rede ex aequo

Olá Visitante19.jul.2019, 11:08:19

Autor Tópico: Porto - Vá para fora, cá dentro  (Lida 61124 vezes)

Porto - Vá para fora, cá dentro

Offline SafeLight

• Membro Vintage
  • Género: Masculino
  • Sinto-me ex aequo com o resto do mundo!
    • SafeLight Vídeos
Bons chás e mt variados, além de um ambiente exótico e acolhedor, tem tb a casinha de chá no Edifício Artes em Partes, ali na Miguel Bombarda. E os bolinhos à fatia, hmmmmm, uma maravilha!! [smiley=sim.gif] [smiley=orgulhoso.gif] ;D
Subscrevo! É realmente agradável.  :)
Alguém falou em bolos? :D
Huummm... um espaço a explorar ::)

Artes em partes... ora ai está um espaço mt interessante no porto...

já lá não vou há bues..

Offline meteorito

• Membro Total
Esse local soa-me bastante bem, mas não não estou a ver onde fica a Rua Miguel Bombarda. Sabem-me dizer como se chega lá?

Obrigado
    "Abre-te Sésamo
    Cessa-me o castigo"

EYre

• Visitante
    Esse local soa-me bastante bem, mas não não estou a ver onde fica a Rua Miguel Bombarda. Sabem-me dizer como se chega lá?

Obrigado

Ora bem, se fores por Cedofeita, é uma transversal...

Offline gumby

• Associad@
      • Membro Elite
      • Género: Feminino
      • It is possible to see a rainbow in the dark.

Obrigado

Ora bem, se fores por Cedofeita, é uma transversal...

também conhecida por 'rua das galerias'... mas se fores a cedofeita e perguntares, alguém te há-de dizer!  ;D

Offline Ella

• *
        • Novo Membro
        Ora bem, a Miguel Bombarda fica paralela à D. Manuel II, a rua do Museu Soares dos Reis e do Palácio de Cristal. Aliás, a entrada para esta rua pode-se fazer por uma ruela transversal, mesmo em frente ao Palácio (portão principal), é só atravessar a rua, e fica tb abaixo da Galeria 111. É só subir essa ruela e virar à direita, têm aí a Miguel Bombarda, as galerias e quase a meio o Edifício Artes em Partes e os chazinhos ;)

Offline indigo

• Membro Elite
            • indigo prateado
          as galerias e quase a meio o Edifício Artes em Partes e os chazinhos ;)

Excelente mesmo :up Só descobri este final de verão, mas vale mesmo a pena ir, nem que seja apenas para conhecer o espaço!  :)
            "Our suffering is peeling off and revealing a brand new skin, a new power.
            Love heals all wounds and not just time alone. " (Jeff Buckley)

Offline meteorito

• Membro Total
            Ora bem, a Miguel Bombarda fica paralela à D. Manuel II, a rua do Museu Soares dos Reis e do Palácio de Cristal. Aliás, a entrada para esta rua pode-se fazer por uma ruela transversal, mesmo em frente ao Palácio (portão principal), é só atravessar a rua, e fica tb abaixo da Galeria 111. É só subir essa ruela e virar à direita, têm aí a Miguel Bombarda, as galerias e quase a meio o Edifício Artes em Partes e os chazinhos ;)

Ah, já estou a ver mais ou menos onde fica. Bem, depois de terem falado tão bem do local, tenho mesmo que lá dar um salto
              "Abre-te Sésamo
              Cessa-me o castigo"

Offline gumby

• Associad@
              • Membro Elite
              Não sei se alguém já falou no 'Black Coffee' ali nos Aliados, mesmo ao lado da Camara... (mas se alguém falou, é favor um moderador simplesmente apagar isto!)

Tem um espaço muito fixe, e é muito agradável de se estar tanto de tarde como de noite!

Pelo menos de inverno, esta-se lá muito bem, e quente, mas sem ser exageradamente quente! De verão, bem, a ver vamos!  ;D

nakedboy

• Visitante
                Não sei se alguém já falou no 'Black Coffee' ali nos Aliados, mesmo ao lado da Camara... (mas se alguém falou, é favor um moderador simplesmente apagar isto!)

Tem um espaço muito fixe, e é muito agradável de se estar tanto de tarde como de noite!

Pelo menos de inverno, esta-se lá muito bem, e quente, mas sem ser exageradamente quente! De verão, bem, a ver vamos!  ;D
                Bolas... :-\ fui lá uma vez e bastou!
                Antipatia, lentidão... enfim, mau serviço >:(
                Prefiro, de longe, o Guarany :up

Offline gumby

• Associad@
                  • Membro Elite
                  Bolas... :-\ fui lá uma vez e bastou!
                  Antipatia, lentidão... enfim, mau serviço >:(
                  Prefiro, de longe, o Guarany :up

lol essa opinião tenho eu do Guarany... não volto lá tão cedo!!

EYre

• Visitante
                    Um cruzeirozinho no rio Douro sabia-me agora tããããoooo bem... ::)

Offline meteorito

• Membro Total
                      Um cruzeirozinho no rio Douro sabia-me agora tããããoooo bem... ::)

Ora aí está uma coisa que nunca fiz. Sempre tive vontade de passear pelo Douro, mas nunca me dei ao trabalho de investigar preços e horários para os passeios.

