Não sei se isto já foi referido algures, mas entre os dias 26 e 30 de Junho o canal Odisseia vai exibir vários documentarios de temáitica lgbt. Vou deixar aqui a lista e os horários de transmissão para quem estiver interessado.
"Viver perigosamente"26/06 Segunda-feira: 17:00 e 22:00
27/06 Terça-feira: 11:00
"No dia 11 de Maio de 2001, cinquenta e dois homens foram detidos, encarcerados e torturados no Cairo simplesmente por se terem reunido na discoteca de um barco conhecido como "A Rainha do Cairo", ponto de encontro de homossexuais, lésbicas ou travestis. Não existe nenhuma lei na jurisprudência egípcia que castigue a homossexualidade, mas mesmo assim foram condenados a 3 anos de prisão por libertinagem. O canal Odisseia apresenta-lhes o primeiro documentário onde se explora a forma como vivem os homossexuais em culturas não ocidentais. Nas Honduras, Dilcia Molina teve a coragem de participar no dia do orgulho gay da sua cidade e, dias mais tarde, a sua família foi atacada pela polícia militar. Rodney Lutalo, activista do Quénia, foi preso e espancado por tentar educar a população no respeito pela diferença. Estes e outros testemunhos reveladores mostrarão a realidade do que significa ser homossexual em determinadas partes do mundo. Prémio do público, Festival Internacional de cinema gay e lésbico, Barcelona 2004."
"Assuntos de Familia"27/06 Terça-feira: 17:00 e 22:00
28/06 Quarta-feira: 11:00
"Dafna é uma rapariga israelita que não quer esperar até encontrar o homem ideal para ter um bebé. Itamar e Kai são um casal de homossexuais que deseja ter um filho para formar uma verdadeira família. O canal Odisseia apresenta-lhes este mês um insólito documentário onde conhecerá uma das novas estruturas familiares que surgiu com as mudanças da sociedade actual. Um triângulo familiar onde aparecem os mesmos sentimentos que em qualquer outra família: esperanças, alegrias e desejos realizados, juntamente com os mais obscuros como os ciúmes, a inveja e a desconfiança. Primeiro prémio para a melhor edição e o melhor som documental, DocAviv, Israel, 2004"
"Elas preferem os gays"28/06 Quarta-feira: 17:00 e 22:00
29/06 Quinta-feira: 11:00
"Numa sociedade em que a pouco e pouco se vão aceitando maneiras diferente de convivência além da ideia tradicional que temos de família, também assistimos ao surgimento de novas relações. O Odisseia apresenta este mês um divertido documentário cheio de humor onde conheceremos a história de mulheres heterossexuais que preferem a companhia de homens homossexuais, saem para bares de ambiente gay e até em alguns casos acabam por casar. Elas e eles contam-nos diferentes histórias de várias destas mulheres seguidoras ou fãs dos gays, como a de um casal em São Francisco que decide dar saída ao seu peculiar amor unindo-se em matrimónio ou a de grupos de homossexuais no Canadá onde sempre são acompanhados por mulheres nas suas reuniões."
"Transsexuales hoje" 29/06 Quinta-feira: 17:00 e 22:00
30/06 Sexta-Feira: 11:00
"A marcha do orgulho gay, lésbico e transexual do passado dia 2 de Julho de 2005 representou uma festa e uma celebração pela aprovação da emblemática lei que aproxima este colectivo à igualdade social pela qual lutam há vários anos. No entanto, há ainda muito caminho para percorrer, em óbvia referência à batalha que tem que travar o colectivo transexual, composto por mais de oito mil pessoas, de acordo com a estimativa da associação Transexualia. O objectivo social destas pessoas é o mesmo de toda a gente: ter um trabalho, aceitação social e poder viver normalmente com o sexo que consideram ser o seu, isto é, o psicológico e não o biológico. A sua batalha legal é a chamada Lei da Identidade de Género, que inclui o reconhecimento à alteração do nome e do sexo no registo, e um passo que consideram fundamental: que o Estado financie a operação de mudança de sexo, assim como os tratamentos psicológicos e hormonais que todo o transexual precisa. O canal Odisseia apresenta-lhes este mês um interessante e polémico documentário que irá situá-los na realidade social que vive a Espanha do Século XXI."
- As informações foram retiradas de
http://www.odisea-odisseia.com/