rede ex aequo

Olá Visitante26.nov.2020, 00:58:51

Sondagem

Existe uma cultura gay?

nunca pensei nisso
14 (14.4%)
acho que não
30 (30.9%)
não sei
16 (16.5%)
sim existe
37 (38.1%)

Votos totais: 66

Autor Tópico: Cultura gay  (Lida 10882 vezes)

Cultura gay

Offline goldis

• **
  • Membro Júnior
  • Género: Masculino
  • Luta e vence!Sê feliz!!;)
Há quem diga que é uma moda. Outros dizem que e uma forma de afirmação perante a sociedade. O certo é que há   elementos como o glamour, as divas, que podem ser entendidos como indicadores de uma indentidade particular ou apenas como meros esterótipos.da a tua opinião.... :)
    " You are beautiful, no matter what they say...their words can´t bring you down..."

Cultura gay

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
    • Membro Vintage
    • Género: Feminino
      • Homofobia
    Já escrevi antes sobre o assunto (http://homofobia.com.sapo.pt/cultura.html). Acho que não há uma cultura gay (para além do que a discriminação e a opressão em comum traz como "cultura"), mas sim uma ou mais sub-culturas gay. Por exemplo, por vezes confunde-se demasiado "liberdade sexual" com "cultura gay". Eu diria que é mais correcto dizer que é uma "sub-cultura gay" (ou "sub-cultura ocidental"), porque nem todas as pessoas homossexuais querem o mesmo ou sentem o mesmo. A questão da liberdade sexual pode estar relacionada com ser-se homossexual até certo ponto, mas é verdadeiramente uma questão que afecta toda a gente, quer gay ou hetero. Questões relacionadas com S/M, promiscuidade, poligamia, etc. não são questões exclusivas de uma orientação sexual, mas de uma maneira de estar ou de ser que transborda a fronteira da orientação sexual. Aborrece-me que se confundam estas coisas. A luta pela "liberdade sexual" devia ser uma bandeira daqueles que, hetero ou gay, desejam alcançar essa mudança social. Não digo que não seja incluída na agenda do movimento LGBT, mas não espelha de modo algum todas as lésbicas e gays. E depois é assim que são confudidos "alhos com bugalhos"... ;) Como quase todos os movimentos civis há que saber ter equilíbrio e compreender que há pessoas muito diferentes que desejam coisas diferentes entre elas. :) Diversidade é talvez o mais importante aqui. Julgo que estereótipos não ajudam a reconhecer esta diversidade.
      "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Cultura gay

Offline Ganymedes

• **
      • Membro Júnior
      • «A rir se corrigem os costumes.» (prov. latino)
      Existe uma cultura de apreciadores de marisco? :o Ou uma cultura de fumadores de cachimbo? :o Ou uma cultura de coleccionadores de moedas? :o Estou mais na sequência do defendido pela bluejazz: existem sub-culturas, identificadas por gostos comuns que em determinados momentos provocam a união dessa mesmo subgrupo (a mariscada, o jantar anual dos fumadores de cachimbo, o encontro anual de numismatas, a gay parade). Comparo muito a questão da "cultura gay"( :ocom as necessárias adaptações :o) ao fenómeno clubístico ;D. Numa mesma claque todos se aliam a favor do mesmo clube: lado a lado estão médicos, funcinários públicos, desempregados, homens e mulheres de esquerda e de direita. Que se saúdam no metropolitano por levarem o cachecol do mesmo clube. Mas no dia seguinte cada um segue suas vidas: poderão até encontrar-se num Fórum do seu clube, poderão até ter mais amigos do seu clube do que de outros e ir tomar café com eles, poderão cantar os hinos da sua claque, poderão discutir táticas de defesa ou de ataque para a próxima época, mas nada mais os une. Com excepção dos adeptos ferrenhos ou daqueles que trabalham e dedicam a sua vida ao clube, que fazem do seu clube a sua vida (os posters dos melhores jogadores, a colecção de bilhetes dos jogos em casa, ou os tops, a Cher, os voluntários em ONGs defensoras dos grupos de GLBTs). Mas estes são minorias dentro da sub-cultura, que é constituida por milhares de subculturas: talvez porque, na realidade, nem tão pouco exista. Talvez porque não existam gays... talvez existam apenas pessoas, todas elas imensamente diferentes.
      Mas quando joga contra o Sporting a claque do Benfica une-se, de cachecois e bandeiras... Já foram a um jogo de futebol?  ;) ;) (Eu só pla tv!!)

Beijos a tod@s.  :)
        «Um pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a Humanidade.»

