rede ex aequo

Olá Visitante02.mar.2021, 14:30:58

Autor Tópico: Relações "Abertas" & Poliamor no meio LGBT  (Lida 60467 vezes)

Relações "Abertas" & Poliamor no meio LGBT

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
    • My Way

Há uma música que tem a seguinte frase: "A confiança é mais importante que a monogamia".

Entre duas pessoas (como se costuma dizer) maiores e vacinadas, o que conta é o Amor, o respeito, a confiança.
Cada um sabe de si e se são felizes assim, porque não?

Entenda-se que me estou a referir a situações em que ambos os membros do casal têm total conhecimento da natureza do mesmo.

Será que há diferenças entre ter uma relação aberta / de poliamor heterossexual ou homossexual?

E vocês o que acham? - Não necessariamente de modo pessoal, mas como conceito a debater. ;)
« Última modificação: 11 de Maio de 2008 por Scorpio_Angel »
    ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

centro_da_gravidad

• Visitante
    Primeiro digo que nao vejo qualquer diferença entre uma relaçao aberta hetero ou homo!

Quanto à questao das relaçoes abertas quando ambos os membros do casal tem conhecimento dela, acho que é um bocado perigoso por assim dizer.
    O amor, o respeito e a confiança sao sem duvida o mais importante, mas nao haverá uma maior probabilidade de um dos membros do casal (ou ambos) se apaixonar por outra pessoa  quando se encontra em estado receptivo, mesmo que seja só para sexo? O que pode começar apenas como sexo pode desencadear outros sentimentos mais profundos. E será que o desejo sexual entre o casal nao corre o risco de diminuir?Se é permitido termos sexo com quem quisermos nao havera uma altura em que olharemos com tedio e aborrecimento a perspectiva de fazermos sexo com o nosso companheiro?Ou o amor consegue ser mais forte?

Offline bix

• Membro Total
      • Género: Masculino
      • Parabola
      Penso que a "relação aberta" é um conceito muito bonito, mas de difícil aplicação.
      A insegurança, o egoísmo, o sentimento de posse sobre @ outr@, de uma maneira geral, corroem essa relação.

Penso que o conteúdo de uma "relação aberta" dependo do modo de amar.
      E, desculpem que diga isto, ainda não conheci ninguém que amasse desinteressadamente, no sentido de não considerar @ outr@ como seu/sua.
      Existem várias explicações para isso, mas é como discutir o sexo dos anjos: inconsequente.

Agora, há uma razão fortíssima para temer relações abertas, do ponto de vista sexual: as DST's.

Mas do ponto de vista emocional, como impedir @ parceir@ de se apaixonar por outr@?...
      Será que, quando se ama, @ parceir@ perde implicita ou explícitamente o direito de se apaixonar por outra pessoa?!  :-X
        "Life is a comedy to those who think and a tragedy to those who feel" - Horace Walpole

Offline *carrie*

• Membro Sénior
        Tb n acho q exista qq diferença entre as relações abertas homossexuais e heterossexuais.

E, tirando a kestão das DSTs, n vj q exista algum problema na sua aplicação prática s ambos os membros do casal estiverem d acordo... É claro q tds esses riscos q já referiram são inerentes ao "processo", mas provavel/ para eles as vantagens superarão as desvantagens!

Offline SafeLight

• Membro Vintage
          • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
            • SafeLight Vídeos
          Enkuanto conceito axo fantástico, revela uma confiança xtrema no outro e uma ligação indestrutivel.
          Em termos pessoais.. (terei k citar a minha amiga pindérica) "não sou assim tão à frente"
           :P

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
            • My Way
          Enkuanto conceito axo fantástico, revela uma confiança xtrema no outro e uma ligação indestrutivel.
          Em termos pessoais.. (terei k citar a minha amiga pindérica) "não sou assim tão à frente" :P

Eu ainda não me pronunciei (e acho que ainda não vai ser agora  lol), mas não quero deixar passar o teu post precisamente para focar o objectivo do mesmo.

Pretendo com o tópico discutir o conceito em geral e a ideia subjacente a este tipo de relações. Vantagens e desvantagens. E chegar à conclusão que a orientação sexual pouco ou nada terá a ver com a escolha/funcionamento da mesma (acho).

