rede ex aequo

Olá Visitante19.nov.2019, 00:47:26

Autor Tópico: Como revelar aos meus pais que sou homossexual?  (Lida 53528 vezes)

Como revelar aos meus pais que sou homossexual?

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
  • Membro Vintage
  • Género: Feminino
    • Homofobia
Link para a página do site da Rede EX AEQUO onde é possível encontrar sugestões: http://ex-aequo.web.pt/pais.html. É bastante completo. Não deixem de visitar se estiverem a pensar em assumir-se aos vossos pais.  

Quando se assumirem, partilhem as vossas experiências, sucessos ou dificuldades connosco aqui no fórum!
    "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Como revelar aos meus pais que sou homossexual

FeNiXx

• Visitante
    :-[ a mim é-me impossível... tentei... apanhei tamanho excerto de porrada... minha mãe apontou-me uma faca na barriga... qd fica transtornada é mto violenta. é doente. disse k serria a maior vergonha da vida dela e k eu era uma desgraçda... a unica hipotese q tive foi desmentir tudo... e deixar k o tempo passasse e até hj... faz de conta k n se passou nada, k td akilo foi uma crise da minha adolescencia... e ... deixar a vida correr. pode ser k um dia mais tardee qd for completamente independente e qd eu sair de casa eu lhe volte a contar... mas aí já estarei longe para ouvir algo do tipo "prefiro morrer e a matar-te, desgraço a minha vida e a tua mas nc terei uma filha tão porca"  isto tudo me revolta pk os meus pais sao mto antiquados, nao entendem e pelos vistos tb n consigo faze-los entender, e olhem k ja ha mto tempo k lhes falo em kestoes homessexuais, n de mim mas faço de conta k falo de outras pessoas e nem assim a minha mãe vê que isso é normal... q farei mais?  ???

Offline Magia

• Membro Ultra
      • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
        • A minha galeria
      :-*
      deixa lá k a minha... pensa k é fase! até aí, tudo bem.. até lido bem kom a indiferença e essas cenas... agora, kd ela me diz pa agir komo se fosse tabu, percebem? aí é k me passo... se eu kero falar(sobre esses assuntos e etc) e ja nao tamos em tempo de salazar, pk hei eu de me calar?

só me apetece fugir de casa... e tou a planeá-lo, é só mais 2 anitos.... só vou ter saudades da mia avó, ela pode não me compreender, mas pelo menos ouve-me com ouvidos de ouvir e é ela k inda me vai akalmando...

Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
        • Membro Vintage
        • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
          • Mais sobre mim...
        Costuma-se dizer que um Pai sabe sempre o que é melhor para um filho... o que nem sempre é verdade.

A nós acontece-nos pensar que muitas coisas vão ser o melhor e tampouco se confirma a regra. Umas sim, outras não.

vezes os pais idealizam tanto o filho que têm que quando abrem os olhos, simplesmente criam uma barreira invisível que não lhes permite ver a realidade. A isso chama-se mecanismo de defesa. O pior é que cada Pai reage de acordo com a sua vivência pessoal: uns dizem que é uma fase e que vai passar; outros expulsam os filhos de casa; ... etc.

Essa idealização é muito difícil de entender para aqueles que ainda não fomos pais. Um triste exemplo que acontece muitas vezes é quando uma casal decide engravidar e está nove meses a idealizar um anjinho perfeito. Quando o bebé nasce e por acaso apresenta uma anomalia fisica ou sensorial, os pais caiem numa profunda angústia patológica. Rejeitam que isso lhes esteja acontecer. Preguntam-se o que é que fizeram de errado, e coisas do género.

Não pretendo de forma alguma fazer uma analogia entre este exemplo e o assumir-se como LGBT. Quero falar-vos da idealização - desprovida de sentido, sem dúvida!, que os nossos pais criam em relação aos filhos. E que ainda que estejam de todo errados, muitas vezes, devemos pensar que projectam em nós algo idílico para eles... o que muitas vezes dista assustadoramente da realidade.

