ideia de que a poligamia é uma forma de vida generosa, um mar de liberdade para todos etc entramos num discurso como o de que  as relações homossexuais são melhores porque as pessoas do mesmo sexo entendem-se melhor.

A poligamia vem de uma forma de vida de submissão, creio não ter a ver com relações democráticas( historicamente) e se se tentar dizer que são mais democráticas que a monogâmicas, aí não nos entendemos poque em democracia não pode haver ditador representado pelo homem que se casava com várias mulheres. Mulheres "casadas" com vários nomes, chamavam-lhe outra coisa, e hoje não mudou muito, o que realça a ideia de poligamia como uma façanha machista que desvaloriza a mulher como centro de qualquer coisa.

Do que entendo das relações que têm sido defendidas como poligamicas recentemente, não é comum a ideia de tres ou quatro pessoas viverem todas em conjunto porque todas se amam umas às outras, mas sim por exemplo: um casal com vida em comum em que cada um tem a  liberdade para amar(ou não) outra pessoas e manter relação estavel com ela que por sua vez ama uma outra  e etc.  Não sou ninguém para dizer que essas pessoas estão erradas, que a minha relação a dois é melhor, mas também não posso sequer suspeitar que alguém pense que a monogamia é uma forma de egoísmo de querer a pessoas só para nós porque é dado e exigido tudo na mesma proporçãão e não " eu amo-te só a ti porque é o que eu sinto, e tu amas tres ou quatro porque é o que sentes" para mim exigir na mesma medida . nunca será egoísmo, é honestidade que quando não é possivel , não vai la co remendos ou acrescentos.

Se as relações poliamorosas não são relações abertas então o que são? fechadas a 3 ou a 4? e se aparecer mais alguém? Já não entra?( afinal só os casais monogamicos é que são egoistas e se querem um para o outro) ou se há sempre a porta aberta para mais um, qual o problema de chamar de relação aberta? Acho que não há assim muita confusão. Mas isto tudo só para contrariar com outra visão, o que foi dito, pois realmente, não me preocupa nada os formatos de relações que são possiveis, terei sempre o tipo de relação que sentir que me faz bem seja ele qual for.

Até podemos ter uma relação com 30 pessoas que não nos dará uma visão mais ampla do que é o amor e a sexualidade porque se para uns um não chega, para outros mais que um é demais e vive-se o amor e a sexualidade em pleno em qualquer dos casos tenha é a sorte de com um ou com 30 amar de verdade as pessoas.
                                      « Última modificação: 30 de Agosto de 2013 por paulosabino »
                                        - Vai chover...   
                                         - Vai tu!!!!!!!!!!

Cardo

• Visitante
                                        Eu tenho mesmo uma mente fechada para estas modernices

Spoiler (clica para mostrar/esconder)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          "Engates" no meio LGBT

Iniciado por Galena « 1 2 ... 24 25 » Geral

492 Respostas
                                          138913 Visualizações
                                          Última mensagem 24 de Agosto de 2013
                                          por Cardo
                                          Quantas "relações" antes "DA Relação"?

Iniciado por woman_2 « 1 2 3 4 » Geral

79 Respostas
                                          23766 Visualizações
                                          Última mensagem 12 de Outubro de 2014
                                          por searching_the_love
                                          Relações Abertas

Iniciado por WideOpen « 1 2 3 » Outras Conversas

56 Respostas
                                          8527 Visualizações
                                          Última mensagem 29 de Maio de 2013
                                          por RLUZ
                                          37 Respostas
                                          8329 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Maio de 2016
                                          por Odra
                                          43 Respostas
                                          6083 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Maio de 2017
                                          por Cristina Lemos