rede ex aequo

Olá Visitante26.out.2020, 04:18:43

Sondagem

A visibilidade diminui o preconceito?

Sim
192 (68.3%)
Não
38 (13.5%)
Não sei
51 (18.1%)

Votos totais: 200

Autor Tópico: A visibilidade diminui o preconceito?  (Lida 56004 vezes)

Offline jamessaints

• Associad@
  • Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Fairy Godfather
    • Facebook
Acho que depende do tipo de visibilidade.
Se for feito de forma natural, mostrando que os LGBT são pessoas como as outras, acho que pode ajudar a diminuir o preconceito.
No entanto, a impressão que tenho é que a maior parte das coisas que as pessoas vêem sobre LGBTs é tudo demasiado excessivo, dando a ideia que nos achamos superiores, e portanto as pessoas acabam por ficar com uma ideia ainda mais negativa....
É a minha opinião.

O que é que consideras por demasiado excessivo?

Também concordo que depende da visibilidade mas, de um modo geral, penso que tem ajudado imenso! Hoje em dia em quase todas as séries existe uma figura da comunidade LGBT. Muitas celebridades manifestam-se abertamente sobre e defendem os direitos da comunidade LGBT. Penso que se nota principalmente nas pessoas mais novas os efeitos que isto já tem. Ouço muitas muitas pessoas entre os 10 e os 25, heterossexuais, a defenderem os direitos LGBT. Até a minha irma mais pequena, que nem sonha que eu sou gay é completamente ''homofilica'' e so tem 12 anos! (penso que o glee contribui em grande parte para isto =P)

GLEE!  [smiley=bateria.gif] [smiley=hipnotizado.gif] ;)

Erierf

• Visitante
It depends! :)

Frozzen

• Visitante
    Bem eu acho que compreendo o que o shyboy está a querer dizer com demasiado excessivo. No outro dia vi um placard numa manifestação gay que dizia: ''Amor= anus''. Em cor de rosa. tipo... isto só é aumentar os preconceitos e associações erradas que as pessoas já têm em vez de ajudar. Mas penso que se trata mesmo de uma minoria de acontecimentos e que em grande parte a visibilidade é muito positiva!

Offline jamessaints

• Associad@
      • Membro Ultra
      • Fairy Godfather
        • Facebook
      Bem eu acho que compreendo o que o shyboy está a querer dizer com demasiado excessivo. No outro dia vi um placard numa manifestação gay que dizia: ''Amor= anus''. Em cor de rosa. tipo... isto só é aumentar os preconceitos e associações erradas que as pessoas já têm em vez de ajudar. Mas penso que se trata mesmo de uma minoria de acontecimentos e que em grande parte a visibilidade é muito positiva!

Lá está não se pode dizer que algo é excessivo só com base em casos pontuais.

É preciso que se veja o geral e se avalie pelo todo e não por ínfimas partes ;)

Offline Atomic

• Membro Ultra
      • Everything changes when you grow old...
        • Somos Blergh
      Acho que a visibilidade diminui quase sempre o preconceito, eu poder ser o exemplo vivo para alguém de que uma pessoa gay é algo tão simples como quem está a frente dela, acaba por desmistificar muitos perconceitos e confusões que haja na cabeça da pessoa.

O que eu criticaria seria mais a visibilidade que os media por vezes dão a eventos como a marcha. Regra geral eles dão uma visibilidade focada na parte mais chocante da marcha e acabam por não dar uma visão compreensiva do que é uma marcha. Dito isto, vi agora com a questão da lei da autodeterminação de género que os media andam a ficar muito mais sensíveis a questões lgbti.

Offline Pouto

• *
      • Novo Membro
      • Género: Feminino
      À uns anos atrás diria que sim, mas hoje? Hoje acho que politicas de visibilidade não resultam.
      Mas eu tambem faço parte duma fatia particularmente esquecida dos LGBT, e muitos de nós preferem-no assim.

Offline modaluxa

• *
        • Novo Membro
        Ajuda!

