rede ex aequo

Olá Visitante29.out.2020, 11:20:11

Sondagem

O que mudavas na educação

Tudo
13 (41.9%)
Professores
2 (6.5%)
Programas curriculares
9 (29%)
Outro
6 (19.4%)
Nada
1 (3.2%)

Votos totais: 21

Autor Tópico: O Ensino em Portugal  (Lida 25662 vezes)

O Ensino em Portugal

Offline Web_boss

• Membro Sénior
  • Género: Masculino
    • Simplesmente Gay
9 % de analfabetos.
Mais de 40 % de analfabetos funcionais.
A menor percentagem de licenciados.
Metade dos estudantes não conclui o secundário.
Segundo a OCDE, actualmente alguem sem o 12.º ano tem poucas possibilidades de vingar no mercado de trabalho.
Mais de 400 pessoas morreram à fome este ano em Portugal (sei que ñ tem nada a ver com o topico, mas apeteceu-me por aqui).
Segundo as orrganizações internacionais, Portugal tem a pior educaçao da UE actual.

Porquê?

Educação em Portugal

vmgi

• Visitante
Porque ninguem se decide sobre qual é o melhor curriculo de ensino, pq tanto faz termos um ministro de educaçao ou um canalizador a "governar" o ministerio pq é a mesma coisa! Se nos custa tanto criar um curriculo dinamico (mas n demais) para o ensino (qq 1), então pq n copiam os ingleses, os franceses, os alemaes, os dinamarqueses???

Educação em Portugal

Offline pedrot

• Membro Sénior
    • Banido
    eu fico muito revoldao com o ensino em portugal os alunos querem alemão não há professor
    eu era tão dotado para as línguas e era inglês (obrigatério-detestava e francês e não havia espanhol, nem árabe nem italiano como eu vi na França, lá é que é a sério
    neste pís só há tempo é para a porrr....dos futebóis nos jornais até parecce que são eles que nos governam e se calhar até é verdade, velhos abandonados burrice e miséria e sempre a mesma merd... do futebol, ás vezes irrita-me tanto este país que só me apetece fugir lá para fora, parece mesmo que paramos nos anos 80 ou pior estamos em 2004 ? não dei por nada, é que não se nota muito e então para os lbgt ou lá como é com este governo de direita isto melhorou mas é ao contrário
    o meu azar ou sorte é que gosto da minha profissão senão já tinha voltado po estrangeiro e depois a ex-aequo é sempre uma esperança não é ( sim pq no resto no mundo gay é só putedo e engates, não há paciência.... >:( >:( >:( >:( >:( >:( 8)

Educação em Portugal

Offline N´guxi

• Membro Ultra
      Penso que é um assunto demasiadamente complexo. Num país em que os licenciados em diversas áreas não têm empregos, sobretudo professores deixa a pensar se realmente vale a pena tirar um  curso superior.
      No meu caso tenho cá em casa uma licenciada em Português-Frances à espera de colocação à 3 anos.... até hoje nada.
      Eu acho que a educação em Portugal passou um momento destrutivo durante as ultimas décadas, por pressoes politicas mudaram muita coisa que mais tarde se vieram a arrepender.
      Eu concordo com as escolas Industriais, Comerciais que formaram tantos dos nossos funcionários que continuam no activo. O meu pai tirou lá o curso e ainda hoje tem bastantes capacidades na área dele, o que acho que é um indicador de como o que se ensinava era proveitoso.
      Mas como segundo algumas pessoas estas escolas eram fascistas, tiveram a necessidade de fazer chegar a anarquia às escolas, hoje a sociedade está a pagar aquilo que os politicos não souberam apostar, a única coisa que valeu a pena foram as escolas profissionais, mas mesmo assim precisavam de ser mais destaque ao nível de saidas profissionais.
      Será que não se pode ser sapateiro, trolha, carpinteiro neste país???
      Numa sociedade são necessários todos os tipos de profissões, cabe a cada um observar melhor aquilo que é realmente uma oportunidade de negócio e de gosto pessoal, e não seguir o que é bonito.