Fiquem bem!
          Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

nicsparks

• Visitante
          Olá a tod@s:

Eu decidi escrever aqui para contar o meu caso, já que os meus pais já sabem que sou homossexual e queria partilhar com vocês, essa história...
           Os meus pais souberam, sem que fosse eu a contar directamente, pois para falar a verdade, sempre tive medo de contar-lhes pela reacção que eles poderiam ter, que afinal revelou-se aquilo que eu esperava, embora interiormente,tivesse esperança de outra reacção... :-[
          Para eles a ausência de namoradas e outros factores, deixavam dúvidas, mas quando levei o meu namorado pela primeira vez a casa( dizendo que era amigo!!) começou uma fase de maiores incertezas para eles  devido também a saberem que na casa da faculdade, ele vivia comigo, dormindo no mesmo quarto e que faziamos planos de remodelaçõs , etc...
          Minha mãe chegou a perguntar ao Goldis o que nós eramos e ele delicadamente e suavemente respondeu que eramos algo mais que amigos, que gostavamos muito um do outroo e a reacção dela foi um sorriso, em seco...
          Outra pessoas que desconfiavam contaram-lhe, e ela as berros e choros deu-me a escolher entre a família e  amor e eu assumni tudo de vez e escolhi o amor, levandoa que eu "perdesse" a família, com a qual hoje fal, mas onde o clima não é o mesmo, pois ainda não aceitam...
          Concluindo, talvez na altura se eu tivese dito "Basta!" e tivesse contado, a reacção fosse outra, ams isso são tudo "ses" e nós na vida temos que ter certezas..
          Por isso amig@s, o que vos poderei dizer é que há casos e casos, e assim sendo vocês têm primeiro que avaliar  vosso para depois decidirem , mas seja como fôr, só vos posso desejar as maiores felicidades...  :)
          Abraços e jinhos!! :up :-*
                               Nicsparks

Offline Ines

• Membro Sénior
            • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
            :curtain FeNiXx  ;)

Nunca deixes k situações tomem conta de ti, dos teus sentimentos ... nada nem ninguém merece k deixemos de ser nós, k nos auto destruímos, em função de outr@s !... :'( :-/

Sei k és uma moça c a cabecita aberta...apenas te posso dizer "Força FeNnix, segue o teu caminho de cabeça erguida :-* aprende a jogar o jogo da vida :)

:-* a tod@s :up
              De todos os canto do mundo
              Amo com um amor mais forte e mais puro
              Aquela praia extasiada e nua,
              Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Tedesco

• Visitante
              Se eu tivesse q contar, a pessoa q sentiria menos o baque (acredite se quiserem!) seria o meu pai.
              Meu pai foi daquela geração dos anos 60: Woodstock, Beatles, etc, etc. Montou uma banda de rock c/mais meus tios e uns amigos e ficou por aí a cantar pelo Brasil. Eu sempre fui apegado a ele, cansei de beijá-lo (no rosto, lógico! Até hj, qdo o encontro, faço isso na frente dos meus amigos e dos dele.), de vez em qdo, qdo era criança, ía dormir na cama deles e dormia abraçado c/ele (o q deixava minha mãe morrendo de ciúmes!)  lol Enfim, ñ sofri nenhum preconceito da parte dele.
              Qdo tinha 14 anos, perguntei a ele:
              - Pai, se eu estivesse envolvido c/drogas, vc continuaria gostando de mim?
              - Claro, vc é meu filho!
              - E se eu fosse alcóolatra?
              - Idem.
              - E se eu fosse(nem imaginava q seria)...(ñ me deixou terminar).
              - Tá bom, bicho! Vamos parar c/isso! Qual dessas três coisas vc está querendo me contar?
              - Nenhuma das três, pai! É q eu queria saber se vc deixaria de gostar de mim ou ñ. (Ufa! Pensei q ía apanhar p/caramba!  lol lol lol)
              Ele olhou sério p/mim e disse:
              - Cara, vc sabe q eu sempre te amei e nunca vou deixar de t ver como meu filho! Agora me conta, o q vc está querendo me dizer?
              - Bebi o seu vidro de Martini todo! (Acabei apanhando da minha mãe!)  lol lol lol lol lol