Cultura gay

Offline Ganymedes

• **
        • Membro Júnior
        • «A rir se corrigem os costumes.» (prov. latino)
        Mas admitindo que existiria essa cultura gay, que substituirei pela expressão "life style" gay ou lésbico que hábitos possuem que talvez vos distingam de outros grupos? Confesso que para além de de vez em quando dar umas opiniões e escrever umas coisas sobre a matéria e de bisbilhotar um ou outro bar ou discoteca gay, pouco mais me definiria como gay. Mas conheço pessoas que vivem intensamente a expressão "gay" e fazem disso um culto... com pinturas em casa, músicas, livros... e vocês?

Bjos a tod@s  :-* :-*
          «Um pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a Humanidade.»

Cultura gay

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Homofobia
          Mais um tópico para "pôr-em-dia" e este é polémico! ;)
            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Cultura gay

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
            • Membro Vintage
            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
              • Mais sobre mim...
            Ainda não tinha votado neste tópico... pôxa devia ser mesmo do baú da avózinha, né?

Votei que não existe. Acredito que cultura é um conjunto de valores, crenças, atitudes, etc. de um determinado grupo de pessoas num determinado momento. E que dentro da comunidade LGBT não temos todos as mesmas crenças, valores, atitudes, etc.
              Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Cultura gay

Offline abreasasas

• Membro Ultra
              lembro-me deste tópico e também não votei na altura. nem agora. não acho que haja bem uma cultura gay... acho que é mais "um meio gay".
                todos compreendem a utilidade do que é útil.
                ninguém compreende a utilidade do que é inútil
                chuang tse em "capítulos interiores"

Cultura gay

Offline barthez

• Associad@ Honorári@
                • Membro Vintage
                • k os números nunca te façam eskecer as pessoas
                eu votei 'nunca pensei nisso'... e é mesmo assim... nunca pensei...  :-/

mas as vossas respostas tão muito interessantes... por isso vou pôr-me a pensar agora e depois digo qq coisa... lol

8)
                  "people should be allowed to fall in love with whoever they want! I mean... otherwise what's the point of living?!" once and again

Cultura gay

Offline Pandora

• Membro Ultra
                  Se existe uma cultura gay?

Gostaria de pensar que não. Pelo menos para mim, e ressalvo o respeito por cada um e pelo seu estilo de vida.
                  Mas para mim não. Não tenho uma "cultura gay" e não pretendo ter (se é que isso existe totalmente).
                  Esta ideia de "estilo de vida gay", "cultura gay", "círculos gay" remete-me novamente para um sectarismo que me parece tribal.

A sociedade é feita de pessoas, e a sua riqueza está na descoberta que dela fazemos nas suas múltiplas vertentes.

Ao cingir-me a essa tal cultura... deixo de conhecer o Mundo e todos aqueles que prezo (gays ou não gays).

..
                    Watch your thoughts, they become your words
                    Watch your words, they become your actions
                    Watch your actions, they become your habits
                    Watch your habits, they become your character
                    Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

Cultura gay

Offline aisthesis

• Membro Total

A sociedade é feita de pessoas, e a sua riqueza está na descoberta que dela fazemos nas suas múltiplas vertentes.

.. o que me sugere logo escrever é que tudo isto se prende com uma questão tão simples... falamos de PESSOAS que pela sua intrínseca diversidade e consequente unicidade, pensam, reagem, sentem, reflectem, vivem...

.. basta passar o olhar pelas intervenções dos participantes deste fórum... e eu vejo /leio coerência, ponderação e até rigor. Assim como me arrepio (ás vezes) com a intolerância, limitações reflexivas ou inconsistência /superficialidade de conteúdos...

.. assim é, somos PESSOAS.

.. pela gestão das diferenças (entre outras coisas) construímos os nossos percursos... mais ou menos semelhantes, o que é facto é que falarmos de uma «cultura gay» parece-me excessivo, inconcebível e ligeiro...

.. não me enquadro minimamente neste tipo de «sectarismos»... sempre redutores...
                      "...farto de morder o conceito de maçã, queria agora morder o fruto..." Jean Paul Aron

Cultura gay

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                      • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                        • Mais sobre mim...
                      Não existe cultura gay, mas existe "coltura" das santanetes! lol lol lol Ai que profunda estou esta manhã... [NOT!].
                        Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Cultura gay

Offline Azuth

• Membro Elite
                          • No one is there!
                         ::) Existe umas escadinhas que passo em coimbra que me fazem lembar, e não sei porquê, Santana ::)

Quando subo essas escadinhas, estão umas portinhas do lado direito, que dizem Sentinas  ::) não percebo como faço associações deste tipo  ::) incrível ::)

Cultura gay

Dido

• Visitante

.. basta passar o olhar pelas intervenções dos participantes deste fórum... e eu vejo /leio coerência, ponderação e até rigor. Assim como me arrepio (ás vezes) com a intolerância, limitações reflexivas ou inconsistência /superficialidade de conteúdos...

