rede ex aequo

Olá Visitante24.set.2019, 09:54:48

Autor Tópico: Ser Bombeir@ Voluntari@!!  (Lida 14903 vezes)

Ser Bombeir@ Voluntari@!!

Offline Elfo

• Membro Total
  • Género: Masculino
  • A man's character is his fate.- Heraclitus
    ois

Acho que a solução para o problema dos incêndios é muito mais complexa do que por vezes a comunicação social mostra. Impressionou-me saber que apenas 4% do território português está coberto por floresta natural (o carvalhal)!!!!! >:( >:( >:(

A maior parte das nossas florestas não passam de campos de cultivo de árvores... Assim tal como um pomar dá frutos, uma horta legumes, os pinhais e eucaliptais dão madeira e pasta de papel. Estas monoculturas criadas artificialmente pelo homem esgotam o solo em água e nutrientes, não dão suporte ecológico à nossa flora e fauna autóctones, e constituem gigantescas acendalhas verdes que até sorriem quando o fogo se aproxima.

Não acho que a solução seja acabar com eles, pois são o ganha-pão de milhares de pessoas, mas secalhar é melhor começarmos a tentar reflorestar o noso país com espécies autóctones. Uma delas, não sei se já ouviram falar é o carvalho português, uma espécie que incrivelmente NÂO È PROTEGIDA POR LEI!!!!!!!!!! >:( >:( >:( :o :o .

Muitos europeus do norte conseguem identificar as suas espécies mas a maioria dos portugueses se vir um destes carvalhos não é capaz de o reconhecer.!!!!! :'( >:( Eu sempre fui interessado na Natureza e no ambiente mas só na faculdade é que tomei conta da existência desta árvore!!!!!

Se os portugue nunca tomarem conhecimento daquilo que é e que resta da sua floresta natural então nunca a puderão amar e, portanto, proteger. Assim é vital que todos nós conheçamos um pouco da nossa vegetação natural para a podermos proteger. Fica aqui o apelo

Todos os carvalhos pertencem ao género Quercusl, que deu nome à principal organização ambiental portuguesa
« Última modificação: 8 de Setembro de 2005 por Elfo »
    Depus a máscara, e tornei a pô-la.
    Assim é melhor.
    Sem a máscara.
    E volto à personalidade como a um términus da linha.

Álvaro de Campos

MisticThought

• Visitante
    Elfo, o problema aqui é que, enquanto houver "politiquices" no meio, isso não vai acontecer... Infelizmente  :-\

EYre

• Visitante
      Depois de 300 mil hectares ardidos e 18 mortos, há que fazer o balança e identificar os responsáveis.

- O Ministro da Administração Interna, que não avaliou bem os meios de que dispunha (...)
      - O presidente da República que sensibilizou os empresários para dispensar os trabalhadores Bombeiros Voluntários e não foi capaz de colocar o exército no terreno
      - As Câmaras Municipais que não possuem Carta de Riscos Naturais (...)
      - Os terroristas incendiários (...)
      - Os proprietários florestais (...)
      - A seca (...)

Serafim Silva
      in Folhas Verdes

Offline s.

• Membro Total
        • Género: Feminino
        Não sei se vos acontece o mesmo, mas, sempre que tenho que fazer uma viagem, por mais pequena que seja, vejo sempre áreas ardidas mesmo à beira da estrada e eu não estou a falar nem de viagens grandes, nem de duas ou três áreas ardidas…

No resto do país não sei, mas na zona centro, é realmente muito triste, quantas vezes este Verão apanhei estradas cortadas, porque o fogo estava a chegar à mesma…

Eu acho que para além de tudo o que já foi dito, este Verão vai ficar marcado na minha memória, também por este facto, não me lembro de nenhum ano com tantos fogos à beira das estradas e em zonas de habitação como este, no mínimo curioso…
          "nem sempre o chão da alma é seguro
          nem sempre o tempo cura qualquer dor"

Offline Elfo

• Membro Total
          • Género: Masculino
          • A man's character is his fate.- Heraclitus
          Depois de 300 mil hectares ardidos e 18 mortos, há que fazer o balança e identificar os responsáveis.

- O Ministro da Administração Interna, que não avaliou bem os meios de que dispunha (...)
          - O presidente da República que sensibilizou os empresários para dispensar os trabalhadores Bombeiros Voluntários e não foi capaz de colocar o exército no terreno
          - As Câmaras Municipais que não possuem Carta de Riscos Naturais (...)
          - Os terroristas incendiários (...)
          - Os proprietários florestais (...)
          - A seca (...)

Serafim Silva
          in Folhas Verdes

...a desastrosa política florestal de Portugal...
          ...as reflorestações ao serviço das papeleiras e dos madeireiros...etc.
           >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(
            Depus a máscara, e tornei a pô-la.
            Assim é melhor.
            Sem a máscara.
            E volto à personalidade como a um términus da linha.

Álvaro de Campos

Offline s.

• Membro Total
            É verdade... Fiz no final do verão duas viagens, uma de autocarro e um a de comboio e vi muitas áreas ardidas. Na zona de Pombal havia um fogo próximo da linha de comboio. :(

Não faz muito tempo que fui ao Porto de comboio e realmente tal como nas estradas, só se vê áreas ardidas, é muito triste... a nossa paisagem aos poucos vai mudando e para pior, infelizmente...
              "nem sempre o chão da alma é seguro
              nem sempre o tempo cura qualquer dor"

EYre

• Visitante
              Andei pela zona de Pombal este Verão e passei num local onde tinha havido um incêndio cerca de uma semana antes. Ainda cheirava intensamente a chamuscado. É de apertar o coração, porque passei na estrada e via-se as casas que tinham sido ameaçadas e era fácil imaginar o desespero daquelas pessoas. Os estores das casas estavam danificados, derretidos por causa do calor. Era um cenário horrível.

Offline C'

• Membro Total
                  • hi5
                Bombeira voluntaria ( ainda ) n sou, mas vou começar a fazer voluntariado na Sta casa da mesericordia :D

Offline Freya

• *
                • Novo Membro
                Adorava ser bombeira, mas a minha mãe não me deixa. Mas não hei-de morrer sem ser bombeira.
                Hei-de fazer voluntariado brevemente na Cruz Vermelha.
                Mas prefiro os bombeiros porque esses arriscam a vida com mais frequência, e porque o fogo é algo que me fascina.
                Alguém que vá para bombeiro por livre vontade, na minha opinião, ou é muito corajoso e digno de se lhe chamar herói, ou não tem de todo noção naquilo em que se está a meter.

repsol

• Visitante

Eu confesso que gostaria de fazer voluntariado numa Corporação de Bombeiros, enquanto profissional de saúde mental...

Tendo em conta a complexidade do seu trabalho e tendo em conta algumas conversas que já tive com alguns bombeiros, acho que ter alguém que lhes preste algum acompanhamento psicológico é extremamente importante...

No entanto, essa é uma meta que ainda não é para cumprir neste momento, quero primeiro estabilizar alguns aspectos na minha vida antes de fazer algo que sempre quis...

:)

Offline C'

• Membro Total
                      • hi5
                    Já sou. Desde Julho :)

Offline caissico

• Membro Elite
                    • Yin <3
                    Acho digno, acho que o trabalho voluntário nos bombeiros é maravilhoso.
                    Eu já partilhei desse trabalho, e foi uma paixão autêntica.
                    Ainda desejo, mas a minha queda e escolha seria mais propriamente INEM ou Cruz Vermelha, prefiro o trabalho numa ambulância.
                     ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                    601 Respostas
                    92064 Visualizações
                    Última mensagem 14 de Junho de 2016
                    por monik
                    180 Respostas
                    33907 Visualizações
                    Última mensagem 1 de Fevereiro de 2015
                    por akire
                    31 Respostas