Offline mega

• Associad@ Honorári@
                • Membro Sénior
                Fenixx: infelizmente há histórias assim. Nem sei o que te diga. Creio que realmente o melhor é construires a tua vida, e quando o puderes, vivê-la da maneira que te faça feliz. É triste quando os nossos pais nem sequer conversam connosco. Porque, por mais que nós sejamos seu filhos, somos também seres, independentes, com vontades próprias, com sentimentos próprios, com uma percepção da vida própria. E como nos podem conhecer, amar, se não conversam connosco? Só porque somos filhos deles? Não creio. Pelo menos, não só!
                A comunicação (saudável) é das coisas mais importantes em qualquer relação, seja fraternal, de amizade, amorosa, profissional, etc etc...
                Sem isso nem conseguimos conhecer os outros, nem deixar que nos conheçam a nós. E quer queiramos quer não, vivemos em sociedade.
                Nicsparks: foi uma atitude muito corajosa, parabéns. Deixar tudo e todos os que conhecemos e amamos para vivermos o que sentimos ao lado daquela pessoa que nos completa é daquelas coisas que raramente se vê hoje em dia. Até mesmo no contexto heterossexual, onde cada vez reina mais o contentamento. Não nos devemos contentar com algo que não nos preenche e sim trabalhar pelo que queremos e merecemos e desejamos! In full. Contentamento é para os pobres de espírito :D
                Tedesco: acho linda a relação que tens com o teu pai. Deve ser uma pessoa realmente especial. Parabéns.

Eu, pessoalmente, contei em primeiro lugar, à minha irmã, 6 anos mais velha que eu, a qual me perguntou se tinha a certeza do que lhe dizia. Na altura, andava um pouco confusa, pois como podia eu ter a certeza de algo que era tão novo e tão confuso? Disse-lhe que ainda não, mas que também não podia negar mais o que sentia. E sentia-me completamente apaixonada por uma amiga minha (a primeira lésbica que conheci).
                Perguntei-lhe o que ela achava que os meus pais iriam pensar do assunto (mais do que o meu pai iria pensar, do que o que a minha mãe pensava, pois sabia exactamente que ela iria ter uma reacção muito negativa). Como previa, disse que a minha mãe iria reagir muito mal, e que o meu pai ainda reagiria pior... isto foi uma surpresa para mim, pois nunca pensei que o meu pai fosse ainda mais radical que a minha mãe. Pediu-me para esperar até ter a certeza de tudo. Assim o fiz. Apenas um ano depois tive uma conversa esclarecedora com a minha mãe. A sua reacção foi, para surpresa minha, de certa forma, compreensiva, até que disse duas coisas que fizeram com que ficasse de pé atrás e pensasse cá para mim "Ok. Não percebou. Vamos esquecer o assunto e perder a (pouca) esperança de que possa compreender."
                Disse-me "Oh querida, todas as adolescentes passam por isso. É natural. É apenas uma fase." (a famosa história da fase)
                A primeira coisa foi a mais óbvia: a da fase. Temos pena mãe, mas a fase está a tornar-se definitiva. Ops...
                A segunda coisa foi a parte da "adolescência": tivemos esta conversa na véspera de eu completar 23 anos. Ops... adolescência já passou há uns aninhos mamã.
                Passados alguns meses, a primeira (a história da fase), começou a revelar-se definitiva. A mamã, que não é parva nenhuma, até pelo contrário (graças a deus), percebeu isto e então veio a reacção há muito esperada. Deixou de me falar e ficou um pouco agressiva comigo. Rejeitou-me. E num certo dia em que estava a ter uma viva discussão com o meu pai em que o Carmo e a Trindade por pouco não vieram abaixo, ela revelou ao resto da família (pai e avó materna), que ainda não o sabiam a pedido dela, o tão horrível segredo (que nunca pretendi esconder) de que era lésbica. Ainda hoje me pergunto o que é que isso tinha a ver com a conversa, mas de certa forma, senti-me bastante aliviada com o feito! Obrigada mãe! :)
                Hoje em dia, de vez em quando, conversamos, civilizadamente (pelo menos a maioria das vezes), e noto um certo esforço nela em tentar pelo menos conhecer o que até então pensava que só acontecia aos outros. E aqui está... a comunicação. É deveras importante não recusar o dialogo, mesmo que este entre por um ouvido e saia por outro. Algo fica sempre a "tilintar" lá por dentro. Trust me! :D Só tenho pena de não conseguir (ainda) o fazer com o meu pai... mas também o "man" é um cepo!!! Mas eu sou extremamente... cof cof... persistente!!
                Nunca lhes pedi que aceitem. Apenas pretendo que respeitem. E creio que isto é o que realmente é importante, o respeito. É claro que o ideal será respeitarem e aceitarem... mas para haver aceitação, o respeito tem de ser alcançado. E não é só porque sou homossexual. É porque sou uma pessoa que respeito e pretendo ser respeitada, não devo nada a ninguém, não roubo, trabalho, estudo, vivo a minha vida com dignidade. Que mais pode um pai esperar de um filho? :)
                Adoro a minha família e sei que (apesar das coisas que já me disseram e de todas as situações menos boas que passámos) eles também me adoram e por mais difícil que tudo pareça ser, nada mudará este sentimento que nos une. É isto que torna uma família em Família. Não é só sangue... é o Amor.