No caso do ensino básico, a maior deficiencia é que os professores muito dificilmente reprovam os alunos até ao 9º ano, e esses alunos que vêm com tantas dificuldades continuam a passar, poucas hipoteses têm de vingar na escola como é obvio.
      O governo quer ainda passar a escolaridade obrigatória para o 12º, por um lado é positivo, por outro vão cair no mesmo risco, pois os professores continuam a passar os alunos até concluir a escolaridade obrigatória.

E se por acaso apostassem mais nas alternativas que eu propus, será que não se formariam á mesma pessoas consoante as suas reais aptidões e gostos pessoais?
        "Vale mais viver reinando do que acabar servindo" D. Luisa de Gusmão 1640

Educação em Portugal

Lipe22

• Visitante
        Os diplomados com o primeiro ciclo (três anos) dos cursos superiores de Ciências deverão designar-se bacharéis. Quem pretender ser "licenciado" poderá frequentar um programa de um ano - pelo menos - de complemento de formação, mas que não atribuirá grau académico. O segundo ciclo de estudos superiores durará  dois anos e confiará  o grau de mestrado.

Ou seja adeus "licenciados", qual será o impacto socialmente?? concordo com José Ferreira Gomes, vice-reitor da Universidade do Porto que defende que socialmente pode não ser bem aceite a designação bacharel no sentido em que esta pode representar uma despromoção.

Que acham???

Educação em Portugal

Offline pedrot

• Membro Sénior
          • Banido
          ai mais dores de cabeça ::) ::) ::)eu não quero estudar mais >:( >:( >:( >:( deviam é ser masi rigorosos no secundário para formar bem os alunos e não andar a passar toda a gente
          e sairem das universidades bem preparados agora "depromover" uma licenciatura de uma pessoa que já passou dos 30... os alunos é que cada vez estão masi irresponsáveis e não estudam nada, não há disciplina e poucas opções ao contrário da frança por exemplo onde já leccionei
          já não me chega andar à procura de marido para agora ir remexer no meu currículo profissional que tanto me custou...

Educação em Portugal

Offline ..::Handle_it::...

• Membro Sénior
            • M*I*G*U*E*L
            pk?

:-X :-X :-XNO COMMENTS :-X :-X :-X
              ...::Gaudium est miseris socios habere poenarum::...

Educação em Portugal

Offline [Marcus]

• Membro Sénior
              • Anti Social
                • Naruto Yaoi forum
              Portugal tem educação? lol

Educação em Portugal

Offline Catô

• Membro Sénior
              • aka suber =P
              Porque provavelmente não ha investimento (se há... n sei para onde vai o dinheiro...  :-X), empenho!
              Os alunos nãosão motivados.
              Os programas são demasiado longos para se darem num ano. As condições são péssimas (em algumas escolas, não todas!): eu por exemplo este ano, tenho aulas nuns pré-fabricados super velhos, em que as salas são um autêntico forno no verão, e uma arca no inverno!...

Agora uma coisa k n tem mt a ver mas pronto...
              Penso que algumas disciplinas práticas foram tiradas (TLQ's, TLB's e por aí)... Acho isto péssimo!!
              Em TLQ por exemplo aprendemos a trabalhar com o equipamento de laboratório, trabalhar em grupo, etc..
              Quem for para a faculdade e tiver disciplinas práticas, vai para lá sem saber sequer o nome do material, quanto mais trabalhar com ele!!

