rede ex aequo

Olá Visitante26.out.2020, 04:57:50

Sondagem

A visibilidade diminui o preconceito?

Sim
192 (68.3%)
Não
38 (13.5%)
Não sei
51 (18.1%)

Votos totais: 200

Autor Tópico: A visibilidade diminui o preconceito?  (Lida 56006 vezes)

Offline Ines

• Membro Sénior
  • Género: Feminino
  • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
:)

No meu ponto de vista, a visibilidade diminui o preconceito, se kebrármos com a ideia formada pela sociedade do k é "ser homosexual", ou seja, destruírmos aos poucos o tal esteriótipo c os kais tod@s acabamos por ser identificados...estamos sem dúvida a contribuir para a diminuição do preconceito, pois seremos visto como seres "normais" iguais aos demais...temos vida própria, resperiamos, gostamos de nos vestir da forma k nos sentimos melhor... ::) afinal cada um é como é, mas é um facto k os esteriótipos são modelos mto próprios, com os kais nem tod@s nós nos identificamos axo k acima de tudo temos k ser apenas nós mesmos, afinal nem todos podemos gostar do vermelho o azul também faz parte da paleta de cores  ::) :P
É um facto k são os esteriótipos k preenchem as pásginas de jornais, revistas...pk são os esteriótipos k dão lucro aos media...e o preconceito é fumentado desde logo... e neste caso a visibilidade não diminui o preconceito, pk somos tod@s rotulados da = forma  :-/

:-* a tod@s  :up
    De todos os canto do mundo
    Amo com um amor mais forte e mais puro
    Aquela praia extasiada e nua,
    Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Offline pink

• **
    • Membro Júnior
    Eu também acredito que a visibilidade pode diminuir o preconceito.

Como a Fleur escreveu:
    Responder
    Infelizmente, a ideia que a (maior parte da) sociedade fz da homossexualidade é muito negativa, errada e esteriotipada. Penso que a visibilidade pode ajudar a derrubar esses preconceitos, mostrando que não correspondem à realidade.

São os preconceitos que existem sobre os gays, as lésbicas, os bissexuais e os transgenders que impedem, na minha opinião, a sociedade de ultrapassar a homofobia e de nos aceitarem tranquilamente.

Se os meios de comunicação social continuam a passar continuamente a imagem dos "extremos", como é que as pessoas comuns ( que não têm contacto com homossexuais no dia a dia ) vão aceitar a ideia de terem um colega, ou um vizinho assim?

Se em vez de pensarem apenas na "risota" os media pensassem na informação iriam com certeza mostrar imagens dos gays, lésbicas, bissexuais e transgenders que nada têm de diferente dos heterossexuais para além da sua preferência sexual ou identidade de género. Ou seja, todas aquelas pessoas por quem eles passam na rua, com quem partilham o escritório ou as salas de aula, enfim, com quem convivem normalmente, sem problemas de maior.

Se houvesse maior visibilidade, se mais pessoas em Portugal assumissem a sua homossexualidade, por exemplo, a sociedade acabaria por ver - não só que somos muitos - que temos muita coisa em comum e acabaria por nos aceitar, como se aceita um elemento novo que chega a um grupo. Mas só podemos ser aceites, lutar contra o preconceito, se dermos esse primeiro passo, se assumirmos aquilo que somos. Caso contrário teremos de viver uma vida dupla cheia de mentiras e omissões que não abonam muito a favor da saúde psicológica de cada um de nós.

Fiquem bem.

Pink

Free your mind and the rest will follow

http://patriciaventura.no.sapo.pt

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
      • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
        • Mais sobre mim...
      pink,

pessoas comuns? Que não têm contacto com homossexuais no dia a dia?!!!... :inq :inq  A mim parece-me que as coisas não devem ir por ai. Toda a gente conhece vários homossexuais, se são assumidos ou não é outra história. E eu sou uma pessoa comum e vulgar... :) ;)

fica bem!
      ...............

Sinceramente  não sei se a visibilidade diminui ou não o preconceito (creio que deve diminuir a muito longo prazo). Mas não quero viver a minha vida escondida dentro de quatro paredes.  Independentemente o que os outros acham ou deixam de achar, temos todo o direito de tornar visível o que cada um é... até porque não é com peneiras que se tapa o sol

fiquem bem!

Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline Ganymedes

• **
        • Membro Júnior
        • Género: Masculino
        • «A rir se corrigem os costumes.» (prov. latino)
        A visibilidade diminui o preconceito.
        Não acaba com ele (nem é essa a questão), mas diminui, torna habitual, torna banal.
        Curiosamente algo que há tempos me fazia confusão (o ser visto a beijar o meu namorado em público) deixou de ser para mim um mito quando nos abraçamos ou beijamos na rua. Nunca verifiquei qualquer mal-estar nem nunca fomos insultados (pasme-se!). Na verdade, uma vez um casal het de namorados até comentou e sorriu encarando a coisa com normalidade. Somos meninos que "ninguém diria" e isso causa um misto de surpresa e "deixa lá, desde que se entendam..."
        Diminui o preconceito entre os het (maior prova disso é o facto de alguns dos meus amigos mais radicais terem posições agora mais moderadas desde que lhes contei) mas sobretudo, e é isso que me interessa particularmente, diminui os preconceitos entre nós mesmos. Permite a criação de modelos e padrões para os adolescentes em processo de se assumirem -- permite verem que outras pessoas são o que são e que não existe nada de especial nisso: nem bom nem mau, nem orgulho nem preconceito.
        Permite também a identificação dos GLBT como pessoas reais e concretas, não estereotipadas, que convivem connosco em nossas casas e nos nossos empregos. Os GLBT deixarão de ser um grupo de "bichas tontas" com os quais se pode gozar e contar anedotas... talvez na nossa mesa esteja um.
        Diminui numa primeira fase a manifestação desse preconceito, o que a seu tempo levará a uma banalização do tema.

Beijos a tod@s

:-* :-*
          «Um pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a Humanidade.»

Offline Magia

• Membro Ultra
          • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
            • A minha galeria
          OI!!!  :blush
          bem, eu sou da opinião de k a transparência aumenta a visibilidade...  :curtain
          ou seja, devemos deixar transparecer o k somos para sermos aceites e visiveis...  ???
          em vez de andarmos por aí a escondermo-nos e mentir...  :wor
          já tou farta de mentiras!  :devil
          se a visibilidade consekente da transparência diminui o preconceito ou não isso já nao tenho a certeza..  ;D
          talvez, realmente, km alguém já disse, a longo prazo.. Mas nós não devemos preocuparmo-nos kom o k pensam ou dizem de nós... Não vai ser o preconceito k me vai impedir de me auto-realizar!!!
          fikem bem...  :-*
            Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Offline graven

• Membro Total
            • Género: Masculino
            • LiveRockDie
            Hummm... esta traz água no bico  ;D
            Verdade seja dita a homossexualidade ainda é associada a bichas malucas e mulheres bota da tropa. E porquê? Porque estas são as pessoas com a coragem de deitar tudo a perder (família, amizades e emprego) sair da sombra e dizer: "Este é o verdadeiro eu! Take it or leave it!". Estas pessoas são marcadamente diferentes da sociedade hetero e é esta mesma diferença, desfilada em jeito de choque, que fomenta o medo que já existe, cria os esteriotipos e, infelizmente, restringe tudo a uma breve generalização.
            Mas acho que a situação está a melhorar. É preciso tratar a situação como um todo e acima de tudo não criar-mos nós próprios um pequeno ghetto social.
            A pouco e pouco acho que vamos lá pessoal :) é preciso acreditar, em nós próprios acima de tudo, mas também que este é um esforço comunitário porque, afinal de contas, estamos todos no mesmo barco.
            Ti'jelas

PS: Epah! Uma temporada a apanhar soleco num yate não era nada mal pensado...... ;D não hà yate... fico-me pela costa  :devil
              Graven

naif

• Visitante
              olá pessoal :-*

Visibilidade... Preconceito... São palavras que volta e meia ecoam nas nossas cabeças, não é?   ;)  E nos fazem pensar duas vezes...  Se por um lado queremos agir naturalmente e despreocupadamente, limitando-nos a ser nós mesmos, por outros estamos cientes que o peso de tais acções não é o mesmo para gays e het...

Não sei dizer se a visibilidade diminui ou não o preconceito mas sei que causaria com certeza muito espanto, porque as pessoas não fazem ideia da quantidade de gays que andam por aí!!  :o

Eu sou optimista  :)   acho que a uma maior visibilidade corresponderia uma maior tolerância, inicialmente, e aceitação, posteriormente. Com algumas turbulências sociais à mistura...

Besos calientes para todos vós :P

Naif*

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                  • Mais sobre mim...
                Olá a todos!

Vim rever velhos tópicos e encontrei um post meu em que dizia que não sabia se a visibilidade diminuia o preconceito, quero então corrigir essa minha opinião da altura, PARA MIM A VISIBILIDADE DIMINUI O PRECONCEITO!!!  Não só o diminui como o normaliza; simplifica; dismitifica, aclara falsas crenças, etc mas sobretudo faz-nos muito mais felizes!!!

Offline pink

• **
                  • Membro Júnior
                  Uma opinião:
                  ( e eu sei que mais valia estar calada, mas é mais forte do que eu )
                  Se não te preocupasses tanto em contrariar certas pessoas, talvez prestasses mais atenção aos tópicos que se estão a tratar.
                    Pink

Free your mind and the rest will follow

http://patriciaventura.no.sapo.pt

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                    • Membro Vintage
                      • Mais sobre mim...
                    R U TALKING TO ME?...

??? ??? ??? Sê mais explícita por favor porque não entendi...

