rede ex aequo

Olá Visitante13.dez.2019, 05:59:48

Sondagem

Aonde estará a comunidade LGBT dentro de 25 anos?

Na lua!
5 (4.1%)
Será permitida a adopção entre homossexuais
24 (19.8%)
Seremos uns 20% entre a população
8 (6.6%)
Poderemos casar pelo civil
24 (19.8%)
Estaremos igual a hoje
4 (3.3%)
Não seremos segregados social e profissionalmente
28 (23.1%)
Aumentará os bissexualidade
13 (10.7%)
Não sei
15 (12.4%)

Votos totais: 85

Autor Tópico: Como pensas que será o universo LBGT daqui a 25 anos?  (Lida 16262 vezes)

Como pensas que será o universo LBGT daqui a 25 anos?

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...
O futuro prepara-se hoje! Temos consciência do que aquilo que somos hoje está relacionado com a temática LGBT de amanhã?!

Como estaremos nós dentro de 25 anos? Numa Sociedade mais justa e igualitária? Seremos assistidos pelos mesmos direitos que todos os heterossexuais? Poderemos casar com quem entendermos? Os transgéneros poderão escolher o nome que querem pôr no B.I.? Teremos direito à adopção?... Seremos livres quanto à liberdade de expressão de afectos, etc.?
    Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Videl

• Membro Ultra
    • Some place where no-1 calls it wrong
      • Blog
    Eu axo k concordo com todas as hipóteses um pouko (tirando akela da lua lol :P), eu axo k daki a 25 anos tudo estará melhor para nós... escolhi a última hipótese pk acredito k grande parte da população é bissexual mas mtos nunca xegam a saber ou a admitir a si próprios e no futuro um maior número de pessoas será capaz de aceitar isso, mas isto já são teorias minhas :P :-X
      "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
      - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
      - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

ana

• Visitante
      :curtain
      Concordo com a Videl, de tudo um pouco e talvez até a lua!  :up
      essencialmente espero que haja menos pressões para as pessoas poderem estar mais à vontade com aquilo que são. Tudo começa por aí, a meu ver...

Offline VirginiaWoolf

• Membro Sénior
        :wor
        Acho que poderá estar num ponto onde terá ganho certas batalhas, mas onde terá que continuar a lutar e a lembrar que a diferença existe e que faz parte da natureza e diversidade humana. E que as maiorias não são equivalentes ao que é correcto ou deixa de ser e por isso não têm o direito de impôr os seus ideais a ninguém.Ninguém tem o direito de impôr os seus ideais a ninguém!

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Mais sobre mim...
          Eu votei na lua  ;) :D Porque espero termos conseguido muitíssimo mais do que aquilo que temos hoje em dia...  ::)

Espero encontrar-me com uma Sociedade com menos preconceitos, mais justa, mais humana, mais atenta e respeitadora  diferenças dos demais.

Offline Hain

• Membro Elite
            • Género: Masculino
            • God help the outcasts
            Eu votei na penultima.
              A life without passion would be a life barely worth living.

Offline SNiKeRs

• Membro Ultra
              acho que estara tudo igual....

axo k a a mentalidade do povo portugues nao mudara assim tao rapido msm com as proximas geracoes..cm em tudo neste pais

knt mais devagar melhor  >:(

infelizmente

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Mais sobre mim...
                Snikers,

achas mesmo?!... Eu por exemplo, penso que terá mudado em muitos aspectos...  ;)

Offline abreasasas

• Membro Ultra
                  eu também votei a penúltima porque acho que é a que engloba as outras todas (menos a do será tudo igual).

:-* :wings
                    todos compreendem a utilidade do que é útil.
                    ninguém compreende a utilidade do que é inútil
                    chuang tse em "capítulos interiores"

Offline VirginiaWoolf

• Membro Sénior
                    Ah...votei na penúltima, embora ache que se enquadre mais na pergunta "Onde gostarias que estivesse a comunidade LGBT dentro de 25 anos?", porque não sei se isso irá acontecer até lá.Espero que SIM. :)

Offline timmy

• Membro Vintage
                      Eu não concordo com nenhum em particular, teria de votar em vários. Julgo que daki por 25 anos nem tudo estará resolvido, acredito sim que estará muito melhor mas ainda continue a haver um caminho (embora menor) para percorrer.