Resumindo, não é por se mudarem os programas que vamos lá!
              O ensino tem de ser totalmente remodelado!
                I'm one of a kind, unique! That makes me special :)

Educação em Portugal

Offline pedrot

• Membro Sénior
                • Banido
                mas para o futebol há sempre dinheiro >:( >:(

Educação em Portugal

devious_angel

• Visitante
                  mas para o futebol há sempre dinheiro >:( >:(

Podes crer..... >:( [smiley=chicote.gif] [smiley=nao.gif]

Educação em Portugal

Offline nirvana

• Membro Sénior
                    • Come as you are, as you were.....
                    O que está mal na Educação em Portugal?Muita coisa.  >:(
                    Com a Revolução dos Cravos, veio um Sistema de Ensino da Educação para toda a camada da população. Com o passar dos tempos, os sucessivos governos e Primeiros-Ministros pouco se têm importado com a Educação e tem apostado em acabar com ela. Para que Universidades Privadas?Para que jardins de infância privados?
                    e as nossas escolas sem ginásios, sem aqueçedores, enfim....
                    Só para vos dar um caso vou deixar um artigo que li o ano passado num jornal: Portugal tem 9% de analfabetos enquanto que Cuba tem menos de 3% bem abaixo de Países que se dissem Democráticos e Desenvolvidos. Em Cuba, 400 escolas sofreram obras de melhorias e foram contractados mais de 2000 Professores.
                      Só pode voar quem arriscar cair
                      Só se pode dar quem arriscar sentir

Abraça-me bem

("Abraça-me bem" de Mafalda Veiga)

Educação em Portugal

Kata_Rokar

• Visitante
                      Há educação em Portugal?  ::)

Educação em Portugal

Offline metafora

• *
                        • Novo Membro
                        • Género: Feminino
                        Pertinente tópico... mas a pergunta que fica é: e antes do 25 de Abril qual era o nº de analfabetos ou de iletrados? E, nessa época, que conceito de família existia? Teríamos nós a mesma sociedade que nos escraviza?

Temos de analisar as coisas estruturalmente e, o que é facto, é que evoluímos positivamente, com o livre acesso à educação, o que antigamente não era bem assim...

Mas também concordo que seja urgente uma reforma de fundo, a tal reforma estrutural e não as pequeninas conjunturas que só vieram baralhar...

A verdade é que a família deposita nas escolas algo que não é função destas: a educação. Cabe à família educar e à escola formar... são dois conceitos distintos, mas que se cruzam e crescem em conjunto... o "b" jamais existe sem o "a"...

Não sendo, de todo, apologista de tiranias, tenho que dar a mão à palmatória de que algumas coisas que Salazar nos deixou em legado deveriam ser aproveitadas... em Espanha souberam manter e fazer evoluir muitas coisas deixadas pelo Franco... Em Portugal temos a mania da implosão e do "start over again", o que é displicente e pouco inteligente...

A divisão no ensino entre as escolas técnicas e os liceus era extremamente boa e inteligente (apesar das suas condicionantes) e deveria ter-se mantido...

Cada vez mais vai-se facilitando o aluno (já nem aplico o nome estudante!) até que chegam ao 12º sem conhecimentos específicos... Mas este é um problema da globalização... sem darmos conta somos formatados para não pensar muito e apenas realizar o que nos é dito...

E tanto haveria para dizer... mas não me estenderei mais...