*super esfrega os olhos*

aisthesis, onde é que eu já ouvi isto? :inq lol ;)

É por aí mesmo.. infelizmente são criados estereótipos à volta das pessoas.. e cada vez mais constato que os ditos não passam de isso mesmo.. de estereótipos incoerentes.. :wor
                          Também não concordo com a cultura gay.. no entanto a abreasasas.. tocou em algo que não podemos fechar os olhos.. o meio gay. Infelizmente, no meu ver, ele veio para ficar.. só vem reforçar a homofobia.. mas enfim.. isso já é assunto para outro tópico. ;)

Cultura gay

Offline Mercury

• Membro Ultra
                          • Hydrargirum
                          "Claro que existe...não há a mínima necessidade, nem em prol do exibicionismo, nem em prol de uma atitude de vida intrínseca, alardear aquilo que só a nós nos diz respeito.....
                          Lembro-me de um comentário de um amigo gay que me disse:
                          -Arraial gay???mas os heteros tb fazem arraial....?Pq é que eu havia de ir para lá....."

A minha amiga que está ao meu lado dixit.....

P.S.- Isto não foi uma tacada, foram 18 buracos....Mercury dixit ;)
                            Abaixo a "nova ricage", abaixo estolas e cetins...
                            Abaixo a classe D, os cromados e os afins...
                            Abaixo o ar de enjoo e a chauffage de tarar...
                            Abaixo a purpurina e o bigode por rapar....

Abaixo a atitude que é tão triste e demodé! Ser MONO é tão passé!!!

Cultura gay

Offline Mascote

• Membro Sénior
                              • AlguresNoMundo
                            "Claro que existe...não há a mínima necessidade, nem em prol do exibicionismo, nem em prol de uma atitude de vida intrínseca, alardear aquilo que só a nós nos diz respeito.....
                            Lembro-me de um comentário de um amigo gay que me disse:
                            -Arraial gay???mas os heteros tb fazem arraial....?Pq é que eu havia de ir para lá....."

A minha amiga que está ao meu lado dixit.....

P.S.- Isto não foi uma tacada, foram 18 buracos....Mercury dixit ;)

[smiley=sim.gif] :up
                              "Se evitares os problemas, jamais poderás dizer que os superaste" - Richard Bach

Cultura gay

Offline fReeKaS

• Membro Total
                              • (...) A gentleman will walk but never run (Sting)
                                • http://www.ando_a_pensar_nisso.talvez
                              Boas Noites!
                              Permitam-me que lance uma acha nesta fogueira, sensível e polémica!  :devil

antes de mais:
                              cultura
                              - maneiras colectivas de pensar e de sentir;
                              - conjunto de costumes, de instituições e de obras que constituem a herança social de uma comunidade ou grupo de comunidades;
                              - conjunto das acções do meio que asseguram a integração dos indivíduos numa colectividade.
                              colectividade
                              - qualidade de colectivo;
                              - junta;
                              - sociedade;
                              - grupo;
                              - associação.

in "Dicionário da Lingua Portuguesa" 8ª Edição Porto Editora

Acho que fica tudo respondido!

Na minha singela opinião, a "cultura gay" está em practicamente tudo aquilo que fazemos "à volta" da nossa homossexualidade, ou seja, o facto de estarmos aqui, de discutirmos opiniões neste fórum, de existirem associações que defendam os nossos direitos, convívios, jantares, manifestações. Para mim tudo isso é cultura gay. É tudo aquilo que nos diferencia do "mundo hetero".
                              Acho que se está a entender a palavra cultura de uma forma errada.

Lá que depois existam "sub-culturas"/"sub-mundos" isso já é outro assunto.

E tenho dito...  ::)  :P  8)
                                If there's a God or any kind of justice under the sky,
                                If there's a point, if there's a reason to live or die,
                                If there's an answer to the questions we feel bound to ask,
                                Show yourself, destroy our fears, release your mask!
                                "Queen - Innuendo"

Cultura gay

Offline Pandora

• Membro Ultra
                                Não existe cultura gay, mas existe "coltura" das santanetes! lol lol lol Ai que profunda estou esta manhã... [NOT!].