Bjs,
                Cristina
                  "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

Offline Teddy

• *
                  • Novo Membro
                  • Género: Masculino
                  • Viver sempre cada dia melhor!!!
                  Olá a todos, mais uma vez!!!
                  è algo de muito complicada esta questão,na minha família apenas a minha irmã sabe que eu sou gay , sempre quiz contar tudo , pelo menos á minha irmã, visto que somos muito unidos, ela conta os problemas todos dela a mim, em relação ao namorado dela ela tambem conta, no geral somos irmãos mas tambem muito amigos, sempre julgei que ela não ia entender, mas com o tempo senti que tinha que contar, senti que tinha que ser honesto, comigo mesmo e com ela, então um dia quando tinha terminado tudo com o meu namorado e estava com falta do ombro dela, ganhei coragem e contei, não era honesto estar a chorar sentir que ela estava a meu lado e eu não poder desabafar tudo, ganhei coragem e contei, a minha mana deu um beijinho em mim e disse:Joca eu já sentia isso, senti no dia que te vi com o teu namorado que olhei para os teus olhos e vi algo a brilhar, que olhei para os olhos dele e senti que vcs não eram apenas amigos.
                  Naquele dia em que estava tristinho um dos meus piores dias da minha vida, tenho algo de muito bom para recordar, tenho e recordo todos os dias as palavras dela, foi algo de muito bom, foram 26 anos a tentar esconder algo de muito profundo, hoje em dia conto tudo á minha mana, ela ouve e nunca me condena pelo contrario diz para eu lutar e seguir sempre em frente, que me Ama como eu sou num todo e não apenas numa pequena parte.
                  :-*Teddy
                    Joca

Offline Ines

• Membro Sénior
                    • aprende a amar as tempestades, não fujas delas...
                    :curtain Teddy :-*

lol lol lol e são histórias como essas k nos faz ficar c um sorrizão enorme p vida toda :up :D a tua mana, demonstrou k te AMA ... n p seres apenas mais laguém kerido...mas por seres kem és "O Joca" ;)
                    Deves sentir-te mto orgulhoso d teres uma mana assim t humana e t sensível aos teus problemas ;)

Força amigo, é td o k te desejo nesta fase de "arranca máscaras" :up :-*

:-* a tod@s :up
                      De todos os canto do mundo
                      Amo com um amor mais forte e mais puro
                      Aquela praia extasiada e nua,
                      Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                      • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                        • Mais sobre mim...
                      :D :-* :-* :D

:up
                        Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Offline tiefroMars

• *
                        • Novo Membro
                        Já contei à minha, mas ela prefere não saber.. e não acreditou em mim. Deve ter pensado algo como: "Isso passa"
                        Passa.. passa....
                          Sofia

Offline mega

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Sénior
                          tiefroMars: é uma reacção mt comum... mas é uma fase... (é irónico, porque são eles - pais - que julgam  que estamos nós a passar uma fase) isso passa. E passa.. o problema são as outras fases que terão de ultrapassar até encontrarem o equilíbrio.
                          Esperemos que seja breve e rápido.

Bjs,
                          Cristina
                            "Grief is the price we have to pay for Love, it is the cost of Commitment"

Offline timmy

• Membro Vintage
                            Oi pessoal, foi com grande alegria k li a história do Teddy, que nos faz pensar que temos sempre alguém que nos irá apoiar (o + chato é encontrar essa tal pessoa).  :-/
                            Infelizmente a maior parte tem a mesma reacção que a maior parte de nós teme... É nestas alturas alturas em que uma pessoa precisa de apoio, e ao mesmo tempo nos sentimos sós, quando toda a gente nos vira as costas. Apesar de ter alguns amigos de confiança sinto-me bastantes vezes sozinho, mesmo estando na sua companhia, talvez por existir algo sobre mim que eles não saibam, ou julgo eu que eles não saibam (a minha homossexualidade). Em relação aos meus pais ainda não lhes contei, no entanto tenho vindo a pensar seriamente nisso, mas creio que não será para muito breve devido à minha total dependência financeira deles e não podendo em caso de haver problemas sair de casa. Calculo que quando o fizer a sua reacção não irá ser a melhor devido a vários comentários que já tenho ouvido da sua parte em relação à homossexualidade. Resumindo... ainda não contei a ninguém este meu segredo :-X, nem conheço ninguém que seja homossexual com quem falar, o que torna as coisas mais difíceis de suportar.