Atenção que o que se pretende não é a partilha de experiências pessoais (se bem que isso seja escolha própria) - é mesmo a reflexão do tema.  ;)

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Offline SafeLight

• Membro Vintage
              • SafeLight Vídeos
            Eu ainda não me pronunciei (e acho que ainda não vai ser agora  lol), mas não quero deixar passar o teu post precisamente para focar o objectivo do mesmo.
            Pretendo com o tópico discutir o conceito em geral e a ideia subjacente a este tipo de relações. Vantagens e desvantagens. E chegar à conclusão que a orientação sexual pouco ou nada terá a ver com a escolha/funcionamento da mesma (acho).
            Atenção que o que se pretende não é a partilha de experiências pessoais (se bem que isso seja escolha própria) - é mesmo a reflexão do tema.  ;)

sim, sim. eu percebi e concordo contigo.
            penso k em termos de conceito pode ser positivo pork enkuanto humanos tb temos instintos animais k devem ser satisfeitos..

contudo, penso k todos temos limites morais k nos deixam ir mais ou menos além..
            tem a ver com varias kestões.. mas principalmente os valores de cada um..

em termos de ideia parece-me perfeito.. e kem sabe se daki a 100 anos não estaremos tão à frente k isso seja comum sem significar infidelidade..

tb depende do momento histórico..

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
              • My Way
            sim, sim. eu percebi e concordo contigo.

Ops... apercebi-me que não fui clara em relação a isto..  :P
            O que eu queria dizer era que o teu post era um bom ponto de partida para fortalecer o objectivo do tópico, precisamente porque conseguiste falar da questão de forma concisa e clara, sem "invadir" a esfera privada - tua ou de outrém.

E sobretudo sem tecer juizos de valor.  :up

centro_da_gravidad

• Visitante
              penso k em termos de conceito pode ser positivo pork enkuanto humanos tb temos instintos animais k devem ser satisfeitos..
              SafeLight permite-me discordar contigo num pequenino ponto. Acho que em vez de dizeres instintos animais devias dizer instintos humanos e vou passar a explicar porque.
              Primeiro, para que nao haja equivocos, acho que tu querias dizer com instintos animais o facto de nos irmos na rua muito bem e num determinado momento vermos um gaiato que nos faz os niveis de testosterona subir em flecha. No caso das meninas seriam os niveis de estrogenios e de progesterona a ultrapassarem todos os limites  :devil
              No entanto, acho que isso nao é um instinto animal, visto que na Natureza existem diversos casos de monogamia pura. Um deles é o caso de certas aves que quando encontram companheiro ficam com ele a vida inteira e quando um deles morre (perdoem-me se estou enganado) o luto do outro dura até à sua propria morte. Ja agora refiro que há pouco tempo parece que encontraram uma proteina (se nao estou em erro...podia ser um aminoacido ou outra coisa do genero) responsavel por este comportamento, visto que quando a tiravam do organismo do passarinho este esquecia-se completamente d@ espos@ e passava a ter um comportamento assim um bocadinho pro "depravado". :devil Talvez essa proteina seja o remedio perfeito contra a infidelidade  lol
              Pronto, mas eu com esta conversa toda queria dizer que nao deviamos culpar os instintos animais pelo nosso comportamento, mas sim culpar a insatisfaçao com que o homem nasce. Para a maioria das pessoas a galinha da vizinha é sempre mais gorda que a sua, nem que a sua sofra de obesidade morbida.  ;D

Tambem aproveito para dizer que um relacionamento aberto, por mais liberais que sejam as pessoas, leva sempre à auto destruiçao do relacionamento.
              Imaginem esta situação. Voces tem um relacionamento aberto. Tudo corre bem. Porem uma bela noite algo de mau vos acontece e querem mais que tudo estarem com @ voss@ companheir@ para receberem apoio. Ligam para o telemovel dele/a. Este tá desligado ou ele/a nao atende. Motivo? q**** all night long com @ vizinh@ do lado....... :-X