Offline Ines

• Membro Sénior
                      • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
                      :curtain pink :(

Responder
                      Uma opinião:
                      ( e eu sei que mais valia estar calada, mas é mais forte do que eu )

Agora é a minha vez de vos pedir desculpa ??? Mas axo k à partida este fórum é democrático...até aki td bem!... Mas dentro da democracia tão defendida por tod@s...axo k temos k saber ser "moderados" qt's aos nossos comentários o respectivas opiniões!.... Não ???
                      Acalmem um pouco os ânimos e continuem a expressar SEMPRE as vossas opiniões mas sem sermos ofensivos!...
                      pink ... acredito k n o deves ter feito consicientemente... mas um pedido de desculpas ficaria-te mto bem :)

:-* a tod@s :up
                        De todos os canto do mundo
                        Amo com um amor mais forte e mais puro
                        Aquela praia extasiada e nua,
                        Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                        • Membro Vintage
                          • Mais sobre mim...
                        sabes Pink,

deduzindo que o teu post foi direcionado para mim, confesso que de início não tive tanta certeza porque não percebi a mensagem, pensava que podia não ser para mim... Só te posso preguntar se alguma vez te fiz mal ou se me conheces para me fazeres esse juízo de valor?!! Nunca procurei contrariar ninguém do fórum posso sim escrever que algumas vezes tenho uma opinião diferente e julgo ter sempre atenção aos tópicos que se tratam e não misturar alhos com bugalhos... mas posso estar enganada...

Offline abreasasas

• Membro Ultra
                          cacau! grata por teres andado a ver velhos tópicos. este tinha-me passado ao lado!

não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito e com o qual concordo em grande parte...
                          a visibilidade, por vulgarizar a homossexualidade, é uma grande ajuda à diminuição dos preconceitos, sim.
                          Aliás, foi sempre assim que eles (os preconceitos) se combateram, parece-me!
                            todos compreendem a utilidade do que é útil.
                            ninguém compreende a utilidade do que é inútil
                            chuang tse em "capítulos interiores"

Offline abreasasas

• Membro Ultra
                            Com a visibilidade as pessoas passam a conhecer e o preconceito torna-se um conceito, não é?
                              todos compreendem a utilidade do que é útil.
                              ninguém compreende a utilidade do que é inútil
                              chuang tse em "capítulos interiores"

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                                • Mais sobre mim...
                              Abreasasas,

deixa de ser um pré-conceito a priori e passa a ser um conceito a que acrescentas a tua experiência pessoal.

nicsparks

• Visitante
                                Olá a tod@s!

Eu penso que depende um pouco do tipo da visibilidade e do que pretende-se fazer com ela....

Se for uma visibilidade que quer  chocar pessoas, é normal que vá aumentar o preconceito e não diminui-lo, pois apesar de certos avanços, temos que ter em conta, que algumas sociedades ainda não estão preparadas para a dita visibilidade...

Agora , se a visibilidade for para mostrar a existência de relações saudáveis e sérias., é bem capaz de diminuir consideravelmente o preconceito..

:up :-* a tod@s!!

Nicsparks

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                  • Membro Vintage
                                    • Mais sobre mim...
                                  Nics,

todas as Sociedades estão preparadas para a «tal» visibilidade... (just my opinion...) e se não estão quanto mais cedo melhor!!!

:up

NickOfTime

• Visitante
                                    Sim e não, depende da imagem transmitida.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                                      • Membro Vintage
                                        • Mais sobre mim...
                                      Falo de visibilidades positivas e saudáveis ;)

Offline mega

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Sénior
                                        Responder

ESPANHA: Candidato à Câmara Municipal de Madrid sai do armário
                                        3 Jan 02

Depois de promover o 'outing' de um coronel do Exército, um padre e um guarda espanhol, a revista gay espanhola "Zero" surpreendeu os leitores neste início de ano trazendo na capa da edição de janeiro o deputado europeu socialista e candidato dos Verdes à Câmara Municipal de Madrid, José Maria Mendiluce. Em entrevista à "Zero", Mendiluce disse que escondeu a sua orientação sexual até agora "por cobardia". Segundo ele, se tivesse assumido antes a sua homossexualidade, teria sido prejudicado profissionalmente na ONU, onde foi representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Candidato nas eleições municipais de Maio de 2003, Mendiluce parece disposto a correr atrás do tempo perdido. "O mundo gay pode contar comigo para que defendamos nossos direitos juntos", declarou.

Portugal Gay news
                                          "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          23 Respostas
                                          10079 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Abril de 2010
                                          por Poison
                                          137 Respostas
                                          20080 Visualizações
                                          Última mensagem 17 de Maio de 2016
                                          por carolinalg
                                          6 Respostas
                                          1971 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Agosto de 2013
                                          por pedrosilvaesc
                                          4 Respostas
                                          1325 Visualizações
                                          Última mensagem 30 de Setembro de 2013
                                          por Boreas
                                          0 Respostas
                                          4485 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Junho de 2018
                                          por anadeoli