Não percebi  :P
                                Mas também não devia ser para perceber  :)
                                  ..
                                  Watch your thoughts, they become your words
                                  Watch your words, they become your actions
                                  Watch your actions, they become your habits
                                  Watch your habits, they become your character
                                  Watch your character, it becomes your destiny.  (Anónimo)

Cultura gay

Offline aisthesis

• Membro Total
                                  Há quem diga que é uma moda. Outros dizem que e uma forma de afirmação perante a sociedade. O certo é que há   elementos como o glamour, as divas, que podem ser entendidos como indicadores de uma indentidade particular ou apenas como meros esterótipos.da a tua opinião.... :)

.. se estamos a querer abordar esta questão (a da existência ou não de um tipo de cultura gay) segundo o prisma que nos remete para a existência «de uma identidade particular» ou, por outro lado, para a existência de «estereótipos»... parece-me razoável individualizar opiniões.

.. ou seja, pela (minha) interpretação destas palavras parece-me lógico dizer que qualquer juízo (sempre parcial) nos conduz ao inevitável favorecimento de uma parte em detrimento da outra.

.. "eu" generalizo = "eu" opto pela ausência de diferenciação...  "eu" estou a ser redutor(a).

No fundo eu tenho que tomar um partido... e aquele que eu defendo /acredito é o da liberdade individual, o da expressão da unicidade de cada ser, sem catalogações ou estereótipos...

.. e não será porque a minha orientação sexual é esta ou aquela que eu penso, vivo, comporto-me, reajo ou sinto como aquele cuja orientação é a mesma... temos algo em comum, mas isso por si só não nos define como iguais.

.. se compactuarmos com a "etiqueta" ou com o "rótulo", a defesa de qualquer causa diluir ou perder-se-á na sua própria indecisão...

E tentando não fugir ao cerne da questão, existe ou não essa cultura? Partindo do princípio que sim, ela ultrapassa-me... pois rejeito-a (somos antes de mais PESSOAS... generalizo para poder individualizar  ;))

cultura
                                  - maneiras colectivas de pensar e de sentir;
                                  - conjunto de costumes, de instituições e de obras que constituem a herança social de uma comunidade ou grupo de comunidades;
                                  - conjunto das acções do meio que asseguram a integração dos indivíduos numa colectividade.

(...)

in "Dicionário da Lingua Portuguesa" 8ª Edição Porto Editora

Acho que fica tudo respondido!

Na minha singela opinião, a "cultura gay" está em practicamente tudo aquilo que fazemos "à volta" da nossa homossexualidade, ou seja, o facto de estarmos aqui, de discutirmos opiniões neste fórum, de existirem associações que defendam os nossos direitos, convívios, jantares, manifestações. Para mim tudo isso é cultura gay. É tudo aquilo que nos diferencia do "mundo hetero".
                                  Acho que se está a entender a palavra cultura de uma forma errada.

.. se partirmos da definição da palavra (cultura) a linha de pensamento a seguir é esta... é uma questão de lógica. Contudo, quando fazemos a distinção entre «"mundo hetero"» e (implicitamente) o nosso suposto "mundo", questiono:

1- Será que o devemos ou podemos fazer quando o que se pretende (julgo eu) é a visão, a aceitação de uma realidade no plural? Sem "rótulos" ou "etiquetas"... sejam elas respeitantes à homo ou à heterossexualidade.

...

.. isto é o que penso quando me interrogo...
                                    "...farto de morder o conceito de maçã, queria agora morder o fruto..." Jean Paul Aron

Cultura gay

Offline aisthesis

• Membro Total

*super esfrega os olhos*

aisthesis, onde é que eu já ouvi isto? :inq lol ;)

.. sinceramente não faço a mais pequena ideia...  :-*  Era suposto eu captar algum tipo de mensagem subliminar?  :(

Cultura gay

Dido

• Visitante
                                      .. sinceramente não faço a mais pequena ideia...  :-*  Era suposto eu captar algum tipo de mensagem subliminar?  :(

Madrinha desnaturada >:( já não se lembra do que conversa com a sua afilhadinha? :baby vou-te rifar.. [smiley=chicote.gif] :P

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                        Cultura Gay em Coimbra

Iniciado por danyel « 1 2  Todas » Coimbra

33 Respostas
                                        11966 Visualizações
                                        Última mensagem 21 de Abril de 2009
                                        por Livre-Mente
                                        6 Respostas
                                        1671 Visualizações
                                        Última mensagem 1 de Março de 2011
                                        por Back Room
                                        5 Respostas
                                        2587 Visualizações
                                        Última mensagem 16 de Abril de 2014
                                        por Spektrum