rede ex aequo

Olá Visitante19.out.2019, 16:07:46

Sondagem

As figuras públicas devem assumir-se?

Sim.
39 (11.6%)
Sim, se já tiverem uma carreira bem estabelecida.
15 (4.5%)
Não.
4 (1.2%)
Não necessariamente, embora ajudasse.
66 (19.7%)
Cabe a cada um decidir.
197 (58.8%)
É-me indiferente.
6 (1.8%)
Talvez devessem.
7 (2.1%)
Não sei.
1 (0.3%)

Votos totais: 230

Autor Tópico: As figuras públicas devem assumir-se?  (Lida 67999 vezes)

Offline Blackdi

• Membro Vintage
  • Género: Feminino
  • "Na vida nada acontece por acaso."
    • Criatura da Noite
Se por um lado seria benéfico para uma abertura de mentalidades, por outro lado é a vida pessoal de cada um, que antes de serem figuras públicas são pessoas, e por isso só o devem fazer se o entenderem. Mas também não estou completamente de acordo que o neguem quando questionados sobre o assunto, se bem que no nosso país quando alguém se assume dificilmente ficará reconhecido pelo seu trabalho mas sim pela sua orientação sexual. Até agora a única excepção que me lembro é o Manuel Luís Goucha....

E Blackdi eu acho que a Solange F. foi talvez uma das melhores apresentadoras de programas para jovens/ jovens adultos que apareceu nos últimos tempos. Uma pena o que lhe aconteceu.

Concordo inteiramente contigo, SoWhat. Aliás, o meu comentário ia exactamente nesse sentido. Também considero a Solange F. uma das melhores apresentadoras que apareceram nos últimos anos na TV, muito diferente dessas 'bonecas pré-fabricadas' que seaparecem todos os dias nos nossos ecrãs.

Pessoalmente e correndo o risco de me repetir, acho que ela foi colocada de lado pala SIC por ter assumido tão abertamente a sua homossexualidade. Penso que não poderemos comparar a sua situação com a do Manuel L. Goucha, porque ele nunca disse claramente e com todas as letras que era homossexual, apesar de toda a gente subentender pela entrevista que deu para uma revista. Além disso, o Goucha tem uma carreira cimentadíssima de 30 anos na TV ao contrário da Solange.  Penso quea junção destes factores poderão ter tido o seu peso.

É só a minha opinião, claro.  ;)

Offline Blackdi

• Membro Vintage
    • Criatura da Noite
Se por um lado seria benéfico para uma abertura de mentalidades, por outro lado é a vida pessoal de cada um, que antes de serem figuras públicas são pessoas, e por isso só o devem fazer se o entenderem. Mas também não estou completamente de acordo que o neguem quando questionados sobre o assunto, se bem que no nosso país quando alguém se assume dificilmente ficará reconhecido pelo seu trabalho mas sim pela sua orientação sexual. Até agora a única excepção que me lembro é o Manuel Luís Goucha....

E Blackdi eu acho que a Solange F. foi talvez uma das melhores apresentadoras de programas para jovens/ jovens adultos que apareceu nos últimos tempos. Uma pena o que lhe aconteceu.

Concordo inteiramente contigo, SoWhat. Aliás, o meu comentário ia exactamente nesse sentido. Também considero a Solange F. uma das melhores apresentadoras que apareceram nos últimos anos na TV, muito diferente dessas 'bonecas pré-fabricadas' que seaparecem todos os dias nos nossos ecrãs.

Pessoalmente e correndo o risco de me repetir, acho que ela foi colocada de lado pala SIC por ter assumido tão abertamente a sua homossexualidade. Penso que não poderemos comparar a sua situação com a do Manuel L. Goucha, porque ele nunca disse claramente e com todas as letras que era homossexual, apesar de toda a gente subentender pela entrevista que deu para uma revista. Além disso, o Goucha tem uma carreira cimentadíssima de 30 anos na TV ao contrário da Solange.  Penso quea junção destes factores poderão ter tido o seu peso.

É só a minha opinião, claro.  ;)

Ainda que concorde contigo, a verdade é que a verdadeira razão só ela a saberá. Seja como for faz falta ter alguém como ela a apresentar programas para jovens, não pela sua orientação, claro, mas pelo seu profissionalismo.

Sem dúvida alguma que faz falta uma profissional como a Solange F. na televisão portuguesa, sobretudo para orientar programas para jovens.

Offline CineLorde

• Membro Ultra
  • Género: Masculino
  • Ren Visual
No caso da Solange F., foi azar. Ela deixou o Curto-Circuito, um programa de sucesso, para fazer parte da Tertúlia Cor de Rosa. Uma decisão incompreensivel porque não fazia o género dela. Se assumir a sua homossexualidade afectou, eu não sei. Mas não deixa de ser coincidência que ela deixou o Curto-Circuito pouco depois de assumir.

O Manuel Luís Goucha nem sequer assumiu. Só deixou a entender. A verdade é que nem faz diferença porque aqueles que se assumem agem como se a sua sexualidade fosse um segredo sujo que não merece ser falado. É a mentalidade lusitana.

Offline Blackdi

• Membro Vintage
      • Criatura da Noite
    A verdade é que nem faz diferença porque aqueles que se assumem agem como se a sua sexualidade fosse um segredo sujo que não merece ser falado. É a mentalidade lusitana.

Cinelord, podes explicar melhor a tua ideia?

Thought

• Visitante
    Não é um dever, mas sim um direito que devem ter

Offline Dééé

• Orador(a)
      • Membro Total
        • Foto Débora A.
      Votei no "não necessariamente, embora ajudasse" ...acho que não tem obrigação de assumir, obvio, tal como qualquer outra pessoa.
      Mas ajudava, claro que ajudava todos nós temos consciencia disso, porque a nossa sociedade vive muito do que vê e do que ouve, infelizmente e se houvesse mais figuras públicas assumirem-se e agirem com naturalidade perante a situação penso que ajudaria, sim! porque se tornaria um assunto mais habitual e a longo prazo mais banal!
        "Enfrentar preconceitos é o preço que se paga por ser diferente!"

Offline BrokenAngel

• Membro Ultra
        • ---AloneAgain---
          • Silent Words in the Darkness
        Visibilidade no mundo do media é essencial para que as mentalidades mudam.

mas... dar destaque não é dizer-se que se é diferente??

O pessoal anda por aí a dizer que é hetero? deveremos dizer que/se somos gays porque somos diferentes? A intenção de querer igualdade não é sermos todos "iguais"? tratados de igual forma?

Acho que dar destaque é reconhecer-se que se é diferente...
          E quando o futuro não está nas nossas mãos? Deixamo-nos ir? Tentamos ser donos? Resignamo-nos?

Silent Words in the Darkness 

Offline Olimpus

• *
          • Novo Membro
          • Género: Masculino
          Para mudar mentalidades e acabar um pouco com o estigma que existe contra a não-heterossexualidade é importante que existam exemplos e não-heterossexuais com os quais as pessoas se identifiquem de alguma forma.

Quando cada um de nós se assume parente a nossa família/amigos, após o choque inicial muitos mudam a opinião que tinham sobre o que é ser-se LGBT. A uma escala pequena conseguimos fazer a diferença e mudar mentalidades, as figuras públicas têm esse poder a uma escala maior, alguns infinitamente maior.

Haverá o dia em que a orientação sexual será algo irrelevante, um não assunto. Até lá um passo de cada vez.

Offline carolinalg

• Moderação Geral
            • Membro Elite
            • call it Magic... call it true...
            Cada um sabe de si!... Mas acho que ninguém devia sentir medo/vergonha de ser quem é ou de mostrar as suas "true colors".
              - carolinalg -

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
              737 Respostas
              144717 Visualizações
              Última mensagem 7 de Maio de 2013
              por drecas
              Outings de figuras públicas: concordas?

Iniciado por Chaser « 1 2 3 » Geral

44 Respostas
              11190 Visualizações
              Última mensagem 8 de Fevereiro de 2010