Alguém tem essa informação por aí?
                        "Abre-te Sésamo
                        Cessa-me o castigo"

Offline free_thinker

• Membro Sénior
                        • Ninguém é de ninguém, mesmo quando se ama alguém
                          • Causas com Causa
                        Aí está uma coisa que nunca fiz, mas adoraria fazer... :-\
                        O Douro é tão lindoooo ::) [smiley=hipnotizado.gif]

Ora aí está uma coisa que nunca fiz. Sempre tive vontade de passear pelo Douro, mas nunca me dei ao trabalho de investigar preços e horários para os passeios.

Alguém tem essa informação por aí?

Aí tens:
                        http://www.douroazul.pt/douroazul.php?pag=cruzeiros_list&t=0
                        http://www.douronet.pt/default.asp?id=99&mnu=99

Offline free_thinker

• Membro Sénior
                          • Ninguém é de ninguém, mesmo quando se ama alguém
                            • Causas com Causa
                          E a vaigem de comboio até ao Pocinho? Também deve ser qualquer coisa...

EYre

• Visitante
                            E a vaigem de comboio até ao Pocinho? Também deve ser qualquer coisa...

Fiz uma vez até à Régua e achei muito bonita a viagem a partir de certo ponto, especialmente quando o comboio vai paralelamente ao rio. Até ao Pocinho nunca fiz.

Lipe22

• Visitante
                              A viagem até a regua é linda...

Gostava de fazer a viagem por barco tb deve ser interessante :)

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                                • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                                  • My Way
                                A viagem até a regua é linda...

Gostava de fazer a viagem por barco tb deve ser interessante :)

Por acaso é muito giro... e tens o barco a ser subido (ou descido, conforme) em 3 comportas!
                                Com almoço e tal... Muito fixe!  ;)

~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Offline Petit_Prince

• Membro Elite
                                  Sitio especial: Aquela lojinha de roupa vintage na rua do Almada. Tem de bater pa entrar e tem uma porta azul!  :D

Mercado do Bolhão

biki

• Visitante

"Sábado de manhã, fui ao Mercado. Para perceber determinadas coisas há que ir aos sítios, há que vê-los, compreendê-los. Quantas pessoas que por aí escrevem sobre o Bolhão foram lá nos últimos tempos? Meses? Anos? Talvez nem na Baixa vivam, raramente aqui vêm. É indiscutível que o Mercado perdeu muita da sua dinâmica, há mais concorrência, e sobretudo, vive menos gente pela Baixa. Mas ele subsiste quase implacavelmente, subsistem aqueles que aqui vêm. O incrível não é que ainda há pessoas que vão ao Bolhão, mas sim, que apesar do estado de abandono a que foi votado o edifício, continue afluir gente ao mercado. Isso é o incrível. E está cheio! Mas desenganem-se, não são apenas velhos, há gente nova (como eu, que por aqui vivem agora), há turistas de máquina fotográfica e de sorriso estampado, há gente carregada de sacos. Há flores, fruta, peixe (e tanta diversidade), carne, pão, bom pão, uma variedade de produtos regionais que em nenhum outro sítio do Porto existe. O mercado é um elogio aos sentidos, um lugar absolutamente único. Em quantos sítios da Europa temos ainda a oportunidade de deambular por uma estrutura desta dimensão, com esta vida, com esta oferta de produtos, de cores, de cheiros, de sons? Está tudo lá, enquadrado magnficamente pela arquitectura do Marques da Silva. Mesmo assim abandonado, apoiado por andaimes, mantém o seu semblante de grandeza e dignidade.
                                    Não me venham é dizer que a solução para tudo são shoppings, três no mesmo km2, é demais. Aprendamos com os erros dos outros. Nos anos 80 e 90, muitos mercados foram fechados por essa Europa fora e substituídos por shoppings. O Les Halles em Paris, é um exemplo, de muitos, de um projecto falhado que hoje espera uma solução.
                                    A solução do Bolhão já lá está! O que é o Bolhão senão um imenso mercado de produtos como se diz agora "biológicos", regionais, naturais, único. Ponha-se também comércio relacionado com produtos regionais e de artesanato (tantas feiras de artesanato que por aí se fazem), de vinhos (Vinho do Porto), de gourmet, pequenos restaurantes específicos com belas esplanadas lá dentro, de pequenas lojas vocacionadas para turistas. Manter essa aura específica e atraente do Bolhão mas dotá-lo de novas valências que atraiam um novo público é isso que o Mercado precisa. Transformá-lo em shopping pode ser a solução mais rentável directamente, mas imaginem as possibilidade que se perdem. Valerá a pena? Qualquer turista irá franzir o olho quando lhe disserem que o mercado vai ser um shopping, que vai ter uma cobertura, mais um piso intermédio, dois maravilhosos pisos de estacionamento (mais carros para a cidade) que o cheiro das especiarias e das flores que ainda subsiste pelo ar vai ser substituído pelo odor apetitoso de um hamburguer com batatas.

