rede ex aequo

Olá Visitante29.out.2020, 10:25:56

Sondagem

O que mudavas na educação

Tudo
13 (41.9%)
Professores
2 (6.5%)
Programas curriculares
9 (29%)
Outro
6 (19.4%)
Nada
1 (3.2%)

Votos totais: 21

Autor Tópico: O Ensino em Portugal  (Lida 25659 vezes)

escolas ou depósitos?

Offline Melancia

• Membro Total
  • Género: Feminino
  • na.. na.. na..! Eu gosto da m@na!
é importante referir que conheço por dentro, na prática, essa medida das aulas de substituição...
Gosto de vestir a camisola. Mas não camisolas sujas ou de tamanhos que não sejam o meu!
A medida funcionaria se fosse uma coisa organizada.
Quando comecei (como prof de 2º ciclo) a ter de ir para salas com alunos de 3º ciclo a quem nem chamar pelos nomes conseguia (não são meus alunos, nem são as minhas  habilitações  dar-lhes aulas) , percebi logo que estava no meio de uma palhaçada. Eu da área de humanidades a substituir área de ciências, educação física, e outras coisas afins, sem fazer a mínima noção dos programas disciplinares, dos conteúdos abordados ou que fazem parte daqueles 3 anos de escolaridade. Não é esta a minha função. Eu tenho um ciclo de ensino e dois grupos disciplinares. querem que eu domine tudo? Multipliquem o meu salário pelo nº de disciplinas existentes e aí já temos conversa!  >:(
Os próprios pais já mostram o seu descontentamento. Alguns até autorizam os filhos a ir para casa, memso sujeitos a falta, por não concordarem com a forma como as coisas estão (des)organizadas.

e sim, faz-lhes falta os momentos de convívio e brincadeiras fora da sala de aulas. Quase nem têm tempo para fazer crescer as amizades escolares!
    Este é um nick seguro.
    Dizem de mim: "...quem?"
    "É a vida!"
    "Um bocado de casca de mau-feitio!"
    "Então não sabias que é cadastrada?!"

escolas ou depósitos?

ca7arina

• Visitante
    O meu professor de Economia já se queixou disso. Não passa de mais uma medida que não irá ter qualquer proveito.
    Que sentido é que faz um professor de Economia ir dar uma aula de Francês ou vice versa?  ::)

Poix, concordo com o teu prof...
    Já o meu akele banana axa ke sim,  plo menos nã tao os alunos a fazer barulho enkanto ele dá aulas.

Enfim é asno!!  [smiley=martelo.gif] [smiley=chicote.gif]

escolas ou depósitos?

JaUm

• Visitante
      Não sei se deva concordar ou discordar, mas de uma coisa sei! Sei que o sistema de ensino, pelo que leio aqui, é diferente na Região Autónoma dos Açores.

Começei a ter aulas de substituição desde o 7º ano, mas nunca faziamos nada de especial nessas aulas. Ou faziamos jogos ou falavamos e faziamos o que nos apetecesse. Os professores não nos obrigavam a nada, nem davam matéria nenhuma.

Agora estou no 12º ano, quando um professor falta, como os contínuos já nos conhecem e a maioria deles são simpáticos, apenas pedimos para não ter substituição e lá nos mandam eles embora! LoL (até porque eles não têm muita pachorra para ficar à espera que as coisas se resolvam, ou seja, que tenhamos substituição e nós menos pachorra temos! LoL)

...mas acho mal a 'história' das 'Horas Paralíticas'! Sinceramente, coitados dos professores!

HuGs :-*

escolas ou depósitos?

lost.passenger

• Visitante
        Só tive uma aula de substituição e foi há 4 anos ::). Por aqui só no básico.