As mentalidades demoram muito tempo a mudar, se bem k 25 anos n seja propriamente pouco tempo.

Vou fazer uma comparação, n sei será a mais adequada, mas passado um bom bocado da escravatura ter sido abolida, por exemplo nos estados unidos havia escolas próprias para  as pessoas de raça negra, assim como lugares próprios nos transportes públicos, o k eu kero dizer com isto é que embora tenha passado muito tempo e (felizmente) têm tantos direitos como as pessoas brancas, continua a haver racismo, infelizmente creio k o mesmo se passará c a comunidade LGBT, iremos ter já muitos mais direitos, socialmente, judicialmente, etc creio k sejamos iguais aos "ditos" heteros, mas na cabeça das pessoas haverá lugar para a descriminação durante bastante mais tempo. :-/

Offline kalypigirl

• Membro Sénior
                        • wazza!?
                        eu votei na lua! ::) :P
                          An It Harme None, Do As Ye Will.

"My mother always used to warn me about men but she didn't say anything about women.." - Tallulah Bankhead

Offline Hain

• Membro Elite
                          • God help the outcasts
                          Responder
                          Eu não concordo com nenhum em particular, teria de votar em vários. Julgo que daki por 25 anos nem tudo estará resolvido, acredito sim que estará muito melhor mas ainda continue a haver um caminho (embora menor) para percorrer.  

Hummm... eu acredito que no mundo, nada estará realmente resolvido. Essa é a beleza e a tristeza de se viver em sociedade (mas a beleza da sociedade é mais forte  ;D).
                          Mas certamente que em 25 anos se podem melhorar certas coisas, a meu entender, básicas: um sistema jurídico que prime pelo esforço de julgar sem preconceitos ou sob ideias erradas (aka mitos); um maior entendimento dos direitos individuais; uma melhor educação, enfim, um mundo onde as pessoas procurem conhecer o outro sem se fiar nas primeiras impressões (que, como dirá a nossa psicóloga social de serviço cacao, não são dados muito fiáveis).
                            A life without passion would be a life barely worth living.

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                              • Homofobia
                            Timon, por vezes as leis mudam, sem dúvida nenhuma, mais depressa que a cultura...

Mas por outras vezes também é o contrário! :)
                              "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline azithro

• Membro Sénior
                              • all star
                                • eu e o território
                              Acho que é mais fácil um governo decretar uma lei, do que mudar mentalidades, por isso acho que daqui a 25 anos haverá leis com que nos podemos "identificar", mas esqueçam a adopção e o mundo perfeito. Se quizerem viver por detrás do arco-íris, tudo bem por mim. Mas eu vivo neste mundo e é neste mundo que se luta para se conseguir o que se quer.
                                we are all made of stars

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Homofobia
                                Decretar leis também ajuda a mudar mentalidades, porque dá legitimidade, credibilização e valor aos pressupostos dessa lei. Pode não mudar para todas as pessoas, mas ajuda e muito. Nestas coisas acho difícil separar de todo a influência que a lei tem na cultura e vice-versa. As duas coisas existem e muitas vezes caminham de mão dado ou uma empurra a outra, por ordem aleatória.

Não sabemos o futuro. Mas acredito que dentro de 25 anos é provável que possamos casar pelo civil. Também acho que talvez seja possível adoptar. Prefiro ser optimista a ser pessimista. Temos países muito próximos de nós onde estas coisas já estão a acontecer, assim como temos directivas e exigências da União Europeia nesse mesmo sentido. Por enquanto ainda fazemos parte da União Europeia e este será um factor muito pressionante para mudar as leis no nosso país, mais tarde ou mais cedo.
                                  "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                    • Mais sobre mim...
                                  Pois eu acredito que dentro de vinte e cinco anos poderemos casar pelo cívil, teremos direito à adopção, seremos melhor aceites a nível social e profissional, etc. Não acho que seja uma idealista ou optimista. Simplesmente como diz a Bluejazz, acredito que como membros da U.E., dentro de alguns anos a lei será normalizada neste campo e se em já alguns dos fortes paises memebros é possível casar pelo cívil tb Portugal não poderá fugir ao inivitável.