Pedro Bismarck

Certamente já devem ter ouvido falar no novo projecto para o mercado do Bolhão. Acham que destruir património nacional para construir um shopping, em vez de o reabilitarem, é boa ideia? Destruir a vida a centenas de pessoas que lá trabalham? E tudo para construir um shopping que provavelmente vai resultar no mesmo que no Plaza, um edifício que anda às moscas, vazio?

http://manifestobolhao.blogspot.com/ - "Nós,a Comunidade cívica e estudantil do Porto, não podemos deixar de manifestar, publicamente a nossa total discordância e solicitar às Entidades e Organismos de Tutela, que impeçam esse "acto de puro mercantilismo" que pode ser a Demolição do Mercado do Bolhão. Para mais informações e esclarecimentos, contactar manifestobolhao@gmail.com ou 917264340- Joaquim Filipe, Daniela Teixeira, Daniel Santos".

Juntem-se, vamos travar este projecto e manter vivo o Bolhão. Enviem ideias, participem.

Mercado do Bolhão

Offline Scorpio_Angel

• Membro Vintage
                                      • I faced it all and I stood tall; And did it My Way
                                        • My Way

Porto: Trabalhadores do Comércio cantaram pelo Bolhão

Porto, 10 de Maio (Lusa) - A banda Trabalhadores do Comércio actuou hoje junto ao Mercado do Bolhão, no Porto, solidarizando-se desse modo com o Cordão Cultural que durante todo dia atraiu ao local muitas pessoas "unidas" em defesa do velho edifício.

A iniciativa do Cordão Cultural foi do Movimento Cívico e Estudantil do Porto e teve como objectivo "sensibilizar mais uma vez a cidade para a preservação de um ícone da cidade como é o Mercado do Bolhão".

De manhã até quase à noite, houve música, dança, teatro artes plásticas e animação diversa diante da frente sul do mercado e numa das ruas vizinhas, que esteve fechada para o efeito.

Filipe Massena, um dos rostos desta organização, explicou que o cordão cultural e a arte serviram transmitir aquela mensagem.

Acrescentou que foi também passado "um documentário" da sua autoria, sobre o mercado, "com vários depoimentos do escultor José Rodrigues, dos professores Calvet Magalhães e Jacinto Rodrigues, do maestro Borges Coelho e do arquitecto Siza Vieira".

Os Trabalhadores do Comércio, histórica banda portuense liderada por Sérgio Castro, actuaram gratuitamente. Iniciaram o seu concerto pouco depois das 17h30 e actuaram durante cerca de meia hora, perante algumas centenas de pessoas que por momentos recearam que a chuva estragasse tudo.

No passeio fronteiro ao Bolhão, foram montados dois painéis onde quem quisesse podia deixar o seu testemunho. As mensagens tinham um denominador comum: é preciso salvaguardar este mercado quase centenário e o que ele representa do ponto vista patrimonial.

Eis algumas mensagens: "O Porto sempre lutou. Ninguém o faz parar. O Rio Vai para a rua. O Bolhão continua", "Não deixem destruir o Bolhão" e "O Bolhão respira Porto e nós respiramos Bolhão. Não sufoquem esta voz".

O Cordão Cultural procurou ser "uma forte demonstração de repúdio da população portuense pela decisão da Câmara Municipal do Porto de alienar um património público de valor incalculável à esfera privada".

Com efeito, a autarquia liderada por Rui Rio decidiu entregar a uma imobiliária de capitais holandeses, a TramCroNe (TCN), após concurso público, a remodelação do Bolhão e a sua exploração durante meio século.

O autarca alega que "a Câmara não tem os muitos milhões de euros necessários" para reabilitar o velho imóvel, motivo por que recorreu a uma empresa privada. Rio tem referido que a posse dos equipamentos se mantém na autarquia.

A TCN prevê investir 50 milhões de euros na reabilitação do Bolhão, mas os adversários desta opção afirmam que o mercado desaparecerá. Alguns como os arquitectos Correia Fernandes e Joaquim Massena dizem mesmo que haverá "demolição", à luz do projecto anunciado.

Correia Fernandes afirma que "só as fachadas" sobreviverão se o projecto avançar tal como foi apresentado. Este arquitecto e outros activistas têm esperança em que o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) chumbe o projecto da TCN.

O IGESPAR tem de ser ouvido por estar em causa um edifício classificado e a sua opinião é vinculativa. "Não há volta a dar-lhe", reforça Correia Fernandes.

AYM.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
                                      2008-05-10 19:50:01
                                        ~ Journey Towards Angel Wings ~

"People should be allowed to fall in love with whoever they want. I mean, otherwise what's the point of living?..." - O&A

"A vontade, se não quer, não cede; é como a chama ardente, que se eleva com mais força quanto mais se tenta abafá-la." - Dante Alighieri

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        15 Respostas
                                        13236 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Agosto de 2010
                                        por S@RDINHA
                                        14 Respostas
                                        3491 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Fevereiro de 2012
                                        por La_más_lista
                                        Porto para novatos (as)

Iniciado por TheOne25 Porto

5 Respostas
                                        1242 Visualizações