Educação em Portugal

Whisper

• Visitante
                          Porque temos tido ministros de educação de caca! Porque temos tido presidentes e primeiro ministros de caca! So se preocupam com o umbigo deles e dos amigos e dinheiro dinheiro dinheiro! O ensino escolar vai cada vez pior! Os curriculos são horrosos, cada vez complicam mais as coisas depois admiram-se que os alunos não passam! Depois põe professores da bosta a ensinar, eles deviam ver que não serve so eles saberem a materia toda e terem os diplomazinhos das universidade mas sim saber ensinar e saber cativar os alunos que muitos poucos sabem. E depois claro queixam-se que as universidades tão vazias ora claro com os obstaculos que eles criam para la entrar esperam o que!?
                          Mas claro não podemos culpar so o sistema, nós ( os portugueses) também temos muita culpa!!! Quem vier aqui e dizer que passou muito do secundario a se lixar para as coisas e que so se queria divertir é mentira.
                          Para as coisas melhorarem tem que haver sacrificos de ambos os lados!
                          E depois obvio como ja foi dito, preferem gastar dinheiro em estadios, em centros comercias, em fazerem grandes arvores de natal so por serem a maior da europa.
                          Enquanto as escolas? Epah deixem-nas cair aos bocados não fazem falta na mesma. Eu andava numa escola secundaria tão degradada que, o chao da porpria escola era cheio de buracos por estar gasto, quando havia sol puxar o cortinado ou fexar a preciana?! Qual que! Não tinhamos nem um nem outros tinhamos retalho de cortinados cheios de buracos ate metia medo quem via de fora parecia uma escola assombrada. Quadros são pretos!? Não sei os nossos eram brancos! Tavam tão velhos que por mais que se lavasse quando secava estavam brancos, conseguem imaginar o que ler branco no branco? Pois não dá! O pavilhão ias a correr tropexavas em tabuas saidas e ficavas cheio de farpas... e muito muito mais...
                          Isto é um pais de caca meus amigos!

Educação em Portugal

nakedboy

• Visitante
                            Pertinente tópico... mas a pergunta que fica é: e antes do 25 de Abril qual era o nº de analfabetos ou de iletrados? E, nessa época, que conceito de família existia? Teríamos nós a mesma sociedade que nos escraviza?

Temos de analisar as coisas estruturalmente e, o que é facto, é que evoluímos positivamente, com o livre acesso à educação, o que antigamente não era bem assim...
                            (...)
                            Exactamente ;)
                            Qto ao tópico, o problema de Portugal é k n se conseguiu encontrar o modelo certo pra Portugal...Devido às constantes mudanças de ministros e Governos, n se faz uma política certa... (e às vezes os alunos são culpados - tou a lembrar do caso "PGA", em k n keriam o modelo e dp qdo se alterou já o keriam :-\).
                            Concordo com o aumento pra o 12º ano a escolaridade obrigatória, permitirá ganharmos alguma competitividade.
                            O q é preciso melhorar é o modo do funcionamento de leccionar, diminuir o nº de alunos por sala de aula, haver actividades extra-escolares obrigatórias, bem como a fumentação do desporto (n é futebol! >:().
                            Qto ao problema dos professores, o malfadado, deveriam ser colocados de acordo c a sua área de residência/preferência; o calendário escolar deveria ser adaptado consoante as localidades (Bragança n é a mm coisa k em Faro a nível climatérico, p. ex).

Educação em Portugal

name16

• Visitante
                              eu felizmente sou de nacionalidade inglesa hehe.

"a ex-aequo é sempre uma esperança não é ( sim pq no resto no mundo gay é só putedo e engates, não há paciência"

ai pois e... e depois para o futebol ha sempre dinheiro e educacao em portugal nao ha. estamos a criar topicos para dizer o que todos nos sabemos.

Educação em Portugal

Aicul

• Visitante
                                Isto é um pais de caca meus amigos!

:up Welcome To Portugal, "O jardim da Europa" lol

Educação em Portugal

Offline the end

• Membro Ultra
                                  jardim???? chamava outra coisa mas nunca jardim.......
                                    Yes I can!

Educação em Portugal

Kata_Rokar

• Visitante
                                    jardim???? chamava outra coisa mas nunca jardim.......

Cá só há um jardim e é mais um amontoado de ervas daninhas  lol

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                      Ensino Superior no Porto

Iniciado por EYre « 1 2 ... 121 122 » Porto

2436 Respostas
                                      374225 Visualizações
                                      Última mensagem 7 de Dezembro de 2018
                                      por YellowAC
                                      6 Respostas
                                      6907 Visualizações
                                      Última mensagem 5 de Fevereiro de 2007
                                      por Scorpio_Angel
                                      13 Respostas
                                      4692 Visualizações
                                      Última mensagem 10 de Janeiro de 2012
                                      por AlgarveBoy19