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                  • SafeLight Vídeos
                SafeLight permite-me discordar contigo num pequenino ponto. Acho que em vez de dizeres instintos animais devias dizer instintos humanos e vou passar a explicar porque.
                Primeiro, para que nao haja equivocos, acho que tu querias dizer com instintos animais o facto de nos irmos na rua muito bem e num determinado momento vermos um gaiato que nos faz os niveis de testosterona subir em flecha. No caso das meninas seriam os niveis de estrogenios e de progesterona a ultrapassarem todos os limites  :devil
                No entanto, acho que isso nao é um instinto animal, visto que na Natureza existem diversos casos de monogamia pura. Um deles é o caso de certas aves que quando encontram companheiro ficam com ele a vida inteira e quando um deles morre (perdoem-me se estou enganado) o luto do outro dura até à sua propria morte. Ja agora refiro que há pouco tempo parece que encontraram uma proteina (se nao estou em erro...podia ser um aminoacido ou outra coisa do genero) responsavel por este comportamento, visto que quando a tiravam do organismo do passarinho este esquecia-se completamente d@ espos@ e passava a ter um comportamento assim um bocadinho pro "depravado". :devil Talvez essa proteina seja o remedio perfeito contra a infidelidade  lol
                Pronto, mas eu com esta conversa toda queria dizer que nao deviamos culpar os instintos animais pelo nosso comportamento, mas sim culpar a insatisfaçao com que o homem nasce. Para a maioria das pessoas a galinha da vizinha é sempre mais gorda que a sua, nem que a sua sofra de obesidade morbida.  ;D
                Tambem aproveito para dizer que um relacionamento aberto, por mais liberais que sejam as pessoas, leva sempre à auto destruiçao do relacionamento.
                Imaginem esta situação. Voces tem um relacionamento aberto. Tudo corre bem. Porem uma bela noite algo de mau vos acontece e querem mais que tudo estarem com @ voss@ companheir@ para receberem apoio. Ligam para o telemovel dele/a. Este tá desligado ou ele/a nao atende. Motivo? q**** all night long com @ vizinh@ do lado....... :-X

Exactamente. o ser humano é insatisfeito por natureza.. :P
                Era o k eu keria dizer.. kuando disse "animal" keria dizer "fora da xfera da razão e da moral"

Mas completaste a ideia mt bem ;)

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                  • My Way

Ok... vou fazer agora um pouco o papel de "advogado do diabo"  :devil

centro_da_gravidad, então essa situação não pode ocorrer com a mesma facilidade numa "relação fechada"?
                Relação "aberta" não significa (à partida, penso) estar menos presente ou ter menos respeito e companheirismo.
                Cada um escolhe as suas prioridades, seja em que relação for.

Não confundir relação "aberta" com infidelidade ou "instintos depravados".  :-\
                Tópico da infidelidade já há um..  ;)

Offline SafeLight

• Membro Vintage
                    • SafeLight Vídeos
                  centro_da_gravidad, então essa situação não pode ocorrer com a mesma facilidade numa "relação fechada"?
                  Relação "aberta" não significa (à partida, penso) estar menos presente ou ter menos respeito e companheirismo.
                  Cada um escolhe as suas prioridades, seja em que relação for.
                  Não confundir relação "aberta" com infidelidade ou "instintos depravados".  :-\
                  Tópico da infidelidade já há um..  ;)

Pois, contudo é inevitavel falar de infedelidade, nem k seja por oposição ou tentarmos discutir kuais são as linhas k separam a infidelidade duma relação aberta..

centro_da_gravidad

• Visitante
                  Eheh fazes muito bem em fazer esse papel...assim sempre há mais pano para mangas  :devil

Primeiro relaçao aberta nunca poderia ser infidelidade como tu bem dizes  :), já que se ambos aceitam nunca pode ser considerado de infidelidade

Acho que o exemplo que dei pode acontecer com a mesma facilidade numa relaçao fechada mas a grande diferença é quando se tenta atribuir as culpas a alguem, por assim dizer!! Numa relaçao fechada temos todo o direito de berrar, fazer escandalo, partir a mobilia  :devil e coisas desse tipo por nos terem negado apoio quando mais precisavamos por causa duma q****. Agora numa relaçao aberta que moral é que temos para falar se fomos nos proprios que aceitamos esse tipo de relaçao?
                  Concordo quando dizes que cada um escolhe as suas prioridades mas a verdade é que não há tempo para tudo, e se queremos ter sexo com outras pessoas acabamos sempre por negligenciar um bocadinho o nosso companheiro...atençao que isto nao é lei, só estou a dizer coisas que podem acontecer!! :D :D

E ja agora, em vez de uma relaçao aberta nao acham que a adopçao de certas "fantasias" (por exemplo interpretarmos personagens diferentes na altura do sexo) teria os mesmos resultados? Uma relaçao aberta nao sera apenas uma fuga à monotonia?

centro_da_gravidad

• Visitante
                    Pois, contudo é inevitavel falar de infedelidade, nem k seja por oposição ou tentarmos discutir kuais são as linhas k separam a infidelidade duma relação aberta..
                    Eu acho que numa relaçao aberta a infidelidade aparece quando o sexo com terceiros se transforma em paixao.

Offline *carrie*

• Membro Sénior
                      Eu acho que numa relaçao aberta a infidelidade aparece quando o sexo com terceiros se transforma em paixao.

