(...)
Acho que o voluntariado da rede ex aequo tem de começar a ser visto como algo mais do que "ser direção, coordenador ou orador".
(...)
Exactamente! É impossível uma evolução quando há uma perspectiva que se prende apenas a cargos desse tipo. Há várias coisas que se podem fazer dentro da associação e que são igualmente importantes, desde tarefas mais leves a coisas mais complexas.
Uma associação, seja ela qual for, só o é quando há espaço para toda a gente contribuir. No outro dia vi que no grupo local do Porto surgiu o desafio
"Coordenador@ por um dia" para uma das reuniões que irão realizar. Achei genial. Nesse sentido e de encontro ao ponto anterior, acho que adaptar essa ideia ao voluntariado na rede ex aequo seria algo fantástico:
"Voluntári@ por um dia!"* (que não teria que ser necessariamente um dia apenas mas fica a ideia). É que parece que para se fazer voluntariado na associação tem que se ter formação para tudo e mais alguma coisa e isso não faz muito sentido. E não falo do voluntariado em eventos avulsos, como ajudar no espaço da associação no Arraial Pride, por exemplo. Refiro-me a um voluntariado constante, de fazer isto e de fazer aquilo, mas sem ser um desses projectos que já referimos (é óbvio que nesses casos é necessário e importante ter formação).
Poderia criar-se uma mailing list com todas as pessoas voluntárias e, quando surgisse alguma situação em que fosse necessário alguém representar a rede ex aequo, o pedido seria feito aí e depois quem quer que estivesse a coordenar a bolsa de voluntári@s decidiria quem seria a pessoa, ou pessoas, mais adequada a fazer representação. Um pouco como se faz (fazia?) no Projecto Educação. Simples assim.
Sinceramente acho que o mais complicado é encontrar e reencontrar as pessoas. Complicado no sentido de organizá-las e pedir contactos, porque é uma tarefa que dará algum trabalho em termos práticos. Mas isso feito,
e existindo a vontade para começar a delegar, tudo fluiria de forma mais fácil. Imagino eu.
Embora nos últimos anos a minha experiência com as direcções não tenha sido, como já mencionei, a mais positiva, não faz parte do meu feitio assumir que a nova direcção siga o mesmo caminho, muito pelo contrário. Parto do princípio que têm é que pegar em várias coisas que estão abandonadas e destroçadas e reconstruir de novo e isso é complicado: e pede apoio em vez de críticas logo à entrada. Por isso mesmo acho que não devemos apenas esperar que essa iniciativa parta da direcção (que ainda agora começou e deve estar a lidar com várias coisas actualmente) - e nem sei qual é a posição deste novo grupo de pessoas referente à bolsa de voluntári@s - mas acho que faz todo o sentido que nos organizemos também e que apresentemos algum tipo de proposta.