rede ex aequo

Olá Visitante20.out.2019, 15:00:29

Sondagem

Eras capaz de estabelecer uma união de facto?

Não, nem concordo, nem me quero assumir!
2 (1.1%)
Não, não vejo necessidade
9 (4.8%)
Sim, pelos direitos iguais no falecimento, na doença do conjuge, etc
28 (15%)
Sim, pelos direitos iguais e concordo com a adopção de crianças por lgbt!!
118 (63.1%)
Gostava, mas não me consigo assumir
13 (7%)
Sim, não há necessidade maior de me assumir
12 (6.4%)
Se vivesse no ano 3000 talvez
1 (0.5%)
Outras
4 (2.1%)

Votos totais: 130

Autor Tópico: União de facto  (Lida 76885 vezes)

União de facto

Offline bejanense

• *
  • Novo Membro
  • Género: Masculino
oi... eu sou um rapaz casado, com um filho maravilhoso...
sei que tenho necessidade de amar um homem... sei que é difícil abandonar tudo e arriscar... quanto mais uma união de facto...
até hoje nunca consegui estar com um homem mais do que um dia...   > :-\ :-\ :- :-\ no entanto sou feliz... quantos mais homens haverão na minha situação?    ??? :-X

União de facto

Offline ana b

• *
    • Novo Membro
    • Género: Feminino
    • ... que não seja imortal, posto que é chama
    Sou filha de um casal que no início dos anos sessenta assumiu quebrar alguns preconceitos e viver em conjunto.
    O meu pai era separado e como não havia divórcio (coisa impensável nessa altura) o registo oficial não podia ser feito.
    Só puderam oficializar a sua situação em 1975 já eu tinha a bonita idade de 12 anos. E fizeram-no só para poderem usufruir de direitos que doutra forma não seria possível.
    Com a oficialização das uniões de facto é dado u passo importante para todos aqueles que, apesar de partilharem a sua vida com outrém, não necessitam de um papael escrito. Mas penso que nesse aspecto, os homossexuais são os que mias ficam a ganhar. Porque doutra forma não podem oficializar a sua relação.

Já agora gostaria de saber se já existe algum casal homossexual que esteja a beneficiar desta nova situação. Não sei há quanto tempo é que isso foi oficializado, e se ainda não passaram 2 anos perdoem-me a ignorância.

Um abraço.
      "I want to live / i want to give / i've been a miner for a heart of gold. / It's these expressions i never give / that keep me searching for a heart of gold / and i'm getting old" Neil Young

União de facto

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
      • Membro Vintage
        • Homofobia
      Eu conheço e fui à sua festa de oficialização de união de facto. Foi lindo... quase como um casamento excepto que não houve casamento! ;D
        "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

União de facto

Offline ana b

• *
        • Novo Membro
        Óptimo!

A minha curiosidade vai em saber se já beneficiaram legalmente dessa situação (nos pontos que estão previstos na lei).

Por outro lado, e perdoa-me a ignorância, porque eu estou mesmo a leste desta problemática toda, se a lei já foi aprovada, qual o motivo porque toda a gente reclama?
        As uniões de facto não protegem as pessoas relativamente aos impostos? Declarações conjuntas, por exemplo?

"I want to live / i want to give / i've been a miner for a heart of gold. / It's these expressions i never give / that keep me searching for a heart of gold / and i'm getting old" Neil Young

União de facto

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
          • Membro Vintage
            • Homofobia
          A lei ainda não foi regulamentada e não dá direitos totalmente iguais como no casamento, o que significa que os casais homossexuais continuam a ser discriminados, porque enquanto se um casal heterossexual quiser mais direitos basta casar-se (em vez de fazer uma união de facto), um casal homossexual não tem essa opção.

A lei de certo modo também é injusta para quem é heterossexual e não quer casar-se, mas quer os mesmos direitos vivendo em união de facto... mas isso também dá panos para mangas para outro debate. :)
            "I cannot be, as Bourdieu suggests, a fish in water that 'does not feel the weight of the water, and takes the world about itself for granted'" - Felly Simmonds

União de facto

Offline ana b

• *
            • Novo Membro
            Ok, mas já é um passo. E penso que, de certo modo, importante.

Assim sendo, tu foste a uma cerimónia, chamemos-lhe assim.
            Só tiveste conhecimento dessa?
            Houve bastante adesão a essa situação?
            Porque, supostamente, pelas queixas que se vão ouvindo, seria natural que mesmo não sendo a situação ideal, houvesse bastantes casais a aderirem às uniões de facto.
            Ou não?

União de facto

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
              • Membro Vintage
                • Homofobia
              Acho que não foi feito um estudo ainda sobre isso e só se pode falar da experiência pessoal.

A maior parte das pessoas que conheço ainda não estão em situação para legalizar uma união de facto.

Há pessoas que o estão a fazer, mas se são muitas ou poucas em geral, não sei, lamento... conheço este caso específico em que inclusivé fizeram festa para celebrar o evento.

Concordo que já é um passo importante e ainda bem que existe a união de facto.

União de facto

Offline ana b

• *
                • Novo Membro
                É engraçado as coisas que tenho lido neste fórum.