Discordo ;)... Acredito q a infedelidade só aparece no momento em q um dos membros do casal d vê obrigado a esconder do outro a prática de sexo c/ um terceiro. É claro q isso provavel/ acontecerá por paixão, mas pode existir paixão s/ q isso aconteça e s/ q o outro membro do casal s sinta "traído".

centro_da_gravidad

• Visitante

Discordo ;)... Acredito q a infedelidade só aparece no momento em q um dos membros do casal d vê obrigado a esconder do outro a prática de sexo c/ um terceiro. É claro q isso provavel/ acontecerá por paixão, mas pode existir paixão s/ q isso aconteça e s/ q o outro membro do casal s sinta "traído".
                        É realmente um bom ponto de vista *carrie* mas agora pergunto se acham que numa relaçao aberta existe esse tipo de dialogo, ou seja dizer com quantas pessoas tiveram sexo naquele dia. Eu pelo menos acho um bocadinho constrangedor...tao a ver o que era chegarem-se ao pe de voces e mostrarem uma lista maior que a lista telefonica?  :-\ :-X

Offline *carrie*

• Membro Sénior

Discordo ;)... Acredito q a infidelidade só aparece no momento em q um dos membros do casal d vê obrigado a esconder do outro a prática de sexo c/ um terceiro. É claro q isso provavel/ acontecerá por paixão, mas pode existir paixão s/ q isso aconteça e s/ q o outro membro do casal s sinta "traído".
                          É realmente um bom ponto de vista *carrie* mas agora pergunto se acham que numa relaçao aberta existe esse tipo de dialogo, ou seja dizer com quantas pessoas tiveram sexo naquele dia. Eu pelo menos acho um bocadinho constrangedor...tao a ver o que era chegarem-se ao pe de voces e mostrarem uma lista maior que a lista telefonica?  :-\ :-X
                          lol n, n acho q sj assim cm dizes, natural/ lol. Acho q n há a preocupação d contar, mas tb n há a preocupação d esconder... S o outro souber td bem, s n souber td bem na mm. :P

Offline mIsS

• Membro Elite
                            • my smile
                            Permitam-me a observação, mas usar o termo relacção para quem quer um tipo de relacionamento desses chega a ser ridículo.
                            « Última modificação: 13 de Abril de 2006 por mIsS »
                              Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

centro_da_gravidad

• Visitante
                              Permitam-me a observação, mas usar o termo relacção para quem quer um tipo de relacionamento desses chega a ser ridículo.
                              Explica-te...deita lenha para a fogueira  ;) :) :D ;D :-*

Offline mIsS

• Membro Elite
                                • my smile
                                Explica-te...deita lenha para a fogueira  ;) :) :D ;D :-*

Não puxes por mim  ::)  :P

Para mim aquela frase por si só tem sentido, concerteza para aqueles que praticam aquele tipo de relacionamento não o tem de todo! Respeito quem o pratica, mas não compreendo!  Para mim falar de uma relação é falar de algo sério, estável entre duas pessoas que se respeitam. Dizerem-me que há respeito porque é feito com conhecimento dos dois, desculpem-me, mas isso é brincarem com as palavras! Nesse relacionamento cada um tem liberdade de fazer o que quer e o que bem entende, tudo bem ... fica no ar a questão? afinal o que há a unir aquelas duas pessoas que dizem ter uma relação? O toque assegurado de duas epidermes??!!!!
                                  Gosto que me ensinem a ver o que me rodeia com outros olhos, não importa se é bom ou mau, isso eu decido.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                  "Engates" no meio LGBT

Iniciado por Galena « 1 2 ... 24 25 » Geral

492 Respostas
                                  138913 Visualizações
                                  Última mensagem 24 de Agosto de 2013
                                  por Cardo
                                  Quantas "relações" antes "DA Relação"?

Iniciado por woman_2 « 1 2 3 4 » Geral

79 Respostas
                                  23767 Visualizações
                                  Última mensagem 12 de Outubro de 2014
                                  por searching_the_love
                                  Relações Abertas

Iniciado por WideOpen « 1 2 3 » Outras Conversas

56 Respostas
                                  8527 Visualizações
                                  Última mensagem 29 de Maio de 2013
                                  por RLUZ
                                  37 Respostas
                                  8329 Visualizações
                                  Última mensagem 15 de Maio de 2016
                                  por Odra
                                  43 Respostas
                                  6083 Visualizações
                                  Última mensagem 25 de Maio de 2017
                                  por Cristina Lemos