Ontem fui ver o «The Hours» onde explícita e implicitamente aparecem três mulheres lésbicas... Não ouvi sussurro ou comentário algum cada vez que fugiu um beijo no ecrã.

;)

Offline timmy

• Membro Vintage
                                    No meu ponto de vista creio que a possibilidade de casarmos não demorará muito tempo, uma questão de poucos anos, pois como referiram o factor U.E. é um meio de pressão.

Já quanto  mentalidades, acredito que quando essas leis, por ex: a do casamento, forem decretadas julgo que vão haver muitas manifestações, há sempre akelas pessoas que mesmo não tendo nada a ver c o assunto gostam de meter o nariz independentemente de quem irão prejudicar. Muita gente de certeza vai pensar "Estamos no fim do mundo", ou "Ai Salazar que falta fazes"... Qual o maior obstáculo à evolução? As mentalidades, e de falta de mentalidades retrógadas (n sei s é assim k s escreve, n m apetece ir ao dicionário... eheh) não nos podemos keixar

Offline azithro

• Membro Sénior
                                      • all star
                                        • eu e o território
                                      Pois é cacao eu praticamente acabei de ver o the hours  :up e dos três beijos sempre houve sussurros, no primeiro o desconforto foi mais audível (talvez por não se estar à espera), os outros mais sussurrados - um comentário aqui e ali :P.
                                      É por causa destas pequenas coisas que eu acho que a legislação vai ser o impulsionador da mudança de mentalidades.
                                      Se bem que eu acho que não devemos ser tão seguidoristas em relação à comunidade europeia.
                                      O problema é que a comissão europeia não legisla neste sentido, apenas nas coisas práticas como o caso dos táxis que falámos no sábado passado.
                                      Posso estar errada, mas não creio que seja a ue a legislar a este nível.

jokas ;) e boa argumentação ;D
                                        we are all made of stars

Offline Videl

• Membro Ultra
                                        • Some place where no-1 calls it wrong
                                          • Blog
                                        Por acaso hoje tava com a minha mãe na rua e lembreime de repente e disse (num tom de voz normal, já k para mim n tava a dizer nada de anormal :P) "oh mãe, sabes k o filme "The hours" tem cenas em k gajas se beijam...axo k uma delas deve ser lésbica" e mal acabo de dizer isto a minha mãe encontra uma amiga da minha avó, k de certezinha absoluta k ouviu pelo menos a ultima parte! lol eu ri-me imenso por dentro... mas a mulher n comentou nada, nada mesmo... só k por acaso irritou-me pk a primeira coisa k me perguntou foi "tas grande, já fazes as tarefas domésticas?"  ??? :inq :-X tive mesmo para lhe responder como ela merecia, n axei graça nenhuma, mas a minha mãe viu k eu tava a ficar nervosa e respondeu por mim educadamente, kk coisa como "faz alguma coisa" lol
                                          "-Lesbian?? You think I´m a lesbian? (...)
                                          - Well, u´re a girl in love with a girl, aren´t u?
                                          - No! I´m Paulie, in love with Tory!!!Remember?And Tory is, she IS in love with me, because I´m hers, and she´s mine,and neither of us are lesbians!!" - Lost and Delirious

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          334 Respostas
                                          45248 Visualizações
                                          Última mensagem 22 de Janeiro
                                          por Di HF
                                          166 Respostas
                                          22810 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Novembro de 2010
                                          por dummie
                                          0 Respostas
                                          1948 Visualizações
                                          Última mensagem 16 de Setembro de 2008
                                          por softbaby
                                          O que vais fazer daqui a pouco?

Iniciado por ammodytes « 1 2 ... 198 199 » Tópicos Lúdicos

3973 Respostas
                                          166449 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Abril
                                          por Aries
                                          33 Respostas
                                          4265 Visualizações
                                          Última mensagem 20 de Abril de 2015
                                          por akire