Tenho imensas amigas com relações homossexuais e são assuntos que nunca discutimos.

E tenho 3 ou 4 em condições de aderirem a essa situação, porque vivem juntas há imenso tempo. 10 ou mais anos.
                Hei-de questioná-las sobre isso.

Apesar desta organização não ser de todo vocacionada para mim, principalmente por causa da idade (tenho 40), gosto de vir aqui perceber o que se vai passando.
                Tem sido importante perceber as dificuldades que outras/os vão sentindo, porque me dá a conhecer coisas novas.
                Coisas que eu nunca sequer pensei, porque o meu percurso tem sido demasiado tranquilo.

Obrigada pela atenção. E estarei sempre ao dispôr.

União de facto

Offline Signo

• **
                  • Membro Júnior
                  • Género: Masculino
                  Permitido ou ñ, um dos meus maiores desejos é chegar a uma união... bem, esse é o deseji de todos, né?
                  acho que com o tempo, isso vai deixar de ser problema, tem havido revoluções em varios campos e irá chegar tmb ao campo das uniões de factos...

União de facto

sisifo

• Visitante
                    não acredito...  :P

União de facto

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                      • Membro Vintage
                      • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                        • Mais sobre mim...
                      Não acreditas em uniões de facto ou não acreditas que hajam mudanças de mentalidades com respeito às uniões de facto?
                        Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

União de facto

Offline patricia

• Membro Sénior
                        • tudo é possivel...
                        Ola
                        a quem pretender ter direitos, e nao só....
                        pk qd se fala em uniao de facto e em tempo de estar junto....
                        so nos casais hetro.
                        falem com uma advogada(o), e façam um tipo contrato,
                        foi o k fiz
                        cansei esperar
                        e se algo me acontecer é a minha nina k tem direitos.
                        qd meus filhos nascerem será ela tutora deles. e nao só!
                        desculpem esta forma de franqueza, mas deixei de ter esperança k a lei mude nos proximos anos, é td bonito de falar
                        executar é bem pior!
                          Patt

União de facto

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                          • Membro Vintage
                            • Homofobia
                          Bem, acho que é muito boa solução para enquanto não há casamento para homossexuais com direitos iguais aos previstos na lei de casamento actual...

Mais vale prevenir do que remediar, de facto.

Embora a união de facto já seja alguma coisa (o que é menos mau). Só nos falta utilizá-la porque já podemos (mesmo que não tenha sido regulamentada).

União de facto

Offline cacao

• Associad@ Honorári@
                            • Membro Vintage
                            • "There´s no sin, but stupidity" Oscar Wilde
                              • Mais sobre mim...
                            falem com uma advogada(o), e façam um tipo contrato, foi o k fiz cansei esperar
                            e se algo me acontecer é a minha nina k tem direitos.
                            qd meus filhos nascerem será ela tutora deles. e nao só!

Subscrevo!

Até porque me vem muitas vezes à cabeça que se algo acontece a uma das pessoas e se esta fica por exemplo doente ou outra coisa qualquer, se a família dela/e for contra o relacionamento homossexual fará tudo para não deixar a outra pessoa estar presente nos momentos mais dificeis.

Another one will bite the dust...

"Se não houvesse nem mar nem amor, ninguém escreveria livros." -  Duras

"A felicidade é o livre uso das nossas capacidades". - V. Woolf

União de facto

aequomen

• Visitante
                              já iniciei a minha união de facto, quando é que ela poderá ser válida?
                               >:( >:( >:(

União de facto

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                • Membro Vintage
                                  • Homofobia
                                2 anos depois...

União de facto

Cactus_cute

• Visitante
                                  lol lol... tas a falar sozinha bluejazz?! ::) lol :P

União de facto

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                    • Membro Vintage
                                      • Homofobia
                                    Nope, tu é que apagaste o teu post ao qual te respondia, santa espertinha! :P

União de facto

Cactus_cute

• Visitante
                                      ::) n estou a perceber o q queres dizer c isso ::) :P

União de facto

Offline bluejazz

• Associad@ Honorári@
                                        • Membro Vintage
                                          • Homofobia
                                        ::) n estou a perceber o q queres dizer c isso ::) :P

Pois, pois... [smiley=chicote.gif] ;)

Tópicos relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
                                          22 Respostas
                                          8459 Visualizações
                                          Última mensagem 21 de Outubro de 2008
                                          por xXxPePexXx
                                          6 Respostas
                                          7452 Visualizações
                                          Última mensagem 13 de Outubro de 2008
                                          por corema
                                          Diz um facto!

Iniciado por Chii « 1 2 ... 371 372 » Tópicos Lúdicos

7422 Respostas
                                          263699 Visualizações
                                          Última mensagem 15 de Setembro
                                          por sleepy_heart
                                          Casamento gay ou União de facto?

Iniciado por Soueu20 « 1 2  Todas » Geral

22 Respostas
                                          4786 Visualizações
                                          Última mensagem 8 de Julho de 2015
                                          por bookerdewitt
                                          12 Respostas
                                          2439 Visualizações
                                          Última mensagem 25 de Janeiro de 2015
                                          por woman_angel