Creio que pelo menos as novas gerações, que não têm ainda uma opinião tão formada sobre a comunidade LBGT+, o facto de haver cada vez uma maior visibilidade ajuda a diminuir o preconceito :)

Fiz um vídeo sobre este tema, que deixo aqui caso queiram ver :)

https://www.youtube.com/watch?v=gIBCAcPoZgk

Muita força a todos :)

Offline Asbie

• *
          • Novo Membro
          • Miau.
            • Youtube
          Li o titulo deste tópico e algumas respostas (mesmo as muito antigas) e lembrei-me logo de um comentário meio ignorante que uma professora minha proferiu em finais de 2017 enquanto falava de uma marcha:
          Spoiler (clica para mostrar/esconder)

O mais "engraçado " é que se estava a referir a um cartaz qualquer que viu no facebook numa imagem de uma marcha... dos EUA. Parece que quem quer fazer estes comentários pouco se importa com o "onde" ou "com que frequência", basta haver para nos chatear com isto.

Por sorte até agora ninguém naquela sala sabe que sou bi senão teria sido bem estranho embora provavelmente não passariam de olhares de quem não sabe o que dizer  [smiley=confuso.gif]  Noutro dia também comentou negativamente algo que sou e foi bastante awkward, ainda me lembro da cara de uma colega que olhou para mim. Ainda noutro dia começou a falar do "estilo de vida gay" como se fosse uma só coisa.
          Acho que neste momento o que o mundo mais precisa (ou pelo menos gente como a minha professora...) em termos de visibilidade / representação é mostrar que há mais nas pessoas para alem disso e não só dizer "há mais nas pessoas para alem disso". Não sei se me estou a explicar bem... nós, pelas circunstâncias em que nos encontramos, conhecemos ou seguimos pessoal LGBT e estamos mais a par daquilo por que passamos. Mas como é que isto é visto por fora? ??? 

Offline Aries

• *
            • Novo Membro
            Eu acho que a visibilidade gera a curiosidade, e a curiosidade leva ao querer conhecimento, e o conhecimento quebra preconceito.

Portanto... kind of.

Offline Atomic

• Membro Ultra
              • Everything changes when you grow old...
                • Somos Blergh
              Acho que cada vez mais as pessoas são expostas em contacto diário com pessoas LGBTI e isso é crucial para quebrar estereótipos e normalizar as várias situações. Asbie, penso que isso ainda é um passo que ainda falta dar na vida de muitas pessoas, mas com o tempo as coisas vão se normalizando...

Offline Lio

• Orador(a)
              • Membro Ultra
              • "Se queres ser feliz amanha, tenta hoje mesmo"
                • https://www.facebook.com/roma.rui
              Não tenho a certeza se diminui pois o negros têm bastante visibilidade e não deixam de sofrer pelo preconceito das pessoas na mesma.

Offline CynicalBug1992

• *
                • Novo Membro
                Não. Atitude muda preconceitos.

Offline eclaire

• *
                  • Novo Membro
                  • Género: Outro
                  Se considerarmos visibilidade como personagens LGBT em novelas ou notícias no jornal... acho que não, as pessoas são muito boas a ignorar ou a falar mal.
                  A normalização e interação pessoal com a comunidade parece funcionar melhor. Estes dias numa festa familiar estava no mesmo restaurante um casal de raparigas a celebrar o casamento, não ouvi nenhum comentário da parte da minha família, era como se estivesse ali um casal heterossexual. Gostei muito, e acho que é assim que devia continuar.
                  Ou seja, normalização > visibilidade na minha opinião. A visibilidade surge naturalmente.

Offline Sekh

• **
                    • Membro Júnior
                    Depende da visibilidade que se fala... concordo com  eclaire... :) primeiro estranha-se, depois entranha-se.
                    [/size]A partir do momento que as coisas começam a ser normais e o grupo em questão lidar também normalmente em frente a uma sociedade com "tabus", deixa de haver o preconceito.

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                      23 Respostas
                      10077 Visualizações
                      Última mensagem 30 de Abril de 2010
                      por Poison
                      137 Respostas
                      20080 Visualizações
                      Última mensagem 17 de Maio de 2016
                      por carolinalg
                      6 Respostas
                      1971 Visualizações