Uma das razões para haver aulas de substituição são os incidentes(acidentes) que ocorrem quando os alunos não têm aulas e, muitas vezes, saem da escola. (e os encarregados de educação julgam que áquela hora estão "seguros" na escola)...
        Anyway, não concordo com ESTAS aulas de substituição, para isso que se proíba a saída da escola a não ser quando é a última hora ou qualquer coisa... Estas aulas de substituição não resultam. Se há alunos que não respeitam os  próprios professores, quanto mais um desconhecido, que sabem que também está ali chateado e por obrigação e que nem sequer dá a disciplina que deviam estar a ter...

escolas ou depósitos?

Offline danis

• Membro Elite
          • Género: Masculino
          • Mummy, can I have a weapon of mass-destruction?
          Eu tenho um ciclo de ensino e dois grupos disciplinares. querem que eu domine tudo? Multipliquem o meu salário pelo nº de disciplinas existentes e aí já temos conversa!

E até mesmo uma formação nas mais diversas áreas. O que na minha opinião é impossivel, mas enfim, também creio que o aumento de ordenado em nada iria dar proveito e rendimento aos alunos, mas sim, á conta bancária dos docentes e professores do nosso Portugalinho.
            Fui para os bosques, para viver deliberadamente. Queria viver profundamente, sugar todo o tutano da vida, aniquilar tudo o que não era vida e, não quando eu morrer descobrir que não vivi - Clube dos Poetas Mortos

escolas ou depósitos?

Offline danis

• Membro Elite
            • Mummy, can I have a weapon of mass-destruction?
            Começei a ter aulas de substituição desde o 7º ano, mas nunca faziamos nada de especial nessas aulas. Ou faziamos jogos ou falavamos e faziamos o que nos apetecesse. Os professores não nos obrigavam a nada, nem davam matéria nenhuma.

Agora estou no 12º ano, quando um professor falta, como os contínuos já nos conhecem e a maioria deles são simpáticos, apenas pedimos para não ter substituição e lá nos mandam eles embora! LoL (até porque eles não têm muita pachorra para ficar à espera que as coisas se resolvam, ou seja, que tenhamos substituição e nós menos pachorra temos! LoL)

Mas o sistema que aí se vive é exactamente aquele que se quer abolir. O sistema dos alunos irem para a "ramboia" quando têm um furo. Se me dizes que mesmo ao terem aulas de substituição nada fazem, ou seja, fazem tudo aquilo que fariam certamente fora da sala de aula, então para mim, isso é exactamente o sistema que se vive actualmente, mas dentro de 4 paredes. Se é para ser dessa forma, que seja na rua, no jardim, no bar da escola, certamente que acaba por ser bem mais saudável.

Concordo com as aulas de substituição baseado num conjunto de ideias organizadas, com fundamento e objectivos bem traçados e que visam o aproveitamente escolar dos alunos etc etc etc.

Eu pessoalmente, estudo de noite e alguma vez me iriam obrigar a ter aulas de substituição? Tenha as faltas que tiver.
            Eu já quando tenho um furo ao meio tempo me "baldo" por sistema ao último tempo quanto mais agora ainda levar com aulas de substituição. Neste aspecto o estatuto trabalhador/estudante foi uma coisa muito bem inventada.

Para mim, não passamos uma vez mais de uns perfeitos atrasados, atrasados em tudo, e o ensino educativo é uma prova disso mesmo.
              Fui para os bosques, para viver deliberadamente. Queria viver profundamente, sugar todo o tutano da vida, aniquilar tudo o que não era vida e, não quando eu morrer descobrir que não vivi - Clube dos Poetas Mortos

escolas ou depósitos?