O que mais me revolta nesta sociedade, apesar de já estar a caminhar a passos cada vez mais largos em relação à homossexualidade, é que recusam a única coisa que lhe pedimos, algo bastante simples: SER FELIZES, no entanto não compreendem isso julgam que ser homossexual é uma moda, como se pudessemos escolher a nossa sexualidade.

Bom, até breve
                            Beijos e abraços para todos...
                            E já sabem, se precisarem de conversar não exitem, cá estarei...  :up ;D

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                              • Membro Vintage
                                • Homofobia
                              Responder
                              nem conheço ninguém que seja homossexual com quem falar, o que torna as coisas mais difíceis de suportar.

Timon, tens-nos a nós no fórum e o grupo Ex Aequo da tua cidade! :up

Bem-vindo! É óptimo ter a tua participação no fórum! :)
                                "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Offline timmy

• Membro Vintage
                                ;D Thks pelo apoio, é sempre bom saber k n estamos sozinhos  :curtain. Só descobri este fórum ontem e acreditem, já me tirou um peso dos ombros.
                                Mais uma vez thks
                                :-* Beijos e abraços

Offline Teddy

• *
                                  • Novo Membro
                                  • Viver sempre cada dia melhor!!!
                                  Olá Timon, e olá a todos, mais uma vez :-* :-* :-* :-*
                                  Desculpem o facto de ter estado mais longe daqui do forum e da net, mas estive com uns problemas muito graves, terminei uma relação com uma pessoa que eu amava de paixão, e sabem como se fica quando se termina, estive no meu tempo de luto, a tentar encontrar a minha paz, com calma, finalmente estou a caminhar para a frente, e aqui estou de novo, com o corpo e a alma.
                                  Para o Timon alguem recente por aqui, um forte abraço, e não te sintas só para falar com quem te entende, somos muitos, apenas tapados pelo nevoeiro da vida, escondidos por vezes na floresta dos sonhos, mas na realidade caminhamos de lado a lado, tanto no trabalho, como na rua, apenas não sabemos quem é que esta ao nosso lado, mas estamos sempre juntos, podes contar comigo, quando sentires falta de falar um pouco, é um prazer ajudar.
                                  Beijinhos e abraços apertadinhos para todos  :-* :-* :up :blush
                                    Joca

Tedesco

• Visitante
                                    Timon, aqui vc ñ está sozinho. Estou meio ausente pq tenho minha monografia para terminar, mas encontrei aqui nesse fórum amig@s e creio q contigo ñ será diferente. Ñ estranhe minhas abreviaturas, mas é q sou brasileiro....rs. Qdo quiser conversar qq coisa, sabe q tem a tds aqui.

A tds,  :-* e  :up

Tedesco (meio enrolado, mas presente!  :´)

Offline timmy

• Membro Vintage
                                      :DOi ppl, mais uma vez thks pelo apoio, realmente uma pessoa aki sente-se msm em casa. Teddy lamento o k s passou ctg, o k m disseste tb se aplica a ti, assim como tb a Tedesco, sempre k precisarem cá estarei, qd estou aki no fórum estou conectado ao Yahoo, é só clikarem e podemos falar um coto.
                                      Thks again

Muitas beijocas e abraços pó ppl todo :-* :up :-* :up

Offline goldis

• **
                                        • Membro Júnior
                                        • Luta e vence!Sê feliz!!;)
                                        Olá :)

Se precisares de mais dois amigos, podes contar connosco...

Abraços:

goldis e nicsparks ;) :up
                                          " You are beautiful, no matter what they say...their words can´t bring you down..."

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          7 Respostas
                                          4612 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Julho de 2009
                                          por Andreia.
                                          2 Respostas
                                          1245 Visualizações
                                          Última mensagem 3 de Julho de 2013
                                          por castlox
                                          14 Respostas
                                          2624 Visualizações
                                          Última mensagem 6 de Agosto de 2014
                                          por Ticas: