rede ex aequo

Olá Visitante24.abr.2014, 10:51:15

Votação

O que pensam da relação maiorias/minorias?

as maiorias ganham sempre
5 (19.2%)
as minorias devem seguir as maiorias
0 (0%)
as maiorias ouvem as minorias
5 (19.2%)
as minorias ganham por vezes
10 (38.5%)
não sei
6 (23.1%)

Votos totais: 14

Autor Tópico: Minorias vs maiorias  (Lida 4201 vezes)

Minorias vs maiorias

nicsparks

• Visitante
Ois:

A propósito das conversas com as mesmas pessoas, também surgiu o tema da smaiorias vs minorias...

em relação a isso, qual é a vossa opinião?mesmo que sejamos um, devemos mostrar sempre a nossa ideia , por mais que estejemos sozinhos, ou devemos seguir os outros, só porque estão em maioria?

o que leva as pessoas a seguirem as maiorias? o medo de represálias, expulsão de grupos ,punições? ou não terem coragem de mostrar a sua ideia??
digam da vossa justiça!!

:-*nics

Minorias vs maiorias

Offline cacao

• Associado Honorário
  • Membro Vintage
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...
Eu sempre estudei que são as minorias que conduzem as maiorias/ massas e não o contrário. Em relação a muitos de nós seguirmos as maiorias chamo-lhe «fenómeno de grupo.
Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Minorias vs maiorias

Offline Magia

• Membro Ultra
  • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
    • A minha galeria
eu concordo, pk eu apesar de sp ter sido minoria, sp konsegui levar a mia avnte..

eerr, bem.. sp, sp.. naum, mas kase... ;)
Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Minorias vs maiorias

Offline bluejazz

• Associado Honorário
  • Membro Vintage
    • Homofobia
Nic, não percebi esta opção...

"as minorias ganham por vezes as minorias"

A última palavra deveria ser "maioria"?
"I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Minorias vs maiorias

Offline LittleDotInMotion

• Membro Total
  • O_o
Magia... lol lol lol lol lol lol

Eu sempre estudei que são as minorias que conduzem as maiorias/ massas e não o contrário. Em relação a muitos de nós seguirmos as maiorias chamo-lhe «fenómeno de grupo.

Concordo plenamente com a cacau, se não existissem minorias não existiria evolução. Infelizmente para algumas ideias... elas não pegam e alastram tipo reprodução bacteriana!  :P Isto tudo blá blá muito bonito apesar de me considerar uma pessoa demasiado cobarde para me manisfestar a esse respeito... É tipo: "não podes vence-los junta-te a eles". Grumpft   :-/  :-[
"Education is an admirable thing, but it is well to remember
from time to time that nothing worth knowing can be taught."
Oscar Wilde, 1891

se o meu pai tivesse rodas era um triciculo para formigas.

Minorias vs maiorias

Offline Magia

• Membro Ultra
  • É preciso luz... senão a escuridão não descansa!
    • A minha galeria
ba, bada, badapiiiiii!!!  :devil :-*
Podem fazer-me de tudo que eu perdoo, desde que não me mintam.

Minorias vs maiorias

Offline LittleDotInMotion

• Membro Total
  • O_o
Ma Mag Magi Magia!!!!!    :devil....  ;D lol lol
"Education is an admirable thing, but it is well to remember
from time to time that nothing worth knowing can be taught."
Oscar Wilde, 1891

se o meu pai tivesse rodas era um triciculo para formigas.

Minorias vs maiorias

nicsparks

• Visitante
Blue:
upssss  seria maioria.....bigado :blush

:-*

Minorias vs maiorias

Offline bluejazz

• Associado Honorário
  • Membro Vintage
    • Homofobia
No prob... acho que agora já posso votar... :)
"I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

Minorias vs maiorias

Offline indigo

• Membro Elite
    • indigo prateado
Concordo com a cacao...as minorias conduzem as maiorias!
Imaginem, por exemplo ( ao nível politico), o q seria de um governo sem pequenos grupos de oposição? :inq
Esses grupos são tão importantes como aquele q governa, sem eles não haveria equilibrio!
"Our suffering is peeling off and revealing a brand new skin, a new power.
Love heals all wounds and not just time alone. " (Jeff Buckley)

Minorias vs maiorias

Offline bluejazz

• Associado Honorário
  • Membro Vintage
    • Homofobia
Eu penso antes que numa sociedade democrática "as maiorias ouvem as minorias"... Por uma questão de justiça e representatividade e reconhecimento da diversidade.

A não ser que se pense minorias em termos de grupos elite que controlam tudo: os que têm o poder, o dinheiro, a influência, etc... aí nesse caso são eles que dominam a maioria.

Acho que depende do prisma em que se vê as coisas.

Minorias vs maiorias

Offline C0XINHA

• Associado
  • Membro Ultra
  • .: A vida é dura para quem é mole :.
Eu sempre estudei que são as minorias que conduzem as maiorias/ massas e não o contrário.

eu tb...

oh! isso ker dizer q somos uma elite sexual?  lol
"Gosto de pessoas doces, gosto de situações claras - e por tudo isso, ando cada vez mais só." CFA

Minorias vs maiorias

Offline c

• Membro Ultra
  • "Imitem as árvores dos caminhos" J. Gomes Ferreira
não consigo responder. o motivo é muito simples, seria obrigada generalizar para lá do aceitável.
o que acontece é todas ou quase todas as hipóteses que colocas podem ser verdadeiras dependendo da situação (a resposta da bluejazz consubstancia o que digo).  

é que muitas vezes se passa a ideia da minoria "desconsiderada" que tem que lutar muito pelos seus direitos e blá blá blá... mas também há as tais elites... não consigo generalizar, não aqui. :inq

[shadow=purple,left,300](c.)[/shadow]
"No entanto és tu que te moverás na matéria/ da minha boca, e serás uma árvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue" - Herberto Helder

Minorias vs maiorias

Offline Hain

• Membro Ultra
  • God help the outcasts
Uma minoria tem de "ceder" um pouquinho à pressão da maioria... ser consistente... e pouco a pouco, ir introduzindo diferenças nessa maioria. Right, cocoa?  ;)
Como se é consistente, a maioria vê que a minoria realmente tem um plano e que acredita nele... e as probabilidades de se seguir esse plano aumentam consideravelmente.
A life without passion would be a life barely worth living.

Minorias vs maiorias

Offline kalypigirl

• Membro Sénior
  • wazza!?
concordo com a blue... mas nao acho que as minorias conduzam as maiorias... por vezes pode ser que isso aconteça mas nao me parece que seja o 'prato do dia'
acho que a grande maioria, seja ela qual for, ganha pelo conformismo... tambem acho que ha muito o medo de desestabilizar o suposto estado estavel das coisas... e portanto eh o deixa ficar assim... as ideias novas nem sempre sao bem vindas e uma ideia nova parte sempre de uma minoria...
An It Harme None, Do As Ye Will.

"My mother always used to warn me about men but she didn't say anything about women.." - Tallulah Bankhead

Minorias vs maiorias

Offline azithro

• Membro Sénior
  • all star
    • eu e o território
As maiorias têm de ouvir as minorias, sem isso não havia democracia (eu falo a nível político, que é o mais visível).
we are all made of stars

Minorias vs maiorias

nicsparks

• Visitante
è verdade isso tudo, as minorias são por vezes as responsáveis pelas mudanças numa sociedade e numn grupo...

pelo menos penso, que uma pessoa, por mais que pense o contrario das outras, e reme contra a maré sozinho, deve continuar a faze-lo, pois passado algum tempo pode ser que já não reme sozinho!!:)

Minorias vs maiorias

Offline cacao

• Associado Honorário
  • Membro Vintage
  • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
    • Mais sobre mim...
Uma minoria tem de "ceder" um pouquinho à pressão da maioria... ser consistente... e pouco a pouco, ir introduzindo diferenças nessa maioria. Right, cocoa?  ;)

Rightissímo colega Hain ;)
Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

Minorias vs maiorias

EYre

• Visitante

Penso que há dois tipos de minorias: aquelas que têm poder e voz e as que não têm poder nem voz.

Por um lado somos governados por minorias - as elites, minorias essas que são relativamente abertas (acho que hoje já é possivel que uma pessoa de origens humildes possa ascender a uma elite política, intelectual ou mesmo económica, pelo menos como gestor ou economista). Por outro lado existem as minorias sem voz e que precisam ser ouvidas, desde os imigrantes, aos homossexuais, ás minorias religiosas, políticas, etc. Nestes casos é preciso que de alguma forma elas adquiram o poder de serem ouvidas.

Agora, se a minha opinião estiver em minoria num grupo devo expressar-me na mesma? Acho que sim, embora de forma assertiva.

Minorias vs maiorias

EYre

• Visitante
"As correntes hostis em relação a uma minoria desenvolvem-se sempre quando uma maioria sente que por causa da superioridade intelectual dessa minoria corre o risco de perder os privilégios exclusivamente devidos à sua superioridade numérica."

(ArthurSchnitzler, Austríaco, 1862-1931)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
30 Respostas
5539 Visualizações
Última mensagem 8 de Março de 2007
por Pidgeot
15 Respostas
3247 Visualizações
Última mensagem 25 de Outubro de 2008
por CP