Offline Melancia

• Membro Total
              • Género: Feminino
              • na.. na.. na..! Eu gosto da m@na!
              ... planificar e estruturar as medidas ;)
              a questão do salário era ironia  ;D só os profs velhotes  é que têm conta bancária. Assusto-me até com os valores obscenos dos seus salários!os mais novos têm prestações de casa para pagar e/ou gastos com deslocações e rendas de casa/quartos. Atenção que eu não me estou a queixar  ::) é fixe chegar ao fim do mês sem dinheiro e coçar a testa a pensar para onde terá ele ido  :devil
                Este é um nick seguro.
                Dizem de mim: "...quem?"
                "É a vida!"
                "Um bocado de casca de mau-feitio!"
                "Então não sabias que é cadastrada?!"

escolas ou depósitos?

lost.passenger

• Visitante
                é fixe chegar ao fim do mês sem dinheiro e coçar a testa a pensar para onde terá ele ido  :devil

loool

Pois, acontece o mesmo aos meus pais. Sempre a contar os tostões, devem querer certificar-se que fazem bem contas [smiley=semfala.gif] ( são os 2 professoras de matemática ;D).

O que mudar na educação em Portugal?

Offline KreaTor

• Membro Sénior
                  • "Sou mais giro no hi5"
                  Criei este tópico porque é assunto sobre o qual todos deviamos debater e dar as nossas opiniões ...

que acham da educação em Portugal? O que se podia mudar? Digam-me coisas ...

tenho uma proposta de uma reforma completamente diferente, mas sera ke o povo esta preparado pa aceitar mais mudanças na educação?
                  e como ficam os estudantes no meio disso tudo?
                    =D

hottie

• Visitante
                    Criei este tópico porque é assunto sobre o qual todos deviamos debater e dar as nossas opiniões ...

que acham da educação em Portugal? O que se podia mudar? Digam-me coisas ...

tenho uma proposta de uma reforma completamente diferente, mas sera ke o povo esta preparado pa aceitar mais mudanças na educação?
                    e como ficam os estudantes no meio disso tudo?

Qual é a proposta?

Offline KreaTor

• Membro Sénior
                      • "Sou mais giro no hi5"
                      hum eu queria estabelecer um debate de opinioes antes disso lol
                        =D

hottie

• Visitante
                        Bem, na minha opinião há muito a mudar na educação. Mereceria, até, uma reconstrução desde a base.

Começando pela demasia de burocracia para tudo, depois pelos apoios que (não) são dados aos alunos e, pior de tudo, as condições a que as escolas estão sujeitas.

plan b

• Visitante
                          1º. A Ministra.

E não, não é todo cliché dizer isto... desta vez.

hottie

• Visitante
                            1º. A Ministra.

E não, não é todo cliché dizer isto... desta vez.

Concordo totalmente :)

Offline KreaTor

• Membro Sénior
                              • "Sou mais giro no hi5"
                              Hum eu vou revelando a minha ideia aos poucos ...

reuni ha um mes com um professor de ensino secundario que esta neste momento a dar fisica e quimica ... uma das novas disciplinas da reforma que esta sujeita a exame e que serve de especifica a mtos alunos (como eu).

tipo ... chegamos a conclusao que a unica forma de mudar o ensino em portugal e começar desde a pré-primária e evoluir ate ao ensino superior ... nao vale a pena fazer o que a nossa ministra faz ... que começa no secundario ... passa a primaria e depois remenda o 3º ciclo ... isso, para alem de indecente, e injusto para com os estudantes ...

se bem que o problema esta na ministra, as equipas que com ela trabalham têm o seu quê de culpa, nomeadamente a equipa que prepara os exames que e constituida na sua maioria por profs do ensino superior que nao fazem ideia do que e dar aulas a alunos do secundario e que colocam materias nao leccionadas como se os profs fossem obrigados a dar...
                                =D

hottie

• Visitante
                                (...)
                                se bem que o problema esta na ministra, as equipas que com ela trabalham têm o seu quê de culpa, nomeadamente a equipa que prepara os exames que e constituida na sua maioria por profs do ensino superior que nao fazem ideia do que e dar aulas a alunos do secundario e que colocam materias nao leccionadas como se os profs fossem obrigados a dar...

Desde o início do meu secundário que me senti uma cobaia da Sra. Ministra. O meu curso já não existe: foi exclusivo daquele ano (até a página de acesso ao ensino superior indicava, aquando das candidaturas, que o nosso curso não existia); depois foi a introdução das aulas de 90min.; neste último ano acrescenta-se a maravilha de ter Área de Projecto num 12º, como se não tivéssemos mais nada para fazer.

Enfim, ideias...

Offline KreaTor

• Membro Sénior
                                  • "Sou mais giro no hi5"
                                  tou exactamente no meso papel ke tu hottie
                                    =D

plan b

• Visitante
                                    (...)

Desde o início do meu secundário que me senti uma cobaia da Sra. Ministra. O meu curso já não existe: foi exclusivo daquele ano (até a página de acesso ao ensino superior indicava, aquando das candidaturas, que o nosso curso não existia); depois foi a introdução das aulas de 90min.; neste último ano acrescenta-se a maravilha de ter Área de Projecto num 12º, como se não tivéssemos mais nada para fazer.

Enfim, ideias...

Introdução das aulas de 90 minutos? Eu já tenho isso desde o 6º ano (ou seja, desde o longínquo ano de 1999). :P Daí já me ser indiferente esse aspecto.

Eu também sofri na pele os atrofios da sô dona Maria de Lurdes. A minha reforma foi a de transição da reforma velha para a reforma nova (a actual). Com programas novos diferentes da reforma antiga, e disciplinas que se extinguíram totalmente na nova. Ora isto significa que se por acaso alguém deixasse uma disciplina técnica para trás, teria de a fazer por exame de equivalência à frequência no ano seguinte. :> É o mesmo que dizer: You bastard. Nasceste em 1988 não tens direito a reprovar. :X E pronto. O Ensino recorrente existe e tal, e vai ganhando adeptos à custa disso.

hottie

• Visitante
                                      Introdução das aulas de 90 minutos? Eu já tenho isso desde o 6º ano (ou seja, desde o longínquo ano de 1999). :P Daí já me ser indiferente esse aspecto.

Eu também sofri na pele os atrofios da sô dona Maria de Lurdes. A minha reforma foi a de transição da reforma velha para a reforma nova (a actual). Com programas novos diferentes da reforma antiga, e disciplinas que se extinguíram totalmente na nova. Ora isto significa que se por acaso alguém deixasse uma disciplina técnica para trás, teria de a fazer por exame de equivalência à frequência no ano seguinte. :> É o mesmo que dizer: You bastard. Nasceste em 1988 não tens direito a reprovar. :X E pronto. O Ensino recorrente existe e tal, e vai ganhando adeptos à custa disso.

Pois, exacto. O nosso caso era igual porque o nosso curso deixou de existir logo no ano em que nós nos inscrevemos... Conclusão: quem reprovasse às específicas tinha que se agarrar aos livros...

Offline KreaTor

• Membro Sénior
                                        • "Sou mais giro no hi5"
                                        ya ... mto mau...

por isso e ke eu digo ... cada vez mais a educação ta uma m**** ... porke ninguem se da ao trabalho de fazer as coisas como deve ser... adoptamos modelos vindos dos eua fora de validade que eles ja testaram e mudaram ... e esperamos que resultem ca ... e estupidez ...
                                          =D

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          Ensino Superior no Porto

Iniciado por EYre « 1 2 ... 121 122 » Porto

2436 Respostas
                                          374176 Visualizações
                                          Última mensagem 7 de Dezembro de 2018
                                          por YellowAC
                                          6 Respostas
                                          6907 Visualizações
                                          Última mensagem 5 de Fevereiro de 2007
                                          por Scorpio_Angel
                                          13 Respostas
                                          4692 Visualizações
                                          Última mensagem 10 de Janeiro de 2012
                                          por AlgarveBoy19
                                          5 Respostas
                                          2281 Visualizações
                                          Última mensagem 27 de Outubro de 2014
                                          por S from Small
                                          2 Respostas
                                          1909 Visualizações
                                          Última mensagem 2 de Janeiro de 2016